E3 2008 ocorre com tamanho pequeno, conferências mornas e muitos jogos

Evento de 2008 foi peculiar por apresentar muitos jogos que chamamos hoje de clássicos em conferências monótonas e até desastrosas.



Chegamos a 2008, um ano em que a Los Angeles dos videogames esteve vazia, ainda impactada pelos eventos de 2007. Mesmo com um público menor, as grandes estrelas deste universo que amamos, os jogos, marcaram presença forte. Alguns dos títulos anunciados neste ano permanecem em nossos corações pelo impacto que causaram, algumas vezes negativo, mas, em geral, muito bem sucedidos. Confira aqui o que apareceu na feira neste ano:


Microsoft veio para manter a liderança nas américas

Dois anos e meio após o lançamento do Xbox 360, a Microsoft detinha a liderança do mercado americano, tanto na venda de consoles, quanto na de softwares. Para manter este status, abriu sua conferência apostando em apresentações e gameplays de títulos de peso, como Fallout 3, Resident Evil 5 (que mostrou que o caminho da franquia seria partir para a ação), Fable 2 e Gears of War 2.

Em um ano onde as redes sociais se consolidavam como uma realidade querida pelas pessoas, a Microsoft ainda apresentou uma Xbox Live repaginada, voltada agora para uma caracterização das pessoas, com o uso de avatares. A Xbox Live e o Xbox Live Arcade, com suas experiencias online sólidas, eram, segundo os apresentadores, o grande diferencial do console em relação aos concorrentes e eles desejavam tornar esta experiência mais incrível ainda. Jogos como Geometry Wars 2, Uno, 1 vs 100 e um novo Galaga foram anunciados para o serviço.

A nova Live
Um bom espaço da conferência foi dedicado à apresentação de serviços, como a parceria com os principais canais de TV dos Estados Unidos e também com o Netflix. A venda de músicas, que estava trazendo muito lucro, aumentaria sua biblioteca, mas é claro que os jogos não fugiriam disso: os títulos musicais, dentre os quais o poderoso Guitar Hero, poderiam ter novas músicas compradas online.

A conferência ainda apresentara novos jogos da Rare, o Banjo & Kazooie: Nuts and Bolts e um novo Viva Piñata, além de muitos títulos de thirds parties, dentre os quais uma grande aposta de sucesso (que acabou não se consolidando tanto assim): The Last Remnant. Todavia, o que levou o público ao delírio foi a grande surpresa final: Final Fantasy XIII, a gigante da Square-Enix viria para o ocidente também no X360.

Uma Nintendo constrangedora

Com o Wii e o DS liderando as vendas globais de consoles, a estratégia da Nintendo era clara: agradar ao público casual, mas sem se esquecer de seus fãs fiéis. Entretanto, isto foi feito em uma conferência na qual sobraram números e falou carisma. O evento foi aberto com uma apresentação de Shaun White e o jogo de Snowboarding que levava seu nome, com a nada carismática Cammie Dunaway, que, sem largar o sorriso nunca (em uma conotação negativa), foi responsável por apresentar os jogos com apelo mais familiar.

Muitos jogos, dentre os quais franquias da Nintendo, mas principalmente de thirds, foram mostrados, como Animal Crossing: City Folk (em conjunto com um novo acessório, o Wii Speak), Guitar Hero: on Tour, Spore Creatures e Call of Duty: World at War, o que mostrava que o crescimento da biblioteca dos consoles Nintendo estava em sintonia com o de consumidores. Contudo, apenas o então exclusivo de DS Grand Theft Auto: Chinatown Wars conseguiu levantar o público. Mesmo o Wii Sports Resort, que apresentava o Wii Motion Plus — acessório cujo objetivo é dar mais precisão ao controle do Wii, aumentando sua longevidade —, não conseguiu levantar os ânimos do público. Público este que estava ansioso pela tal nova IP criada por Miyamoto.
O Miyamoto vai lançar franquia nova! Wii Music...
E, como dizem, quanto maior a altura, maior a queda. O esperado jogo da grande mente da Nintendo era o Wii Music, mais um jogo voltado para o público casual. Não que isso em si seja um problema, mas não era o que o público mais hardcore idealizava de uma nova franquia de Miyamoto. Some a isso a apresentação constrangedora do jogo e tivemos um ano para nunca mais ser repetido pela Nintendo.


Sony quer mostrar que ainda está no páreo

Após um começo fracassado devido a tomada de estratégias erradas, a Sony estava querendo correr atrás do prejuízo. Sua conferência foi focada em convencer o público de que o PS3 já era o melhor console do mercado, e só melhoraria daqui pra frente. Para isso, começou sua conferência mostrando um gameplay de Resistance 2, da Insominiac Games, como aposta de novembro. Logo depois, uma apresentação original de números de vendas e dos Greatest Hits, jogos de sucesso que entrariam em promoção, através de uma fase de Little Big Planet projetada com esta finalidade. Neste momento, houve o cuidado de deixar claro para o público que o PS2 não foi abandonado.

As experiências online foram parte do foco da conferência. Primeiro com a PSN oferecendo vários jogos de menor orçamento, com destaque para Ratchet & Clank Future: Quest for Booty, feito exclusivamente para o meio digital, além de conteúdos extras para Gran Turismo 5: Prologue. Após isto, como já é comum nas apresentações da empresa, era a hora de apresentar as melhorias em troféus, PlayStation Home e serviços de aluguel de filmes e programas de TV.
O PSP continuava forte, com os bundles de Ratchet & Clank e Madden XX. O jogo Resistance Retribution, bem como diversos outros, foram apresentados como forma de enriquecer a biblioteca do portátil. Como se pode ver, a Insomniac foi bastante estratégica para a Sony em 2008. Houve a apresentação de DC Universe Online, além de diversos thirds e jogos exclusivos que já existiam ou viriam para o console.

Mas o público queria saber das grandes apostas, e elas vieram com a confirmação de God of War 3, extasiando os presentes. Além disso, a nova IP inFamous, produzida pela Sucker Punch, dava suas caras ao mundo pela primeira vez. A grande aposta da Sony, entretanto, era com MAG: Massive Action Game, que prometia fazer no PS3 o que seria impossível em qualquer outro hardware do mercado.

Um ano vazio, mas com muitos jogos

Embora tenha sido uma exposição com presença menor de pessoas em relação as anteriores, consequência de eventos anteriores, esta foi uma E3 recheada de jogos para testar. Dentre os que são sucessos hoje, tivemos Mirror’s Edge, Street Fighter IV, Left 4 Dead, Fat Princess, de Blob, Braid, Flower, Borderlands, Marvel: Ultimate Alliance 2, Mega Man 9 e dezenas de outros. Para quem queria ver títulos interessantes, Los Angeles estava recheada deles em 2008.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google