Análise: PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC é um remake exemplar de plataforma: mantém as qualidades e melhora vários pontos do original

O game supera sua experiência original com novas ideias e melhorias que complementam muito bem o que já funcionava.

em 02/10/2025
Comemorando os 45 anos de aniversário da franquia, PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC chega com uma proposta digna de elogios. Mais do que simplesmente um remake de um bom jogo de plataforma, o game melhora vários pontos que ficavam devendo e traz ainda mais conteúdo que o original. Prepare-se para uma aventura repleta de frutas e bolinhas amarelas, pois a análise vai começar!

Aprendendo a melhorar

Antes de começarmos a análise, vale lembrar que PAC-MAN WORLD Re-PAC chegou em 2022 com uma proposta semelhante. Ou seja, refazer um jogo de plataforma estrelando a bolota amarela mais famosa dos videogames. Se antes o remake era de um jogo originado na geração do primeiro PlayStation, de 1999, agora, com World 2, temos um do PlayStation 2, de 2002.
Um bom e competente jogo de plataforma de 2022
E é justamente essa diferença que favorece bastante o novo game. Ao refazer um jogo mais moderno e aprimorado que o anterior, o resultado também é mais positivo. Além disso, os produtores foram mais ousados e trouxeram ainda mais novidades em relação ao original, proporcionando uma experiência bem completa. Uma das constantes é o roteiro, simplesinho e funcional.
Pronto para frustrar os planos do vilão?
A Pac-Vila — lar de Pac-Man e demais “Pac-habitantes” — é atacada por um grupo de fantasmas, que roubam as frutas douradas de uma árvore que fica no centro do local. Ao fazer isso, eles acabam libertando Nefausto, um vilão maligno que estava preso graças ao poder desses alimentos. Cabe ao jogador, no papel da bolota amarela, recuperar esses tesouros e salvar todo mundo.
Salve seus amigos e seu lar
Para ganhar uma fase de PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC, basta avançar sem perder todas as vidas e coletar um item especial no final. Fique avisado, entretanto, que muitos inimigos, plataformas, abismos, elevadores, entre outros desafios, vão estar prontos para atrapalhar. Felizmente, o herói tem vários recursos disponíveis para vencer os obstáculos, tais como pular, quicar no chão para pular ainda mais alto, rolar, atirar bolinhas e flutuar brevemente.

Diversão x Desafio

 As primeiras fases do jogo são bastante simples, ganhando complexidade conforme avançamos na campanha. São seis mundos diferentes, cada um com três fases mais um chefe final. Essas áreas têm temáticas únicas, como floresta, gelo ou lava, proporcionando apresentações e desafios exclusivos. Gostei bastante dessas variações, tornando cada fase única e divertida à sua própria maneira.
A jogabilidade é constantemente renovada com novos desafios
A única ressalva que fica é quanto ao nível de dificuldade. Embora, de maneira geral, ele aumente de forma coerente, eventualmente temos alguns picos bem chatinhos (tanto para mais quanto para menos). Nada que seja injusto, mas certos pontos de determinadas fases parecem ter sido pensados para reduzir (e bastante) a quantidade de vidas obtidas até então.
Prepare-se para alguns desafios mais exigentes
De forma geral, PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC entrega uma experiência consideravelmente única e envolvente, incrementando a jogabilidade e os desafios de forma acertada. Nada é particularmente incrível, mas tudo funciona muito bem, tanto funcional quanto visualmente. Aliás, talvez isso se explique pelas inspirações que o título toma. É difícil curtir o game e não lembrar de nomes como Crash Bandicoot ou Super Mario 64.
Vários colecionáveis estão escondidos pelas fases
Na realidade, Donkey Kong 64 também seria uma boa comparação, dada a quantidade de colecionáveis aqui disponíveis. Além das tradicionais pastilhas amarelas, Pac-Man tem várias frutas diferentes para coletar, roupas, moedas, além da possibilidade de desbloquear labirintos para um dos modos extras (mais sobre eles logo, logo). O remake é um prato cheio de conteúdo, todos eles interessantes e divertidos.

Produção de primeira

A ótima dublagem em inglês se soma às também ótimas trilha e efeitos sonoros, resultando em um trabalho de som muito competente. Em termos textuais, está tudo disponível em português brasileiro, com direito ao cachorro do herói se chamar “Pac-Paçoca”. Os visuais são bonitos, coloridos e cheios de carisma, rodando de forma suave no PS5 e com carregamentos rápidos.
 
