Retrospectiva GameBlast: relembre os fatos que viraram notícia em 2021 — Parte 2

Um compilado dos principais acontecimentos e lançamentos do segundo semestre do ano.


Hoje damos continuidade à nossa retrospectiva lembrando de alguns dos fatos mais relevantes e curiosos que viraram notícia durante o ano de 2021 no GameBlast. Se você está chegando agora, não deixe de conferir a primeira parte deste especial, em que destacamos algumas perdas, controvérsias e anúncios que deram o que falar no primeiro semestre do ano. Confira agora alguns dos assuntos que chamaram nossa atenção de julho a dezembro.

Julho

A segunda metade do ano já começou um pouco mais salgada para os assinantes do PlayStation Plus. Em 7 de julho começaram a vigorar os novos valores para a assinatura mensal, trimestral e anual do serviço. A alteração no valor não adicionou nenhuma melhoria ou mudança ao serviço, fazendo com que muitos usuários pensassem um pouco mais sobre continuar mantendo a assinatura ativa. Se me permitem uma dica, sempre rolam promoções em sites parceiros que vendem a assinatura, então fiquem sempre de olho.

Em julho tivemos o lançamento da sequência de um filme muito querido, Space Jam: Um Novo Legado. Pegando carona no hype do filme, estrelado pelo astro da NBA LeBron James, a Epic tirou o jogador da quadra e o colocou na ilha de Fortnite para mostrar que também é o rei do battle royale.
Adiado para 2022, ainda tem gente esperando Resident Evil Re:Verse
Apesar de muitos anúncios, mesmo após a agitada temporada de eventos do mês anterior, a Valve tomou todas as atenções com o anúncio do Steam Deck, seu PC portátil projetado para ser capaz de rodar praticamente todos os jogos disponíveis no Steam. Com preços partindo da faixa de 399 dólares, as pré-vendas tiveram início para lançamento em dezembro deste ano em países selecionados. O Brasil não estava nesse rolê inicial.

Ainda tomando a maior parte das atenções no período, todos queriam saber mais sobre o portátil da Valve. Em entrevistas, membros da equipe de desenvolvimento falaram um pouco mais sobre o Steam Deck, afirmando que ele não sofrerá com o famigerado problema de drift nos controles analógicos, algo que se tornou uma dor de cabeça para jogadores em todas as comunidades. Além disso, o dispositivo poderá ser customizado pelo usuário, mas a substituição do armazenamento SSD não é algo recomendável.

Tudo ia bem até que a Activision Blizzard tomou as atenções com um dos temas mais polêmicos do ano. A empresa, com sede nos Estados Unidos, foi processada por assédio sexual e discriminação pela justiça da Califórnia. A acusação alega que a empresa foi omissa quando diversos casos sobre os temas supracitados foram denunciados, tornando o ambiente de trabalho bastante hostil e desigual para as funcionárias da empresa. O caso começou a ganhar repercussão e as consequências começaram a chegar no decorrer do ano.
Funcionários da Ubisoft se solidarizam com os colegas de profissão por conta do processo judicial da Activision Blizzard
Julho ainda tinha lenha pra queimar e dessa vez foi a chama olímpica quem deu o ar de sua graça na segunda quinzena do mês. Para celebrar a ocasião, a Google lançou um Doodle em formato de game chamado Doodle Champion Island Games! Nesta aventura assumimos o papel do valente gatinho Lucky, que deve triunfar em diversos desafios em uma ilha para obter os pergaminhos sagrados. O jogo foi uma febre na época, já que a pontuação era compartilhada entre todos que estavam jogando.

Ainda no clima olímpico, outro destaque que chamou a atenção dos fãs de games foi durante o tradicional desfile das nações na cerimônia de abertura dos jogos, em que diversos temas de games conhecidos mundialmente tocaram durante a entrada dos atletas no estádio.

Fechando o mês, mas ainda no clima esportivo, a Konami — sim, aquela que traz mais decepção que jogos — anunciou a aposentadoria do nome Pro Evolution Soccer, que agora se chamará eFootball e adotará o formato gratuito para jogar. Com lançamento confirmado para 2021, inicialmente no PC e consoles PlayStation e Xbox. Será que dessa vez vai?

Principais lançamentos do mês

Agosto

O “interminável” mês de agosto chegou, e com ele a notícia de que um dos jogos mais bem-sucedidos da história consegue ser mais infinito que o mês em questão. A Take-Two revelou oficialmente que Grand Theft Auto V já ultrapassou a impressionante marca de mais de 150 milhões de cópias vendidas desde seu lançamento original, em 2013. O game, que continua na lista de mais vendidos de todos os anos, parece que não quer ter fim. E olha que já temos uma versão para PS5 e XSX confirmada para o ano que vem. GTA VI não vai chegar tão cedo, amigos.

