The King of Fighters XV (Multi): conheça os 39 lutadores confirmados (parte 2)

O décimo quinto KOF traz antigos veteranos de volta, apostando na nostalgia e relembrando os tempos áureos da franquia.


The King of Fighters é uma franquia de muita história e, em fevereiro, chegará ao seu décimo quinto título. Considerada uma das precursoras dos crossovers na indústria dos videogames, a série KOF é conhecida por conta de seu vasto elenco de personagens carismáticos e diversos, sejam eles provenientes de outros títulos da própria SNK ou criados especialmente para a marca. Trazendo nomes inéditos e velhos conhecidos improváveis, o período promocional do game contou com a empresa divulgando trailers periódicos dos nomes confirmados por um período de quase um ano antes do lançamento.

Conheça agora o elenco de lutadores presentes na edição base de The King of Fighters XV (sem contar os DLCs já confirmados), na ordem em que foram anunciados.
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 (Season Pass 1) | Parte 4 (Season Pass 2)


19 – Ralf Jones

O Coronel Ralf Jones é um mercenário a serviço do Comandante Heidern e é conhecido por empregar um estilo de combate próprio dos Guerreiros Ikari, mesclando artes marciais com técnicas de luta livre. O Exército de Um Homem Só, como é chamado, tem sangue quente, o que o faz extremamente passional e reflete em suas atitudes de zelo para com seus colegas de time e recrutas. Em KOF XV, ele ingressa no torneio ao lado do resto do Time Ikari com o  objetivo de ficar de olho nos poderes misteriosos e potencialmente perigosos de Shun’Ei. 


20 – Clark Still

O Tenente Clark Still é, por vezes, a contraparte de Ralf, sendo mais analítico e centrado do que seu colega e agindo como o cérebro da equipe — não que ele também não tenha músculos para ostentar. Frio e Durão, o especialista em golpes de agarrão entrou no KOF XV em missão para o Time Ikari, mas isso não impediu que ele colocasse seus olhos em King of Dinosaurs, julgando-o um oponente digno.


21 – Blue Mary

Blue Mary é mais uma participante originária da série da Fatal Fury. Especialista em um estilo de luta russo baseado em agarrões chamado Sambo, Mary aprendeu a lutar com um ex-namorado chamado Butch, brutalmente assassinado por terroristas, algo que, a partir de então,  impactou profundamente a vida da moça, que passou a colocar seu trabalho como agente secreta sempre em primeiro lugar.  Figura recorrente em KOF desde a edição ’97, ela é muito próxima de Terry Bogard, mas ingressou na décima quinta edição do torneio a trabalho, montando um time de agentes secretas ao lado de Luong e Vanessa.


22 – Luong

Estreando na edição XIV, a misteriosa Luong retorna em um time diferente, formado por outras agentes secretas em missão sigilosa. Desta vez, a Bela Encantadora aparentemente está atuando individualmente contra a vontade de Kim e seu amado Gang-Il, enquanto mantém segredo a respeito da sua real motivação para se inscrever no torneio ao lado de Blue Mary e Vanessa. Nota-se que, durante os acontecimentos de SNK Heroines: Tag Team Frenzy (Multi), Luong acabou criando laços improváveis de amizade com Shermie, algo que pode influenciar, de alguma forma, nos acontecimentos da competição.


23 – Vanessa

Vanessa surgiu originalmente como uma striker em The King of Fighters ’99 para então se tornar uma personagem jogável na edição seguinte, em 2000. Já presente no KOF XIV como uma personagem DLC, ela retorna agora ao elenco base, formando um time de agentes secretas ao lado de Luong e Blue Mary. Vivendo uma vida dupla entre sua profissão como mercenária e sua vida como mãe, esposa e dona de casa, a Agente Carmesim alega que um de seus principais interesses no torneio é ficar de olho em Shun’ei e Meitenkun, sendo possível especular até que o objetivo de sua missão esteja relacionado ao do time Ikari. 


24 – Ramón

Após não ter seu amor por Vanessa correspondido, sentindo-se abandonado, Ramón se une a King of Dinosaurs e Antonov para mais um KOF. O famoso luchador conhecido como o mais forte homem vivo se aproveita de sua baixa estatura para desferir golpes ágeis. Sendo um dos participantes do Time G.A.W, ele tem como objetivo trazer o espetáculo para o torneio através da linguagem da luta livre, que julga ser universal.


25 – King of Dinosaurs

King of Dinosaurs é um misterioso lutador de luta livre que fechou um time temático ao lado de Ramón e Antonov e cuja marca registrada é sua máscara de tiranossauro rex. Apesar de se comunicar primariamente por grunhidos, é claramente insinuado que o Dinossauro-Rei se trata de um novo personagem de palco do lutador Tizoc, introduzido em Garou: Mark of the Wolves (e presente em The King of Fighters 2003 e XI), depois de ter caído em desgraça após uma derrota acachapante contra o brasileiro Nelson, boxeador presente no elenco de The King of Fighters XIV.


