Meus jogos favoritos de 2019 — Matheus Senna de Oliveira

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

Após um longo ano, nada melhor do que olhar para trás e refletir sobre tudo que aconteceu em nossas vidas. E por que não começar pelos melhores games que tivemos o prazer de jogar em 2019? Sinto-me muito feliz em finalmente poder construir uma lista como essa, pois até então nunca havia conseguido experimentar um número significativo de títulos em um mesmo ano.




Leitores atentos irão perceber a ausência de alguns games de peso na minha relação. A explicação para isso é simples: não consegui jogar todos os títulos de 2019 (o que seria muito difícil), incluindo vários de grande popularidade. Mesmo assim, creio que a minha lista seja bastante interessante e contenha ótimos exemplos de games incríveis. Até porque fugir do óbvio pode, muitas vezes, revelar experiências incríveis no mundo dos jogos eletrônicos.

Obviamente, irei dar destaque para os games lançados em 2019, mesmo que eu tenha jogado vários títulos antigos pela primeira vez neste ano. Então, sem mais delongas, vamos aos meus jogos favoritos de 2019!

Wreckfest

Começamos a lista com um dos melhores games do ano em quesitos técnicos. Wreckfest (Multi) trouxe uma experiência incrível para quem curte jogos de corrida de demolição. O nível de qualidade gráfica é altíssimo, trazendo várias pinturas, componentes e veículos diferentes, assim como ótimas texturas e iluminação. Tudo isso permite uma representação detalhada da borracha dos pneus, o metal das latarias, a terra das pistas e assim por diante.
Cuidado para não arranhar demais a lataria
O alto nível técnico também se aplica as mecânicas do jogo. As batidas, acidentes, arranhões e capotagens são muito realistas, passando toda a emoção de uma corrida de demolição de verdade. Inclua uma trilha sonora empolgante, uma jogabilidade sólida e completamente customizável, e uma grande quantidade de eventos disponíveis, e no final Wreckfest se torna uma adição obrigatória para a sua biblioteca.

MediEvil

Em meio ao retorno de tantos clássicos do PlayStation para a atualidade, parecia uma questão de tempo para que este game recebesse um remake. MediEvil (PS4) é bastante fiel ao título original de 1998, mantendo praticamente toda a história, os personagens e os designs. E essa certamente foi uma decisão acertada, pois conferir a campanha gótica/medieval em alta definição foi uma ótima experiência.
Quebra-cabeças, ação e aventura neste clássico modernizado
O trabalho de som também merece destaque. Todas as músicas foram regravadas e fizeram um casamento perfeito com o resto do game. MediEvil conseguiu trazer uma boa jogabilidade e adaptar bem várias mecânicas, embora tenha deixado os fãs esperando por um pouquinho mais de novidades. Seja como for, poder curtir a versão original do game, liberada depois de uma longa missão secundária, fechou com chave de ouro esse ótimo remake.

eFootball Pro Evolution Soccer 2020

Depois de ficar atrás de seu maior concorrente nas últimas temporadas, parece que finalmente a Konami acertou a mão na sua franquia de futebol. Trazendo um nome mais pomposo, eFootball Pro Evolution Soccer 2020 (Multi) chegou com vários atributos: belos gráficos, incluindo jogadores, uniformes e gramados; movimentos e físicas realistas; boa jogabilidade. O título tem diversos contratos especiais, que lhes garantiram marcas exclusivas como Juventus e a UEFA Euro 2020.
"Olha o que ele fez, olha o que ele fez!"
Outra grande qualidade do game é a excelente representação do futebol brasileiro no game. Finalmente pude jogar com o meu Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense de forma adequada, com nomes e semelhanças corretas. Mais do que um grande jogo de futebol em si, eFootball Pro Evolution Soccer 2020 é um sinal de que a franquia tem potencial para se tornar novamente a maior referência do mercado.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Após o bem sucedido remake dos três primeiros jogos do marsupial mais famoso dos games, foi com muita alegria que os jogadores receberam o próximo item da lista. Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi) conseguiu seguir com maestria a fórmula para um bom remake: manter o charme e as qualidades originais, atualizando pontos chaves como gráficos, quantidade de conteúdo e funcionalidades, como o suporte a eventos e disputas online.
Corridas no melhor estilo Bandicoot
E o quesito quantidade conteúdo realmente se destaca no game. Além de utilizar material do jogo original Crash Team Racing, o título traz elementos de títulos mais modernos como Crash Nitro Kart e Crash Tag Team Racing. A jogabilidade sólida também merece ser lembrada, pois Nitro-Fueled responde muito bem e equilibra com primazia diversão e desafio. Perfeito para curtir sozinho ou com os amigos.

