Sony e Microsoft trocaram tapas de forma indireta em suas conferências do dia 10 de junho de 2013. Na manhã do dia seguinte, a Nintendo colocou no ar seu mais novo Nintendo Direct, substituindo a tradicional apresentação no Nokia Theatre. Será que sobrou espaço para o Wii U em meio ao duelo sanguinário entre PlayStation 4 e Xbox One? Bom, nós acompanhamos o Nintendo Direct e comparecemos ao Los Angeles Convention Center para conferir de perto as novidades do Wii U e experienciar pela primeira vez as novas plataformas da Microsoft e Sony. Venha conferir o que a Equipe GameBlast pôde vasculhar nesse primeiro dia de E3!
Nintendo agitando a manhã
Para vocês aí no Brasil, assistir ao Nintendo Direct às 11:00 pode ter sido tranquilo, mas para nós, aqui em Los Angeles, conferir a apresentação da Big N nos forçou a acordar às 7:00, após um cansativo dia de pré-conferências, e ter paciência para assistir ao vídeo com uma internet lenta. Bom, perdemos alguns trechos e tivemos de assistir muita coisa depois.No final a equipe ficou incerta se o que foi mostrado valeu o esforço para assistir. O que você achou?
Ok, foi emocionante ver o novo Super Mario, Mario Kart, Wind Waker HD, Super Smash Bros., X e Pokémon, mas nós já tínhamos ciência da aparição deles há alguns meses atrás. Mas, e o Metroid inédito? E um Star Fox completamente imprevisível? E uma nova franquia para surpreender a todos? Talvez só o que nos pegou de sopetão foi o novo Donkey Kong Country: Tropical Freeze, não?
Ok, foi emocionante ver o novo Super Mario, Mario Kart, Wind Waker HD, Super Smash Bros., X e Pokémon, mas nós já tínhamos ciência da aparição deles há alguns meses atrás. Mas, e o Metroid inédito? E um Star Fox completamente imprevisível? E uma nova franquia para surpreender a todos? Talvez só o que nos pegou de sopetão foi o novo Donkey Kong Country: Tropical Freeze, não?
| A equipe GameBlast enfrenta sufoco para assistir ao Nintendo Direct bem cedo direto do hotel. |
| Assistir ao Nintendo Direct, tanto a versão americana quanto a japonesa, foi um grande desafio |
Pois bem, ficamos com um gostinho de quero mais, mas, ainda assim, logo partimos para o Los Angeles Convention Center, pois os portões da E3 estavam prestes a serem abertos. Felizmente, pudemos conferir um evento VIP da Nintendo, o Wii U Software Showcase. Ele aconteceu no estande da Nintendo antes do pavilhão ser aberto e trouxe não apenas demonstrações de quase todos os novos games do Wii U e 3DS, como também apresentações ao vivo de estrelas como Shigeru Miyamoto, Eiji Aonuma, Masahiro Sakurai, Reggie Fils-Aime e Mario. Sim, Mario! O encanador bigodudo apareceu num telão e entreteu o público ao vivo por alguns minutos. Mario lia os crachás dos visitantes, fazia-lhes perguntas e agitava o público - tudo na carismática voz de Charles Martinet.
| Zelda marcou presença em dobro, com A Link Between Worlds (3DS) e Wind Waker HD (Wii U) |
Ouvimos as sábias palavras dos diretores de Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Bayonetta 2 e outros futuros sucessos do Wii U e ainda pudemos testar suas obras na companhia deles. Sim, isso significa jogar Pikmin 3 ao lado de Miyamoto e Wind Waker HD junto de Aonuma. Foi nessa apresentação fechada que Masahiro Sakurai apresentou a Wii Fit Trainer como lutadora jogável do novo Smash Bros. Também foi lá que demonstraram o primeiro gameplay ao vivo desse aguardado jogo. Mario e Mega Man atracaram-se diante dos espectadores, que assistiram a uma vitória triunfal do robozinho azul da Capcom.
![]() |
| Um duelo lendário que pudemos assistir rodando em tempo real |
De repente, as cortinas foram abertas e vimos que aquele salão da Nintendo era meramente o seu estande em meio à um oceano de outros. Ficamos um bom tempo no estande da Nintendo ainda, e pudemos testar não apenas as novas maravilhas para o Wii U, mas também pérolas do 3DS e conteúdos a serem disponibilizados via eShop. As nossas impressões você confere em breve, fique ligado!
| Sim, a apresentação exclusiva da Nintendo foi incrível! |
Xbox One em mãos
Logo que adentramos a E3, a Equipe Xbox Blast tratou de correr para o estande da Microsoft à procura de uma chance de colocar as mãos no Xbox One. A conferência da Sony deu uma rasteira e tanto no console da Microsoft, então foi nossa tarefa descobrir se ele é realmente incrível ou o próximo lanterninha dessa geração. O primeiro game que fizemos questão de desvendar foi, obviamente, o novo Killer Instinct. Ficamos sabendo que o título não é obra da Rare, mas de outro estúdio, o Double Helix. Ainda assim, as lutas que travamos contra outros visitantes foram ferozes, dinâmicas e sangrentas. Embora só tivéssemos duas opções de lutador (calma, outros estarão disponíveis), foi o bastante para nos apaixonarmos. Infelizmente, não foi essa a chance de empunhar o joystick do novo Xbox, pois a jogatina de Killer Instinct se realizou num controle ao estilo fliperama.
