E3 2013: Entrando aos poucos na nova geração

Anúncios e lançamentos maravilhosos marcam a edição de 2013 da E3, e nossa equipe conferiu tudo pessoalmente, mais uma vez!

Dando continuidade à retrospectiva da E3, é hora de relembrar o que houve na edição de 2013 do maior evento de jogos do mundo. Uma equipe do GameBlast esteve presente no evento pela segunda vez, o que rendeu muitas novas aventuras e experiências em Los Angeles. Vamos conferir as promessas, anúncios e jogatinas que os dias 11, 12 e 13 de junho de 2013 nos proporcionaram!
Confira os Blast Logs que fizemos durante cobertura in loco da E3 2013 para mais detalhes de nossas impressões:
Blast Log 1: Os preparativos para a E3 2013: credenciais, compras e reunião de abertura
Blast Log 2: O dia das conferências pré-E3 2013: as aventuras e tudo o que vimos nas primeiras apresentações
Blast Log 3: Nintendo Direct e o primeiro dia da E3: colocando as mãos nas novidades da feira
Blast Log 4: PS4, Wii U e Xbox One em mãos: conheça nossa jornada no segundo dia de E3!
Blast Log 5: Dia final de E3: Fomos conferir as novidades que faltavam e contamos tudo, e um pouco mais

Microsoft: gostinho da nova geração

Depois da E3 2012, um ano com poucos anúncios realmente interessantes e informações sobre o Xbox One bastante escassas, esperava-se que 2013 fosse muito diferente — para melhor. A conferência da Microsoft exibiu alguns lançamentos para o novo console da empresa e deixou os fãs na expectativa: valeria mesmo a pena investir naquele console da nova geração?

A conferência mostrou um novo modelo para o Xbox 360 baseado no design do Xbox One e que seria disponibilizado para compra no mesmo dia. Alguns jogos para o Xbox 360 foram exibidos, como uma versão de World of Tanks e os multiplataformas MGS V: Phantom Pain e Dark Souls II.

Em seguida, o foco foi direcionado a jogos exclusivos para o Xbox One. Trailers dos promissores Ryse: Son of Rome, Killer Instinct, Sunset Overdrive e Forza Motosport 5 foram exibidos, criando muita expectativa para os que estavam curiosos quanto aos primeiros jogos do novo console.

Outros jogos também recebem destaque no palco da apresentação, como uma versão para o Xbox One do famoso Minecraft, Quantum Break, D4 e Project Spark. A tecnologia do SmartGlass e outras novidades foram melhor explicadas, como alterações na assinatura da Xbox LIVE. Na sequência, outros lançamentos como Dead Rising 3, The Witcher 3: Wild Hunt, Battlefield 4, Titanfall e um novo jogo da série Halo, que viria a ser Halo 5: Guardians.
Após uma retrospectiva dos títulos recém-anunciados, o Xbox One ganha finalmente sua data de lançamento: novembro de 2013. No evento, nossa equipe testou e aprovou o que pode jogar de títulos a serem lançados para o novo console da Microsoft, criando novas esperanças e expectativas para seu futuro. O novo controle, inclusive, foi uma das novidades mais observadas pelos membros da nossa equipe.

Nintendo: retomadas e poucas novidades

Ao invés de fazer uma grande conferência no palco do evento, a Big N exibiu um Nintendo Direct logo no primeiro dia do evento, 11 de junho. Muitos fãs ficaram entusiasmados diante de tantas promessas interessantes — quase todas previsíveis ou previamente anunciadas, mas bastante desejadas. Infelizmente, as expectativas criadas para novos jogos das séries Metroid e Star Fox não tornaram-se realidade.

Satoru Iwata apresenta o Direct, como de costume; ele começa exibindo os jogos first-party. O primeiro trailer da manhã foi do novo par de jogos dos monstrinhos de bolso: Pokémon X e Y (3DS), que trazia uma novíssima região a explorar (Kalos) e introduzindo o tipo Fada à franquia. Aquele era o primeiro lançamento da série principal para o novo portátil da Nintendo, o que já estava deixando vários fãs ansiosos por uma confirmação da data de lançamento.

