E3 2012: um pouco de mais do mesmo

Inaugurando a ida da equipe GameBlast à E3, o maior evento de games do mundo acabou trazendo poucas novidades, mas deixou muitas lembranças.

Novamente em Los Angeles, a E3 voltava para outro ano de novidades e lançamentos para o mercado dos videogames. Após muitos anos, a equipe GameBlast esteve presente e fez a sua primeira cobertura, descobrindo a imensidão do evento, conhecendo diversos grandes nomes e adquirindo uma experiência incomparável. Apesar de não ser um ano que muitos lembrem, vários grandes jogos foram anunciados e diversas mudanças anunciadas para os novos consoles.

Seguindo um padrão, SonyNintendo e Microsoft fizeram suas grandes conferências. Junto à elas, houve também apresentações fechadas da KonamiEA e Ubisoft, responsáveis por alguns dos títulos mais comentados durante o evento. Curiosamente, muitos anúncios foram feitos durante os dias seguintes, em estandes e quiosques de experimentação das empresas, como o caso dos jogos para o Nintendo 3DS. Confira abaixo o que aconteceu de mais importante!

Microsoft: vivendo do passado

A primeira grande conferência do evento foi feita pela Microsoft. Sendo uma empresa famosa por ser fiel aos jogos de esporte e de tiro, ela resolveu investir em anúncios para os dois setores, deixando de lado qualquer grande novidade. Com duração de uma hora e meia, os jogos apresentados não causaram grande comoção, deixando animados somente os que acompanhavam os exclusivos.

O grande nome da apresentação foi Halo 4. Entre um enorme show de luzes, o jogo contou com um vídeo de apresentação com atores reais em longos 7 minutos — os que haviam terminado o terceiro jogo da franquia se exaltaram com a presença de alguns personagens. Após isso, finalmente uma demonstração do jogo foi exibida, trazendo belos gráficos e a já conhecida jogabilidade. A única surpresa era o fato de ele ser para o Xbox 360, e não para o próximo console da empresa.


Outro jogo de grande destaque foi Gears of War Judgment, exclusivo da Microsoft. Deixando todos curiosos, ele seria o primeiro a ser feito por outra desenvolvedora, a People Can Fly. Isso significaria que não haveria mais o comando de Cliff Bleszinski, criador da franquia e maior responsável pelos outros títulos. Aparentemente, a equipe teria se mantido fiel aos conteúdos originais, tentando manter a mesma fórmula.


Outras novidades foram exibidas, como a nova tecnologia chamada SmartGlass. Com ela, jogadores poderiam conectar seus smartphones com sistemas operacionais do Windows e interagir com os jogos dos consoles Xbox. Pouco foi exibido, mas as funcionalidades seriam semelhantes ao que temos hoje no Wii U. Alguns outros momentos e anúncios também receberam certa comoção, como a demonstração de Tomb Raider, Resident Evil 6 e Call of Duty Black Ops II. Por fim, o jogo South Park: The Stick of Truth causou gargalhadas e mostrou que seria possível criar um RPG de qualidade com elementos do famoso desenho animado.

A sensação final da conferência da Microsoft era a de que não havia muito a ser mostrado. Nada foi dito em relação ao seu próximo console, e com a vida do Xbox 360 chegando ao fim, era esperado que não houvesse grandes novidades. A esperança era a de que, no ano seguinte, tudo fosse diferente.

Sony: A cereja do bolo

A Sony trouxe a melhor conferência da E3 2012 dentre as maiores, segundo os jornalistas — apesar de isso não significar muito, diante das poucas novidades trazidas pelas outras empresas. Ainda que tratasse em maior parte de jogos, ela também focou em seus serviços, como a PlayStation Plus e todos os jogos gratuitos que os jogadores teriam acesso nos próximos anos.

Como não se empolgar com The Last of Us? Com uma demonstração ao vivo do jogo, finalmente os jornalistas puderam conferir a jogabilidade próxima do produto final que levaria Joel e Ellie a sobreviver em uma das melhores aventuras do PlayStation 3. Com gráficos que até hoje impressionam, ele foi um dos mais comentados na E3 2012 (e até hoje é um dos favoritos de muita gente).


Dos mesmos criadores de Indigo Prophecy e Heavy Rain, chegava Beyond Two Souls, uma nova experiência cinematográfica que impactava pelos visuais realistas e capturas faciais detalhadas de famosos atores. Uma Ellen Page virtual fez o anúncio em um breve vídeo, deixando muitos em dúvida se o jogo seria, de fato, para o PlayStation 3.

