Jogamos

Análise: Against the Storm (PC) é um construtor de cidades interessante e com muito potencial de crescimento

Apesar de possuir boas ideias, este jogo ainda depende de atualizações para se manter relevante.


Desenvolvido pela Eremite Games e publicado pela Hooded Horse, Against the Storm é um construtor de cidades com elementos de roguelite em que devemos administrar diversas colônias para coletar recursos para a Rainha. O sucesso de nossas missões depende do cumprimento das ordem da Coroa, assim como do bem-estar de nossos colonos, para que a Rainha não perca a paciência e ordene nosso retorno. Apesar de possuir algumas limitações, este jogo tem um grande potencial para o futuro, devido ao seu robusto roteiro de atualizações já apresentado.

Explorar para sobreviver

Em Against the Storm, o mundo foi devastado pela Tempespraga, um ciclo de tempestades que destrói tudo pelo seu caminho, e o único local seguro é a Cidade Escaldante, governada pela Rainha Chamuscada. Nós estamos no controle de um dos Desbravadores da Rainha e temos o objetivo de criar novas colônias para coletar recursos para a Coroa.

Entre cada evento da Tempespraga, devemos explorar o mapa do mundo estabelecendo colônias em diferentes biomas e cumprir as variadas ordens vindas da Coroa. Na prática, cada bioma modifica apenas o visual das áreas, não afetando o gameplay drasticamente. Quando a tempestade chega, os colonos retornam para a Cidade Escaldante, as colônias são destruídas e o mapa é modificado. Após cada excursão, podemos comprar melhorias que são levadas para aventuras futuras.




Antes de iniciar a exploração, devemos realizar algumas escolhas que impactam diretamente em nossa expedição. A primeira delas envolve o grupo de colonos que levaremos em um primeiro momento. Separados em quatro classes — humanos, castores, lagartos e harpias —, cada grupo possui especialidades e gostos próprios, o que influencia no planejamento de sua vila. Por exemplo, castores são melhores lenhadores, enquanto lagartos são melhores caçadores. Ter mais ou menos de uma classe impacta diretamente na dinâmica de exploração.

A segunda escolha envolve alguns recursos básicos que podemos levar. Dentre as opções estão alimentos, pedras e madeira, por exemplo. Ter mais alimentos ajuda a manter a satisfação dos colonos alta por mais tempo, enquanto pedras e madeiras nos permitem realizar mais construções.

Por último, é possível escolher o nível de dificuldade. São quatro opções — colono, pioneiro, veterano e desbravador — e a escolha interfere em diversos efeitos nos habitantes. Por exemplo, na dificuldade colono, os aldeões consomem menos comida; enquanto na desbravador, o jogo adiciona quatro efeitos negativos aleatórios na vila. Esses níveis de dificuldade atendem bem aos que procuram uma partida mais casual e os jogadores mais exigentes.



Planejando sua vila

A dinâmica de Against the Storm é bem simples. O jogo é um construtor de cidades tradicional, porém sua temática está voltada à colonização, trazendo consigo construções como tendas para lenhadores e caçadores, tabernas, ferreiros etc. O nosso objetivo é atender às ordens da Rainha antes que ela perca a paciência com a sua demora. Dentre essas ordens estão coletar uma determinada quantidade de recursos, construir certos estabelecimentos, explorar o cenário, manter a motivação da população, entre outros.

Um problema presente é a pouca variedade de ordens da Rainha. A maioria envolve os exemplos citados acima, variando apenas pela quantidade de itens necessários. Essa característica deixa o gameplay um pouco repetitivo e previsível. Porém, as partidas rápidas ajudam a atenuar esse problema.




Na parte inferior da tela estão dispostas duas barras: a azul, relacionada à nossa reputação com a Coroa; e a vermelha, que representa a impaciência da Rainha. Podemos conseguir pontos de reputação atendendo às ordens da rainha, ou explorando o cenário e enviando recursos extras para a Cidade Escaldante. Completando a barra de reputação, nossa missão será bem-sucedida; caso a barra de impaciência se complete, nossa missão estará fracassada.

Todas as colônias começam da mesma maneira: no centro do mapa estão a Lareira, estrutura que deve ser mantida acesa com combustível a todo momento, um armazém e eventuais fontes de recursos. Nos arredores estão áreas com neblinas que devem ser abertas com a ajuda de lenhadores para descobrir o que há de recursos. 




O planejamento da cidade é intuitivo e podemos adicionar as construções desejadas com poucos cliques. Para cada construção de coleta, podemos designar uma certa quantidade de colonos que trabalharão dentro da área de influência do estabelecimento. Alguns prédios precisam estar perto da lareira, como abrigos, e os demais têm mais liberdade de localização.

A expansão de seu território e a exploração de novas áreas liberam alguns eventos temáticos para cada bioma. Tais eventos podem retornar ao jogador itens de interesse, dinheiro e reputação com a Rainha. Em alguns casos, há a possibilidade de engatilhar maldições nos colonos, levando-os à morte ou diminuindo sua motivação. Assim como as missões da Rainha, não há uma variedade significativa de eventos para nos desafiar.

As ordens da Rainha vêm aos poucos e devemos planejar nossa vila de acordo com as necessidades estabelecidas pela Coroa. Com o cumprimento das ordens e o aumento de nossa reputação, recebemos novos colonos, além de construções e melhorias para a vila. Esse ciclo de ações se repete até o fim da partida, seja com o sucesso ou com o fracasso.



Mapa de atualizações e promessa de muito conteúdo

Como dito anteriormente, o principal problema de Against the Storm é o gameplay repetitivo e a limitação de alguns elementos como missões e eventos. No entanto, os desenvolvedores já divulgaram um mapa de atualizações que envolvem mais conteúdo para o jogo, além de melhorias no tutorial, na interface e na experiência do usuário.

Esse é um fator muito relevante para validar as qualidades exibidas até aqui. No momento desta análise, Against the Storm se encontra na versão 0.36.14, longe de sua versão final, e já conta com uma base sólida, mas que ainda precisa ser aprimorada. Há um potencial imenso nas futuras atualizações para que o jogo se torne mais atrativo para os jogadores. 



Um futuro promissor o aguarda

Against the Storm apresenta um sistema de construção de cidades simples, porém bem executado. O gameplay é acessível e as partidas rápidas deixam o desenvolvimento da aventura dinâmico e divertido. Mesmo com a pouca variedade de missões e eventos de cenário, as futuras atualizações prometem acrescentar muito conteúdo para os jogadores e torná-lo um destaque em meio ao seu gênero. 

Prós

  • O gameplay é simples e acessível para todos os jogadores;
  • As futuras atualizações prometem entregar muito conteúdo;
  • Os níveis de dificuldade atendem os mais variados perfis de jogadores;
  • As partidas rápidas atenuam o problema de gameplay repetitivo.

Contras

  • Os cenários não possuem muito diferença além do aspecto visual;
  • A pouca variedade de ordens da Rainha e eventos nos cenários torna o gameplay repetitivo e previsível.
Against the Storm — PC — Nota: 7.5
Revisão: Ives Boitano 
Análise feita com cópia digital cedida pela Hooded Horse


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google