Jogamos

Análise: eFootball PES 2020 (Multi) é um ótimo game para todo fã do futebol mundial e brasileiro

Além do destaque aos times do Brasil, o jogo é divertido, bem produzido e cheio de recursos.

No país do futebol, é apenas natural que games baseados nesse esporte tenham grande destaque. E o lançamento de eFootball PES 2020 (Multi) não é exceção, pois ele traz diversas novidades para tentar dominar o mercado futebolístico digital. Coloque o seu fardamento e traga a sua bola, pois vamos começar uma Análise cheia de gols, dribles e o melhor do futebol brasileiro.

“O campo é nosso”

É praticamente impossível falar de Pro Evolution Soccer (PES) sem antes nos lembrarmos dos jogos Winning Eleven. Inicialmente, a série da Konami tinha títulos diferentes para os mercados japonês, europeu, americano e, consequentemente, brasileiro. No velho continente, os jogos eram lançados como “Pro Evolution Soccer”, enquanto nos EUA, Japão e Brasil como “Winning Eleven”.

Foi então que, em 2007, a versão da América foi chamada de Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 (Multi). Essa medida foi uma forma de introduzir oficialmente ao público a ligação entre os títulos, que a partir do ano seguinte começaram a ser chamados de PES em todo o planeta (com exceção do Japão).
O começo de uma nova era
Os jogos Winning Eleven, e posteriormente PES, foram bastante populares na quinta e sexta geração de videogames, sobretudo nos consoles PlayStation e PlayStation 2. Com a chegada da sétima, entretanto, o gênero viu um novo competidor se erguer: a série FIFA, que ganhou muita força e se tornou uma referência no mercado.

Os dois últimos anos, em particular, foram bastante complicados para a franquia PES. Os títulos de PES 2018 e 2019 não tiveram grande receptividade, o que, inclusive, levou a Konami a disponibilizar versões Lite deles forma gratuita. Mas parece que o mais novo título da série tem potencial para bater de frente com o seu concorrente.
Capa do novo título de futebol da Konami
Agregando um novo termo ao seu título, eFootball PES 2020 (Multi) deixa clara a sua intenção de marcar presença no mundo dos e-sports. O game foi lançado em 10 de setembro de 2019, com versões para PlayStation 4, Xbox One e PC. Trazendo várias novidades e melhorias dignas do seu lema the pitch is ours (do inglês "o campo é nosso"), PES 2020 é um ótimo título de futebol eletrônico.

Honra ao (nosso) futebol arte

Se você leu a análise da demo de PES 2020 , então fique tranquilo: todas as qualidades observadas na versão de demonstração se mostraram verdadeiras na versão final. E, pra começar, vamos falar da que considero a mais significativa: a presença dos clubes brasileiros.
Em PES 2020 temos acesso completo as Séries A e B
Por conta da complicada relação de direitos de imagem de times e jogadores no futebol do Brasil, até hoje os games conseguiram apenas sucessos parciais nessa questão. Por isso, o novo título da Konami é um verdadeiro deleite para quem sempre quis jogar com o seu clube brasileiro do coração, de forma fiel.

Admito que, como torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, poder jogar com ótimas representações, tanto estéticas quanto de habilidades, de Pedro Geromel e Everton (também conhecido como Cebolinha) é pura diversão. Os demais clubes que verifiquei também têm ótimas versões digitais de seus jogadores, incluindo as Séries A e B.
O game tem uma boa frequência na atualização das condições dos jogadores
Deixo claro que, embora muito competente, principalmente dado ao retrospecto na questão, a representação do futebol brasileiro não é perfeita. Vários jogadores têm visuais diferentes, assim como temos alguns elencos desatualizados. Segundo a própria produtora do jogo, devido a já mencionada (e complicada) questão dos direitos de imagem, os times das Séries A e B irão ficar sem atualizações por algum tempo, tendo mais foco no demais clubes.

