Jogamos

Análise: Em Perguntados (Mobile), o conhecimento leva à vitória

Responder perguntas, vencer duelos e conquistar personagens: a tríade de ações que compõe Perguntados, uma ótima opção multiplayer.

perguntados
Perguntas e respostas são duas coisas nas quais já estamos acostumados há muito tempo nos jogos eletrônicos. Desde a versão de Show do Milhão para Mega Drive até jogos mais modernos lançados para celulares e tablets, como Quizboard, eles sempre tentam inovar a mecânica do quiz com várias e várias modificações e novos recursos. Mas a verdade é que perguntar e responder são tendências naturais do ser humano, assim como competir. Não seria natural que competíssimos nossos conhecimentos em um destes desafios? A resposta dessa questão é Perguntados, jogo lançado para iOS e Android.

Uma roleta, seis personagens e várias perguntas

A lógica por trás de Perguntados é tão simples e fácil de entender que o torna um jogo acessivo para qualquer tipo de público. Seu objetivo é conquistar os seis personagens do jogo, que são relacionados a algumas áreas do conhecimento (História, Geografia, Artes, Entretenimento, Esporte e Ciência). Para conseguir um deles, é necessário rodar a famigerada roleta e responder perguntas sobre elas: a cada três corretas, você tem a escolha entre conseguir uma Coroa (ganhar um personagem ao responder mais uma questão) ou participar de um Duelo (em uma mecânica diferente, da qual falaremos adiante).

fabrica-perguntados
O que quer fazer?
Todas as perguntas são de múltipla escolha, com quatro alternativas. O nível de dificuldade pode ser definido como “se vira”, porque não existe distinção de pergunta fácil ou difícil pelo sistema do jogo, ou seja, eles podem perguntar desde o ano da independência de Cuba até pedir para completar a frase “desejo a todas as inimigas…”. Além disso, é fácil confundir o que esperar nas perguntas de Entretenimento e Artes; temas como filmes e livros podem aparecer nos dois, quebrando possíveis estratégias. Para compensar, você pode mandar suas próprias perguntas pelo próprio sistema do jogo. Assim, você aprende coisas que nunca pensou e ensina o que quiser disseminar.

Caso você caia em um tema que não domine ou, ao usar a roleta, você não tenha muita sorte, existem alguns power-ups que podem lhe ajudar. No que se refere a estas ajudas, você pode usar roletas extras, pular perguntas, conseguir mais tempo para responder, tirar respostas erradas e até mesmo ter duas chances de acertar. O problema é que, como a maioria dos jogos mobile, ter estes recursos significa participar de microtransações e, por ser um jogo de competição, depender de dinheiro real para facilitar a vida não parece uma boa medida.

Um duelo, meu reino por um duelo

Os duelos são as partes mais legais de Perguntados, principalmente se você desafiar um amigo para um. A ideia aqui muda um pouco e se assemelha com a das partidas de Song Pop, por exemplo: seis perguntas, uma de cada tema, são mostradas em sequência para você. Depois de respondê-las, as mesmas questões são enviadas ao seu adversário. Quem acertar mais vence o duelo: quem perde o jogo, perde um personagem; quem leva a vitória, leva também o personagem do adversário.
perguntas-perguntados

Esta mecânica está presente em toda a estratégia do jogo que, mesmo sendo pouca, ainda é bem interessante. Por exemplo: se você entrar em um duelo e oferecer um personagem que seu adversário já tem, sua derrota significa apenas a sua perca e não o ganho dele. Conseguir três coroas antes de tentar um duelo também é uma boa dica para não fazer a esperada vantagem ir contra o feiticeiro. Claro que, junto com isto, temos as variáveis de sorte e conhecimento do jogador, mas é um bom começo para um jogo de quiz.

Lindo e disponível para qualquer um

Perguntados tem uma ótima interface, muito intuitiva e organizada, além dos carismáticos personagens, que trazem um ar engraçado e, ao mesmo tempo, bonito ao conjunto. O mesmo não pode ser dito da sua trilha sonora, pois é praticamente inexistente (nem mesmo uma repetitiva música ao fundo na maioria das vezes), limitando-se a alguns poucos efeitos sonoros; estes, sim, um pouco repetitivos. A verdade é que tirar o som no decorrer da partida não será problema nenhum.
interface-perguntados

O jogo está disponível em várias línguas (incluindo o português do Brasil), totalmente traduzido, um ótimo trabalho da Etermax que, mesmo com poucas falhas, vem sendo aprimorado a cada atualização do app. O mais legal de Perguntados ser poliglota é poder criar partidas com seus amigos em qualquer uma das línguas disponíveis, apresentando-se como uma ótima forma de aprender um idioma. Além disso, por mais que tenha a opção da conexão por Facebook, é possível criar contas a partir de um e-mail comum. Qualquer um pode jogar e se divertir, e o melhor é que é de graça!

Prós

  • Mecânica de quiz atualizada com algumas inovações;
  • Duelos trazem um pouco de estratégia e competitividade;
  • Interface e gráficos muito bonitos e bem acabados;
  • Agradável sistema de envio de mensagens para o jogo;
  • Power-ups para os mais necessitados;
  • Possibilidade de jogar em várias línguas;
  • É gratuito na App Store e no Google Play.

Contras

  • Arte e Entretenimento se confundem várias vezes;
  • Microtransações para os power-ups, deixam a disputa desigual;
  • Trilha sonora praticamente inexistente.
Perguntados - iOS/Android - Nota: 9,0
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Wellington Aciole

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google