Jogamos

Análise: Marvel Snap é diversão ágil e engenhosa direto no seu celular e PC, com cartas inspiradas em heróis e vilões

Um jogo gratuito para smartphones e PCs obrigatório para os fãs do universo Marvel e de partidas de cartas.


Em meio aos constantes lançamentos de jogos para os dispositivos móveis e PCs, temos volta e meia a chegada de uma pérola digna de destaque. A bola da vez é Marvel Snap, um jogo de cartas tematizado pelo universo da famosa marca de quadrinhos, filmes e, vez ou outra, games. Conforme vamos conferir nesta análise, a proposta aqui é um jogo de cartas único e divertido, perfeito para curtir sem stresses, mas também adequado para quem quer competir.

Um novo sucesso

Acredito que a maior qualidade do game é a sua proposta relativamente simples, mas não menos criativa: cada jogador tem um baralho com 12 cartas, sendo que cada uma delas tem pontos de energia e poder. O primeiro número é o requisito para a carta ser jogada, enquanto o segundo determina sua força para enfrentar os oponentes.
Uma enorme coleção digna do universo em quadrinhos
São três as áreas em que até quatro cartas podem ser jogadas, vencendo quem tiver mais pontos de força no local. A cada uma das seis rodadas os pontos de energia disponíveis aumentam, de modo que personagens cada vez mais fortes podem ser lançados até o final da partida. Cada enfrentamento é dinâmico e competitivo, sem maiores complicações.
 
Os elementos que tornam cada partida única são os efeitos de cada área e das cartas. A maioria dos locais em que jogamos os personagens contam com habilidades diferentes, assim como eles mesmos. Elas incluem eliminar outras cartas, aumentar seu poder de acordo com certos critérios, mover-se entre as três zonas, entre muitas outras. Animações bem legais aparecem a cada movimento e ação executados.
As animações são bastante divertidas
Antes que as coisas comecem a parecer muito complicadas, ressalto que, ao contrário de um jogo como Yu-Gi-Oh! Master Duel (Multi) – intrinsecamente construído com regras mais complexas e vastas, além de uma infinidade de cartas –, aqui temos mecânicas simples e bem definidas, assim como uma coleção enxuta. Apesar disso, o game da Marvel não é menos divertido ou viciante do que qualquer outro. 

Só mais uma partida...

O tutorial de Marvel Snap, que rola quando instalamos o game e começamos a jogar, é competente e introduz adequadamente as mecânicas do título. Depois disso, começamos realmente a disputar partidas sérias, sempre contra outros jogadores aleatórios. A divisão ocorre em um ranking, ficando cada vez mais competitivo conforme subimos de nível.
Aqui é importante trazer à tona a crítica principal ao game: não existem formas diferentes de jogar as partidas. Ou seja, nada de um modo campanha, desafios especiais, competições contra amigos, etc. O sistema de jogo leve e divertido não torna ruim a obrigação de participar do ranking, mas não ter outras opções deixa aquela sensação de repetição.
 
Normalmente, games desse gênero recebem atualizações significativas com o tempo, então em breve devemos ter alguma novidade. O jeito é aproveitar o que está disponível no momento: partidas competitivas girando em torno de cinco minutos, nas quais tentamos fazer uso do nosso baralho e muita estratégia. Vale lembrar que a energia disponível pode permitir jogar uma, duas ou mais cartas, dependendo dos atributos delas e dos efeitos ativados na rodada em questão.
Monte o seu baralho utilizando as cartas obtidas na sua coleção
Portanto, um baralho pode focar em cartas “pesadas”, “leves” ou apresentar um equilíbrio entre elas. Diversos efeitos têm sinergias entre si, o que propicia  táticas interessantes; somado às três áreas em que temos que jogar as cartas, tudo pode mudar o rumo de uma partida devido aos vários efeitos disponíveis. Ainda que ter estratégia e planejamento seja o mais importante, esse fator aleatório torna cada disputa única.
 
