Meus jogos favoritos de 2025 — Matheus Senna de Oliveira

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

em 29/12/2025
Mais um ano se passou com muitos lançamentos incríveis no mundo dos games. 2025, inclusive, conseguiu a proeza de ser tão bom quanto 2024 e 2023, dois ótimos anos para os jogos eletrônicos. Afinal, ainda que 2022, 2021, 2020 e 2019 tenham tido seus méritos, os últimos 36 meses entraram para a história dentre os melhores de todos os tempos, deixando o devido destaque para o último ano que passou.

Infelizmente, eu não consegui experimentar todos os grandes lançamentos de 2025, incluindo nomes como Clair Obscur: Expedition 33, Split Fiction, Dispatch, Hollow Knight: Silksong ou ARC Raiders. Mesmo assim, eu considero que os games que conferi neste ano são respeitáveis e merecem ser lembrados como alguns dos melhores do ano, inclusive com direito a menções honrosas. Com tudo explicado, vamos começar a matéria!

Kingdom Come: Deliverance II

Começando com com um jogo complexo e extenso, com sistemas de combate, alquimia, reputação (entre tantos outros) que exigem dedicação para serem devidamente usados. Felizmente, esse quase simulador de vida medieval entrega uma experiência divertida e competente, justificando a dedicação para nos tornarmos verdadeiros cavaleiros. A produção bonita e detalhada torna a história ainda mais completa, podendo ser customizada de acordo com as decisões do jogador. Com direito a DLCs como a ótima Legacy of the Forge, temos aqui um RPG de primeira linha.

DOOM: The Dark Ages

Chegando em meio a altas expectativas, o mais novo título da famosa série de tiro e ação conseguiu atingir praticamente todas elas. A produção é muito boa e tem ótimo desempenho, mesmo em meio a cenas cheias de inimigos em cenários amplos e explosivos. A história é interessante e repleta de desafios variados e grandiosos, com direito a todo tipo de ambiente diferente. As missões usando robôs gigantes e os vários segredos disponíveis para serem descobertos complementam ainda mais a experiência, que continua radical e viciante.

Lego Party

Tal como o nome sugere, temos aqui uma ótima coletânea de minigames que fez muito bom uso da marca de blocos de montar. Oferecendo personagens e cenários repletos de carisma e variação, temos desafios divertidos em meio a uma ambientação no estilo programa de auditório. O bom humor permeia a jogatina em todos os momentos, sobretudo para curtir com os amigos, que podem participar localmente e online formando um grupo de até quatro jogadores.

Indiana Jones e o Grande Círculo

Apesar de ser um título do ano passado, ele só chegou ao PlayStation 5 em 2025. Uma ótima escolha para fãs da franquia ou amantes de jogos de aventura, este game entrega uma experiência bastante completa. Ele traz uma incrível viagem ao redor do mundo, numa história bem construída e repleta de reviravoltas dignas dos melhores filmes da franquia. Dr. Jones precisa encarar lutas emocionantes, quebra-cabeças desafiadores, templos cheios de armadilhas, entre outras surpresas legais.

Bob Esponja: Titãs da Maré

Mantendo o alto nível de qualidade visto nos títulos anteriores, temos aqui um jogo de plataforma que, mais uma vez, entrega uma aventura divertida e envolvente que usa com maestria a marca da esponja amarela que espirra água. Com uma produção audiovisual muito competente, o maior destaque fica por conta da ótima dublagem brasileira. Os desafios encontrados ao longo da campanha são muito legais, sobretudo nos elementos de plataforma — com seus pulos, ataques e habilidades especiais intercalando Bob Esponja e Patrick Estrela.

Pac-Man World 2 RePac

Seguindo à risca a cartilha de um bom remake, temos aqui outro ótimo jogo de plataforma. A produção renovada entrega beleza e alegria, enquanto a jogabilidade aprimorada oferece bons e divertidos desafios. A campanha é muito redonda (!) e bem variada — com diversos tipos de obstáculos, inimigos e colecionáveis. Também temos muito conteúdo na forma de missões secundárias, chefes desafiadores, ranques online, fases pós-final da história e até DLCs, tornando o game uma das boas pedidas de 2025.

Wreckreation

Com uma forte pegada de Burnout, este jogo de corrida carrega todo o DNA dessa franquia. Ou seja, disputas sempre emocionantes graças à alta sensação de velocidade e às mecânicas que incentivam uma direção agressiva para correr cada vez mais rápido. O jogo conta com um mapa amplo, composto por diversos ambientes e biomas diferentes, todos com vários desafios e coisas a fazer. A trilha sonora é de primeira e os sistemas de remixagem contribuem para a experiência envolvente e variada, com destaque para a construção de loops e rampas.

Menções honrosas

Afora os títulos anteriores, o ano de 2025 também teve diversos outros games que merecem ser lembrados:
  • Rematch: jogo de futebol com uma pegada de Rocket League, colocando duas equipes para executar dribles e jogadas incríveis com a bola;
  • Ninja Gaiden 2 Black: o retorno do ninja Ryu Hayabusa aos consoles da nova geração em um remake de grande qualidade e repleto de ação;
  • Gaucho and the Grasslands: uma produção do sul do Brasil que trouxe um gerenciador de fazenda divertido, repleto de charme e com desafios acessíveis;
  • Shantae Advance: Risky Revolution: jogo originalmente pensado para o GameBoy Advance, este plataforma é repleto de carisma e diversão com a gênia Shantae;
  • Age of Empires IV: Anniversary Edition: a mais nova iteração nos consoles da franquia de estratégia em tempo real, com direito a muitas missões e conteúdos interessantes.
Fechando a minha matéria sobre os Melhores de 2025, cito alguns jogos que tive a oportunidade de conhecer neste ano, mas que foram lançados anteriormente. São eles: Resident Evil 7 e Village, dois títulos que retomaram o terror na famosa franquia; Marvel’s Spider-Man 2, uma continuação competente e ainda mais grandiosa do cabeça de teia; Metaphor ReFantazio, que usa o DNA de Persona para oferecer um RPG repleto de fantasia e aventura; Balatro, game divertidíssimo inspirado no pôquer; e Pokémon GO, pois, afinal, temos que pegar todos!
E então, leitor? Curtiu os meus títulos favoritos de 2025? Quais foram os teus preferidos dessa lista? Deixe o teu comentário.
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).