Top 10

Os jogos mais aguardados de 2022

Vamos listar os títulos mais esperados para o novo ano.


2021 foi um ano único para a indústria dos games. Dentre as várias razões, uma delas chamou bastante à atenção ao longo dos 12 meses: a quantidade de games com lançamentos adiados. Seja devido à ação da pandemia, seja pela necessidade de maior polimento, diversos dos títulos que chegarão em 2022 estão “atrasados” em relação a planejamentos iniciais.


Inclusive, leitores que conferiram a minha lista de jogos mais esperados para 2021 vão notar que repetirei vários títulos por aqui. Enquanto uma matéria  sobre as minhas previsões (a maioria furadas) ficará para um futuro próximo, este Top 10 listará os principais games mais aguardados de 2022. A ideia aqui é citar os nomes mais prováveis de acordo com as informações atualmente disponíveis, embora adiamentos, como sabemos, nunca estejam descartados.
 
Também tomarei a liberdade de excluir da lista os títulos Horizon Forbidden West (PS4/PS5), Pokémon Legends: Arceus (Switch) e Elden Ring (Multi). Mesmo muito relevantes, os seus lançamentos estão muito próximos e graças a várias circunstâncias, como já terem sido adiados (dois deles apareceram na minha lista ano passado), a chegada deles é praticamente certa. Feitas essas considerações, vamos à lista dos mais esperados para 2022!

10 - Gran Turismo 7

4 de março de 2022 – PS4 e PS5
 
Para começar a lista, temos o mais novo título de uma franquia de corrida tradicional do mundo dos games. Como é de praxe em toda geração do PlayStation, Gran Turismo 7 demonstrará toda a capacidade do hardware para reproduzir corridas em localidade incríveis a bordo de máquinas belíssimas e rápidas. Serão mais de 420 carros diferentes e mais de 90 pistas que também contarão com um sistema de clima dinâmico.O game buscará ser interessante para todo tipo de público, seja ele casual, competidor, colecionador ou fotógrafo. Os visuais prometem ser revolucionários e a jogabilidade configurável para atender as exigências de cada jogador. Além disso, modos como Escola de Pilotagem, Arcade, Campanha, Simulação (tal como nos primeiros GT) e Sport GT (modo competitivo) estarão disponíveis, assim como os imersivos recursos do controle DualSense.

9 - Suicide Squad: Kill the Justice League

2022 - PC, PS5 e XSX
 
Com muitos detalhes interessantes já confirmados e a mesma produção por trás da série Batman: Arkham, Suicide Squad: Kill the Justice League é mais uma das boas promessas de 2022. Tal como o seu título sugere, a história irá acompanhar Arlequina, Capitão Bumerangue, Tubarão-Rei e Pistoleiro na sua saga para derrotar a Liga da Justiça, que foi controlada mentalmente pelo vilão Brainiac.O título será de mundo aberto em meio à cidade de Metropolis e contará com modo multijogador para até quatro participantes. Caso seja jogado individualmente, será possível alternar entre os personagens durante as partidas. Pelas divulgações até o momento, o bom humor e o caos irão permear cada elemento do game, com direito a várias habilidades especiais, piadas infames, armas destrutivas e combates frenéticos.

8 - Bayonetta 3

2022 – Switch
 
O oitavo lugar da lista é o terceiro título de uma franquia que hoje é exclusiva da Nintendo. Bayonetta 3 trará a bruxa que empresta seu nome ao título em mais um hack and slash estiloso e radical. Armada para matar e detentora de uma poderosa magia demoníaca, a voluptuosa protagonista enfrentará uma ameaça misteriosa até mesmo para os padrões dela.Criaturas malignas começaram a invadir o planeta e elas não são nem angelicais nem demoníacas. Ou seja, um novo tipo de inimigo para Bayonetta enfrentar, agora dotada de poderes ainda mais surpreendentes: a habilidade Demon Masquerade, que canaliza o demônio ligado às suas armas para ataques incríveis, e a Demon Slave, que domina monstros para atacar os inimigos. Basta manter a boa forma tradicional da franquia e o novo título tem tudo para ser ótimo.

7 - Sonic Frontiers

Final de 2022 – PC, PS4, PS5, XBO e XSX
 
Embora o ouriço azul já tenha comemorado seu aniversário de 30 anos em 2021, o seu maior lançamento dos últimos anos ficou para 2022. Sonic Frontiers foi revelado em meio às festividades como o primeiro jogo de mundo aberto da franquia e deixou os fãs com altas expectativas. As primeiras impressões apontam para uma pegada bem livre, semelhante a The Legend of Zelda: Breath of the Wild (WiiU/Switch).Em outras palavras, Sonic poderá explorar um vasto mundo, chamado Starfall Islands, que será repleto de surpresas e belezas. O grande mapa será dividido em biomas menores, como desertos, campos, florestas e ruínas antigas. Considerando que os últimos jogos 3D da franquia foram apenas medianos, Frontiers tem uma responsabilidade enorme. Só nos resta esperar por novas informações e torcer pelo sucesso do personagem mais popular da Sega.

6 - Forspoken

25 de maio de 2022 – PC e PS5
 
Se não fossem os nomes fortíssimos dos próximos games, incluindo as suas franquias famosas, certamente Forspoken teria um lugar mais alto. Seja como for, o game promete muito: a história acompanhará a jovem Frey, uma nova iorquina que foi transportada para o mundo mágico de Athia. Para voltar para casa, ela terá que explorar esse mundo belo e perigoso usando seus recém-obtidos poderes.RPG de ação em um vasto mundo aberto (elementos que parecem ser os preferidos para jogos em 2022), a sua narrativa promete ser o ponto forte, assim como um sistema ágil de movimentação, com elementos de parkour, para a personagem se deslocar pelos mapas enormes. A produção utilizará os recursos do PS5, incluindo a tecnologia ray tracing, para trazer visuais muito bonitos e fluidos, aliando alto desempenho a uma produção de primeira.

