Retrospectiva dos games 2019: segundo semestre

O segundo semestre foi marcado por mais lançamentos de peso, eventos e as principais premiações do segmento gamer.

Se você chegou atrasado para nossa retrospectiva, aconselho que você dê uma conferida no que rolou no primeiro semestre para ficar em dia com nossa viagem pelo ano de 2019. É hora de continuar relembrando os principais fatos que foram notícia no mundo dos games este ano. Os meses de julho a dezembro tiveram muitos eventos, grandes lançamentos e também as premiações dos jogos que se destacaram em 2019. Vamos rever alguns destes fatos.

Julho

Em julho tivemos a revelação do primeiro trailer da série The Witcher, da Netflix. Baseada nas obras literárias de Andrzej Sapkowski, as aventuras de Geralt de Rívia ganharam muita popularidade por conta do jogo The Witcher 3: Wild Hunt. Na ocasião a série ainda não tinha data para lançamento na plataforma de streaming, mas é bem capaz que você já esteja assistindo pois a série estreou em 20 de dezembro. 

Ainda no tópico de cinema e televisão, Sonic foi adiado novamente por conta dos ajustes que precisaram ser feitos no visual reprovado pelo público. E o vindouro novo filme de Mortal Kombat aos poucos se mostrou bastante promissor, principalmente com a notícia de que a nova adaptação para o cinema vai contar, inclusive, com fatalities. O filme terá classificação nos Estados Unidos equivalente a 18 anos aqui no Brasil.

Nos jogos, Fire Emblem: Three Houses fez a estreia da clássica franquia de RPG no Switch, trazendo um dos mais grandiosos jogos da série já produzidos. A série Wolfenstein trouxe uma sequência com cara de spin-off, protagonizada pelas filhas de B. J. Blazkowicz em Wolfenstein: Youngblood

Agosto

O eterno mês de agosto chegou e neste mês, considerado infinito para os que acreditam nessa lenda urbana, tivemos o lançamento de Astral Chain, a Platinum Games trouxe para o Switch mais um título com sua assinatura, a ação coreografada que enche nossos olhos de brilho.

No Brasil, a discussão sobre a taxação de jogos ganhou um novo capítulo com a aprovação na câmara dos deputados da isenção de impostos para consoles e jogos produzidos no país. Nossa equipe produziu, inclusive, um episódio do BlastCast para você saber mais sobre este assunto.

Em agosto também tivemos mais uma edição da EVO, a maior competição de jogos de luta do mundo. Muitos novos campeões foram consagrados nos torneios e diversas novidades para jogos já lançados anunciadas. O destaque fica para o novo Guilty Gear que chega em 2020. 

Setembro

As carteiras e cartões de crédito não foram perdoados. A temporada de lançamentos em massa foi oficialmente aberta com diversos grandes jogos. As épicas caçadas de Monster Hunter World Iceborne, a ação de tirar o fôlego de Gears 5, a insanidade de Borderlands 3, o retorno de um belo clássico com The Legend of Zelda: Link’s Awakening e o melhor do futebol em FIFA 20.

A Capcom atiçou os fãs de Resident Evil ao divulgar o primeiro teaser de do seu novo projeto para a franquia. Project REsistance trará uma experiência multiplayer cooperativa, nos moldes de Left 4 Dead, dentro do universo apocalíptico que já conhecemos e protagonizado por um grupo de jovens que precisam se ajudar para sobreviver. Mal sabíamos do que realmente se tratava este projeto até então.

Outubro 

Já estamos vendo o fim do ano chegando e, juntamente com ele, mais lançamentos importantes em todas as plataformas. A arte ímpar de Concrete Genie, a ação revigorada de Call of Duty: Modern Warfare, o retorno de um clássico com MediEvil e o assombrosamente divertido Luigi’s Mansion 3.

Também tivemos mais uma edição da Brasil Games Show, a maior convenção de games da América Latina, com diversas atrações, como o elenco de GTA V, o diretor de Sekiro e até mesmo a transmissão em tempo real do fim do mundo em Fortnite.

Mas uma notícia em especial deixou um grupo de fãs chateados. Primeiramente anunciado para chegar em fevereiro de 2020, The Last of Us Part II foi adiado. Os jogadores que estão ansiosos para ver o desfecho da história de Ellie e Joel terão que esperar um pouquinho mais.

Novembro

Estamos chegando ao fim do ano, mas os lançamentos de novembro ainda dão um gás para 2019. Neste mês a espera por Death Stranding terminou e a mensagem do jogo sobre conectar as pessoas inspirou um grupo de usuários do Reddit a se conectarem par ajudar uns aos outros a jogar o novo título de Hideo Kojima. 

Mais uma edição da Blizzcon trouxe grandes anúncios para suas franquias. O destaque ficou para o tão esperado Diablo IV e a sequência de Overwatch. E nos principais lançamentos do mês tivemos uma nova geração de Pokémon em Pokémon Sword/Shield, Red Dead Redemption 2 para PC e duas ótimas adições ao catálogo da EA com Need for Speed: Heat e Star Wars Jedi: Fallen Order.

E o Sonic? O ouriço deu as caras novamente e dessa vez a aprovação foi imediata. Neste novo trailer vimos o novo visual, nova atitude, um novo ritmo para um trailer que primeiramente foi, no mínimo, estranho. Dessa vez a vontade de ver o mascote da SEGA no cinema deu aquele empurrãozinho que faltava no ânimo.

O “oi, sumida” também pode ser aplicado a Half-Life, pois depois de muitos anos a série finalmente vai receber um novo jogo, em VR. Mas ainda não estamos falando de um Half-Life 3 pois, como sabemos, a Valve não sabe contar até três.

O Google Stadia chegou e com ele a promessa de fornecer jogos via streaming com a melhor qualidade já proporcionada neste tipo de serviço. Mas nem tudo foram flores na chegada do serviço da Google.

Dezembro 

Já na reta final de 2019 o último mês do ano, tivemos o PlayStation se tornando recordista mundial no mês de seu 25o aniversário. E a Capcom causou ao revelar o remake de Resident Evil 3 e já para abril de 2020. O tal Project REsistance ainda era real e agora pode ser chamado apenas de modo online do Resident Evil 3. Ela ainda deixou um pequeno ar de mistério no ar com o registro de várias de suas franquias. Será que mais remakes estão chegando?

A premiação do The Game Awards ocorreu no dia 12 e além de uma enxurrada de anúncios, o que incluiu a revelação do novo Xbox, o evento consagrou Sekiro: Shadows Die Twice como o Jogo do Ano de 2019, com o anúncio sendo feito pelo mega astro do cinema, Vin Diesel.



E este foi o ano de 2019, que ficará marcado pelos grandes lançamentos e fatos que deixaram sua marca no ano que está prestes a acabar. Mas 2020 já reserva muitas coisas mais grandiosas, Final Fantasy VII Remake, Cyberpunk 2077, The Last of Us Part II, e no fim do ano o lançamento dos novos Xbox e PlayStation. Será o início de uma nova geração e de uma nova década.

Compartilhe sua opinião nos comentários comentando sobre qual foi o momento mais marcante para você em 2019 e quais suas expectativas para a nova década que já está prestes a começar. Um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e ótimos jogos para todos nós!




Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google