E3 2011: Wii U, Kinect, Vita e promessas

Buscando conquistar os jogadores, Nintendo, Microsoft e Sony mostram suas armas em Los Angeles.



O mundo dos jogos é cheio de altos e baixos e cabe às empresas tentarem convencer que seu produto é o melhor no meio de tantos. Se por um lado a E3 de 2011 foi palco de tentativas louváveis e promessas interessantes, por outro olhamos para trás e vemos que muito do que foi dito ali ficou um pouco longe de se concretizar. Embarque com a gente direto para o Los Angeles Convention Center e relembre grandes jogos, promessas e momentos de nossa querida indústria.

Microsoft vem recheada de Kinect, jogos e gameplays (e gafes)

A Microsoft veio com uma conferência longa, de uma hora e meia, mas com uma presença massiva de jogos. A conferência abriu com um gameplay de quase dez minutos do esperado Call of Duty: Modern Warfare 3 (e um famoso erro de controle desconectado), levantando o público já de cara. Logo em seguida, após apresentação de Don Mattrick, houve gameplay do novo reboot de Tomb Raider, que apresentava uma nova origem para Lara Croft. Logo depois, foi a vez de uma miniconferência da EA, que apresentou seus jogos de esporte e gameplay de Mass Effect 3, com a Bioware.

Logo depois, a Ubisoft veio trazer suas franquias, começando por Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier, que viria com funcionalidades de montar e utilizar armas exclusivas para Kinect que animaram o auditório. O Kinect, a propósito, foi o grande foco de boa parte da conferência. Um novo menu, responsivo ao acessório, além de vários jogos, vinham para o Xbox 360. Uma apresentação de um novo UFC com Dana White também apareceu.
Que a Microsoft se esforçou em explicar e vender o Kinect ninguém pode negar.
Então foi a vez de Phil Spencer, então presidente da Microsoft Studios, trazer o que viria de lá exclusivamente para Xbox 360. E foi muita coisa legal. Gameplay de Gears of War 3, a recém-apresentada franquia Ryse (com suporte para Kinect, óbvio), o remake do primeiro Halo: Combat Evolved, chamado Anniversary, a quarta edição da franquia Forza Motorsport e Fable Journey. Um namoro com a Mojang já começava a surgir com o primeiro port do gigante Minecraft para um console, utilizando o poder do novo acessório do Xbox 360.

Uma parceria com a Disney que prometia trazer o parque para o console via Kinect foi anunciada em um gameplay gigante e monótono. Mas, como um anúncio de um casamento que logo chegaria, Kinect Star Wars chegou com um gameplay que acordou, e muito, o público. Tim Schaffer também queria brincar com o acessório mais falado do momento e trouxe um jogo da Vila Sésamo, o Sesame Street: Once Upon a Monster, para o palco.
A ideia de empunhar um sabre de luz faz qualquer fã da série ir ao delírio. Pena que...
Mas o que animou as pessoas presentes na conferência foi o poder do Kinect de virtualizar a realidade, copiando faces, roupas e objetos para dentro das televisões com alta fidelidade. Neste momento, o Kinect Sports foi anunciado, em uma tentativa de trazer um público casual para o console (a apresentação do futebol americano foi uma das mais hilariamente embaraçosas da história das E3). Além disso, Dance Central 2 também era anunciado.

Entretanto, o que todos esperavam ficou para o final. Master Chief, que já havia aparecido na seção da Microsoft Studios, fez seu papel com o anunciado Halo 4, fechando a conferência com chave de ouro e um grande jogo anunciado para as festas de 2012.

Nintendo vem recheada de novos jogos para 3DS e um novo console (e promessas)

A conferência da Nintendo começou com imagens de The Legend of Zelda, parte das comemorações dos 25 anos da série, e às vésperas do lançamento de Skyward Sword. Shigeru Miyamoto esteve no palco durante a apresentação. Cedeu o lugar a Satoru Iwata para que a Big N começasse a apresentar sua mais nova aposta: o Wii U.