O que realmente acabou foi o gás para manter os assinantes da Plus. Em um relatório oficial, a Sony revelou uma expressiva queda no número de assinaturas e no número de usuários ativos na PSN. Alguns podem dizer que o motivo pode ter sido por causa do reajuste mencionado no mês anterior, mas aquilo se refere apenas ao Brasil. De um modo geral, o motivo mais plausível foi justamente a pandemia, que começava a dar sinais de recuo graças à vacinação, e com isso as pessoas não ficando mais tanto tempo em casa como em 2020.
Christiane Louise, dubladora da Mercy (Overwatch) e Sivir (League of Legends), morre aos 49 anos
Agora vamos falar, e mal, da Activision Blizzard. A repercussão do processo que a empresa estava sofrendo começou a dar duros golpes, começando com o afastamento do presidente J. Allen Brac, à frente da empresa desde 2006. Ligas competitivas de dois grandes títulos da casa também perderam patrocinadores. As ligas de Overwatch e Call of Duty perderam importantes parceiros comerciais, que alegaram não compactuar com as atitudes da empresa reveladas pelo processo.

Diablo Immortal, anunciado para dispositivos móveis, também foi adiado; e, se também está ligado ao caso, não sabemos, mas em Diablo IV cabeças rolaram com a demissão do diretor e do líder de level design do game, diretamente ligados às acusações. Uma verdadeira caça às bruxas acabou derrubando também um dos desenvolvedores da equipe de Apex Legends. O motivo foram publicações de cunho machista feitas em 2007 chamando mulheres de seres “irracionais” e de “cromossomo idiota”. Mais um herege jogado na fogueira.
Caverna do Dragão recebe jogo gratuito feito por fã brasileiro
Os brasileiros que desejam entrar na nova geração de consoles ganharam um pequeno alívio no bolso com mais uma redução de impostos publicada pelo Governo Federal em agosto. Com o ajuste na alíquota, Sony e Microsoft rapidamente repassaram a diferença aos valores de venda oficiais do PlayStation 5 e dos Xbox Series X e S. Agora estava menos caro comprar um console da nova geração.

Já no finalzinho do mês, a Activision Blizzard tomou mais uma, e dessa vez de uma de suas comunidades mais exigentes, a de Overwatch. O líder de level design que foi demitido da equipe de Diablo IV se chama Jesse McCree, e seu nome foi usado para batizar um dos personagens mais populares do game. Com a descoberta, a comunidade caiu matando exigindo a retirada do cowboy do jogo e a equipe de desenvolvimento resolveu dar uma nova identidade ao personagem. Dessa vez não deu pra passar pano pra ninguém.
A BGS foi adiada novamente por causa da pandemia, prometendo acontecer em outubro de 2022

Principais lançamentos do mês

Setembro

O nono mês do ano começou com a abertura oficial das pré-vendas de Horizon Forbidden West, um dos principais jogos para PS4 e PS5 já no início do ano que vem. A notícia seria ótima se não fosse por um pequeno detalhe que não passou despercebido pelos jogadores: à época do anúncio da sequência da história de Aloy, foi informado que os jogadores do PS4 terão upgrade gratuito para o PS5 sem qualquer custo adicional. O que ocorreu é que, com a abertura das pré-vendas, essa condição estava limitada apenas para quem comprasse a versão deluxe do game, a mais cara.

E como já aprendemos no decorrer deste ano, a comunidade não passa pano pra ninguém, e reclamaram em massa nas redes sociais sobre o fato. Tanto é que o efeito dessa massa consumidora surtiu efeito dois dias depois, com um pedido oficial de desculpas de Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, e a promessa de que todos os jogadores com a versão de PS4 do game, sem exceção, teriam upgrade gratuito de Horizon Forbidden West no PS5. Fica a lição para nunca abusar da inteligência da galera.
Um cartucho de Sonic the Hedgehog foi vendido por US$ 430 mil
Cyberpunk 2077, o famigerado jogo do ano de 2020 pelos motivos errados, teve como uma de suas promessas as versões para PS5 e XSX. Mas essas são duas crianças que não devemos ver tão cedo. A CD Projekt Red estava empenhada, pelo menos na teoria, a corrigir todos os problemas das versões atuais, algo que a própria desenvolvedora prometeu no início do ano. Vários patchs de correção já foram lançados até então e o título já está jogável nos consoles.