Logo em seguida, o foco direcionou-se especialmente a jogos para o recentemente lançado Wii U, como o novíssimo Super Mario 3D World e um muito aguardado Mario Kart 8. Para a franquia Wii, Wii Party U chega voltado ao multiplayer amigável e Wii Fit U retoma a proposta de exercícios físicos moderados, dessa vez com o Fit Meter, uma espécie de podômetro. Art Academy é anunciado levando em conta as belas artes feitas pelos fãs no Miiverse.
Os jogos third-party também tiveram um momento especial no Direct. Jogos como Assassin’s Creed IV: Black Flag, Rayman Legends, Sonic Lost World e Watch_Dogs receberam curtas exibições que traziam as respectivas datas de lançamento. Próximos jogos a serem lançados para as eShops do Wii U e 3DS (incluindo indies) também foram destacados.

O Wii U ganhou ainda mais destaque, com amostras de novos jogos como o remasterizado The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, The Wonderful 101, X, uma incrível continuação para Bayonetta e um inesperado Donkey Kong Country: Tropical Freeze. A atração principal da Nintendo foi deixada por último: Super Smash Bros. for Wii U & 3DS certamente era o mais aguardado de todos os títulos apresentados e por isso teve vários minutos de exibição de trailers e novos personagens que logo se juntariam à pancadaria.

Para encerrar o Direct, Iwata apresentou uma visão do estande da Nintendo, onde os que estivessem presentes poderiam jogar vários dos jogos apresentados e outros não citados, como Pikmin 3. Após o término da exibição do Direct, nossa equipe foi ao evento VIP da Big N, o Wii U Software Showcase, e pode experimentar demontrações de diversos lançamentos recém anunciados para 3DS e Wii U, além de apresentações e conversas com outros desenvolvedores e ícones da Nintendo.

Sony: a gigante sobe ao palco

A presença da Sony na E3 2013 ficou marcada por grandes anúncios. No geral, a empresa conseguiu dividir bem sua apresentação entre seus consoles. Foi a primeira vez que pudemos ver o visual do PlayStation 4. Ele chegou com tudo mostrando um pouco do que teríamos na oitava geração de consoles. Além disso, foram divulgados vários jogos para PlayStation 4, PlayStation 3 e PlayStation Vita.

A conferência da Sony começou pelo Vita, que era uma peça chave para a empresa, que pretendia fazer com ele um link entre a sétima e a oitava geração. Alguns novos títulos foram anunciados para o portátil, entre eles remakes de jogos do PS2, como God of War e sua sequência, Final Fantasy X/X-2 e Dead Nation. Além disso, outros lançamentos para o portátil como Tearaway, dos mesmos criadores de LittleBigPlanet, Killzone: Mercenary e Destiny of Spirits foram anunciados.

Após destacar as novidades para seu portátil, foi a vez da Sony dar atenção ao PlayStation 3, especialmente no jogo que estava em vias de lançamento: The Last of Us. A empresa mostrou um novo trailer do game que seria lançado no dia seguinte, deixando a plateia enlouquecida. Além desse trailer, a Sony mostrou algumas outras novidades para o console, como Puppeteer e Rain.

Fechando as novidades para o PS3, houve um grande destaque para BEYOND: Two Souls, que havia sido mostrado na E3 2012, mas até então não se sabia muita coisa sobre ele. Um trailer com mais detalhes sobre a jogabilidade e o modo história foi revelado. Houve também um novo trailer de Batman: Arkham Origins, no qual foi possível ver alguns novos cenários, inimigos e vilões, com a revelação de que haveria conteúdo adicional exclusivo para o console da Sony. Essa sessão foi encerrada com um novo trailer de Gran Turismo 6.
A aclamação do público já previa que The Last of Us um dos melhores lançamentos dos últimos anos.
Antes de começar a tão aguardada parte sobre o PlayStation 4, a Sony anunciou um pacote de uma versão de PS3 com HD de 500GB, GTA V e um headset personalizado para o jogo. Finalmente chega a parte mais aguardada de sua conferência e a Sony revela o design do PlayStation 4. Após alguns detalhes sobre o hardware, houve o anúncio de que o PS4 teria suporte as funcionalidades do Music Unlimited e do Video Unlimited, que os jogadores poderiam comprar filmes, séries e música e que isso seria disponibilizado desde o primeiro dia do lançamento do console.

