Jogamos

Análise: Warriors Orochi 4 Ultimate (Multi) é um ótimo game para os fãs do gênero Musou

A versão definitiva do game traz algumas novidades em relação ao já competente jogo original.

Uma prática comum na indústria dos games é o lançamento de versões expandidas de jogos já disponíveis. Através delas, DLCs e extras chegam juntos ao produto original de forma integrada. Warriors Orochi 4 Ultimate (Multi) é um exemplo desse tipo de game, trazendo novos elementos ao bom título do gênero Musou. Mas será que ele vale a pena? Prepare as suas armas mágicas e suba no seu cavalo, pois a análise vai começar.

Um Musou legítimo

Desenvolvido pela Omega Force e publicado pela Koei Tecmo, Warriors Orochi 4 Ultimate (Multi) foi lançado em 14 de fevereiro de 2020, com versões para PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Ele consiste em uma versão melhorada de Warriors Orochi 4 (Multi), lançado originalmente em 2018. O “game” também pode ser  adquirido como uma atualização para quem já tem o jogo base.
Capa de Warriors Orochi 4 Ultimate
O título é uma espécie de crossover das séries Dynasty Warriors e Samurai Warriors, tradicionais no gênero Musou. Para quem não conhece, ele consiste em batalhas hack and slash entre exércitos e seus comandantes, que devem se deslocar em um mapa dividido em bases. Vence quem cumprir requisitos como “derrotar X tropas inimigas”, “conquistar Y territórios” ou “avançar até o ponto Z”.
Bem-vindo ao mundo cheio de batalhas de Warriors Orochi
Se o jogador não tiver tido contato com títulos passados da série Orochi, ou mesmo algum dos Dynasty e Samurai Warriors, a história e a interação entre os personagens pode ficar um pouco prejudicada (esse foi o meu caso). Mas isso não chega a comprometer o entendimento do enredo, que é bastante interessante e repleto de fantasia.

A ideia básica é que um grupo de deuses gregos, encabeçados por Zeus, pretende utilizar um conjunto de braceletes mágicos para interferir no mundo mortal. Alguns desses poderosos objetos acabam, entretanto, sendo levados por Perseus e, assim, caindo nas mãos dos heróis já conhecidos da franquia Warriors Orochi. A partir daí, o game apresenta várias batalhas entre as diferentes facções, cada uma compreendida em missões que formam sete capítulos no total.
Observar o posicionamento das tropas no mapa pode ser determinante para a vitória
Conforme avança na história, o jogador recebe reforços de novos heróis e vilões para o seu exército. As disputas usam uma jogabilidade simples, onde golpes fantásticos e poderosos podem ser facilmente desferidos. É possível curtir o jogo com um amigo localmente, ou então travar emocionantes batalhas online.

Conteúdo para ninguém botar defeito

A quantidade de personagens é absurda, com mais de 170 heróis e vilões disponíveis. O game chegou a receber um prêmio por esse feito notável. E cada um deles é original, com vozes, golpes e visuais únicos e interessantes. Colecionar, lutar e customizar todos eles é certamente um dos maiores atrativos do game.
Gotta get them all!
Para customizar os personagens, o jogador também conta com muitas opções. Através de um sistema de níveis, é possível melhorar atributos específicos, além de escolher armas especiais, chamadas tesouros sagrados, como o martelo Mjölnir e o Tridente de Poseidon. Também é possível obter skins diferentes. Os itens e materiais utilizados são obtidos nas missões, que avaliam o desempenho das vitórias de acordo com o tempo utilizado e o nível dos combos executados.
Escolha o seu tesouro sagrado preferido
O game, entretanto, não é muito generoso ao fornecer recursos, inclusive para melhorar acampamentos, o que torna a obtenção de todos esses elementos bastante demorada. Esse problema é intensificado pela jogabilidade, que se por um lado é acessível, pode acabar se tornando repetitiva. O segredo é fazer uso de vários personagens e customizações diferentes, que oferecem às partidas novidades interessantes.