Blazing Chrome

Para aqueles que pensam que o Brasil não é capaz de produzir bons jogos, temos aqui um excelente exemplo de trabalho bem feito. Blazing Chrome (Multi) é um misto de Contra e Metal Slug, trazendo uma aventura com muita ação, explosões e tiroteios. Desenvolvido por uma empresa fundada por brasileiros, o game tem um visual semelhante aos clássicos de 16 bits, mas com uma qualidade de detalhes e efeitos digna das produções mais modernas.
Um game para quem curte diversão com muitos desafios
Utilizando a clássica motivação da luta dos humanos contra o avanço de um império das máquinas, Blazing Chrome permite que até dois jogadores possam enfrentar toda sorte de monstros e robôs malignos. O nível de dificuldade é alto, mas graças as suas ótimas jogabilidade e mecânicas de jogo, temos um game justo e divertido. Se você curte armas poderosas, armaduras, androides e muita ação, este é um título obrigatório.

Apex Legends

Provando que não são somente os jogos pagos que merecem um lugar de destaque, temos uma das maiores surpresas de 2019. Apex Legends (Multi) não somente embarcou no sucesso dos battle royales, como mostrou que tinha muito para oferecer ao gênero. A alta qualidade da produção e a jogabilidade sólida do título são ainda mais salientadas quando lembramos que o game recebe constantes atualizações, é acessível jogadores veteranos e novatos, e é gratuito.
Bem-vindo ao combate das Lendas
E essa gratuidade não veio ao custo de microtransações frustrantes. Ainda que elas existam, o game oferece muitas recompensas e um sistema de progressão satisfatório para todos os jogadores. Basta montar a sua equipe com três lendas, cada uma com suas próprias habilidades especiais, e partir para a batalha em um grande e belo mapa cheio de recursos e oponentes. Até mesmo o gigante Fortnite “emprestou” algumas mecânicas de Apex Legends, o que só reforça a sua qualidade.

Mortal Kombat 11

Apesar de não ter tido acesso a uma cópia do jogo, graças a um período de demonstração gratuito, pude experimentar profundamente este excelente game. Mortal Kombat 11 (Multi) levou a famosa (e violenta) franquia de luta para um novo patamar, trazendo um pacote completo. Os gráficos são excelentes, a jogabilidade é fácil de aprender e difícil de dominar, a campanha é interessante, o elenco de personagens diverso e bem construído.
"Flawless Victory!"
O game continua a história que começou a ser contada no nono título da série, que consistiu em uma espécie de reboot da mesma. A partir dele, a narrativa se tornou mais robusta e, consequentemente, trouxe mais personalidade aos famosos lutadores. Mortal Kombat 11 tem um sistema de disputas online robusto e muitos colecionáveis, o que o torno um jogo cheio de opções para os jogadores curtirem.

Dauntless

Finalmente, temos mais um jogo gratuito de alta qualidade. Dauntless (Multi) esteve em versão beta aberta desde o ano passado, o que permitiu ao game ser lançado com uma produção caprichada e diversas mecânicas bem refinadas. O título é fortemente baseado na franquia Monster Hunter, mas apresenta um estilo próprio e várias qualidades interessantes, incluindo a já mencionada gratuidade e um sistema cross-play entre consoles e computadores.
Muita ação nesse ótimo game online e gratuito
Em Dauntless, jogadores devem se reunir em times de quatro Slayers e caçar monstros gigantes, chamados de Behemoths. Cada criatura possui características e habilidades únicas, exigindo que os personagens estejam devidamente preparados. Com qualidades como boa quantidade de equipamentos, incluindo espadas, marretas e armas de fogo, jogabilidade divertida e acessível, generosa variedade de customizações e vários desafios, o game foi outra grata surpresa em 2019.

E assim termina a minha lista dos melhores de 2019. Para completar, algumas menções honrosas aos games que joguei neste ano e que foram lançados anteriormente. Todos têm excelentes qualidades como ótima história, jogabilidade divertida e produção caprichada. São eles: The Last of Us Remastered (PS4), GTA V (Multi), Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable (PSP), Clash Royale (Mobile), Marvel’s Spider-Man (PS4), Star Wars Battlefront (Multi), Pokémon GO (Mobile) e Borderlands: The Handsome Collection (Multi).

E então, leitor? Já tinhas jogado os meus games favoritos de 2019? Curioso por algum deles? Deixe o seu comentário.

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google