Em conferência com investidores, Michał Nowakowski, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da CD Projekt Red, declarou que as versões para PlayStation 5 e Xbox Series X, inicialmente prometidas para chegar no fim deste ano, têm grandes chances de ser adiadas. É… Para quem está esperando a versão “definitiva” de Cyberpunk, tomara que não precise esperar até 2077.
Crise global dos chips pode continuar até 2023
A Sony realizou uma nova edição do PlayStation Showcase e trouxe o que o pessoal realmente queria ver: novos jogos. Dentre os anúncios, os destaques maiores ficaram para os primeiros trailers de God of War Ragnarök e de Marvel’s Spider-Man 2. As surpresas ficaram por conta do jogo solo do Wolverine e do visualmente impressionante Gran Turismo 7.
A agente Carter do MCU será Lara Croft série da Netflix
A Microsoft estava preparando o terreno para o fim do ano com duas de suas franquias mais valiosas. Em setembro tivemos uma generosa demonstração de como Forza Horizon 5 estava. Halo Infinite, outro grande jogo com data marcada para dezembro, teve novas imagens divulgadas, uma edição especial do Xbox Series X em pré-venda no Brasil e os primeiros testes do esperado multiplayer gratuito. Não podemos esquecer da chegada do Xbox Cloud Gaming ao Brasil. Que momento para ser gamer, não é, amigos?

Para fechar o mês, vamos falar de TV mais uma vez. Tivemos a divulgação da primeira imagem oficial da produção da série de The Last of Us da HBO com Pedro Pascal e Bella Ramsey devidamente caracterizados como Joel e Ellie; além de um novo trailer da série que seria considerada uma das melhores produções de animação do ano, Arcane, exibido durante o TUDUM.
A pandemia continua fazendo com que eventos sejam cancelados, como o EVO 2021 Showcase

Principais lançamentos do mês

Outubro

No mês das bruxas, começamos com algumas tretas. A primeira delas foi na Twitch. A gigante do streaming de games anunciou que sofreu um ataque hacker e que os dados de usuários e parceiros da plataforma ficaram comprometidos depois que um usuário anônimo publicou as informações em fóruns na internet. A outra foi com a Ubisoft, que foi alvo da famosa PETA por causa de rinhas de galo em Far Cry 6. A organização internacional de defesa dos direitos dos animais acusou o jogo de abusar da violência gratuita com as aves como instrumento de entretenimento.

Falando rapidamente de cinema, também tivemos o primeiro trailer de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City. O filme, que ninguém pediu, é um reboot da franquia da Capcom nos cinemas e, bom, se você foi um dos que assistiu, fale sobre ele aí nos comentários, pois, sinceramente, não sei o que falar desse projeto. Também tivemos o primeiro trailer de Uncharted – Fora do Mapa. Esse promete, mas vamos com calma assim mesmo.

A Valve, como forma de proteger seu negócio, e também os usuários, anunciou que está banindo qualquer jogo já existente na loja, ou que venha a ser inserido no catálogo, que faça uso de blockchain, NFT ou criptomoedas. A tecnologia começou a ganhar força em 2021 com diversas atividades voltadas para esse fim, já que não há uma regulamentação internacional sobre o tema. A decisão da Valve dividiu opiniões.
A Valve vendeu mais do seu Steam Deck ao mostrar The Witcher 3: Wild Hunt rodando no dispositivo
Fechando outubro, tivemos mais coisas rolando na Activision Blizzard. A instabilidade que se instalou na empresa acabou com o clima para a realização da Blizzcon deste ano. Os organizadores do evento, que aconteceria de forma totalmente digital, decidiu por cancelar sua realização, alegando que o desenvolvimento dos jogos tem prioridade maior no momento, além de reverem o formato da Blizzcon como um todo, que já acontece há 16 anos.

Além disso, Jesse McCree, o de Overwatch, foi finalmente rebatizado. Agora o cowboy agora atende pelo nome de Cole Cassidy, e detalhes sobre a história do personagem foram reajustados para que essa mudança de nome fizesse algum sentido. Teve quem não gostou, pois mudar o nome do personagem não vai apagar a mancha deixada por uma homenagem feita a um assediador, mas é o que tem pra hoje.
A cara do Messi quando viu que eFootball 2022 veio cheio de bugs, mas a Konami prometeu corrigir tudo

Principais lançamentos do mês

Novembro

Chegando aos 40 minutos do segundo tempo de 2021, já começamos novembro com más notícias envolvendo a Konami e, novamente, a Activision Blizzard. A japonesa teve problemas no lançamento de eFootball, com um jogo cheio de problemas de otimização e gameplay, o que rendeu ótimos memes nas redes sociais. Com a promessa de dar o máximo de prioridade para a correção desses problemas, as versões para Android e iOS do título foram adiadas para 2022.

