Ubisoft nomeia Christoph Hartmann, cofundador da 2K Games, para liderar a Creative House 2

Hartmann permaneceu na 2K até 2017, e será responsável por supervisionar novos jogos de tiro da empresa francesa.

em 02/07/2026
A Ubisoft está passando por mudanças internas, e como parte desses esforços, contratou Christoph Hartmann, cofundador da 2K Games, para liderar a Creative House 2, que foca em marcas "concentradas em oferecer uma jogabilidade desafiadora, competitiva e cooperativa guiada por campos de batalha". Desse modo, Hartmann será responsável diferentes títulos, incluindo alguns jogos de tiro, como The Division, Ghost Recon e Splinter Cell.

A carreira de Christoph Hartmann nos videogames teve início em meados dos anos 1990, na BMG Interactive, que publicou Grand Theft Auto 1. Quando a Take-Two adquiriu a empresa, em 1998, ela acabou incorporada ao que viria a ser a Rockstar Games, onde Hartmann exerceu a função de vice-presidente sênior de publicações. 

Em 2005, a Take-Two adquiriu o estúdio Visual Concepts (que seria conhecida pela franquia NBA 2K), e Hartmann foi cofundador da 2K Games. Por lá permaneceu até 2017, atuando como presidente e supervisionando lançamentos para franquias como BioShock, Borderlands, Mafia, Sid Meier's Civilization e XCOM. 

Mais recentemente, Christoph Hartmann foi Vice-Presidente da Amazon Games, onde teve contato com a equipe de desenvolvimento de March of Giants, IP que foi adquirida pela Ubisoft no final do ano passado e também ficará sob o guarda-chuva da Creative House 2.

Em comunicado oficial, o o CEO e cofundador da Ubisoft, Yves Guillemot, falou sobre a chegada de Hartmann ao time da desenvolvedora francesa:
"Christoph é exatamente o tipo de líder que precisávamos para a Creative House 2 – um gamer apaixonado com comprovada capacidade de trazer o melhor das equipes criativas e construir franquias que duram.

Sua experiência em desenvolvimento e publicação, assim como seu estilo de gestão, lhe dão uma compreensão rara do que é necessário para fazer grandes jogos. Estou confiante de que Christophe elevará nossos times e marcas a novos patamares e aprofundará sua conexão com os jogadores dedicados que amam essas franquias."
Por fim, Hartmann acrescentou: 
"As equipes talentosas da March of Giants, Massive, Ubisoft Montreal, Ubisoft Paris e Ubisoft Toronto sempre souberam como criar mundos nos quais os jogadores se perdem.

Com Creative House 2, estamos dando a eles a estrutura, o suporte e a visão para ir além, para construir experiências intensas e inesquecíveis que lembram os jogadores por que se apaixonaram pelos jogos em primeiro lugar. É disso que sempre se trataram grandes jogos, e é para isso que estamos aqui para criar."

Conforme a Ubisoft anunciou no início deste ano, suas operações criativas foram divididas em cinco divisões separadas, chamadas de Creative Houses:

  • CH1 (Vantage Studios) ficará responsável pelas principais franquias da empresa (Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six); 
  • CH2 será focada nos jogos de tiro; 
  • CH3 trabalhará em jogos live service (For Honor, The Crew, Riders Republic etc.); 
  • CH4 se dedicará aos jogos de fantasia e narrativa (Anno, Rayman, Prince of Persia etc.); 
  • e a CH5 focará em jogos casuais e voltados para a família (Just Dance, Hungry Shark, Uno, entre outros).

Fonte: Ubisoft
Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.