E3 2009 retorna à glória com Alan Wake, Uncharted 2 e o um novo Mario

Depois de dois longos anos de confusão, modificações e fracassos, a E3 2009 volta ao formato original da feira e recupera toda a glória do passado.

As edições de 2007 e 2008 da Electronic Entertainment Expo deixaram a desejar em muitos pontos. Isso causou polêmicas e até protestos ao longo dos dois anos onde a feira tentava ser tudo, menos uma E3. Dessa forma, a Entertainment Software Association (ESA), admitindo o próprio erro, deu um passo atrás e, na 15ª edição do evento, resolveu voltar ao formato clássico dela, o que provou ser a melhor coisa que já fizeram.


Com as grandes empresas dando um show de qualidade em anúncios estonteantes e demos alucinantes, a E3 2009 se diferenciou da maioria sendo uma das maiores e mais bem avaliadas edições da feira. Isso tudo mesmo com a edição sendo fechada ao público ainda. A E3 2009 contou com mais de 200 expositores e ultrapassou a marca de 40 mil pessoas que passaram por lá entre os três dias do evento.

O motivo para tantos aplausos e gritaria você confere ao longo do texto, com o anúncio de títulos e franquias que ecoam até hoje. Então prepare sua Ocarina, DeLorean ou TARDIS, pois vamos embarcar em mais uma Retrospectiva E3.


Microsoft abre alas em grande estilo

Uma mensagem precisava ser modificada rapidamente com a feira de 2009. Precisava ser tirada da cabeça dos participantes a imagem negativa que ficou cravada nas edições anteriores. A Microsoft se preocupou com isso e, já no início do evento, abriu suas apresentações com um verdadeiro show de divulgações, deixando quem passasse por lá de boca aberta com tamanha qualidade e quantidade de títulos.

A fabricante do Xbox 360 mostrou, em grande estilo, a surpreendente demonstração ao vivo de Call of Duty: Modern Warfare 2, que fez sucesso instantâneo. Além disso, também anunciou uma franquia até então inédita: Alan Wake, jogo de terror psicológico da Remedy que, assim como CoD, surpreendeu a todos e gerou comentários positivos ao longo da feira e dos meses que antecederam seu lançamento, no início do próximo ano.


Mas isso não foi tudo o que a casa do Xbox tinha a oferecer em 2009. Halo 3 teve seu preço e data de lançamento oficializados ao mesmo tempo em que um novo título da franquia era anunciado, o famoso Halo: Reach. Além disso, Forza Motosport 3 também foi anunciado.

E depois disso, algumas thirdy party entraram para anunciar e demonstrar grandes títulos que chegariam ao X360 em breve. Foram elas: a cada vez mais grandiosa Valve, com Left 4 Dead 2; e a Realtime Worlds com Crackdown 2. Ninguém menos que o próprio Hideo Kojima também marcou presença, demonstrando o novo Metal Gear Solid:  Rising. Enquanto Paul McCartney e Ringo Starr faziam sua participação especial apresentando o novo The Beatles: Rock Band, com várias das faixas que estiveram presentes no título.



Para encerrar com estilo, a Square Enix trouxe Final Fantasy XIII para ser demonstrado rodando em um Xbox 360. Acreditem quando digo que essa foi “só” a apresentação da Microsoft na feira. E ela está longe de ser a única que atraiu grande quantidade de olhares. Aguenta coração!

Crysis, Assassinos e a melhor luta Jedi em anos!

Os próximos nomes a serem comentados na feira seriam, sem dúvidas, os da Crytek, Ubisoft e EA Games. Seguindo o modelo da gigante Microsoft, as três thirdies não pouparam espaço para divulgar seus títulos grandiosos. O que só fez aumentar o hype com a 15ª edição da feira.

Primeiro, foi Crysis 2 que deu o ar da graça. A continuação do brilhante FPS da Crytek recebeu grandes elogios em sua demonstração na feira e o anúncio bombástico de que ele não seria mais exclusivos de PCs, chegando também ao PS3 e ao Xbox 360 em breve, garantiu alguns sorrisos. A EA fez mais um dos estardalhaços da feira, divulgando um gameplay de Mass Effect 2, continuação da franquia de RPG de sucesso da Bioware. A empresa deu continuação aos grandes anúncios, levando para a feira também a abertura cinemática do novo MMO Star Wars: The Old Republic, com cenas de luta que superaram várias das cenas dos próprios filmes da franquia da Lucas Arts.

Por fim, foi a vez da Ubisoft entrar com sua dupla de sucesso: Assassin’s Creed II e Splinter Cell: Conviction. Do primeiro, nada foi divulgado além da sua data de lançamento e de um vídeo de abertura que foi o suficiente para causar hype na plateia, enquanto do segundo, tivemos uma demo que atraiu olhares curiosos. Além disso, ainda contamos com Red Steel 2 e até James Cameron, em uma divulgação meia boca do jogo baseado no seu grande filme, Avatar.


É Nintendo, ou nada!