Relembrando como o Wii atraiu muitos jogadores diferentes, a Nintendo prometia uma plataforma que fosse igualmente atrativa aos jogadores casuais e à audiência que vê nos videogames sua principal atividade de entretenimento. Mas essa era uma promessa para 2012, e Iwata logo relembrou que 2011 seria um ano cheio de lançamentos para 3DS.
E o estande da Big N naquela E3 estava como: daquele jeito.
Aí foi a vez de Reggie Fils-Aime entrar no palco e falar do portátil. De cara o foco foram os novos jogos: Mario Kart em sua melhor forma para o 3DS, com partes da pistas no ar e submersas na água; Star Fox 64 3D chegava para relembrar, nas palavras de Reggie, a sensação que as pessoas tiveram de voar em um espaço 3D em 1993, só que dessa vez realmente em 3D; Super Mario 3D Land (que na época ainda não tinha nome) era a primeira incursão em 3D feita do zero para um portátil da série e foi mostrada após uma piadinha infame do Reggie envolvendo a Tanooki Suit; um belo trailer de Kid Icarus Uprising mostrou um bocado do jogo, que já havia sido anunciado na E3 anterior; e por fim um trailer de Luigi’s Mansion 2 (que ainda não era Dark Moon) já mostrava um pouco deste jogo

Com a atenção da Nintendo para o 3DS já devidamente apresentada, chegou a vez de mostrar, rapidamente, títulos Third-Party que estavam sendo preparados: Resident Evil Mercenaries 3D, Ace Combat 3D, Resident Evil Revelations, Tekken 3D e Metal Gear Solid: Snake Eater 3D, entre outros. 

Coube a Reggie Fils-Aime apresentar e explicar o nome do novo console da Big N. Hoje a gente sabe que muita gente aponta esse nome como um dos fatores que atrapalham o console no mercado, mas na época do Wii foi a mesma coisa e acabou vendendo muito bem e sendo sucesso, então dessa vez a galera embarcou um pouco mais na ideia. Mas a primeira coisa a ser apresentada, e apontada como o grande diferencial, foi o novo controle do Wii U.

Um vídeo mostrou as diferentes funcionalidades do console e, principalmente, do controle, e no seu fim apareceu aquela famosa tech demo do Link contra a aranha (quem diria que estaríamos em 2015 ainda esperando o novo jogo da franquia para o Wii U).

Iwata retornou ao palco para falar melhor do Wii U e suas especificidades, e logo chamou um vídeo com o Miyamoto falando sobre as novas formas de se fazer e jogar games que o console proporcionaria. Para ele, o Wii U traria numerosas formas diferentes de se jogar.

A gente queria ouvir mesmo é quais novos jogos pintariam na nova máquina da Nintendo, e Iwata se encarregou de anunciar que um novo Smash Bros. estava sendo preparado para 3DS e Wii U, levando o público ao delírio. Além de algumas demonstrações de protótipos, Reggie anunciou uma parceria para fazer um jogo Lego. 

Um outro vídeo mostrou diversos desenvolvedores e diretores de Third-Parties falando do Wii U e suas possibilidades, de como estavam empolgados: profissionais da EA, Ubisoft, THQ, Warner, Namco Bandai, até mesmo o Ken Levine apareceu falando. Bom, hoje sabemos como essa história acabou, e mesmo que a falta de apoio de thirdies que o Wii U hoje sofre possa ser culpa da própria Nintendo e de uma parte de sua base de fãs, naquele momento todos enxergavam um esforço da Big N em trazer essas empresas para seu console.

A conferência terminou com Reggie convidando todos a experimentar os novos jogos para 3DS e o novíssimo Wii U.

Sony vem com alguns jogos de peso e um novo portátil (e muito falatório)

A poderosa Sony começou sua conferência com o já habitual longo e chato trailer com vários flashes de jogos e alguma música irritante. Jack Trenton subiu ao palco para falar um pouco sobre a queda da PlayStation Network, já que não dava para ignorar o assunto. Após o CEO falar um pouco das funcionalidades online do PlayStation, os presidentes da Naughty Dog mostraram a demonstração de Uncharted 3: Drake’s Deception (aquela famosa do navio).

