Meus jogos favoritos de 2022 — Gustavo Souza

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.


O ano de 2022 está chegando ao fim e foi um período de muitas surpresas para mim. Por não possuir algum dos consoles da nova geração (apenas um Switch) ou um PC potente, acabei por me entreter com jogos que possivelmente não chamaram tanta a atenção do público em meio a tantos lançamentos gigantes.

Para criar esta lista, levei mais em consideração o impacto que os jogos tiveram em mim do que propriamente uma nota dada em análise. E caso você não tenha jogado algum deles, fica a recomendação para experimentá-los! Quem sabe você não encontra um novo jogo favorito por aqui.

Soundfall 




Começo a lista com o meu jogo favorito do ano até o momento. Passei a gostar de jogos de ritmo quando conheci Guitar Hero, e a ideia de tocar as músicas que eu gostava era simplesmente maravilhosa. Apesar de possuir uma lista de músicas mais eclética, Soundfall me fez reviver essa sensação em um jogo de ação intensa, em que o ritmo é essencial para combater os inimigos. Seu maior trunfo é sua coletânea de músicas que contemplam diversos gêneros musicais e que deixam cada fase da aventura única.

A maior evidência desse destaque é a presença de duas músicas de Soundfall no meu Top 3 de músicas mais ouvidas do Spotify este ano. Aparecer duas músicas pop no meio de uma lista predominantemente de folk metal e metal melódico mostra o impacto que Soundfall teve no meu dia a dia.

Pokémon Legends: Arceus




Aqui vai um exemplo de jogo que não estaria nesta lista se eu levasse em consideração apenas as notas. Apesar de estar longe de ser um jogo perfeito, Pokémon Legends: Arceus me surpreendeu com sua mudança de perspectiva da série. Com o foco voltado para a captura, minha parte favorita dos jogos, e um sistema de batalhas simplificado, Legends garante um lugar nesta lista com um certo mérito. 

Splatoon 3




Splatoon foi uma das franquias que sempre tive vontade de experimentar. O estilo dos personagens e a interessante mudança de perspectiva para um jogo de tiro sempre me chamaram a atenção desde o primeiro jogo da série.

Splatoon 3 foi minha primeira experiência com a franquia e fiquei maravilhado com as possibilidades de gameplay e o dinamismo das partidas, além do seu modo história cativante. Apesar de ser muito ruim jogando partidas online, Splatoon 3 é um dos jogos mais divertidos que experimentei em 2022.

Two Point Campus 




O jogo de administração de universidades não poderia ficar de fora da minha lista. Two Point Campus é um dos meus jogos favoritos do ano, tanto que é um dos poucos que fiz questão de jogar com frequência durante o ano. É desafiador e divertido em um balanço perfeito e já conta com um DLC que complementa o jogo base de maneira muito competente. 

No Place for Bravery 




Com uma história que aborda temáticas sérias e um combate brutal, No Place for Bravery é um soulslike brasileiro que se tornou uma das maiores surpresas para mim em 2022. A melancólica aventura de Thorn para resgatar sua filha é tão intensa e profunda que é quase impossível não se emocionar enquanto explora todas as áreas de Dewr.

Return to Monkey Island 




Guybrush Threepwood retornou da melhor maneira possível. Com um estilo artístico belíssimo, jogabilidade acessível e o humor característico da franquia, Return to Monkey Island não é apenas um dos melhores jogos da série, mas também um dos jogos mais divertidos do ano. 

Kynseed




Kynseed entrou nesta lista aos 45 do segundo tempo. Poucas horas antes de enviar este texto para revisão, estou aqui fazendo questão de escrever algumas palavras sobre ele. Kynseed é um life sim que chamou minha atenção por sua similaridade com Stardew Valley.

Apesar das semelhanças, Kynseed possui muita personalidade para criar uma aventura única que encanta em cada detalhe dos cenários, diálogos e ações, e que possui um enorme potencial para ser meu jogo favorito de 2022.

Menções honrosas, alguns jogos antigos e expectativas para 2023

Vale separar um espacinho deste texto para destacar alguns jogos que joguei em 2022, mas que foram lançados em anos anteriores. Além dos meus consagrados companheiros de anos, como Counter Strike: Global Offensive (PC), Euro Truck Simulator 2 (PC) e Bloons TD 6 (PC/Mobile), comecei a me aventurar pelo mundo de Hades (Multi) e fiquei encantado com a ação intensa, os belos visuais e sua dificuldade elevada.

Aproveitando uma promoção na eShop, comprei um pacote de Horizon Chase Turbo (Multi) com seus DLCs. Aproveitando a portabilidade do Switch, Horizon Chase me acompanhou por muitas viagens e noites de insônia e se tornou um dos meus vícios este ano.




Além deles, vale destacar também alguns dos jogos que analisei para o GameBlast e que chamaram a minha atenção e valem ser citados aqui:
Não sou de ficar criando muita expectativa para lançamentos de jogos, mas The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom será uma das minhas compras obrigatórias para 2023. Além dele, estou curioso para ver, e quem sabe experimentar, alguns jogos como Street Fighter 6, Resident Evil 4 e Hogwarts Legacy. Mas, assim como Soundfall e Kynseed apareceram para me surpreender, estou ansioso para saber se vou ter a sorte de encontrar jogos tão interessantes ano que vem.

Revisão: Ives Boitano


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google