E3 2004 surpreende com Halo 2, God of War, Resident Evil 4 e o The Legend of Zelda mais realista

Halo 2, a ponta do Iceberg que foi Twilight Princess, a disputa entre PSP e DS, God of War, Fable e Doom 3 marcaram o último ano da sexta geração na E3.

Dando continuidade à retrospectiva E3 aqui do Blast, chegamos ao final da geração marcada pelo GameCubePlayStation 2 e Xbox, a sexta geração de consoles. A E3 2004 aconteceu em maio daquele ano e contou com mais de  65 mil profissionais da indústria de nada menos que 87 países diferentes (um recorde na época). Mais de 5 mil produtos foram divulgados e, desses, mais de mil foram divulgados pela primeira vez durante o evento.


Entre as grandes revelações da feira em 2004, tivemos o primeiro teaser do que viria a ser The Legend of Zelda: Twilight Princess, a demo de Halo 2 com multiplayer para 12 pessoas que roubou a cena no estande da Microsoft, além de vários outros grandes títulos. Então preparem-se para mais uma viagem no túnel do tempo!

Os portáteis dando as caras

Uma das batalhas mais aguardadas da E3 2004 era, de fato, a disputa entre os dois portáteis da nova geração: o PSP da Sony e o DS da Nintendo. Entretanto, a balança tombou para apenas um dos lados, pois enquanto a casa do encanador trouxe seu portátil com inovações curiosas como a caneta e as duas telas, tudo com a garantia de jogos com o dedo de Miyamoto em cena, a Sony se conteve em apresentar apenas o seu portátil em vitrines, falando da sua tecnologia, mas nada de jogos.

Kaz Hirai foi quem apresentou o PSP para o mundo durante a feira. Mostrou toda a potência e capacidade do portátil, porém sem a possibilidade dos jogadores tocarem e mexerem nele. Já o Nintendo DS atraiu olhares durante toda a feira, com novos conceitos de jogabilidade, especulações de novos títulos e aquele toque carismático que a Nintendo tem com suas plataformas. Essa era a despedida do Game Boy Advance e de tudo que o grande portátil ofereceu para todos.



EA surpreendendo a todos

A Electronic Arts sempre esteve presente nas E3, mas nunca teve realmente uma grande relevância em seus anúncios. Mas em 2004 isso mudou. A empresa chamou a atenção do público com grandes anúncios e um carisma digno da grande empresa que é. Na sua ala de esportes, a EA Sports, a empresa contou até com o lutador Muhammad Ali no estande para promover seus novos jogos.
Entre os títulos que mais chamaram a atenção, tivemos:.

  • The Sims 2: o simulador da vida real mais famoso do mundo recebeu sua segunda versão em 2004, depois de uma enxurrada de expansões. The Sims 2 trouxe gráficos renovados e muito mais belos, novas mecânicas de jogo, interações mais complexas entre os Sims e, é claro, outra chuva de expansões.


  • The Lord of the Rings: Battle for Middle-earth: com a onda de jogos de estratégia em tempo real a todo vapor com Warcraft III no seu primeiro ano de sucesso estrondoso após a expansão The Frozen Throne, a EA não perdeu tempo e lançou o seu RTS também. Battle for Middle-earth trazia os exércitos mais formidáveis do universo de Tolkien para a tela do PC, com mecânicas que lembravam Warhammer 40k em alguns pontos, o jogo fez sucesso.

  • Burnout 3 — Takedown: franquia que fez sucesso na época, recebeu seu terceiro capítulo na feira com uma trilha sonora de arrepiar. Com praticamente as mesmas mecânicas de Burnout 2, Takedown inova nos gráficos e acelera ainda mais o ritmo frentético da franquia. Tudo ao som de I'm Not Okay (I Promise), This Fire, Breathing e tantas outras músicas compondo uma coletânea de 44 músicas, uma inovação pra época.
  • Battlefield 2: anunciado em 2004, mas lançado somente no ano seguinte, a continuação do famoso Battlefield 1942 trouxe o campo de batalha para o período atual, com veículos, armas e cenários que remetem a guerras modernas. Além disso, o jogo apresentava cenários para multiplayer de até 64 jogadores simultâneos, chamando a atenção de muito marmanjo.