Mesmo assim, acredito que o saldo é muito positivo. O acordo de exclusividade do futebol brasileiro, no entanto, não se repete em todas as principais ligas. Embora PES 2020 tenha a exclusividade da Juventus, além de acordos especiais com o Barcelona, Manchester United e Bayern Munich, os Campeonatos Inglês, Alemão e Espanhol tem clubes e uniformes genéricos.
As parcerias com grandes clubes tenta compensar a perda de algumas marcas para o FIFA 20 (Multi)

Honra a arte do futebol

Outro grande destaque de eFootball PES 2020 são os gráficos excelentes. Todo o game é muito bonito e tem visual caprichado, incluindo: gramados e estádios incríveis; uniformes com boas texturas; expressões faciais competentes; entre outros. Os movimentos dos jogadores são fluídos e bem representados.
As comemorações permitem vermos ainda mais detalhes dos atletas
Falando em movimentos, a física por trás do game tem uma pegada mais “realista”. É possível sentir a inércia dos jogadores em cada disputa e arrancada durante as partida. Trombadas e quedas tem um impacto bem convincente, assim como na vida real. Dessa forma, realizar dribles e jogadas plásticas se tornam tarefas mais desafiadoras.

Embora isso soe um pouco limitado, creio que essa característica evita que o jogo se torne uma disputa de quem dribla mais. Saber defender e disputar a bola é, portanto, tão importante quanto ter habilidade e velocidade. Até porque mudar a direção dos movimentos, assim como na realidade, nem sempre é uma tarefa fácil.
É preciso jogar com vigor e precisão para vencer cada partida
O título exige que pensemos bem antes de executar qualquer ação. Por diversas vezes tentei realizar passes e chutes com os jogadores em posturas erradas ou fora do tempo de bola, resultando em movimentos atrapalhados e jogadas precárias. PES 2020 exige um misto de habilidade e planejamento interessante, resultando em partidas desafiadoras e divertidas na medida certa.
Saber realizar bons lançamentos é um ótimo recurso
Ainda sobre o game em si, somos incentivados a criar jogadas mais diversificadas, como tabelas, chutes a distância. Nenhuma delas é efetiva em demasia, o que favorece o jogador com um leque de opções maior. E embora os árbitros pudessem ter um pouco mais de critério ao longo das partidas, os goleiros, felizmente, estão bem mais estáveis e não comprometem os jogos.

Os sons da torcidas e efeitos sonoros das partidas também são interessantes. Pena que as músicas do game sejam um pouco alternativas, muitas vezes não proporcionando suporte ao dinamismo e alegria que é um jogo de futebol
O clima antes das partidas é sempre um espetáculo à parte

Escolha o seu modo de jogar

Além dos modos de exibição, onde podemos disputar partidas contra o computador e/ou amigos (de forma online e local), PES 2020 conta com vários modos de jogo diferentes. Assim como fica claro pelo seu novo nome, o game tem um grande foco nas disputas e campeonatos competitivos. O modo Matchday, que se baseia nas partidas reais, é um ótimo exemplo.

O modo myClub é o principal modo do título, onde escolhemos um time e participamos de campeonatos e disputas online. Com o dinheiro e as recompensas, podemos obter itens de contrato e empresários, que por sua vez podem ser utilizados para obter atletas melhores. Diversos eventos especiais são disponibilizados periodicamente, aumentando o leque de desafios.
O modo de treinamento também é muito bom, permitindo ao jogador aprender mais sobre as mecânicas do game
Rumo ao estrelato permite criarmos um jogador para começar uma carreira desde o princípio. Nesse modo, só temos o controle do nosso atleta, o que exige uma compreensão tática diferente do restante dos modos. Embora o Rumo ao estrelato seja interessante, mais opções de customização e treinamento poderiam deixa-lo mais interessante.