Mas a Sony ainda tinha mais surpresas. Deixando muitos fãs da Nintendo enfurecidos, o anúncio de um jogo completamente baseado na série Smash Bros. deixava evidente a tentativa da empresa de ganhar um público que somente sua concorrente tinha. PlayStation All Stars Battle Royale trazia diversos personagens famosos dos jogos da produtora em batalhas frenéticas, com golpes característicos e apenas um vencedor no final. Uma demonstração técnica foi exibida e, também, a informação de que ele seria lançado para PlayStation 3 e Vita.

Merecem ser lembrados, também, jogos como God of War Ascension, que traria Kratos para o início de sua jornada em um novo jogo para o PlayStation 3, Far Cry 3, com o seu multiplayer empolgante, e outra demonstração de Watch Dogs, que se mostrava bonito demais para rodar em um console da geração do momento. O Vita, sempre com pouco conteúdo animador, teria também Assassin’s Creed III: Liberation e LittleBigPlanet.

Nintendo: Muitos projetos, poucos jogos

Infelizmente, a Nintendo deixou de trazer uma conferência empolgante, como costumava fazer. Em termos de hardware, ela finalmente exibiu o que seria a versão final do GamePad, o controle do Wii U, além de mostrar a versão Pro Controller para os que quisessem jogar os jogos que não precisassem da tela de toque.

Com um palco completamente enfeitado para que parecesse um parque de diversões, a empresa criadora de Mario mostrou um título que estaria disponível no lançamento de seu novo console: Nintendo Land. Ali, de maneira divertida, o jogador teria disponível diversos minigames que mostravam as interatividades do console e suas funcionalidades.
A equipe GameBlast fez no ano de 2012 a primeira cobertura in loco sobre a apresentação da Nintendo para o site.
Alguns jogos foram exibidos, como Pikmin 3 e Wii Fit U, que até então eram novidade. Apesar de não serem títulos comuns em lançamentos de consoles, os dois pareciam fazer bom uso das novas funcionalidades dos controles. O único jogo do Mario anunciado foi New Super Mario Bros. U, que já não era novidade, mas trazia novos modos de jogar, principalmente em dupla.

As third parties, desenvolvedoras externas, também marcaram presença, como prometido por Reggie Fils-Aime. Foi possível ver uma nova maneira de jogar Batman: Arkham City, ao fazer uso da tela do GamePad para controlar diversos equipamentos e câmeras. LEGO City Undercover traria o universo dos bonecos de construção em um jogo de mundo aberto, deixando todos curiosos com as possibilidades que isso traria. Mas o grande foco foi com ZombiU, que teria abordagem mais adulta e utilizaria o GamePad da maneira mais inovadora e divertida possível.

Como anunciado no início desta matéria, os jogos de 3DS foram anunciados após a conferência. Dentre eles, é importante lembrar de New Super Mario Bros. 2, que trazia milhões de moedas para serem coletadas em fases de progressão lateral, e Paper Mario: Sticker Star, um RPG do bigodudo com visuais de papel, agora em três dimensões. Luigi deu as caras em Luigi’s Mansion: Dark Moon, que até hoje é um dos melhores jogos do portátil.


Outras novidades

As apresentações da Konami, EA e Ubisoft também surpreenderam em vários momentos. O jogo mais comentado, Watch Dogs, parecia roubar a cena e mostrar diversas formas de interação entre um hacker e a cidade, nos preparando para a próxima geração de consoles. Mas também houve Crysis 3, Borderlands 2 e SimCity, que mostrava a simulação de gerenciamento de cidades para um novo patamar, com gráficos de ponta e jogabilidade refinada.

O mais próximo que a imprensa pode chegar da nova geração de consoles foram as demonstrações técnicas de engines. A Unreal Engine 4 foi mostrada causando diversas dúvidas se, de fato, os jogos conseguiriam adquirir tamanha qualidade gráfica. Mas seu espanto foi abafado após o surgimento de Agni’s Philosophy, da Square Enix. Com tudo sendo gerado em tempo real, os fãs de Final Fantasy já começavam a imaginar o futuro da série utilizando a tecnologia, que surpreende até hoje.


A E3 2012 terminou deixando a sensação de que existiu apenas para fins de tradição. Os maiores lançamentos e novidades das empresas ainda estavam guardados e em desenvolvimento para quando os próximos consoles fossem anunciados, e a geração atual sofria com a falta de novos conteúdos. Com isso, quem esteve presente só pode esperar por muitas informações no ano seguinte, já que 2012 seria pouco agitado para os jogadores.

De qualquer maneira, todas as E3 trazem uma sensação única e oportunidades de estar no meio de profissionais que transformam os nossos dias com momentos unicamente divertidos e criativos. Então, não deixe de comentar sobre as suas lembranças desta semana e de acompanhar os nossos dois últimos textos sobre os anos 2013 e 2014 e ficar preparado para o que deve vir em 2015.


Colaboração: Leandro Rizzardi
Revisão: Luigi Santana
Capa: Ana Carolina



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google