The King of Fighters XV (Multi): conheça os 39 lutadores confirmados (parte 1)

O décimo quinto KOF traz antigos veteranos de volta, apostando na nostalgia e relembrando os tempos áureos da franquia.


The King of Fighters é uma franquia de muita história e, em fevereiro, chegará ao seu décimo quinto título. Considerada uma das precursoras dos crossovers na indústria dos videogames, a série KOF é conhecida por conta de seu vasto elenco de personagens carismáticos e diversos, sejam eles provenientes de outros títulos da própria SNK ou criados especialmente para a marca. Trazendo nomes inéditos e velhos conhecidos improváveis, o período promocional do game contou com a empresa divulgando trailers periódicos dos nomes confirmados por um período de quase um ano antes do lançamento.

Conheça agora o elenco de lutadores presentes na edição base de The King of Fighters XV (sem contar os DLCs já confirmados), na ordem em que foram anunciados.


1 - Shun’Ei

Introduzido como o herói e protagonista da saga iniciada em The King of Fighters XIV (Multi), Shun’Ei é um mestre das ilusões capaz de controlar duas mãos flutuantes — uma de água, outra de fogo —, cujo poder é originário da entidade chamada Verse, o chefão do game anterior. Deserdado por seus pais, ele foi treinado por Tung Fu Rue, o lendário imortal das artes marciais cuja primeira aparição foi em Fatal Fury: The King of Fighters (Neo-Geo), de 1991 e é conhecido por ser o mestre tanto dos Bogard quanto de Geese Howard.


2 – Meitenkun

Também introduzido em KOF XIV, o Prodígio Sonolento é mestre na arte marcial secreta conhecida como Oito Extremidades do Punho Soporífico. Outro discípulo de Tung Fu Rue, Meitenkun dificilmente perde a compostura, sendo um lutador bastante tranquilo e despreocupado. Apesar disso, se preocupa bastante com seu mestre e está sempre apoiando seu colega de treino, Shun’Ei.



3- Benimaru Nikaido

Benimaru é o primeiro real veterano da franquia a retornar para o torneio, estando presente em todas as edições já realizadas anteriormente. Geralmente integrante da equipe liderada por Kyo Kusanagi, desta vez ele aceitou um favor de seu colega e acabou se aliando a Shun’Ei e Meitenkun para ficar de olho em ambos. Com uma personalidade extravagante, Benimaru utiliza a eletricidade como principal habilidade ao lado de sua flexibilidade proporcionada por sua figura esguia.


4 - Iori Yagami

Apesar de ser considerado um dos protagonistas da franquia The King of Fighters, Iori Yagami só foi dar as caras pela primeira vez na segunda ocorrência do torneio, na edição ’95. Eterno rival de Kyo Kusanagi, o Instinto Sem Algemas, como também é conhecido, é o descendente de um dos três clãs que selaram a amaldiçoada entidade de Orochi, sendo hoje o herdeiro da responsabilidade do antigo clã Yasakani, ao lado dos outros representantes dos clãs Kagura e Kusanagi, de manter a entidade sob controle, sendo que na edição XV será a primeira vez em que os três se unirão como um time de forma oficial. 


5- Joe Higashi

Joe Higashi, o Jovem Campeão do Muay Thai, é um personagem remanescente da série Fatal Fury e se une mais uma vez a seus colegas de franquia para mais um torneio The King of Fighters. Figura recorrente desde KOF ’94, Joe volta para a edição XV para vencer e finalmente poder chamar sua amada Lily Kane para um encontro. 


6 - Kyo Kusanagi

Kyo Kusanagi é o principal protagonista da saga Orochi, que contemplou as edições de ’95 a 98 de The King of Fighters. Desta vez, Kyo se reunirá a Chizuru e Iori no intuito de investigar a instabilidade provocada por Verse no selo de Orochi. Famoso por sua autoconfiança, o herdeiro do clã Kusanagi é conhecido como a Chama Exorcista Purificadora e normalmente prefere curtir a vida a assumir responsabilidades, mas isso não significa que ele deixe de valorizá-las, pois sabe que é necessário cumpri-las justamente para conquistar a tranquilidade que tanto almeja. 


