Jogamos

Análise: Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi) é um remake excepcional

O maior rival de Mario Kart retorna em sua melhor forma.


Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi) é o remake do título de corrida homônimo lançado em setembro de 1993 para PlayStation. A versão atualizada conta com visuais incríveis, riqueza em detalhes, grande variedade de conteúdo e uma dificuldade um tanto quanto desbalanceada.

Se aventurando por diversas modalidades

O Modo Aventura é idêntico ao do jogo original, com eventos de corrida direta, coleta de letras CTR, cristais e provas de tempo para ganhar Relíquias. Concluir as fases e juntar troféus desbloqueia outros níveis na área atual, o que leva a um duelo contra um chefe, que conta com habilidades especiais e são bem desafiadoras na dificuldade Normal. Novos adesivos e pinturas de karts são desbloqueados com o progresso na aventura.

Com um modo “campanha” um tanto quanto curto, Crash Team Racing Nitro-Fueled oferece diversas outras modalidades para completar o pacote, como Corrida de Copa, que consiste em quatro corridas pré-determinadas em que o jogador ganha pontos de acordo com sua colocação. É uma pena o jogo não oferecer a possibilidade de criar torneios personalizados com escolhas de fases por parte do jogador. Ao todo, o jogo oferece 31 pistas, tanto do jogo original de 93 quanto circuitos de Crash Nitro Kart (Multi), de 2003, remodeladas em certos aspectos para a jogabilidade tradicional de Nitro-Fueled.



Há também as modalidades Desafio de Cristais, Batalha, Desafio CTR, Corrida de Relíquias e Contra o Tempo, com a opção de ativar fantasmas e partir em busca do melhor tempo. Grande parte desses modos pode ser jogado por até quatro jogadores em modo local, se tornando um passatempo ideal e divertido para quando a turma se reunir.

CTR NF conta também com um inédito modo online para corridas contra jogadores do mundo todo. São até oito jogadores por partida, que votam na próxima fase durante o tempo de aguardo entre os eventos. É a melhor maneira de se conseguir Moedas Wumpa, que são utilizadas para a compra de diversos itens no Pit Stop, como novos visuais de personagens, karts, rodas, pinturas e adesivos para os veículos. É importante dizer que concluir corridas durante os fins de semana confere uma belíssima quantia de moedas extras.

Simplicidade e variedade cosmética

Nitro Fueled oferece uma jogabilidade simples e direta, embora não seja muito convidativa para aqueles que não estão dispostos a dominar o uso da mecânica de derrapagem e turbo. Para tal, basta utilizar o botão de pulo (RB/R1 ou LB/L1) e utilizar o botão oposto para ativar o turbo quando sua respectiva barra estiver cheia (ou os pneus do kart estiverem acesos o suficiente). É uma mecânica que exige paciência para ser dominada, mas extremamente útil e divertida de ser utilizada.

Como auxílio durante os eventos, o jogador pode quebrar caixas e utilizar itens sortidos de ataque e defesa, como mísseis teleguiados, bombas e béqueres de compostos químicos. Além disso, é possível coletar frutas Wumpa pelos traçados e em caixas, e quanto mais frutas o jogador tiver, mais rápido será seu kart. Armadilhas e atalhos ficam espalhados pela pista, beneficiando os jogadores mais espertos e atentos.



O jogo possui uma dificuldade elevada mesmo no nível padrão. Os oponentes serão velozes e utilizarão itens a todo momento para ultrapassar o jogador. O grande problema é o desbalanceamento nos níveis de dificuldade: o Fácil é extremamente fácil e insosso; o Normal é difícil acima do ideal; e o Difícil é frustrante ao exigir domínio perfeito e uma corrida sem nenhum tipo de erro por parte do jogador para que se consiga vencer. Não entendam mal. O jogo não chega a ser injusto em sua dificuldade padrão, mas a exigência de domínio de derrapagem e turbo pode frustrar alguns jogadores.