O Deus da Guerra, Resident Evil e a Microsoft bombando!

A Sony mais uma vez passou rápido pelos holofotes, mas dessa vez bem mais certeira do que com o PlayStation Portable. Em sua conferência apresentou um novo jogo que viria a ser uma das suas franquias de maior peso com o passar dos anos: God of War. O jogo de Kratos chamou a atenção desde a sua primeira cena com um ritmo frenético e violência sem igual. Um dos grandes nomes da feira.

Em seguida a Capcom também arrebenta de forma certeira com Devil May Cry 3: Dante’s Awakening (considerado por muitos como o melhor da franquia) e o marcante Resident Evil 4. O título de terror que trazia Leon como protagonista foi um divisor de águas na série, um marco na história da Capcom e, de fato, um ótimo game. Dessa vez, o título que antes estava prometido como exclusivo para GC, agora apareceria também no PC e no PS2.

Por fim, a Microsoft fez mais barulho na feira com estandes voltados para Doom 3, Dungeon Siege II, Forza Motosport e Fable. Mas mesmo com nomes de peso, não era possível jogar propriamente esses títulos. Foi aí que entrou o Ás da manga da empresa, com a continuação da sua mais famosa franquia para Xbox...



O fenômeno Halo 2

Enquanto nos outros estandes Doom 3F.E.A.R. e Half Life 2 só deram um “oi” rápido e prometeram aparecer mais em breve, a Microsoft foi além com seu carro-chefe e preparou uma dose cavalar de Halo 2 para o público. O resultado? Um dos jogos mais comentados de toda a E3 2004.

O jogo dava continuidade à história de Master Chief e fez um sucesso estrondoso tanto na E3 quanto depois dela. No primeiro dia do seu lançamento, em novembro daquele ano, fez a bagatela de 125 milhões de dólares. Foi também o jogo mais vendido do Xbox com mais de 10 milhões de cópias vendidas.
Com essa pérola na mesma E3 que a Sony trazia God of War, só faltava uma peça do tabuleiro para que essa fosse uma E3 digna de ser lembrada por anos. E a Nintendo trouxe essa peça para encerrar com chave de ouro a disputa... 

Um novo Zelda a caminho

A conferência começou com o não tão velho conhecido assim na época Reggie Fils-Aime, trazendo novidades como Animal Crossing DSMario Kart DSPokémon Fire Red/Leaf GreenThe Legend of Zelda: The Minish Cap e o Game Boy Advance SP. Até aí tudo bem, tinha vários títulos de peso para o novo portátil, sem deixar de prestigiar por uma última vez os amantes do bom e velho GBA. Porém faltava algo no console cúbico da Nintendo.

Eis que as luzes se apagam e um vídeo surge no telão. Com poucas cenas o público já foi a delírio coletivo. Um novo The Legend of Zelda estava em produção para o GameCube. E o mais bombástico de tudo eram seus gráficos: realistas e sombrios, um marco para a série. Como se não bastasse, quando as luzes se reascenderam, ninguém menos que Shigeru Myiamoto, com Hylian Shield e Master Sword em mãos, surgiu para falar um pouco mais sobre o game.


Infelizmente o jogo não chegou a ser lançado naquele ano, nem no seguinte. The Legend of Zelda: Twilight Princess só chegou às prateleiras depois da E3 2006, mas isso já é pra outra matéria de retrospectiva que vocês lerão em breve! Por aqui fica só esse primeiro vislumbre de um dos melhores The Legend of Zelda lançados.

E aí, pessoal? Estão curtindo a retrospectiva aqui do Blast? Preparem-se pois logo, logo chegaremos em 2005 com Call of Duty 2, Need for Speed: Most Wanted, Star Wars Battlefront II, Pokémon XD e, claro, World of Warcraft! Até a próxima!

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google