7 - Chizuru Kagura

Chizuru é a descendente do clã Yata e principal responsável por reunir Iori e Kyo, os herdeiros dos outros dois clãs responsáveis por selar a ameaça de Orochi eras atrás. Ao contrário dos seus colegas, a Xamã Fugaz é muito mais centrada em suas tarefas como herdeira e exala um ar conservador, mas isso não significa que ela não tenha sua vida particular, sendo que seu principal passatempo é andar de motocicleta. Kagura também chegou a ser a anfitriã de dois torneios — em 1996 e 2003 — no intuito de investigar perturbações na ordem natural dos poderes relacionados a Orochi, além de ter sido integrante do time feminino em 1997 ao lado de Mai e King. 


8 – Andy Bogard

Outro representante de Fatal Fury, Andy decidiu ingressar na décima quinta edição do torneio para apoiar seu parceiro de time Joe Higashi, além de estar de olho no prêmio em dinheiro para comprar um ar condicionado para o Dojô Shiranui, lar onde atualmente vive com Mai. Na décima quinta edição do game, os dois estão finalmente juntos depois de tantos anos de fuga por parte de Andy, que alegava acreditar que não conseguiria equilibrar uma vida a dois com seu treinamento árduo. Assim como Terry e Joe, a Arma Humana é figurinha carimbada na franquia desde sua primeira edição, em 1994. 


9 – Yuri Sakazaki

A energética Yuri Sakazaki é outra personagem recorrente nos torneios de The King of Fighters desde 1994, geralmente integrando o Time Feminino ao lado de Mai Shiranui e King porque seu irmão, Ryo, acredita que ela não tem força o suficiente para se aliar a ele na competição. Assim, ela se junta às suas parceiras justamente no intuito de provar que as três juntas são tão poderosas quanto qualquer homem que as menosprezam em força. Na décima quinta edição do torneio não foi diferente, e a Andorinha Selvagem Voadora se uniu a Mai Shiranui e Athena Asamiya para integrar o inédito time das Super Heroínas, repetindo, pela primeira vez de oficialmente, a formação secreta da edição ’98 da franquia. 


10 – Terry Bogard

Após uma incursão muito bem-sucedida em Super Smash Bros. Ultimate, o Lendário Lobo Faminto está de volta para casa ao ingressar na décima quinta edição de The King of Fighters, revivendo a formação ao lado de Joe e seu irmão Andy. Terry, assim como Andy, é o filho adotivo de Jeff Bogard, que foi assassinado a sangue frio pelo chefão do crime Geese Howard. Agora, os dois irmãos vagam pelo mundo aprendendo artes marciais para que um dia consigam se vingar de Geese. Em relação ao torneio, Terry já nem sabe exatamente o motivo de competir todo ano, uma vez que, para ele, suas participações viraram rotina. Desta vez, contudo, ele está de olho em Shun’Ei, querendo ver o quão forte o jovem se tornou desde a edição anterior. 


11- Yashiro Nanakase

Depois dos eventos envolvendo a misteriosa aparição de Verse em The King of Fighters XIV, Yashiro voltou à vida ao lado de seus companheiros de time, Shermie e Chris, que são, além dele, duas outras encarnações da vontade de Orochi no mundo e membros da banda C.Y.S, da qual Yashiro é o guitarrista. Após tanto tempo no Limbo, quando se sacrificaram em prol de seu mestre, na edição ’97, o Intrépido e Decisivo, como também é chamado, e seus parceiros entram no torneio para tentar entender o motivo de terem sido ressuscitados — especialmente porque as mãos controladas por Shun’Ei foram justamente o que eles viram ao serem puxados do outro mundo de volta à vida. 


12 – King

Depois de tanto tempo integrando o Time Feminino ao lado de Mai e Yuri, King foi formalmente convidada por Ryo como a última integrante do time de Art of Fighting. Após agir por muitos anos como capanga de Mr. Big, um dos chefões do crime de South Town, a lutadora hoje é dona de um bar e prefere passar seu tempo livre criando novos drinques, mas não irá recusar um convite para a briga. Apesar de se aliar a Ryo e Robert (por quem tem uma queda) desta vez, nota-se que a moça ainda expressa enorme consideração por suas ex-colegas, Mai e Yuri, e continuará torcendo para que elas cheguem longe no torneio. 