Houve um grande destaque para os desenvolvedores independentes nessa parte da conferência, sendo mostrados diversos jogos como Transistor, Don’t Starve (dos mesmos criadores de Mark of the Ninja), Mercenary Kings, Secret Ponchos, Outlast e Contrast. Esse fato se dá por um aspecto extremamente importante que o PS4 permite, que é a possibilidade dos próprios desenvolvedores publiquem seus jogos na plataforma, tornando o desenvolvimento de jogos para o PS4 muito mais acessível.
A conferência da Sony foi bastante robusta e teve muitos jogos de destaque, mostrando que mais uma vez a empresa não deixou a desejar em sua apresentação. Vale ressaltar que outros jogos como Final Fantasy XV, Kingdom Hearts III, Mad Max, Assassin's Creed IV: Black Flag, Watch_Dogs, NBA 2K14, The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited e Destiny também apareceram. Isso mostra que a Sony estava muito bem preparada para seu futuro e nossa equipe pode conferir tudo isso de perto para confirmar.

Algumas outras novidades

As conferências da Ubisoft, Konami e EA também tiveram sua importância durante o evento em Los Angeles. A Ubisoft mostrou um pouco de Watch_Dogs, Assassin’s Creed IV: Black Flag, South Park: Stick of Truth, Rayman Legends e Splinter Cell: Blacklist. Para mostrar a versão 2014 de Rocksmith, a empresa levou Jerry Cantrell, guitarrista do Alice in Chains. Fechando sua apresentação, revelou The Crew, mostrando que ainda se pode inovar em um jogo de velocidade e The Division, jogo de mundo aberto escrito por Tom Clancy.

Na conferência da Konami os destaques ficaram por conta de PES 2014, a revelação de que Kiefer Sutherland (o eterno Jack Bauer) será a Snake em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Castlevania: Lords of Shadow 2. Já na EA, os pontos altos foram Need for Speed Rivals, Battlefield 4, Titanfall, Star Wars: Battlefront, Dragon Age: Inquisiton e os já tradicionais jogos da EA Sports como FIFA 14, Madden 25 e NBA Live 14.

Depois de uma E3 2012 relativamente fraca, a E3 2013 veio para dar um gás no universo dos videogames introduzindo algumas informações e jogos que a nova geração de consoles poderia nos fornecer. Mesmo com lançamentos ainda um pouco distantes, a amostra dos consoles da oitava geração pode dar aos jogadores e aos fãs um gostinho do que viria pela frente. Além disso, houve um foco bem grande em jogos para a sétima geração, o que fez com que as conferências não deixassem a desejar em nada com a quantidade de bons trailers e projetos.

Esse é o espírito de toda a E3, ela sempre vem para preencher nossos corações e aumentar a ansiedade pelos lançamentos futuros. Nossa equipe esteve presente na E3 2013, assim como estará também nesse ano de 2015. Não deixe de acompanhar o site e confira, em breve, nosso texto sobre a E3 2014 para aumentar ainda mais as expectativas pelas conferências desse ano, que ocorrerão entre os dias 14 e 16 de junho.

Colaboração: Ana Krishna Peixoto
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis


Link para a matéria sobre a E3 1995.
Link para a matéria sobre a E3 2002
Link para a matéria sobre a E3 2003
Link para a matéria sobre a E3 2004
Link para a matéria sobre a E3 2005
Link para a matéria sobre a E3 2006
Link para a matéria sobre a E3 2007
Link para a matéria sobre a E3 2008
Link para a matéria sobre a E3 2009
Link para a matéria sobre a E3 2010
Link para a matéria sobre a E3 2011

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google