5 - Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin

18 de março de 2022 – PC, PS4, PS5, XBO e XSX
 
Carregando o nome de uma das franquias mais tradicionais dos videogames, Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin promete ser um título interessante. Primeiro, a empresa Koei Tecmo, por meio do estúdio Team Ninja, é a maior responsável pela produção. Conhecida por títulos como Nioh, Ninja Gaiden e Dead or Alive, podemos esperar um RPG de ação com combates de primeira qualidade.Além disso, o game será uma espécie de spin-off do primeiro Final Fantasy, lá do ano de 1987. O protagonista será Jack Garland, que, juntamente com seus companheiros, irá lutar contra o maligno Chaos, chefe final do título original. O jogo contará com um sistema de classes dinâmico, customizações estéticas e modo multijogador. Os visuais estão muito bonitos, apontando uma das melhores pedidas do gênero para 2022.

4 – Sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

2022 – Switch
 
Ainda sem nome oficial, a sequência do game de 2017 merece seu quarto lugar pela alta qualidade e impacto de seu predecessor. Enquanto o lançamento em 2021 era mais próximo de uma incógnita, agora temos a confirmação da Nintendo que o game chegará neste ano. Já foi confirmado que The Legend of Zelda: Breath of the Wild “2” se passará na mesma Hyrule do primeiro título, sendo uma continuação direta do título.Faltam informações mais concretas do enredo e das novidades em geral, mas o produtor Eiji Aonuma trouxe informações interessantes: o game surgiu das inúmeras ideias que não foram usadas em Breath of the Wild e que seriam mudanças exageradas para DLCs. A exploração dos céus parece ser uma das mecânicas novas mais importantes, assim como os misteriosos poderes adquiridos por Link em seu braço direito.

3 - Hogwarts Legacy

2022 - PS4, XBO, PS5, XSX e PC
 
Depois de adiamentos e diversas polêmicas, Hogwarts Legacy deverá ser finalmente lançado em 2022. O game passará por volta de 1800 e colocará o jogador no papel de um estudante da escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo. Apesar da distância histórica dos filmes da série Harry Potter, vários elementos clássicos desse rico universo farão parte do game, um RPG de ação que promete trazer muitas emoções e possibilidades diferentes.Por exemplo, será possível escolher em qual casa o jogador viverá, quais as aulas frequentará, entre outras questões importantes. Além de customizar seu personagem, um sistema de moralidade dará mais peso às decisões ao longo da história. Aliás, ela promete trazer novidades e mistérios interessantes em meio a clássicos como visitas a Hogsmeade, passeios de hipogrifo, duelos de magia, fabricação de poções e partidas de quadribol.

2 - Starfield

11 de novembro de 2022 – PC e Xbox Series
 
Dos mesmos desenvolvedores das séries The Elder Scrolls e Fallout, temos um RPG de ação que tem tudo para ser incrível. Starfield promete ser um “Skyrim espacial”, ou seja, uma aventura repleta de locais para explorar, missões para cumprir, pessoas para interagir, itens para coletar e habilidades para aprender. O game se passa 20 anos após uma guerra colonial interestelar, ocorrida aproximadamente em 2310.O jogador, que poderá customizar completamente o seu personagem, começará como parte de um grupo de exploradores espaciais. A situação pós-guerra é tensa, com duas grandes facções em disputa direta e um grupo de piratas intergalácticos. O enredo promete ser muito interessante e as possibilidades disponíveis para viver no espaço, vastas. Visuais de primeira e liberdade para construir sua própria história são outras qualidades que apontam para um dos possíveis melhores de 2022.

1 - God of War Ragnarök

2022 - PS5 e PS4

Mais um dos games adiados de 2021, God of War Ragnarök manteve as altas expectativas e o primeiro lugar na lista dos mais aguardados do ano novo. Afinal, a sequência de um dos melhores títulos da história não poderia ser mais esperada, sobretudo depois das novidades divulgadas: com a chegada iminente do fim dos tempos, Kratos e Atreus, agora adolescente, precisam encontrar o deus nórdico da guerra, Týr.Essa jornada será repleta de perigos, como o deus do trovão Thor e a deusa e feiticeira Freya. Todos fizeram parte do game anterior, mas agora devem ter papéis ainda mais significativos, como Atreus, que terá que lidar com a sua complexa herança mitológica. Outras novidades incluem a possibilidade de visitar todos os nove reinos nórdicos e utilizar um trenó com cães. Só nos resta esperar pela segunda e última parte dessa aventura de Kratos e torcer por novas odisseias no futuro.

Menções Honrosas

Indo além dos games citados anteriormente, temos vários outros nomes fortes para 2022. Alguns deles são os seguintes:
  • Gotham Knights (Multi), que, apesar do adiamento, deverá trazer uma grande aventura com os vigilantes da Bat-família;
  • The Lord of the Rings: Gollum (Multi), com mais uma jornada pela Terra-Média, agora na pele do famoso e confuso hobbit;
  • Ghostwire Tokyo (PC/PS5), que promete uma aventura repleta de terror, suspense e ação;
  • Saints Row (Multi), um reboot da franquia focada em ação e aventura em um mundo de gangues perigosas.
E você, leitor? Qual o seu game mais esperado para 2022? Gostou do Top 10? Deixe a sua opinião.
Revisão: Thais Santos

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google