13 – Mai Shiranui

Presente desde a edição ’94 e considerada o principal rosto feminino de The King of Fighters, a kunoichi do clã Shiranui não está para brincadeira. Utilizando um verdadeiro arsenal de técnicas ninja distintas, ela participa mais uma vez do torneio para provar que não deve nada a absolutamente ninguém e mostrará que é a maior lutadora e heroína da competição. Aliando-se a Yuri, sua parceira de longa data, e à popular idol Athena Asamiya, Mai também quer ir às forras com King, que a largou para integrar o time de Art of Fighting, e Andy, que a dispensou para se aliar aos seus tradicionais colegas de Fatal Fury — romance é romance, negócios são à parte. 


14 – Shermie

Assim como Yashiro e Chris, Shermie é um dos Reis Celestiais de Orochi que se sacrificaram para fazer seu mestre voltar à vida, e acabou ressuscitando sob circunstâncias misteriosas, além de ser a tecladista da C.Y.S.. Apesar de parecer uma típica patricinha viciada em moda e que gosta de passar seu tempo livre assistindo a filmes e brincando com seus hamsters de estimação, seu estilo de luta é singular, baseado em agarrões que se tornam bastante perigosos por conta de sua força prodigiosa. 


15 – Chris

Chris é o último membro do Trio Orochi, que acabou voltando à vida após o incidente envolvendo Verse no KOF XIV. O jovem vocalista da C.Y.S. não é exatamente chegado em artes marciais, mas ainda é um exímio lutador por conseguir aproveitar sua velocidade e baixa estatura para confundir e subjugar os oponentes — inclusive, a análise feita pelo GameBlast a respeito do beta aberto de The King of Fighters XV o apontou como um dos mais perigosos personagens do jogo. Apesar de jovem, Chris é provavelmente o mais responsável do trio, alegando que pretende guardar sua parte da premiação porque acredita que Shermie e Yashiro vão acabar gastando tudo com bobagens. 


16 – Ryo Sakazaki

Originário da série Art of Fighting, o Dragão Invencível é a clássica representação do artista marcial. Herdeiro e dono do dojô de karatê da escola Kyoukugenryu, sua participação em KOF XIV é motivada pela sua intenção de colocar seu treinamento à prova e adquirir novos equipamentos para seu dojô. Sem poder confiar em sua irmã, que ele acreditava estar fora de forma para o torneio, o que minaria suas chances de vitória, Ryo decidiu se aliar a seu melhor amigo e parceiro de longa data, Robert, e a King, a dona do bar Illusion. 


17 – Robert Garcia

O Mais Poderoso dos Tigres, Robert Garcia é o melhor amigo de Ryo e instrutor de artes marciais do Dojô Kyokugenryu, ao qual se uniu contra a vontade de seu pai, o magnata italiano dono da Fundação Garcia. Assim como Ryo, ele tem como objetivo participar do torneio no intuito de se provar como artista marcial, mas traz consigo o objetivo secundário de utilizar toda a exposição da competição para promover a Churrascaria Kyokugen, novo empreendimento do pai de Ryo, Takuma. 


18 – Leona Heidern

A Soldada Silenciosa é uma mercenária cuja primeira aparição se deu em The King of Fighters ’96, e é filha do Comandante Heidern, que a adotou após seu pai, Gaidern, contrariar e sucumbir ao poder de Orochi que corria em suas veias. Com receio de perecer do mesmo mal que seu pai, Leona é uma pessoa reservada que tenta ao máximo manter suas emoções sob controle, mesmo tendo encontrado uma nova família em meio aos Soldados Ikari. Ela ingressa na décima quinta edição do torneio em mais uma missão atribuída pelo comandante, cujo objetivo é observar Shun’Ei de perto no intuito de impedi-lo caso ele se deixe corromper pelos seus poderes e perca o controle. 

Revisão: Davi Sousa

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google