Halloween: jogos para entrar no clima e tomar alguns sustos

Algumas recomendações de jogos que vão de gostosuras a travessuras para celebrar o Dia das Bruxas.

É Halloween! O Dia das Bruxas é uma data bastante celebrada em países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e com o passar dos anos vem ganhando espaço no Brasil. A ocasião tem como característica principal as pessoas se fantasiarem para pedir doces nas ruas e também decorarem as casas com abóboras, morcegos, esqueletos e outras coisas horripilantes para realizar festas.

Pegando carona na ocasião, neste especial vamos recomendar alguns títulos interessantes para jogar que tem a ver com a data. A maioria, obviamente, são jogos com temática de horror para entrar no clima da festa e, quem sabe, até tomar alguns sustinhos para gelar seu coração e deixá-lo no clima do Halloween.

Além disso, durante a semana da publicação desta matéria, muitos dos títulos citados estão em oferta nas lojas digitais para PC e consoles, então não deixe de aproveitar caso algum deles esteja com aquele preço bacanudo. Confira aí:

Resident Evil VII: biohazard

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Switch

A série Resident Evil é um verdadeiro clássico quando o assunto é horror. Não é à toa que a franquia foi responsável por popularizar o gênero que hoje conhecemos como Survival Horror. De tantos títulos disponíveis na franquia, a recomendação para nossa listinha é o sétimo episódio da série principal: Resident Evil VII: biohazard.

Este título não é só o mais assustador da franquia, mas também introduziu uma nova abordagem à série, adotando a perspectiva em primeira pessoa para aumentar ainda mais a imersão do jogador ao explorar a casa da família Baker. Esse detalhe garantiu que muitos jogadores realmente tomassem belos sustos no meio do caminho. Até hoje me assusto com aquela vovozinha.

Caso queira continuar se aventurando pelo universo de RE, aproveite para conferir também os remakes de Resident Evil 2, Resident Evil 3 e Resident Evil 4.

The Evil Within

Disponível em: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Se você é fã de Resident Evil, então não pode deixar de conferir também The Evil Within. Criado por Shinji Mikami, também responsável pela série da Capcom, assumimos aqui o papel do detetive Sebastian Castellanos durante a investigação de um assasinato em massa.

Depois de ver o massacre de colegas policiais, Sebastian é emboscado e fica inconsciente. Quando acorda, ele se encontra em um mundo perturbado no qual criaturas horríveis vagam entre os mortos e só você pode ajudá-lo a sair deste verdadeiro pesadelo.

Além da oportunidade de adquirir o game com um bom desconto durante esta semana em diversas lojas digitais, você ainda pode garantir a sequência, The Evil Within 2, gratuitamente na Epic Games Store. Ambas as ofertas vão até o dia 2 de novembro.

Until Dawn

Disponível em: PlayStation 4

Se você curte algo com uma pegada mais cinematográfica, Until Dawn é uma boa pedida para jogar com seus amigos e, quem sabe, até conseguir salvar a vida de todos os adolescentes da trama.

Em Until Dawn, oito amigos estão presos em um retiro remoto nas montanhas, mas não estão sozinhos. Tomados pelo terror e uma tensão imensa, eles terão de enfrentar seus medos se quiserem sobreviver a essa noite. Jogando como cada um deles, sinta medo como você nunca sentiu. Cada decisão tomada em sua terrível busca por respostas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Suas ações decidirão quem sobrevive até o amanhecer.

Curtiu essa recomendação? Então não deixe de conferir também outros jogos com a mesma pegada, como a série The Dark Pictures Anthology, o thriller Hidden Agenda e The Quarry.

Alien: Isolation

Disponível em: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One

Se no espaço ninguém pode ouvir você gritar, então vamos recomendar este verdadeiro clássico do horror em sua melhor adaptação para um videogame já feita até hoje. Alien: Isolation colocará você na pele de Amanda Ripley, uma engenheira presa em uma gigantesca estação espacial e que está buscando uma forma de sobreviver ao implacável xenomorfo.

Use astúcia e coragem para atravessar a Sevastopol sem deixar que o terrível Alien o capture. Crie artefatos e ferramentas que te ajudarão a sobreviver o máximo de tempo possível para descobrir o que aconteceu com sua mãe, desaparecida anos antes. Prepare-se para sentir o verdadeiro horror de ser caçado por um monstro espacial.

Nossa dica adicional aqui é que, se possível, jogue a versão para PlayStation 4 por conta de suas funcionalidades únicas. Há uma opção que permite usar o microfone do seu headset para detectar o áudio do ambiente, ou seja: se você tomar um susto e gritar, o Alien vai te ouvir no jogo. Além disso, a lightbar do DualShock 4 é sincronizada com o sensor de movimento do jogo, aumentando ainda mais a imersão. Boa sorte!

