Jogamos

Análise: Little Mouse's Encyclopedia (Multi) e o despertar do interesse científico

Neste pequeno jogo em formato de livro interativo, crianças e adultos são convidados a olhar para a natureza com curiosidade e atenção.


Poucas coisas são mais características na infância do que o sentimento de curiosidade. Algumas vezes, isso é perpetuado ao longo da vida, manifestando-se naqueles que buscam, através da ciência, compreender o mundo que os cercam. Para que esse interesse se desenvolva, é importante instigar nos pequenos, desde muito cedo, um olhar atento e observador para a natureza, de modo que eles encontrem prazer em cada pequena descoberta. Em Little Mouse's Encyclopedia (Multi), tanto crianças como adultos podem apreciar a beleza e conhecer um pouco mais sobre a vida ao nosso redor.

Início da aventura


O jogo começa com quatro ambientes que podem ser explorados pelo nosso amigo camundongo. Com uma mecânica intuitiva e bastante simples, o jogador deve mover o animalzinho pelo cenário e optar por duas ações assim que se aproximar de algum ser ou planta. Ele pode ativar uma animação, trazendo vida às belas ilustrações feitas por Tereza Vostradovská, ou pegar sua lupa, de modo que uma ficha com ilustrações e informações surja na tela.

Sob a lupa dos olhares curiosos

As fichas ilustradas trazem informações apresentadas de forma sucinta, de modo que sua compreensão seja facilitada. Os desenhos ajudam a fixar as informações que farão parte do repertório dos nossos pequenos exploradores. Embora haja quem acredite, de forma equivocada, que jogos com funções educacionais são desinteressantes, a enciclopédia interativa prova que é possível encorajar a vontade de estudar pela curiosidade e pela admiração daquilo que cativa nossos olhares.



Os ambientes disponíveis para exploração aparecem logo na primeira tela, sendo eles ao redor da toca, a floresta, o lago e o jardim. Cada um dos cenários é repleto de animais e plantas interativas e que dão vida às páginas do livro virtual. Embora o jogo seja pequeno, há muitos elementos a serem descobertos e a quantidade de curiosidades contidas nas fichas garante um bom tempo de leitura com as crianças que, assim como com outros livros infantis, amarão revisitar suas partes favoritas.

Catálogo de fichas


Um detalhe que chama a atenção é o índice separado na tela inicial que cataloga todas as fichas encontradas nos quatro ambientes. Organizando-as em ordem alfabética, a seção facilita a busca pelas informações que gostaríamos de rever de forma mais rápida. É um ótimo recurso para auxiliar em trabalhos escolares.

Curtindo o momento

Embora muitos pais e responsáveis deixem as crianças sozinhas nos momentos de brincar ou jogar videogames, Little Mouse’s Encyclopedia procura proporcionar às famílias uma prática fundamental para o desenvolvimento infantil, trazendo benefícios não só educacionais, mas também emocionais. Ao tirar um tempo para lerem juntos, os adultos podem, além de incentivar hábitos de leitura saudáveis, estabelecer momentos de qualidade com as crianças de modo que a sua total atenção à atividade em conjunto poderá impactar de forma considerável a autoestima de seus filhos. Ao explorarem juntos o mundo do pequeno camundongo, certamente irão compartilhar momentos de enriquecimento educacional e estreitamento de laços afetivos.

Prós

  • Ilustrações encantadoras;
  • Diversidade de informações sobre seres vivos;
  • Jogabilidade intuitiva.

Contras

  • Não há. 
Little Mouse’s Encyclopedia  - PC/Switch/XBO/Android/iOS - Nota: 10.0
Versão utilizada para análise: Nintendo Switch
Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital adquirida pela própria redatora


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google