Como as partidas são disputadas em times de três, trocar os personagens durante as sequências de ataques também é um recurso interessante para obter combos incríveis. Prepare-se para atingir mais de 1000 acertos rapidamente durante as batalhas, repletas de tropas comuns lideradas por heróis e vilões mais poderosos. Monstros e cenários cheios de rotas diferentes aumentam as possibilidades nas partidas.
O unity attack é o golpe mais poderoso do game
Vale ressaltar que os exércitos inimigos também têm oficiais poderosos. Logo, as lutas entre personagens fantásticos é equilibrada, sobretudo em níveis de dificuldades mais elevados. Apesar do jogo, em geral, envolver muitos ataques a tropas inimigas fracas, as batalhas entre heróis e/ou vilões exigem mais estratégia e precisão. Saber defender e ativar especiais na hora certa pode ser determinante para a vitória.

Uma versão realmente suprema?

Como Warriors Orochi 4 Ultimate é uma versão melhorada, é importante falar um pouco sobre o que ela trouxe de novo. As novidades mais significativas em relação ao game original são dois capítulos extras, sete personagens adicionais e o Infinity Mode. Eles, entretanto, só são acessados após um bom tempo de jogo.
Embora não sejam espetaculares, os gráficos do game são competentes
O modo Infinity funciona da seguinte maneira: utilizando um número limitado de personagens, o jogador precisa vencer 12 torres com cinco andares cada. Essas fases são definidas aleatoriamente, e a cada vitória recebemos novos itens e personagens. É como um modo campanha sem história, com foco somente nos combates e customizações.

Outras novidades incluem a possibilidade dos tesouros sagrados poderem ser trocados entre os personagens e algumas pequenas melhorias nos visuais dos menus e HUDs do game. Ou seja, nada muito impressionante. Afinal, para quem já tem mais de uma centena de personagens, receber mais sete não chama tanto a atenção. Fica o destaque, entretanto, para Ryu Hayabusa, protagonista da famosa franquia Ninja Gaiden.
São muitos golpes especiais para experimentar
Como um jogo em si mesmo, a versão Ultimate certamente se justifica em relação ao game original. Por outro lado, se considerada apenas como uma nova versão para quem já tem o Warriors Orochi 4, a coisa fica complicada. O valor da “atualização” é apenas 40% (aproximadamente, calculado no dia da publicação desta análise) mais barato que o pacote “game+atualização”; ou seja, não muito atrativo.

Um grande game, em todos os sentidos

Se considerarmos Warriors Orochi 4 Ultimate (Multi) como uma atualização, ele sofre pelas poucas novidades. Por outro lado, como um jogo independente, temos um ótimo título. Gráficos bonitos, uma enormidade de personagens para colecionar, lutar e customizar, e muitas missões para serem exploradas com uma jogabilidade divertida. Mesmo com alguns problemas, o game é obrigatório para os fãs do gênero.
Muitas batalhas emocionantes neste ótimo game!

Prós

  • Enorme quantidade de personagens com características únicas;
  • Visuais interessantes, sobretudo no design dos heróis e vilões;
  • Muitas missões, itens e colecionáveis para serem completados e obtidos;
  • Jogabilidade simples e acessível;
  • Boa quantidade de customizações e formas diferentes de conduzir as lutas e combos.

Contras

  • São precisas muitas (muitas mesmo)  partidas para liberar vários itens e personagens;
  • Jogabilidade simples acaba se tornando repetitiva com o tempo;
  • Quem não conhece a franquia  e jogos relacionados pode ficar confuso com o enredo e a relação entre os personagens. 
Warriors Orochi 4 Ultimate - Multi - Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS4
E você, leitor?  Já havia curtido Warriors Orochi 4? O que achou da versão Ultimate do game? Deixe a sua opinião.
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Koei Tecmo

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google