Sonic já é rápido o bastante a pé, no entanto, para que toda a turma tenha uma chance, eles vão acelerar em Sonic Racing: CrossWorlds, com direito até a um grid cheio de convidados especiais.
Multiverso da corrida
Após as recepções ligeiramente positivas, mas ainda mistas, de Team Sonic Racing, ficou claro que o próximo jogo deveria ser algo tão bom quanto o aclamado Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed. Por isso, nada mais de times e poderes em trio; agora retornamos ao bom e velho “cada um por si”.
As pistas voltarão a trazer trechos nos quais os carros se transformarão em barcos e aviões, porém a novidade fica justamente pela viagem entre universos: ao final da primeira volta, dois anéis gigantes funcionarão como portais — como visto de maneira mais detalhada nos longas-metragens do Sonic no cinema.
O líder da prova decidirá qual será o ambiente da próxima volta, e a última é um retorno ao trajeto inicial, contudo, com algumas alterações no percurso. Os mundos que aparecem sempre são aleatórios, e vão desde os queridos Metal Harbour e Dragon Road até novidades, como o Rainbow Garden e o Wonder Museum.
A extensão “CrossWorlds” vai além, e pode ser aplicada ao elenco de pilotos. A base virá com 23 personagens, incluindo os titulares do “núcleo básico”, formado por: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Shadow, Dr. Robotnik, Cream e Rouge. Além deles, também estarão presentes: Silver, Blaze, Big, Omega, Vector, Espio, Charmy Bee, Zavok, Zazz, Metal Sonic, Egg Pawn, Sage e, pasmem, o trio de Sonic Riders, composto por Jet, Storm e Wave. Quem fizer a pré-encomenda também poderá contar com o Werehog — versão “lobo-ouriço” de Sonic.
Indo mais além, e invocando novamente a aura de Transformed, o jogo receberá diversos conteúdos extras baseados em outras franquias. Logo de cara teremos Rusty, Nine e Dread, alter egos de Amy, Tails e Knuckles, respectivamente, da animação Sonic Prime, da Netflix, disponíveis logo de cara para quem comprar a versão Deluxe. Futuramente serão adicionados Hatsune Miku, Ichiban Kasuga (Yakuza) e Joker (Persona 5) — que na versão em potuguês será chamado de Curinga, como visto no mais recente beta aberto, entre 31 de agosto e 2 de setembro.
Entretanto, o Passe de Temporada promete trazer convidados muito mais inusitados que o esperado — e olha que a franquia já teve Detona Ralph e Danica Patrick. Já foram anunciados os seguintes participantes:
- Minecraft: Steve, Alex e Creeper;
- Bob Esponja: Bob Esponja e Patrick
- Pac-Man: Pac-Man, Inky, Blinky, Pinky e Clyde (não se sabe se os quatro fantasmas correrão juntos, se funcionarão como troca de skins ou pilotos independentes);
Além dessa turma de peso, as Tartarugas Ninja e Avatar: A lenda de Aang também serão representados, mas seus pilotos não foram confirmados até o momento. Uma quinta franquia ainda não revelada concluirá o Passe de Temporada. As participações não serão restritas apenas aos personagens, mas também haverá pistas ambientadas na Fenda do Biquíni, no labirinto do Pac-Man e no mundo cúbico de Minecraft.
Monte seu carango
Outro aspecto que promete tomar boas horas dos jogadores é a customização. Tanto os pilotos quanto os carros se baseiam em cinco características: velocidade, aceleração, pilotagem, potência e turbo. Porém, agora é possível escolher qual tipo de veículo seu personagem guiará.
Cada bólido contará com variações de partes dianteiras, traseiras e das rodas. As cores da composição também são passíveis de alteração de maneira livre, gerando combinações únicas, ou utilizando uma paleta de cores já existente. Todos esses itens são habilitados com os Dodon Pa Tickets, recebido com base no nosso desempenho em cada circuito.
Concluir etapas nos permite liberar espaços para incrementos, chamados de gadgets. Com eles podemos aumentar nossa velocidade, priorizar o recebimento de um tipo de item durante a corrida e diminuir a perda de anéis após levar algum dano, só para citar alguns. Isso cria um número absurdo de combinações entre pilotos, carros e características únicas.
Quanto às corridas, quem jogou os títulos anteriores talvez note uma leve diferença na pilotagem, por um motivo fundamental: este é o primeiro título da franquia desenvolvido pela Team Sonic, em vez da tradicional Sumo Digital.
Logo no beta aberto, deu para perceber que algumas coisas divertidas foram mantidas, como os turbos realizados em meio aos drifts e a execução de manobras após realizar saltos, transformando o carro ou não. Além de poder recolher cem anéis pela pista a fim de aumentar sua velocidade, estarão presentes os cinco anéis vermelhos, como um objetivo extra para juntar mais tickets.
No momento, só foram revelados o modo Grand Prix, que consistirá em quatro corridas, e as corridas online. No primeiro, disputamos um conjunto de quatro corridas, sendo a última prova uma mistura das três primeiras pistas. Já as disputas em rede contarão tanto com um grid simples, quanto com provas específicas, em que os participantes serão divididos por grupos e os vencedores receberão títulos e adesivos exclusivos.
Sonic Racing CrossWorlds será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic, em 25 de setembro. Uma nova demo, com foco no conteúdo single player, está programada para a metade do mesmo mês. Já a versão para Nintendo Switch 2 chegará futuramente, em algum momento de 2026.
Sonic Racing: CrossWorldsPlataformas: PC/PS4/PS5/Switch/Switch 2/XBO/XSXDesenvolvedora: Sonic TeamGênero: CorridaLançamento: 25 de setembro de 2025 (geral)/2026 (Switch 2)
Revisão: Thomaz Farias