26 – Athena Asamiya

Revivendo (e oficializando) uma formação secreta de The King of Fighters ’98, Athena é a principal novidade do time feminino — agora intitulado Time das Super-Heroínas — ao assumir o lugar de King, que aceitou o convite para integrar o time de Art of Fighting ao lado de Ryo e Robert. Marcando presença em praticamente todos os torneios KOF sempre com um figurino diferente, a idol japonesa parecia querer propor a Mai e Yuri negócios não relacionados à competição, mas um mal-entendido fez com que ela fosse cooptada pelas duas a participar novamente, agora sem seus companheiros de costume: o mestre Chin Gentsai e o colega de treinos Sie Kensou.


27 – Antonov

O fracasso do torneio da décima quarta edição de The King of Fighters fez com que seu então anfitrião, o magnata russo Antonov, perdesse toda a sua fortuna, tendo que voltar às origens e participar não como um autoproclamado campeão, como foi daquela vez, mas como um participante comum, integrante do inédito time G.A.W. (sigla de Galaxy Anton Wrestling) ao lado dos também especialistas em luta livre, Ramón e King of Dinosaurs. Desta forma, seu objetivo é retornar ao KOF XV no intuito de resgatar sua antiga glória e fortuna, espalhar a palavra da luta livre para o mundo e, de quebra, tentar dar um jeito nos setenta e cinco processos que enfrenta na justiça.


28 – Ash Crimson

Ash Crimson é o ambíguo protagonista da saga Tales of Ash, que é narrada ao longo dos KOFs 2003, XI e XIII. Dono de uma personalidade sádica, a alma deste presunçoso controlador das chamas havia sido completamente apagada da existência ao fim de The King of Fighters XIII, quando ele se sacrificou contra o vilão Saiki. Tal ato acabou dobrando o tecido do espaço-tempo e fomentando, no fim do torneio seguinte, a aparição cataclísmica da entidade conhecida como Verse. Com a derrota de Verse, a alma de Ash finalmente foi libertada de seu tormento e o trouxe de volta à vida. Desta vez, ele se une à sua amiga e rival Elisabeth Blanctorche e ao misterioso Kukri para retornar em The King of Fighters XV, embora suas motivações para ingressar novamente no torneio ainda sejam obscuras.


29 – Kukri

Kukri originalmente foi apresentado como integrante de um time de convidados oficiais montado a dedo por Antonov, o então anfitrião do torneio. Com sua dissolução, mas ainda com objetivos próprios, Kukri retorna ao lado de Ash e Elisabeth para mais uma participação. Extremamente prolixo e um tarado enrustido — como visto em SNK Heroines: Tag Team Frenzy —, ele tem como marca registrada o poder de controlar areia, além do capuz que está sempre ocultando seu rosto, uma vez que há uma lenda de que aqueles que o observarem diretamente serão acometidos por uma fatal maldição.


30 – Isla

Isla é uma das duas personagens inéditas de The King of Fighters XV. Recrutada por Dolores e Heidern para integrar o time de rivais, a Brilhante Sonhadora aparentemente porta o mesmo tipo de poder de Shun’Ei (por quem ela demonstra claro desprezo), o que foi determinante para atrair a atenção do comandante. Entusiasta por grafite, Isla luta com um estilo trapaceiro, enganando seus oponentes com as projeções das mãos fantasmas que é capaz de conjurar — carinhosamente chamadas de Amanda — e com a fumaça gerada pelos sprays de tinta. Tendo sido cooptada por Dolores e Heidern, Isla acabou aceitando o convite por ter visto no KOF uma oportunidade de levantar fundos para o orfanato onde foi criada.


31 – K’

Criado como um clone geneticamente modificado de Kyo Kusanagi pela NESTS e protagonista da saga de mesmo nome, K’ passa sua vida atrás dos seus iguais sobreviventes dos experimentos realizados pela organização criminosa. Apesar de parecer frio, recluso e individualista, ele tem profunda consideração por seus companheiros, o que o leva a entrar no KOF XV atrás de Kula, que os abandonou para integrar um time ao lado de Ángel e Krohnen.


32 – Heidern

Heidern é o comandante dos Guerreiros Ikari e já é recorrente na franquia desde a edição ’94, embora nunca tenha recebido tanto os holofotes quanto outros nomes mais populares. O General dos Soldados da Fortuna segue participando do The King of Fighters sempre em missão, unindo-se às novatas Dolores e Isla para investigar mais a respeito da fonte de poder de Verse. Líder nato, Heidern é uma figura bastante calma e centrada, sendo que seu cargo de prestígio nunca subiu à sua cabeça, e está sempre aberto a fazer concessões quando as julga úteis ou necessárias.