Focando em seus exclusivos, o segundo jogo a ser demonstrado no palco foi Resistance 3. Se por um lado havia atenção para os games, por outro a empresa gastou muito tempo focando no suporte 3D que os jogos teriam, o que acabou deixando a conferência muito longa e com a sensação de que houve menos títulos apresentados.
Dava para experimentar o modo multiplayer de Uncharted 3 no estande da Sony.
Para mostrar o PlayStation Move, a Sony trouxe Kobe Bryant para jogar NBA 2K12 no palco. E continuou gastando bastante tempo com o Move que, convenhamos, pouca gente liga e, em pleno 2011, dava um tanto de vergonha alheia ser mostrado com tanto estardalhaço por parte da empresa, visto que era algo que já havia sido feito há alguns anos no Wii (e que rendeu bons jogos) e de maneira ainda mais eficaz no Kinect (que não rendeu tantos bons jogos assim, mas que representava uma tecnologia mais interessante).
Sony apostando pesado no Move e no PlayStation Vita.
Voltando aos jogos, o próximo a ser mostrado foi Warhawk, seguido por Sly Cooper: Thieves in Time. Depois foi a vez de Dust 514 ganhar a atenção dos presentes, e Bioshock Infinite ser apresentado em um trailer empolgante.

Aí chegou o momento da Sony apresentar seu mais novo portátil, o PlayStation Vita, e claro que ele chegou cheio de promessas (hoje é fácil para a gente sentir constrangimento com tantas promessas em relação ao Vita, Wii U e outros produtos, mas na época, como em qualquer momento, as empresas tentavam apenas vender seu peixe).

O portátil realmente tem um processador poderoso e o primeiro título a tentar ganhar o coração dos jogadores foi Uncharted: Golden Abyss. Outros jogos como Ruin e Modnation Racers também apareceram. A empresa encerrou sua conferência prometendo que suas duas plataformas seriam as que teriam mais e melhores jogos nos próximos anos.

Desenvolvedoras vem com títulos importantes (e outros nem tanto)

A Konami preparava o lançamento de Metal Gear Solid: Snake Eater 3D e, com a ausência de Hideo Kojima no evento, acabou focando em títulos da série Sillent Hill. Kojima apareceu em um trailer para assegurar que Metal Gear Solid: Rising estava a todo vapor e iria ser lançado em 2012 (na época o projeto ainda não havia sido rebatizado e passado para a Platinum).
Galera da publicidade não brinca em serviço.
A Electronic Arts continuava apostando em seus títulos esportivos, bem como no aguardado Mass Effect 3. Além destes anunciou a versão de The Sims para as redes sociais (vulgo Facebook). A Activision trouxe mais uma versão de Call of Duty, desta vez Modern Warfare 3.
Um grande banner de Battlefield 3. Participação especial de Geralt e The Kid na foto.
Ubisoft apresentou seu Rayman Origins e Assassin’s Creed: Revelations. A Warner e a Rocksteady chegaram com seu Batman: Arkham City, enquanto a Square Enix apresentava o reboot de Tomb Raider, Hitman: Absolution, Deux Ex: Human Revolution e a segunda sequência direta de um Final Fantasy: XIII-2.

Além dos jogos para 3DS, a Capcom trouxe Resident Evil: Operation Racoon City, Asura’s Wrath e DmC: Devil May Cry. A Bethesda se preparava para lançar The Elder Scrolls V: Skyrim, jogo que viria a se tornar o melhor do ano em diversas votações. 
Muita gente, muita alegria e Deux Ex: Human Revolution.
A Namco Bandai trouxe alguns jogos da série Tales Of: Graces F e Abyss (3DS), e o melhor jogo da geração na opinião do Pedro (colaborador desta matéria): Dark Souls. Ainda estiveram presentes na feira títulos como Prey 2, Catherine, Dead Island, Sonic Generations, Alien: Colonial Marines e o maravilhoso Bastion.
Não deixe de conferir a nossa próxima matéria sobre a E3 2012 e mais um ano cheio de novidades e briga ferrenha pelo coração dos jogadores. Não deixe de comentar também quais desses jogos você se interessou na época, e se eles corresponderam ou não às suas expectativas!
Colaboração: Pedro Vicente
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Peterson Barros
Link para a matéria sobre a E3 1995.
Link para a matéria sobre a E3 1996.
Link para a matéria sobre a E3 1997.
Link para a matéria sobre a E3 1998.
Link para a matéria sobre a E3 1999.
Link para a matéria sobre a E3 2000.
Link para a matéria sobre a E3 2001.
Link para a matéria sobre a E3 2002.
Link para a matéria sobre a E3 2003.
Link para a matéria sobre a E3 2004.
Link para a matéria sobre a E3 2005.
Link para a matéria sobre a E3 2006.
Link para a matéria sobre a E3 2007.
Link para a matéria sobre a E3 2008.
Link para a matéria sobre a E3 2009.
Link para a matéria sobre a E3 2010.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google