Top 10

Os jogos mais aguardados de 2021

Vamos listar os títulos mais esperados para o novo ano.


2020 foi um ano marcante sob muitos aspectos, inclusive no mundo dos jogos. Afinal, nomes como Assassin’s Creed Valhalla (Multi), The Last of Us Part II (PS4), Ghost of Tsushima (PS4) e Hades (PC/Switch) foram reconhecidos como títulos incríveis. E enquanto Cyberpunk 2077 (Multi) deixou a desejar, a nona geração de videogames chegou com o PlayStation 5 e os Xbox Series S e X.


Com o fim de 2020, sempre fica aquela pergunta: o que podemos esperar de 2021? Enquanto ele ainda não chega, este Top 10 vai listar alguns títulos que prometem ser destaques do ano que vai nascer. Para evitar ao máximo possíveis erros de previsão, a matéria vai focar nos jogos confirmados e/ou com bons indicadores de serem lançados (afinal, adiamentos ocorrem por várias razões, incluindo pandemias). Sem mais delongas, vamos conhecer os jogos mais aguardados de 2021!

10 - Deathloop

Maio 2021 - PS5 e PC

Para começar a lista, temos um curioso título desenvolvido pela Arkane e publicado pela Bethesda. Deathloop será um game de ação e aventura, onde o jogador estará na pele de Colt, um assassino com a missão de eliminar oito alvos durante uma festa em uma ilha isolada. A localidade, entretanto, possui um estranho fenômeno: um loop temporal faz com que, ao final da noite, o tempo retorne ao começo das festividades.

A missão só será concluída quando os oito assassinatos forem realizados antes do “reinício” do evento. Colt sempre mantém suas memórias e, assim, poderá utilizar esses ciclos para investigar comportamentos, cenários e recursos de forma que ele possa planejar e executar seus planos. Como um desafio extra, a personagem Julianna, que poderá ser controlada por outro jogador ou pelo próprio game, irá fazer de tudo para impedir o progresso do protagonista.

9 - Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2

Primeiro semestre de 2021 - PC, PS4, PS5, XBO e XSX

O nono lugar da lista é um título inicialmente prometido para 2020. Baseado em um jogo de tabuleiro, o RPG de ação traz um mundo onde vampiros, lobisomens e demônios estão presentes, de forma secreta, na sociedade. A aventura segue um humano que é renascido como um sugador de sangue e precisa aprender a se integrar no intrincado sistema de relações da sua e das demais raças.

Várias customizações estarão disponíveis para o jogador, incluindo visuais e funcionais. Serão três disciplinas com poderes diferentes, além de cinco clãs vampiros que garantem conjuntos de habilidades exclusivas para seus membros. Escolhas como beber sangue de humanos ou de animais para sobreviver irão afetar o desenvolvimento da história, que contará com muitas missões secundárias e localidades para explorar na cidade fictícia inspirada em Seattle.

8 - The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2

Final de 2021 - Switch

Mesmo que ainda não tenha um título ou uma confirmação oficial, a mera possibilidade real do lançamento da sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) já garante um lugar importante na lista. Afinal, o título de 2017 é considerado um dos melhores de todos os tempos e recebeu inúmeros elogios em todos os quesitos. Sua continuação já recebeu um teaser bastante interessante e que parece dar pistas sobre como ele seria.

Apesar do vídeo não ser muito explicativo, é possível notar que Link e Zelda estão juntos novamente e terão de enfrentar algum mal aprisionado. A princesa, inclusive, provavelmente terá um papel mais ativo, dado que o nosso herói parece ter sido capturado. Os visuais apontam para um motor gráfico no mínimo semelhante ao jogo anterior, o que facilitaria a produção. Além disso, 2021 será o aniversário de 35 anos da franquia, tornando o lançamento ainda mais provável.

7 - Resident Evil Village

Primeiro semestre de 2021 - PS5, XSX e PC

O novo título da famosa série irá se passar alguns anos depois de Resident Evil 7, considerado o ressurgimento da franquia com sua aventura mais próxima do terror dos primeiros títulos.  Village promete continuar a história de Ethan, que tentará descobrir por que Chris Redfield matou sua esposa. A aventura irá levá-lo a uma vila misteriosa situada em algum lugar remoto, misterioso e, obviamente, assustador da Europa.

A perspectiva em primeira pessoa irá retornar mais uma vez, dando ainda mais foco ao elemento de terror. É interessante notar que o game tem uma pegada semelhante a Resident Evil 4, com seus vilarejos decrépitos e construções antigas. Apesar da série normalmente ser pautada em armas biológicas e tecnologias avançadas, os materiais divulgados até agora trazem algumas referências à magia e rituais, o que poderia indicar um novo rumo da franquia (ou apenas uma distração).

6 - Ratchet & Clank: Rift Apart

Primeiro semestre de 2021 - PS5

Anunciado como um dos primeiros títulos que fará pleno uso do poder do PlayStation 5, a nova aventura de Ratchet e Clank tem tudo para ser mais um sucesso. Rift Apart trará a famosa dupla em uma missão de impedir uma catástrofe dimensional, que poderá acabar com a vida orgânica em todos os universos. Um dos maiores destaques será a transição instantânea entre ambientes e cenários, fruto do moderno hardware do PS5.

Quem conhece os jogos da série sabe que isso será um excelente avanço, dada a grande quantidade de viagens e mudanças de cenário. A aventura trará tanto mundos clássicos quanto inéditos, sempre com a presença da tradicional combinação de tiroteios e plataformas. Uma misteriosa Lombax promete render algumas surpresas, lembrando que o predecessor de 2016 foi uma espécie de reboot da franquia. Além dos carregamentos instantâneos, o game promete fazer uso intenso das funcionalidades exclusivas do Dualsense.