Dead Space

Disponível em: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S (Remake) | PC, PlayStation 3 e Xbox 360 (2008)


Aproveitando que ainda estamos no espaço, Dead Space é outra ótima pedida para quem quer sentir um pouco mais de horror com direito a generosas doses de sanguinolência. Originalmente lançado em 2008, Dead Space recebeu um remake no início deste ano que exaltou ainda mais a obra e se tornou o jogo que começou os trabalhos do impressionante ano de 2023 nos games.

Na pele do engenheiro Isaac Clarke, sua missão é consertar uma imensa nave de mineração, a USG Ishimura. Porém, ele logo vê que algo está terrivelmente errado. A tripulação foi massacrada e a amada parceira de Isaac, Nicole, está perdida em algum lugar da nave. Resta agora ao rapaz desvendar o horripilante mistério do que aconteceu a bordo da Ishimura, na esperança de rever Nicole em uma batalha pela sobrevivência, não só contra os horrores que o cercam, mas também contra a perda da própria sanidade.

2023 também trouxe outro jogo com uma pegada semelhante a de Dead Space. Se curtiu essa recomendação, você também pode conferir The Callisto Protocol, disponível para PC e consoles.

Observer

Disponível em: PC, PlayStation 4 e Xbox One (Original) | PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S (System Redux)


Voltando um pouco para experiências com narrativas mais elaboradas, Observer é uma recomendação para quem busca algo mais voltado ao terror psicológico e uma temática mais futurista. Estrelado pelo saudoso ator Rutger Hauer, falecido em julho de 2019, você assume o papel de Daniel Lazarski, um investigador de elite do futuro que atua como um Observador.

Usando um dispositivo conhecido como Devorador de Sonhos, invada a mente dos mortos e reviva os seus momentos finais para explorar seus medos e obsessões. Mergulhe nesses labirintos neurais sinuosos e procure pistas que ajudarão você a encontrar o sorrateiro assassino. Mas tome cuidado: quanto mais fundo você for, maior será o risco de perder a própria sanidade.

A Bloober Team, desenvolvedora e publisher de Observer, também é responsável por outros títulos com uma pegada mais sinistra e sobrenatural. Aproveite para conferir também outros jogos da casa, como Layers of Fear e The Medium. O estúdio também está responsável pelo desenvolvimento do vindouro remake de Silent Hill 2.

Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Switch


Deixar esta clássica franquia de fora da nossa lista de recomendações seria uma verdadeira blasfêmia, então resolvemos recomendar Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse, entrada mais recente da série de horror da Koei Tecmo.

A história se inicia após o misterioso desaparecimento de um grupo de crianças durante um festival em Rogetsu Isle. Mesmo após terem sido encontradas, suas memórias foram perdidas. Já adolescentes, as meninas retornam ao local e usam o poder da Câmera Obscura, uma câmera com o poder de capturar e selar horrores indescritíveis, assim como na sua pequena lanterna, para explorar diversos locais e afastar os fantasmas que as atacam, ao mesmo tempo que tentam descobrir a verdade sobre seu passado.

Have a Nice Death

Disponível em: PC e Switch

Se você não está afim de fortes emoções, nossa lista também traz algumas dicas de jogos mais amigáveis, mas ainda no clima do Halloween para você não deixar a data passar batida. Uma dessas recomendações é Have a Nice Death, em que assumimos o papel da Morte em pessoa, ou espírito… bom, você entendeu.

Neste roguelike de ação, aventure-se nos departamentos gerados aleatoriamente da Death Inc., e explore um mundo com um charme peculiar, no qual você também encontrará vários personagens memoráveis, como a simpática assistente com cabeça de abóbora, Pump Quinn, que está sempre disposta a contar as últimas fofocas do escritório. Aprimore suas técnicas e use tudo o que aprendeu para liquidar os subordinados e seus chefes de departamento nesta divertida e aventura.

Pumpkin Jack

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Switch


Outro título simpático, sem riscos de ataques cardíacos ou te fazer suar frio, é Pumpkin Jack. Nesta aventura em 3D assumimos o papel de um espírito revivido como um homem com cabeça de abóbora em pleno Halloween.

Utilize de armas como espadas, foices e até uma pá para enfrentar inimigos, resolver puzzles, descobrir segredos e fazer o mal triunfar sobre o bem. Além disso, divirta-se bastante com a jogabilidade inspirada em clássicos 3D do fim da década de 1990 e início dos anos 2000.

MediEvil

Disponível em: PlayStation 4


Outra recomendação fácil, divertida e bem no clima da data é MediEvil. No caso, o remake lançado para PS4 em 2019. Assuma o papel de Sir Daniel Fortesque, um cavaleiro um pouco inadequado (e há muito tempo falecido) que foi ressuscitado acidentalmente pelo seu maior inimigo, o maligno feiticeiro Zarok.

