Jogamos

Análise: Affogato (PC) — Cafés e demônios em um curioso tower defense reverso

Explore o subconsciente das pessoas para salvá-las do domínio de poderosos demônios.


Produzido pela Defun Studio e publicado pela Spiral Up Games, Affogato é um jogo que combina os gêneros de gerenciamento, interação social e tower defense de maneira única. Neste universo controlamos Affogato, uma bruxa que tem a capacidade de localizar e destruir demônios que controlam e induzem problemas aos seres humanos.

Com seus poderes, a protagonista precisa resolver uma série de mistérios que estão abalando a cidade em que vive, enquanto tenta arrecadar recursos para pagar o aluguel de sua cafeteria.



A barista e sua amiga demoníaca

Affogato é uma barista que se mudou para a cidade de Arorua para abrir sua cafeteria, a Witchery. Neste universo, a jovem é o que chamam de bruxa: uma pessoa que fez um pacto com um demônio para que ela tenha capacidade de ver e combater outros demônios que tentam fazer mal aos humanos.

No caso, a bruxinha fez um pacto com Mephista, uma arquidemônia tagarela e também melhor amiga e ajudante da protagonista. Juntas, as garotas tentam levar uma vida normal, gerenciado a cafeteria e arrecadando dinheiro para pagar o aluguel.




No entanto, com o passar dos dias, Affogato se vê envolvida em diversos mistérios da cidade: pessoas doentes, serial killers e estudantes depressivos são apenas alguns dos problemas que ela precisa resolver com seus poderes, pois tudo isso é obra de diversos demônios espalhados pela cidade.

Sua história se desenvolve de maneira muito interessante, mesmo que seja simples e abuse de muitos clichês de animações japonesas. A dublagem e direção de arte são características que chamam a atenção por conta da qualidade: todos os personagens são estilosos e suas vozes transmitem com perfeição as suas personalidades.




Durante a campanha, visitamos diferentes locais da cidade para localizar demônios, interagir com os nossos amigos, visitar locais de lazer e, claro, gerenciar nossa cafeteria para ter o dinheiro necessário para pagar o aluguel.

Infelizmente, embora a qualidade audiovisual seja excelente, o jogo não possui localização para português. Em boa parte da história temos grandes trechos de diálogos que são fundamentais para entendermos o contexto, assim como as instruções de seu combate, que possui muitas camadas de estratégia.



A rotina em sua cafeteria

A sua rotina em Affogato é dividida em três horários: manhã, noite e tarde da noite. Os dois primeiros são para realizar as tarefas necessárias, como abrir a cafeteria, socializar ou caçar demônios; já o último define nosso horário de dormir. A Witchery normalmente é o centro de tudo: onde conhecemos nossos clientes, recebemos nossos amigos e fazemos cafés em um simples simulador de barista.

A simulação em si é muito simples e funciona como um point-and-click. Há uma boa variedade de bebidas a serem feitas e temos todas as ferramentas necessárias em mãos: máquinas, grãos, leite, chocolate, creme, etc. No entanto, só utilizamos a Witchery em ocasiões específicas, como quando conhecemos personagens importantes para a história ou estamos simplesmente conversando com nossos amigos.




Abrir a cafeteria ao público serve apenas para arrecadar dinheiro, mas há outras formas mais eficientes de se fazer isso, como completar missões de história. O perigo de não ter dinheiro para pagar o aluguel não parece ser real, pois nossa capacidade de arrecadação é muito alta. Isso é uma pena, pois a atividade de fazer os cafés é divertida e relaxante, porém subutilizada. No fim das contas, ela serve apenas para o jogador servir os cafés favoritos de nossos amigos para estreitar relações.

E falando em estreitar relações, Affogato possui um sistema de interação social muito importante para a progressão de nossa protagonista. Além de conhecer o passado de nossos amigos, podemos ajudá-los com conselhos e animá-los com uma boa xícara de café. 