5 - Horizon Forbidden West

Segundo semestre de 2021 - PS4 e PS5

Aloy, a protagonista de Zero Dawn, retornará em Horizon Forbidden West, a sequência do aclamado game de 2017. A protagonista precisará investigar uma misteriosa região que, aparentemente, é responsável por uma praga que se espalha pela sua tribo. Como visto no primeiro título, teremos grandes e belas paisagens, incluindo praias, desertos, vales e montanhas, todas repletas de inimigos e segredos.

Os cenários serão baseados em uma versão pós-apocalíptica de regiões da Califórnia, Nevada e Utah, incluindo localidades famosas como a cidade de São Francisco. É especulado que a história trará mais explicações sobre como a civilização culminou no estado atual do jogo, aumentando ainda mais seu universo. A exploração submarina será outra novidade do título, que promete ser ainda mais belo e grandioso que o original.

4 - Hogwarts Legacy

2021 - PS4, XBO, PS5, XSX e PC

Com toda a riqueza do universo criado pela escritora J.K. Rowling, o mercado dos games ainda aguarda a chegada de um título digno da série Harry Potter. Hogwarts Legacy promete finalmente ser esse esperado jogo, com uma proposta que mistura ação e RPG em um grande mundo aberto. O jogador estará no papel de um estudante recém-chegado à escola de magia e bruxaria de Hogwarts e terá liberdade para construir sua própria história.

O protagonista terá a habilidade de dominar magias antigas, podendo utilizá-las tanto para o bem quanto para o mal. É importante ressaltar que o game irá se passar nos anos de 1800, ou seja, bem antes das obras produzidas até agora. O título promete trazer localidades novas e clássicas, além de uma grande quantidade de animais fantásticos, customizações, habilidades e feitiços diferentes.

3 - Elden Ring

2021 - PS4, XBO e PC

O terceiro game da nossa lista é mais um ligado a um grande autor da literatura mundial. George R.R. Martin, mais conhecido pelas famosas Crônicas de Gelo e Fogo, que originaram a série Game of Thrones, está diretamente envolvido no roteiro. Além dele, temos Hidetaka Miyazaki, considerado o criador do gênero Souls-like, com trabalhos em títulos como Demon’s Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice.

Além desses dois nomes de peso, a proposta de Elden Ring aumenta ainda mais a sua expectativa. O game será um misto de ação e RPG, com combates intensos como os vistos nos jogos citados logo acima. O jogador terá a liberdade de construir seu próprio personagem para viver a aventura, que será em um mundo aberto repleto de opções para explorar novos territórios e desafios. Resta esperar para ver como esse jogo repleto de potencial irá chegar no mercado.

2 - Halo Infinite

Segundo semestre de 2021 – XBO, XSX e PC

O segundo colocado é outro título prometido para 2020, mas que acabou ficando para o novo ano que está chegando. Apesar da pandemia certamente ter tido influência no adiamento, uma série de materiais revelados sobre Halo Infinite teve uma péssima repercussão. Dentre elas, temos a presença maciça de microtransações e o nível gráfico incompatível com o atual estado da arte. Embora o título tenha tudo para ser a maior aventura do Master Chief lançada até hoje, seu futuro ainda é nebuloso.

A presença tanto no Xbox One quanto no Series X|S e PC poderia apontar alguma limitação na produção, mas sendo um game de final de geração, podemos esperar uma grande qualidade. O retorno dos modos multiplayer e de vários elementos clássicos, como a armadura MJOLNIR, é outro ponto importante. Juntando essas novidades com o já citado adiamento, podemos inferir que o game tem uma produção meticulosa e que ouve o feedback dos jogadores, o que aumenta (e muito) as chances da criação de uma grande obra.

1 - God of War: Ragnarök

2021 - PS5 (e provavelmente PS4)

No primeiro lugar, temos a sequência de um dos melhores jogos do PS4 e, potencialmente, de toda a oitava geração de videogames. God of War: Ragnarök ainda carece de maiores informações, mas o seu lançamento, até agora confirmado para 2021, é praticamente certo. Afinal, o Santa Monica Studio tem uma boa reputação, sobretudo quando analisamos os títulos já desenvolvidos até hoje.

Graças a várias fontes distintas, além do título provisório, podemos especular que a história será sobre o Ragnarök, o apocalipse dos deuses nórdicos. Kratos e Atreus terão divindades e criaturas poderosas para enfrentar nesse processo como Thor, presente no final secreto de God of War. Mesmo confirmado apenas para o PS5, a presença do game no PS4 é uma hipótese bastante razoável se levarmos em conta outros lançamentos semelhantes, algumas entrevistas e o considerável tempo de produção.

Menções Honrosas

Além dos já listados, outros games que prometem muito para 2021 são: para Switch, temos Super Mario 3D World + Bowser's Fury, a versão definitiva do ótimo jogo de Wii U; para a geração passada, temos Psychonauts 2, com suas aventuras repletas de poderes psíquicos; para ambas a oitava e a nona gerações, temos Gotham Knights, com destaque para os vários vigilantes jogáveis da cidade do Batman, Far Cry 6, o novo título da famosa franquia de ação em mundo aberto, e Hitman 3, que traz novamente o Agente 47 para o mundo dos assassinatos.
E você, leitor? Qual o seu jogo mais esperado para 2021? Gostou do Top 10? Deixe a sua opinião.
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google