Além dos obstáculos mais tradicionais dos jogos de plataforma, PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC traz coisas únicas como transformar o herói em Mega PAC-MAN para comer os fantasmas. As moedas coletadas podem ser usadas nas máquinas Gashapon para obter estátuas dos personagens, que por sua vez podem ser usadas para enfeitar a Pac-Vila (conforme ela for recuperada ao longo da campanha).
Um dos games mais famosos da história
Também temos modos extras, com um multijogador local (temos um Pac-Drone para o segundo jogador ajudar em algumas coisinhas), fliperamas com jogos antigos do Pac-Man e acesso ao Modo Labirinto. Esse último traz vários mapas diferentes que brincam com a fórmula original da franquia, na qual temos que comer as pastilhas amarelas sem sermos pegos pelos fantasmas.
Variações do clássico original podem ser colecionadas e jogadas
Para completar, cada fase conta com três missões extras a serem cumpridas, incluindo uma corrida contra o tempo. O sistema de ranqueamento online permite ao jogador comparar suas marcas contra os melhores do mundo ou os próprios amigos. Parece até que os produtores leram a minha análise do primeiro Re-PAC, de três anos atrás, para trazer essas novidades.

Quando achar que acabou...

Essa última frase pode até ser uma brincadeira, mas realmente poderia ser verdade. Eu gostei bastante de PAC-MAN WORLD Re-PAC, ainda que ele tivesse alguns probleminhas que prejudicassem a experiência geral, sobretudo em termos de dificuldade e ousadia. O novo remake atacou com precisão esses pontos, sem se preocupar em ser totalmente fiel, mas sim em manter as qualidades e inovar no que fosse possível para melhorar a experiência.
A melhoria gráfica é notável em todos os sentidos
O resultado é um jogo de plataforma robusto e variado, com uma aventura interessante e muito conteúdo para continuar jogando. O nível de desafio agora é mais instigante, sobretudo para quem quiser os famosos 100%. Para os menos versados no gênero — ou quem não quer sofrer com os picos na dificuldade —, temos o “modo fácil”, que coloca uma pequena fada para acompanhar Pac-Man.
 
Ela não só torna a bolota invulnerável, mas também adiciona blocos entre plataformas e abismos, diminuindo as chances de queda. É um recurso a mais em um título já recheado, com direito até a “campanha extra”. Sem maiores spoilers, terminar os 25 níveis dos seis mundos permite o acesso a mais 12 fases remixadas da aventura principal. Elas são mais difíceis, mas são perfeitas para oferecer ainda mais horas de jogatina.
A nave de Galaxian é um dos easter eggs do game
Aliás, futuramente teremos acesso a um conteúdo em colaboração com a mascote da Sega, Sonic, o ouriço azul. Vale lembrar que isso será uma espécie de troca, visto que Pac-Man e cia. estarão disponíveis em Sonic Racing: CrossWorlds (ambos os conteúdos são pagos). Após tantos anos, ouso dizer que temos aqui a experiência definitiva da marca dentro do gênero plataforma.

Em busca da quicada perfeita

Seguindo à risca a cartilha de um bom remake, PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC é um ótimo jogo de plataforma. A produção renovada entrega beleza e alegria, enquanto a jogabilidade aprimorada oferece bons e divertidos desafios (por vezes bem desafiadores). Indo além de uma campanha redonda, temos muito conteúdo na forma de missões secundárias, ranques online e até futuro DLC. Mais uma dica incrível para a sua biblioteca, seja você fã do gênero, da franquia ou apenas de uma ótima experiência em videogames.
Uma boa aventura refeita de uma maneira ótima

Prós

  • Remake acerta na fórmula ao manter qualidades e trazer novidades em um ótimo plataforma 3D;
  • Produção audiovisual é competente em praticamente todos os pontos;
  • Jogabilidade funciona muito bem em todas as situações;
  • Nível de dificuldade geral é competente, equilibrando desafio e diversão adequadamente;
  • Boa quantidade de desafios e missões secundárias, além da boa campanha;
  • Grande quantidade de conteúdo extra por meio de diversos colecionáveis, roupas, ranques online e algumas surpresas.

Contras 

  • Algumas fases apresentam picos aleatórios de dificuldade, indo desde exagerados até muito fáceis.
PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC — PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS5 
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise redigida com cópia digital cedida pela Bandai Namco
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).