Uma retrospectiva dos “jogos mais aguardados de 2022”

Vamos relembrar como esses títulos tão esperados se saíram (ou não) nesse último ano.

Tão popular quanto as matérias dos melhores games do ano, as famosas listas dos “mais aguardados” trazem boas perspectivas para o futuro dos jogadores. Por uma razão ou outra, algumas expectativas se concretizam, outras não ou nem chegam a aparecer nas previsões. Revisitando um Top 10 que publiquei aproximadamente 12 meses atrás, esta análise vai conferir os meus erros, acertos e omissões para 2022.

Os aguardados que ficaram no aguardo

Mais um ano passou e mais títulos sofreram com atrasos e adiamentos. Inclusive, temos alguns games de peso nessa lista, começando por aqueles que sairão em breve. Anunciado inicialmente para maio e depois para outubro de 2022, Forspoken (PS5) agora está prometido para 24 de janeiro de 2023. Ele trará uma mágica aventura em um mundo aberto belíssimo, mas repleto de perigos.
Hogwarts Legacy é outro dos grandes jogos aguardados para o ano passado, mas que vai chegar só neste. Com ele, será possível se tornar um legítimo aluno da escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo, com direito a chapéu seletor, salas de aula e duelos mágicos. A data prometida é 10 de fevereiro, bem distante do anúncio original em 2020 e seus subsequentes adiamentos.
 
A lista de adiamentos continua com Suicide Squad: Kill the Justice League (Multi), inicialmente previsto para 2022 e agora definido para 26 de maio de 2023. Nele, o grupo de vilões precisará enfrentar o grupo de heróis, cujos membros estão sendo controlados pelo maligno Brainiac. Resta ver se esse exclusivo para a nova geração e PCs continuará no prazo.
A aguardada sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, cujo subtítulo hoje já sabemos ser Tears of the Kingdom, foi mais um dos games adiados: anunciado originalmente em 2019, ele até recebeu uma previsão para 2022, mas acabou ficando para 12 de maio de 2023. Ainda não se sabe exatamente qual será o roteiro, mas tudo indica uma aventura ainda mais épica que a anterior.
 
Starfield (PC/XSX), grande exclusivo da Microsoft via Bethesda, promete ser uma espécie de Skyrim espacial, mas ainda precisa de uma data mais precisa. O mesmo vale para The Lord of the Rings: Gollum (Multi), cuja jornada pela Terra-Média com o primeiro hobbit portador do Anel não tem data definida para chegar.

Os aguardados que deram certo

Passamos agora para os games que foram previstos para 2022, começando a lista com o maior vencedor do ano, Elden Ring (Multi). Misturando o gênero Souls com uma estrutura de mundo aberto, o título foi capaz de atrair ambos os fãs de combates complicados e aventuras épicas. Ainda que com um sucesso menor, Horizon Forbidden West (PS4/PS5) também trouxe um mundo aberto incrível.
A continuação das aventuras de Aloy provou ser ainda mais bonita e caprichada que a anterior. O mesmo vale para Gran Turismo 7 (PS4/PS5), que contou belos gráficos e uma boa jogabilidade, conseguindo uma boa receptividade (embora atualizações posteriores tenham diminuído os recursos disponíveis). Também vale comentar sobre Bayonetta 3 (Switch), em que a bruxa mais famosa dos games conseguiu entregar novamente combates estilosos e frenéticos, ainda que um pouco limitados pelo hardware.
 
Sonic Frontiers (Multi), que embora não tenha redimido a trajetória conturbada do ouriço azul nos últimos anos, conseguiu atingir um sucesso interessante com sua proposta de mundo aberto. Já Stranger of Paradise: Final Fantasy Origins (Multi) revisitou as origens da franquia com muitos combates e competência, embora com um desempenho ruim na geração anterior de consoles.
God of War Ragnarök (PS4/PS5) conseguiu concluir com maestria a saga épica de Kratos na mitologia nórdica. Mesmo que tenha inovado pouco em relação ao anterior, a aventura manteve o alto nível de qualidade. Seguindo outra pegada, Ghostwire Tokyo (PC/PS5) focou na cultura japonesa e não decepcionou, entregando uma bela experiência repleta de ação e suspense, digna dos consoles da nova geração.

Os aguardados que ficaram na média

Dois dos títulos aguardados para 2022 não podem ser considerados fracassos, embora também não tenham caído nas graças dos jogadores. Saints Row (Multi), por exemplo, funcionou como um reboot da franquia, até então focada em aventuras exageradas repletas de ação. Infelizmente, a pegada mais séria não funcionou.
Gotham Knights (Multi), embora um título sem predecessores oficiais, sofreu ao ficar na sombra da série Batman Arkham. O game também sofreu com os famigerados adiamentos, mas mesmo assim foi lançado com uma recepção mista. Visuais medianos, jogabilidade simplista e excesso de grinding contrastam diretamente com um sucesso como Batman: Arkham Asylum, piorando ainda mais a situação.

Sucessos que não foram previstos

Como sempre, 2022 também contou com aqueles lançamentos que ficaram de fora das previsões (das minhas, pelo menos). A lista começa com Marvel Snap, um simples e divertido jogo de cartas, gratuito para ambos PC e dispositivos móveis. Também não podemos esquecer de Stray (Multi) em sua simpática proposta pós-apocalíptica que mistura robôs e um gato muito esperto.
Se por um lado The Callisto Protocol (Multi) trouxe uma ótima aventura espacial repleta de terror e combates tensos, Tiny Tina’s Wonderlands (Multi) ofereceu uma épica jornada repleta de bom humor, magia e armas de fogo no melhor estilo Borderlands. Para terminar, vale lembrar de Marvel’s Midnight Suns que, embora seja um tanto feinho, consistiu num sólido game de estratégia com cartas com fortes raízes nos quadrinhos.

Que venha 2023!

Finalmente um ano mais próximo da normalidade, 2022 também foi mais generoso para a indústria dos games. Os adiamentos seguiram firmes como em 2021, mas ao menos tivemos lançamentos de grande peso e, sobretudo, sucesso. Resta aos jogadores ficarem na torcida para que 2023 seja ainda melhor e traga títulos de ainda mais qualidade e diversão.
E você, leitor? Suas expectativas para os games em 2022 foram satisfeitas ou ainda ficaram para o ano que vem? Alguma surpresa marcou os últimos 12 meses? Deixe a sua opinião.
Revisão: Thais Santos


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
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