Finalmente, temos o clássico Liga Master, mais conhecido como Master League. Depois de escolhermos uma equipe composta por jogadores reais ou fictícios, o jogador atua como técnico e gestor do clube. Assim, ele pode realizar treinamentos, montar estratégias e controlar o time durante partidas de copas e campeonatos rumo ao topo do mundo do futebol. 
As interações do técnico com o jogadores são legais (embora às vezes um pouco forçadas)
Uma boa novidade é que agora podemos escolher a nossa aparência como técnico. As opções incluem Zico e Maradona, cujas incríveis semelhanças podem ser conferidas em entrevistas e interações com jogadores e dirigentes. Aliás, essas cenas apresentam opções de declarações e diálogos interessantes, tornando a Liga Master mais imersiva.

Em time que está ganhando pode-se mexer sim

Se as qualidades que vimos na versão demo estão presentes, além de outros pontos positivos, infelizmente um dos pontos negativos se manteve até o fim. O design dos menus e visuais do game ficou muito parecido com o do PES 2019. Isso não é necessariamente um defeito, pois várias “novidades” ficaram interessantes e bonitas.
Alguns pontos ficaram devendo, como o menu principal pouco inspirado
Mas, por outro lado, fica aquela sensação de que a produtora não se esforçou em inovar. Até porque nem tudo que foi preservado, ou o pouco que foi renovado, teve sucesso. Dois exemplos são o menu principal, que é sem graça e simples demais, e o menu do plano de jogo, onde a formação em campo do time é feia e um pouco confusa.
Mesmo sendo um pouco feios, os menus de configuração são importantes para montarmos nosso time
Problema recorrente dos últimos títulos de PES, a narração do novo título não apresentou nenhuma melhora. Embora o narrador Milton Leite e o comentarista Mauro Beting me agradem bastante, a sincronia deles com o que acontece em campo é ruim. Gritos de gol e comentários sobre jogadas apresentam atrasos são comuns e bastante frustrantes.
Outra melhoria interessante foi a adição de uma "mira" para a cobrança de pênaltis
Quero deixar claro que a maioria desses defeitos é pouco significativa. Ou seja, eles não comprometem a experiência principal do game. PES 2020 é equilibrado, conseguindo oferecer uma jogabilidade técnica e divertida. Se nos últimos anos a série ficou um pouco abaixo, o título atual e potencial para o futuro são muito empolgantes para fãs de futebol eletrônico.

Promessa de um grande clássico cumprida!

Não há dúvida: eFootball PES 2020 (Multi) é um ótimo jogo de bola. Gráficos excelentes, boas mecânicas e jogabilidade mais sólida são complementados por uma grande variedade de opções para se jogar. E tudo fica ainda melhor com a competente representação das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com alguns pontos negligenciados, como o design fraco e a narração precária, o game é obrigatório para os fãs de futebol, sobretudo para os jogadores no Brasil.
Um grande título para um grande esporte!

Prós

  • Gráficos caprichados, com ótimas representações de movimentos, gramados, uniformes e expressões faciais;
  • Representação bastante competente do futebol brasileiro, incluindo Séries A e B;
  • Abordagem mais “realista” da física e das mecânicas de jogo;
  • Jogabilidade exige uma divertida combinação de habilidade e planejamento;Boa quantidade de modos de jogo diferentes para serem explorados;

Contras

  • Menus e outros designs básicos são muito semelhantes ao PES 2019, incluindo os elementos negativos;
  • Sincronia da narração e comentários com o jogo é precária em muitos momentos;
  • Ausência de vários clubes e ligas relevantes, como a Liga Inglesa e clubes como Real Madrid.
eFootball PES 2020 - Multi - Nota: 8.5
Versão utilizada para avaliação: PS4
E você, leitor? O que achou do belo futebol de eFootball PES 2020? Deixe a sua opinião.

Análise produzida com cópia cedida pela Konami
Revisão: Mariana Mussi

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google