![]() |
| Novo Killer Instinct é uma grata surpresa e um fenomenal jogo de luta |
Logo depois, corremos para o que caiu como uma luva em nossa necessidade gamística: uma demonstração do controle do Xbox One. O controle tem quatro motores para vibração, que permite sensações bem realistas que aumentam a imersão do jogador. A ergonomia também impressionou, embora não tenhamos visto nada muito diferente do modelo do Xbox 360. Próximo à essa demonstração estava o novo Kinect. Sua tecnologia de captação de corpos é estonteante. Mudanças na expressão facial, movimento de cada dedo da mão, nada escapava às câmeras do acessório obrigatório do Xbox One.
Participamos também de conferências a respeito de Battlefield 4, Ryse: Son of Rome e Dead Rising 3, ambos jogados em tempo real no kit de desenvolvimento do Xbox One. Forza Motorsport 5 também nos deixou de queixo caído, ainda mais por que pudemos experienciar uma corrida num simulador. O novo Halo esteve longe de aparecer lá no stand da Microsoft, mas ao menos colocamos as mãos num spin-off para Windows Phone. Modesto, o título não impressionou muito.
![]() |
| Engatando o Xbox One |
Ei, mas e a Sony?
Bom, o PS4 é outro desejo nosso nessa E3. Queremos muito testar a nova plataforma da Sony e desvendar seus games, mas nosso foco nesse primeiro dia foi o Wii U e o Xbox One. Estamos bem ansiosos pelo PS4, então no próximo Blast Log traremos um pouco do que achamos do aparelho. Mas, como vocês devem se lembrar, o PS3 continuou em alta na conferência da Sony, e nós fomos atrás de um aguardado game para testar: Kingdom Hearts HD 1.5 Remix. Claro que não é o Kingdom Hearts III que queremos tanto jogar, mas foi ótimo passar mais alguns segundos no controle do Sora.
| Quietinho aí, PS4, já já vamos testá-lo |
Um resumo do primeiro dia de feira
Este primeiro dia de E3 serviu para acompanharmos as novidades de perto e fazer contatos com pessoas de diferentes equipes, sites e empresas. Estandes relacionadas à acessórios como o da Innex e da GameStick também foram conferidos, além de pequenas visitas aos estandes da Square Enix, Warner e também de negócios como o do Uol Boa Compra. Também conhecemos o pessoal da Pure Nintendo, uma galera bem informada e que conta com uma revista de puro visual e completo conteúdo.
Mas as coisas não param por aí. Hoje tem mais feira e vocês não perdem por esperar. Acompanhem nos sites da rede Blast e nas páginas do Facebook as novidades em tempo real. Amanhã fecharemos o evento com um concerto especial da Symphony of the Goddess, no Greek Theatre. Uma atração imperdível para qualquer fã de Zelda e que provavelmente ficará na memória de todos que forem ao show. Até lá esperamos acalmar nossas ânsias gamísticas por mais novidades.
| Para entrar no clima do concerto de Zelda, uma foto memorável com Eiji Aonuma tirada dentro do Wii U Software Showcase! |
Colaboração: Jaime Ninice
Revisão: José Carlos Alves
Edição de vídeo: Pablo Montenegro
Capa: Ítalo Lourenço
Capa: Ítalo Lourenço
Para saber o que aconteceu nos outros dias, acesse:
Blast Log 1: Os preparativos para a E3 2013: credenciais, compras e reunião de abertura
Blast Log 2: O dia das conferências pré-E3 2013: as aventuras e tudo o que vimos nas primeiras apresentações
Blast Log 4: PS4, Wii U e Xbox One em mãos: conheça nossa jornada no segundo dia de E3!
Blast Log 5: Dia final de E3: Fomos conferir as novidades que faltavam e contamos tudo, e um pouco mais
Blast Log 2: O dia das conferências pré-E3 2013: as aventuras e tudo o que vimos nas primeiras apresentações
Blast Log 4: PS4, Wii U e Xbox One em mãos: conheça nossa jornada no segundo dia de E3!
Blast Log 5: Dia final de E3: Fomos conferir as novidades que faltavam e contamos tudo, e um pouco mais


_-_Super_Smash_Bros._Wii_U_3DS.png)