33 – Dolores

Dolores é uma eremita mística originária do sertão africano e, ao lado de Isla, sua colega de equipe, uma das novatas no KOF XV. A despeito de ser uma personagem inédita, ela também foi uma das almas resgatadas do limbo após o surgimento de Verse, aparentemente conhecendo alguns segredos a respeito da entidade. Utilizando poderes psíquicos, ela luta controlando lama de uma maneira bastante similar a Kukri, com quem alega ter algum tipo de relação, embora ainda não revelada.


34 – Whip

Introduzida originalmente como a quarta integrante da equipe dos Guerreiros Ikari do ano de '99 e já presente como um DLC da edição XIV da franquia, Whip agora retorna ao elenco base do game em um time ao lado de Maxima e K’. Embora atenda pelo nome de Seirah, Whip é, na verdade, um clone da portadora original do nome (que, por sua vez, era irmã biológica de K’). Apesar do passado conturbado, ela é bem-aceita por todos os seus colegas — afinal, nenhum deles tem realmente culpa das ações vis da organização —, tanto do lado dos Ikari quanto do lado da NESTS.


35 – Ángel

A mexicana Ángel foi uma personagem introduzida em The King of Fighters 2001 no intuito de capitalizar a popularidade da franquia no México. Também um dos experimentos humanos da NESTS, ela deixa para trás o time mexicano (anteriormente composto por Ramón e King of Dinosaurs) para se unir a seus colegas de histórico parecido. Embora bastante alegre e até sedutora, Ángel tem também uma faceta bastante violenta e sádica, ostentando um estilo de luta próprio agressivo e baseado em combinações de agarrões e muay thai.


36 – Krohnen

A existência de Krohnen McDougall é, por si só, curiosa. Mais um experimento da NESTS, ele é uma nova personificação de um personagem antigo chamado K9999, que tinha sido completamente descontinuado em aparições subsequentes por se tratar de um plágio de Tetsuo, personagem de Akira. Isso fez com que seu retorno fosse considerado, até então, extremamente improvável ao ponto de virar meme. Sendo um eterno fugitivo por conta de seu histórico complicado, Krohnen se une a Kula e Ángel, mas suas motivações para ingressar no KOF XV ainda são desconhecidas, sendo que a única coisa que se sabe é que ele tem uma rusga com K’ e que gostaria de resolvê-la no torneio.


37 – Maxima

Conhecido como Arma Humana feita de Aço, Maxima é um ciborgue modelado pela NESTS, sendo mais uma vítima de seus experimentos. Personificando o arquétipo narrativo de “corpo de aço, coração de humano”, os 80% de seu corpo compostos puramente por peças mecânicas não tiraram sua humanidade, e ele ingressa no KOF XV com o intuito de resgatar Kula de seus supostos sequestradores — além de estar de olho no prêmio em dinheiro, visto que a manutenção de seu corpo acoplado com um número surreal de armas é extremamente cara. 


38 – Kula Diamond

Embora o time K’ alegue que Kula Diamond tenha sido sequestrada, a Boneca de Gelo jura de pé junto que ela os abandonou e se aliou a Ángel e Krohnen por vontade própria. Inclusive, uma de suas motivações para ingressar no décimo quinto The King of Fighters é justamente derrotá-lo em combate e obrigá-lo a pedir desculpas por alguma coisa que ele fez, mas que ainda não sabemos o que é. Ligeiramente infantil, os experimentos da NESTS fizeram com que ela fosse capaz de transformar as partículas de água presentes no ar em gelo. 


39 – Elisabeth Blanctorche

A Controladora da Luz Branca retorna ao KOF para pagar o favor que Kukri concedeu a ela em sua busca por Ash Crimson após os acontecimentos envolvendo a aparição de Verse. Uma verdadeira Lady, Elisabeth Blanctorche planeja, entre seus interesses particulares, se reencontrar com Benimaru, com quem se aliou anteriormente em The King of Fighters XI, torneio do qual ela, inclusive, se sagrou campeã no cânone da série.

Ainda tem o DLC! 

Agora você já conhece os 39 lutadores da edição base de The King of Fighters XV. Se você, leitor, não encontrou seu favorito na lista, não perca as esperanças! Há ainda pelo menos dois pacotes DLCs com dois times já confirmados para o título, totalizando um elenco de no mínimo 45 nomes. KOF XV tem previsão para chegar ao mercado em 17 de fevereiro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC (via Steam e Epic).
Revisão: Davi Sousa


É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google