Apesar de interessante, esse sistema também é pouco explorado, já que resolvemos praticamente tudo dentro do simulador de barista. No entanto, gastar um tempo nessa atividade é válido para conseguirmos algumas cartas de combate para serem utilizadas em sua gameplay de defesa de torres.



Tower defender em uma outra perspectiva 

Durante a campanha, Affogato se depara com muitas pessoas passando por problemas, normalmente causados pela influência de demônios. Com seus poderes, ela consegue entrar na mente de outros humanos e combater o problema. Nestes momentos, a gameplay muda completamente e se torna um incomum tower defense reverso. 

Em jogos tradicionais desse gênero, de maneira simplificada, precisamos posicionar diferentes elementos dentro do cenário para impedir que os inimigos avancem de um Ponto A até um Ponto B. Affogato subverte essa ideia: a proposta do jogo é nos obrigar a atravessar o cenário e derrotar a defesa dos demônios. 




Em uma espécie de tabuleiro com múltiplos caminhos, colocamos nosso exército para avançar ao longo do terreno. Nossa party é composta por cartas que representam nossas unidades, cada uma com habilidades e atributos diferentes. Antes de cada partida, precisamos escolher quais cartas vamos levar baseando nossa estratégia de acordo com as dificuldades que as fases propõem.

Outro fator importante é a utilização da Penta, uma moeda que limita a quantidade de cartas que podemos utilizar. Cada carta necessita de uma quantidade específica e podemos coletar mais derrotando inimigos, percorrendo o tabuleiro ou com habilidades passivas de algumas unidades.




A movimentação do time é automática e o jogador interfere em quais caminhos ele irá seguir. Mas, para definir isso, precisamos estudar a melhor estratégia baseada no posicionamento dos inimigos e o alcance de seus ataques. Outra mecânica relevante é a transição de mundos: dentro de uma fase, precisamos utilizar com frequência uma carta que modifica o ambiente, alterando o tipo e o posicionamento dos inimigos.

Todos esses elementos dão uma profundidade enorme à gameplay, permitindo que inúmeras estratégias sejam criadas, das cartas que vamos utilizar, o gerenciamento de Penta e o trajeto a ser percorrido ao momento ideal para transacionar os mundos.




Mas o principal elemento são as cartas, por conta de sua variedade de atributos e habilidades. Podemos montar um time baseado em força bruta, defesa e recuperação de vida, ganho de Penta, ataques mais rápidos, entre tantas outras possibilidades. Ao longo da campanha, desbloqueamos novas possibilidades à medida que cumprimos missões e estreitamos relações com os NPCs.

A partir do segundo terço da campanha, a dificuldade se torna muito elevada e exige que o jogador elabore estratégias com cuidado. Mesmo jogando na dificuldade normal e tendo experiência com o gênero, passei muita dificuldade em diversos momentos, principalmente por demorar a dominar todas as mecânicas. Por conta disso, acredito que jogadores mais inexperientes passem um pouco de aperto ao experimentar o jogo.



Um café delicioso e diferenciado

Affogato subverte o gênero de defesa de torres e o combina com elementos de gerenciamento e interação social para criar uma aventura única. Apesar de algumas mecânicas serem subutilizadas, o jogo é uma aventura árdua, estratégica e divertida, que com certeza irá agradar aos fãs do gênero. Talvez ele não seja a melhor opção para iniciantes, mas vale a recomendação a todos que procuram um bom jogo de estratégia.

Prós

  • Fazer os cafés é uma atividade relaxante e divertida;
  • Todos os personagens são estilosos e a dublagem é excelente;
  • A mudança de perspectiva do tower defense foi muito bem implementada;
  • Há muitos elementos disponíveis para elaborar as mais variadas estratégias de combate.

Contras

  • Ausência de localização para português;
  • O gerenciamento da cafeteria é mínimo;
  • A interação com os NPCs poderia ser melhor explorada.
Affogato — PC — Nota: 8.0
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise feita com cópia digital cedida pela Spiral Up Games


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google