Já deste lado do mundo, a Activision Blizzard continuava enfrentando uma forte crise que teve início com o processo em julho, e desta vez o golpe foi forte. Dois importantes projetos da empresa, Overwatch 2 e Diablo IV, foram adiados por tempo indefinido. A única coisa certa é que eles não devem chegar antes de 2023. Mano, que zica! E ainda tem mais!
Emote de Travis Scott foi retirado da loja de Fortnite após tragédia em show do rapper
O vindouro Steam Deck da Valve foi outro projeto que precisou ser adiado. No caso do PC portátil, o motivo era de ordem operacional. A crise de escassez de componentes eletrônicos foi a razão de o lançamento, antes previsto para dezembro, ser empurrado para fevereiro. Aos que já haviam comprado uma unidade na pré-venda, a empresa disse que não havia motivo para se preocupar, pois seus Decks já estavam garantidos.

Nem mesmo a Rockstar se safou dessa onda negativa. A tão falada remasterização da trilogia clássica de GTA foi finalmente lançada e estava praticamente injogável, dada a quantidade de defeitos que apresentou em diversas plataformas. O que começou como um problema na execução do launcher depois se revelou um problema, propriamente dito, nos jogos. O negócio estava feio em todos os sentidos da palavra, o que ocasionou até mesmo o adiamento do lançamento em mídia física da coletânea.
Se todo mundo tá lançando um brawler, a Warner Bros. também quis entrar na brincadeira e anunciou MultiVersus
Também teve Microsoft pedindo desculpas pelo Xbox Series X não ser tão bom quanto deveria e gente sendo presa tentando vender consoles furtados no Japão. Rapaz, foi quase um Black November, em vez de ser apenas a Friday. Mas teve coisa boa também. Tivemos o primeiro teaser da série de Halo e o pontapé inicial na temporada de premiações, com os vencedores do Golden Joystick Awards e os indicados do The Game Awards, o Oscar dos videogames.

Principais lançamentos do mês

Dezembro

Chegamos ao fim do ano. O cheiro de panetone no ar, as reclamações de uva passa no arroz, as novas piadinhas do pavê feitas pelo tio sabichão na mesa da ceia, os presentes de amigo secreto de qualidade duvidosa e tantos outros acontecimentos únicos para essa época do ano. E além de todas essas parafernalhas natalinas, também tivemos mais alguns fatos interessantes antes de o ano acabar.

O principal evento de premiação do ano, o The Game Awards, contou com a presença de diversas celebridades durante a cerimônia, incluindo o ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, o astro de Hollywood Simu Liu, Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, astros de Matrix Resurrections, dentre outros. O evento consagrou It Takes Two como Jogo do Ano e também revelou o trailer do novo filme do Sonic.
Depois de um ano complicado, a Activision Blizzard optou por não comparecer ao The Game Awards deste ano
Nos jogos tivemos alguns anúncios interessantes. A Ubisoft trouxe um evento de crossover entre dois jogos da série Assassin’s Creed e um impressionante trailer de revelação de uma grandiosa expansão para Assassin’s Creed Valhalla. A coletânea Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões teve mais detalhes divulgados, incluindo a data de lançamento para janeiro no PS5. No PC ele chegará um pouco depois. E Resident Evil Village se tornou o jogo mais completado do ano, segundo o portal How Long to Beat.
Quem resgatou Final Fantasy VII Remake pela Plus poderá fazer o upgrade para o PS5 sem custo adicional

Principais lançamentos do mês

E com isso fechamos nossa retrospectiva do ano de 2021. Muita coisa boa aconteceu, algumas ruins também, mas isso faz parte de todo ciclo. Que fato mais te marcou em 2021? Qual foi seu jogo favorito ou sua principal aquisição no ano que está terminando? Deixe seu relato nos comentários para ajudar a registrar mais fatos que ocorreram nestes 12 meses.

Em 2022 continuaremos cobrindo os principais eventos, lançamentos e acontecimentos da indústria de games mundial e esperamos que você continue prestigiando nosso trabalho aqui no GameBlast. Um feliz ano novo a você e sua família. Tome a vacina, cuide-se e vamos fazer de 2022 um ano normal, só que melhor! Boas festas!

Revisão: Ives Boitano

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google