Cada personagem de Crash Team Racing tem características próprias referentes à Velocidade, Aceleração e Curva. Eles são divididos em categorias, e diferem bastante na jogabilidade. Personagens pesados são mais velozes, mas péssimos para fazer curvas; os leves, no entanto, possuem boa aceleração e controle nas curvas, mas sua velocidade é pífia. Não há como modificar essas características, deixando a customização de karts e personagens com função puramente cosmética.

São diversos modelos de karts à disposição, que podem ser desbloqueados com Moedas Wumpa no Pit Stop e completando eventos de temporada com duração limitada. Cada modelo pode ser personalizado com novas rodas, cores, padrões de pinturas e adesivos, criando uma bela variedade de opções para o jogador criar um estilo para si e que dificilmente irá se repetir em modos online. Os personagens também podem ser customizados com roupas e variações de visual pré-definidos.

Os eventos de temporada de duração limitada são chamados de Grande Prêmio. Desafios diários, semanais e temáticos são disponibilizados por um período determinado de tempo para os jogadores concluírem. Esses desafios, que consistem em concluir um número específico de corridas ou obter vitórias com certos personagens, concedem Nitro para o jogador. Quanto mais Nitro, mais a barra do evento se enche, desbloqueando personagens, karts e todo tipo de item cosmético presente no jogo. Além disso, novas pistas são adicionadas a cada temporada. É uma forma interessante de fazer os jogadores retornarem para o jogo.


Como não poderia deixar de ser, Crash Team Racing Nitro-Fueled conta com a presença de microtransações em seu Pit Stop, permitindo que o jogador use dinheiro real para comprar Moedas Wumpa e desbloquear os itens ofertados. Ainda assim, o fato de os itens serem puramente cosméticos e poderem ser desbloqueados de forma gratuita, exigindo apenas que o jogador se dedique ao título, é uma bênção para o título, e suas microtransações não são agressivas como em outros títulos do mercado ou da própria publicadora (Activision).



Um remake de respeito

Crash Team Racing Nitro-Fueled é um remake de qualidade impecável. Visualmente, o título conta com cores vibrantes e cenários ricos em detalhes e repletos de vida. Os personagens possuem bastante carisma, sendo bem expressivos e cômicos. A atenção aos detalhes mínimos é de cair o queixo, seja nos pêlos de Crash, Pura e Coco, ou mesmo nos traços dos pneus dos karts, sujos de neve ou terra. As animações dos personagens também ganharam melhorias, com novos movimentos bem fluidos e bem executados que são exibidos durante as corridas e nos pódios do modo online.

Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi) é o exemplo perfeito de como fazer um remake de um clássico sem alterar ou perder sua essência. Conta com uma boa quantia de modos de jogo para até quatro jogadores em modo local e até oito online, e oferece corridas em 31 pistas (33 contando com as duas adicionadas nas últimas duas temporadas), que podem ser encaradas em modo normal ou espelhado. E a variedade não fica somente nas pistas e personagens: as opções de customização visual são vastas e bastante interessantes. O jogo conta com um pequeno desbalanceamento em seus níveis de dificuldade, mas aqueles que toparem o desafio de dominar a mecânica de derrapagem e turbo encontrarão um dos melhores títulos lançados em 2019.

Prós

  • Jogabilidade simples e divertida;
  • Grande variedade de pistas e personagens;
  • Diversidade de modos disponíveis;
  • Customização visual variada e puramente cosmética;
  • Visualmente impecável.

Contras

  • Impossibilidade de criar Copas personalizadas;
  • Pequeno desbalanceamento nos níveis de dificuldade.
Crash Team Racing Nitro Fueled - PS4/XBO/Switch - Nota: 10
Versão utilizada para análise: Xbox One
Análise produzida com cópia adquirida pelo próprio redator 
Revisão: Carlos França. Jr.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google