Na segunda oportunidade de derrotar seu maior inimigo, Dan embarcará em uma nova aventura para salvar o reino de Gallowmere e conquistar seu lugar como um verdadeiro herói. De quebra, um dos extras do remake é o jogo original de 1998, do primeiro PlayStation, caso você consiga coletar todas as 19 Almas Perdidas. Olha aí um rolê bacana pra hoje, não é mesmo?

Five Nights at Freddy's (Série)

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox Series S, Switch e Mobile.


O que começou como um projeto independente de Scott Cawthon, apenas para dar alguns bons sustos na garotada em 2014, e que rapidamente se tornou uma febre na internet, não poderia ficar de fora da nossa lista de recomendações para o Halloween. Aqui, excepcionalmente, não vamos recomendar um jogo, mas toda a série.

Entre jogos principais, spin-offs e até alguns projetos não oficiais, com direito até a um jogo em VR, FNAF já conta com 20 jogos entre lançados para praticamente todas as plataformas disponíveis atualmente. Basicamente, o jogador precisa sobreviver a um grupo de animatrônicos endiabrados durante várias noites em uma fictícia rede de pizzarias.

A série rapidamente se tornou uma mania mundial e hoje conta até com uma adaptação para os cinemas lançada recentemente. No Brasil, o filme estreou nos cinemas na última semana sob o título de Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim.

Slender: The Arrival

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Switch e Mobile.


Outro cult do horror nos games também precisa estar em nossa lista de recomendações. Completando 10 anos em 2023, Slender: The Arrival, começou a dar o ar de sua (des)graça em outubro de 2012 com uma estética bastante creepypasta, mas rapidamente se tornou uma febre nas lives e precursor de vários outros jogos do gênero de horror no cenário independente com o lançamento de sua versão definitiva no ano seguinte.

Slender: The Arrival é a adaptação do jogo Slender Man, criado por Mark Hadley. Desenvolvido em colaboração com a Blue Isle Studios, The Arrival apresenta uma nova história, gráficos melhorados, excelente taxa de replay e, acima de tudo, horror de sobrevivência no seu melhor.

O jogo recebeu recentemente uma atualização de conteúdo para celebrar seu 10º aniversário. Sendo assim, eis aí uma ótima desculpa para voltar ou até experimentá-lo pela primeira vez.

Outlast

Disponível em: PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch


Outro que também está completando 10 anos em 2023 é Outlast. Aqui os sustos são 100% garantidos desde os primeiros minutos, então esteja preparado para o pior. Nas remotas montanhas do Colorado, horrores aguardam dentro do Mount Massive Asylum. Um lar para doentes mentais há muito abandonado, recentemente reaberto pelo ramo de “investigação e caridade” da transnacional Murkoff Corporation, tem funcionado em estrito sigilo… até agora.

Seguindo uma dica de uma fonte interna, o jornalista independente Miles Upshur invade as instalações e o que ele descobre segue uma linha aterrorizante entre ciência e religião, natureza e algo totalmente diferente. Uma vez lá dentro, sua única esperança de escapar está na terrível verdade no coração do Monte Massive.

Se você ainda estiver no clima desta aterrorizante aventura, aproveite para conferir a expansão Whistleblower e a sequência Outlast 2. Além disso, The Outlast Trials, nova entrada da franquia, já está disponível em acesso antecipado no PC.

Alan Wake Remastered

Disponível em: PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Switch

Fechando nossa listinha aterrorizante vamos recomendar também Alan Wake. Originalmente lançado para PC e Xbox 360 em 2010, a versão remasterizada do jogo da Remedy Entertainment é uma ótima pedida para quem curte uma história de terror psicológico mesclada com um pouco de ação.

Quando a esposa do escritor best-seller Alan Wake desaparece durante suas férias, sua busca revela páginas de um thriller que nem ele se lembra de ter escrito. Uma presença sombria persegue a pequena cidade de Bright Falls, levando Wake ao limite de sanidade em sua luta para desvendar o mistério e salvar seu amor.

E claro, como não poderia deixar de ser, aproveite também para conferir a recém-lançada sequência, Alan Wake 2. Se você jogar no PC, fique atento para que as exigentes especificações para rodar o jogo não assustem você.
Estas foram nossas recomendações de jogos para curtir o Halloween. Obviamente, muitos outros títulos ainda estão disponíveis por aí e por isso queremos saber de você quais suas recomendações para entrarmos ainda mais no clima da data. Deixe nos comentários suas sugestões e Feliz Halloween, queridas abóboras!

Revisão: Juliana dos Santos

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.