Marvel Snap utiliza diversos tipos de recursos, cada um com um propósito distinto: amplificadores para melhorar cartas, cubos cósmicos para determinar a posição no ranking, créditos para pagar pelas melhorias e ouro para comprar versões alternativas. Todos esses itens são obtidos simplesmente ao jogar, embora pagar pelo passe de temporada premium, por exemplo, acelere o processo.
O passe de temporada é uma boa fonte de recursos
Inclusive, para não perder cubos preciosos, é possível desistir da partida a qualquer momento. Isso é particularmente válido quando ativamos a mecânica SNAP, que duplica a bonificação para o vencedor (e o prejuízo para o  perdedor) a cada rodada. Ou seja, mais uma razão para o game ser leve e acessível sem abrir mão da competição. O negócio é construir vários baralhos, testar as estratégias e se divertir.

Super-Baralhos

Agora vamos falar um pouco sobre as cartas em si, outra grande qualidade de Marvel Snap. Cada uma das mais de 200 opções traz uma bela ilustração do seu respectivo personagem, podendo ser melhorada em um sistema de níveis. Com ele, é possível torná-las mais bonitas e com efeitos visuais legais, como 3D e animação, mas sem afetar os seus comportamentos no game em si.
Tornar as cartas mais bonitas é uma das atrações do game
Gostei muito dessa proposta, sobretudo por não forçar o jogador a melhorar constantemente as cartas para ter alguma chance de vencer. Aliás, adquirir novos personagens, assim como os materiais para subi-los de nível, é um processo gratuito e descomplicado. O dinheiro acelera um pouco o processo por meio do passe de temporada pago (como dito anteriormente) mas nada injusto.
 
A única vantagem mais proeminente é obter versões cosméticas especiais das cartas, lembrando que elas não afetam as partidas. Portanto, Marvel Snap é um game acessível em praticamente todos os sentidos: regras simples, efeitos descomplicados e nenhuma necessidade de gastar dinheiro. Ainda sobre acessibilidade, o título é cross-platform e cross-save, permitindo uma livre interação entre PC e smartphones.
As cartas possuem variações estéticas e cada uma é mais legal que a outra
Para aqueles que não estão acostumados com esses termos estrangeiros, significa que podemos ter partidas entre as duas plataformas – sejam elas Steam, Android ou iOS – e até mesmo acessar as nossas contas livremente nelas. Eu testei essas funcionalidades e tudo roda tranquilamente, frisando que o PC permite habilitar gráficos e efeitos ainda mais elaborados, sobretudo se o seu smartphone for modesto.
 
A única ressalva nesse quesito da coleção é a forma com que temos acesso às nossas cartas:  ela é um pouco básica, sem maiores atrativos para o que seria um elemento bastante interessante. Afinal, ter heróis e vilões legais, como Homem-Aranha e Hulk, sem um sistema de visuais variantes, ficha corrida do personagem e detalhes das ilustrações, para citar alguns exemplos, é uma oportunidade perdida.
O game é de fácil acesso e jogabilidade

Hora do duelo!

Com uma jogabilidade acessível e mecânicas viciantes, Marvel Snap é uma daquelas pérolas gratuitas para jogar nos smartphones e PCs. Outras qualidades desse ótimo jogo de cartas incluem os belos visuais e efeitos, todos criativamente inspirados no universo dos quadrinhos Marvel. É uma pena que só tenhamos uma única forma de curtir as partidas, mas não há nada a temer: com uma base bastante sólida, o futuro é promissor e o céu é o limite para esse ótimo game.
Um novo e divertido game do universo Marvel

Prós

  • Jogo de cartas online com proposta divertida, simples e bem executada;
  • Partidas rolam no tempo certo, sempre com bom equilíbrio entre ganhos e perdas;
  • Gratuidade para baixar e jogar livremente entre mais de uma plataforma;
  • Produção técnica de boa qualidade e bom gosto, com destaque para as animações das cartas;
  • Não é necessário gastar dinheiro real para montar um deck competitivo e aumentar a sua coleção.

Contras

  • Partidas ranqueadas são a única forma de jogar;
  • Coleção de cartas poderia ser melhor apresentada e gerenciada.
Marvel Snap — Mobile/PC — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Mobile e PC
Revisão: Juliana Piombo dos Santos

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google