Depois de uma apresentação no mínimo desastrosa em 2008, a Nintendo também fez parte do time que “voltou com tudo” em 2009. Para começar, Metroid: Other M foi anunciado e, como praticamente todo título com Samus Aran como protagonista, foi um mega sucesso com cenas épicas de batalha e uma retrospectiva narrada da história passada de Samus. Como já é especialidade da Big N, a nostalgia foi usada como munição de ataque, o que deu muito certo, obrigado. 

Já não bastasse um novo Metroid, a Nintendo também anunciou dois novos jogos de Mario para Wii. Primeiro, a continuação do grandioso Mario Galaxy, Mario Galaxy 2 foi prometido com mecânicas renovadas e praticamente a mesma quantidade de conteúdo do seu antecessor, porém, com conteúdo totalmente inédito. Foi prometido também que sua dificuldade seria maior que a do primeiro jogo, o que de fato aconteceu. Além dessa pérola, um “paliativo” também foi anunciado enquanto aguardávamos. New Super Mario Bros. Wii prometeu levar toda a glória dos jogos clássicos do bigodudo para o console de mesa da Big N, aos moldes do primeiro jogo da série New, lançado para DS.

E por falar em Nintendo DS, o portátil de duas telas da empresa também não ficou de fora dos grandes anúncios com a presença de The Legend of Zelda Spirit Tracks, com estilo muito semelhante à Phantom Hourglass. O título, que foi apresentado pelo mestre Miyamoto, prometeu ter tanta qualidade quanto o seu antecessor. O que, mais uma vez, provou ser verdade. Aproveitando a onda de Zelda, Miyamoto emendou dando o primeiro gostinho do que viria ser um novo Zelda para Wii, o nosso futuramente conhecido Skyward Sword. Mas este foi só um gostinho para futuras E3.

Para encerrar o bloco nintendista da feira, uma enxurrada de outros games como Sin & Punishment 2, Wii Sports Resort, Camelot, Red Steel 2, The Grinder, Dead Space Extraction, Silent Hill: Shattered Memories e Muramasa: The Demon Blade.


Sony corre atrás do prejuízo e também surpreende

A 7ª geração não foi uma das melhores da Sony no quesito vendas. Com o console mais caro dos três e nem tantos exclusívos assim que justificassem a sua compra, a empresa precisava surpreender de alguma forma para trazer novos compradores para o PS3, além de tentar erguer também o PSP, massacrado pelo Nintendo DS desde o seu lançamento.

E assim a participação da terceira grande empresa na E3 fez por onde. Começou um tanto morna com a apresentação do novo PSPgo, novo modelo do portátil antigo que custava mais caro que o original e não atraiu muito. Também veio a divulgação do sensor de movimento do PS3, o PS Move. Atrasado na corrida dos sensores de movimento e absurdamente semelhante ao controle de Wii, foi outro dos elementos da apresentação que infelizmente não atraíram tanto, mesmo com um potencial interessante para futuros jogos.


Mas quando o assunto são jogos, aí sim a Sony acertou no ponto. Abusando do terreno sólido de suas franquias já conhecidas e renomadas, apresentou Uncharted 2: Among Thieves com um vídeo eletrizante para o PS3 e The Little Big Planet Portable, esbanjando criatividade para o PSP. Mas outro grande nome ainda seria anunciado na feira, um dos mais esperados pelos fãs.

God of War III recebeu um novo vídeo de gameplay incrível que mostrava a cena, agora clássica, de Kratos lutando em uma floresta, para só ao final percebermos que aquele cenário era todo um pedaço do ombro de Gaia, a titã da natureza, enquanto essa e vários outros titãs subiam o monte Olimpo, buscando a tão sonhada vingança contra Zeus. Impossível não se animar com uma apresentação dessas.


Gran Turismo 5 também marcou presença para o PSP, enquanto que a surpresa do dia ficou por conta de Final Fantasy XIV, anunciado para o PS3 como o primeiro game da franquia a ser um MMORPG. Isso, pouco tempo depois de anunciarem Final Fantasy XIII. Por fim, o Team ICO, responsável por pérolas como ICO e Shadow of The Collossus, começaria a novela que ficou conhecida como The Last Guardian. Jogo inspirador que chama atenção desde o seu primeiro anúncio… e que até hoje não foi lançado.

Uma E3 para ficar na história!

A edição de 2009 do maior evento de videogames do mundo surpreendeu. Foi, literalmente, uma volta dos mortos em grande estilo. Vários dos anúncios desse ano influenciariam anos à frente em suas linhas produtivas e isso demonstra como esse ano foi importante tanto para a indústria de games quanto para a feira em si. Foi um ano de recomeço marcado pelo fim da Trilogia Kratos, continuações impressionantes, a volta ao sucesso de Call of Duty e inspirações criativas para futuros games.

Pra encerrar... essa bela imagem do Reggie ;D
Se a E3 hoje cresce cada vez mais a cada ano, culminando no enorme sucesso da edição do ano passado, é muito devido a essa edição da feira, e isso é muito importante de ser lembrado. Agora é esperar para ver o que nos aguarda na E3 2015, será uma “nova 2009” ou então uma “infeliz 2008”? Só o tempo dirá. Enquanto não chegamos lá, continuem ligados aqui no GameBlast pois a Restrospectiva E3 ainda não terminou!

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google