A Marvel tem um histórico considerável nos jogos de luta, sendo os
crossovers com a Capcom
uma das principais referências para todo o gênero. Em junho deste ano,
entretanto, foi a Arc System Works que revelou ter assumido a responsabilidade
para o próximo game da Casa das Ideias. Com vários personagens já confirmados
no elenco de Marvel Tokon: Fighting Spirits, montamos uma lista de dez
heróis que gostaríamos de ver no título e ainda não apareceram como
personagens jogáveis na série clássica da Capcom.
Nota-se que, em nossas especulações e brincadeiras, levamos em consideração
tanto o histórico da marca com os crossovers (em termos de jogabilidade)
quanto o que a ArcSys já aprontou com a jogabilidade bem distinta de
Guilty Gear. Ah, um adendo: esse Top 10 conta apenas com heróis. Semana
que vem será a vez dos vilões que também merecem seu próprio espaço.
10. Garota Esquilo (Squirrel Girl)
Devido à sua inclusão em
Marvel Rivals, a Garota Esquilo passa por um pico de popularidade, o que
reforçaria seu apelo nos videogames. Apesar de sua energia cartunesca, ela é
famosa nos quadrinhos por derrotar vilões muito mais poderosos de maneira
inusitada, o que poderia se traduzir em gameplay com mecânicas de surpresa e
truques criativos.
Assim, em Marvel Tokon, ela poderia funcionar como um personagem trickster
de pressão média, com ataques rápidos usando suas habilidades físicas,
saltos ágeis e esquilos auxiliares que criam pequenas zonas de ameaça ou
interrupção de combos inimigos. Seu estilo poderia ser algo próximo ao de
Viewtiful Joe, o qual consiste em ataques diretos combinados com setups,
permitindo ao jogador alternar entre ofensiva constante e controle tático,
transformando o campo de batalha em um espaço recheado de obstáculos e
oportunidades inesperadas.
9. Magia (Magik)
Magia também recebeu um impulso de popularidade ao aparecer como
personagem jogável em Marvel Rivals, o que também fez com que ela se
tornasse mais popular com os jogadores. Em Marvel Tokon, ela potencialmente
se destacaria como uma lutadora ágil e técnica através da combinação de
ataques corpo a corpo rápidos com magias e teletransporte, usando portais
para reposicionamento e confundir o adversário.
Suas características seriam parecidas com personagens que misturam
mobilidade e combos criativos, criando um terreno fértil tanto para uma
ofensiva direta quanto para controle do espaço, recompensando jogadores que
exploram bem sua movimentação e a variedade de feitiços para manter a
pressão durante a luta.
8. Cidadão V (Citizen V)
Menos conhecido por um público amplo, o Cidadão V é um herói, mesmo
que quem o vista nem sempre tenha a melhor das intenções ao fazê-lo, como o
Barão Zemo ou John Watkins III. Ainda assim, trata-se de uma identidade
importante para a história da Marvel por ser o responsável por liderar os
Thunderbolts originais.
Em termos de gameplay, ele poderia seguir um padrão de espadachim técnico e
voltado para combos, algo próximo do Dante em Marvel Vs. Capcom 3,
com ataques rápidos e encadeáveis com a espada, alternando com movimentos
que mantêm a pressão. Suas particularidades propiciariam a criação longas
sequências ofensivas que exigiriam execução precisa, mas com alta recompensa
aos jogadores que dominarem a leitura da partida e forem capazes de manter o
oponente sob constante pressão.
7. Soprano (Songbird)
Soprano, a identidade heroica de Melissa Gold, é uma membro-fundadora
dos Thunderbolts e um exemplo de personagem que passou de criminosa a
heroína. Em Marvel Tokon, seus poderes voltados que consistem na criação de
som sólido poderiam transformá-la em uma zoner sólida (com o perdão do
trocadilho), capaz de efetuar tanto disparos de energia por volume, com
projéteis lineares, rajadas ou ataques aéreos direcionáveis, quanto na
criação de elementos persistentes em tela que funcionam como armadilhas.
Na recorrente comparação com Guilty Gear, seu modelo de jogo poderia
funcionar como uma mistura entre Testament, pela capacidade de manter o
adversário afastado e criar zonas de pressão constante, e Jack-O’, pela
versatilidade em como seus ataques controlam diferentes áreas da tela. Tal
estilo a tornaria ideal para jogadores que preferem ditar o ritmo da luta,
mantendo o oponente em estado de alerta permanente e punindo qualquer
tentativa precipitada de aproximação.
6. Sentinela (Sentry)
Não confunda com o robô caçador de mutantes que já apareceu em
Marvel Vs. Capcom 2. Aqui, estamos falando daquele que, no original, atende pelo nome de
Sentry, o humano que detém o “Poder de Um Milhão Sóis” e que recebeu um
destaque recente nas telonas por ter sido um personagem importante no longa
Thunderbolts*.
Em Marvel Tokon, o Sentinela corresponderia a um lutador rushdown,
mas com uma mecânica similar à da Phoenix em Marvel Vs. Capcom. Ou seja,
quando derrotado, ele assumiria seu estado como Vácuo (Void, no original)
trazendo um retorno estratégico à luta, só que em um
arquétipo de jogo
diferente, provavelmente Zoner, uma vez que poderia utilizar sua habilidade
de provocar tempestades para controlar o ambiente de batalha.
5. Blade
Blade seria uma adição interessante ao Marvel Tokon, pois traria um
arquétipo de lutador híbrido entre rushdown e zoner de meio alcance – ou
seja, atacaria com agressividade ao mesmo tempo em que utiliza alguns
projéteis de média distância.
Assim, o icônico caçador de vampiros contaria com um repertório de armas
brancas (especialmente sua katana, algo que parece casar muito bem com a
estética que o jogo apresenta) o que lhe garantiria golpes rápidos e
precisos a curta e média distância. Além disso, suas pistolas e estacas
poderiam servir para pressionar o adversário a fim de manter controle de
espaço, similar a personagens que alternam entre combate corpo a corpo e
projéteis leves.
4. Cavaleiro da Lua (Moon Knight)
O Cavaleiro da Lua poderia integrar o elenco com uma encarnação
bastante técnica, uma vez que cada uma de suas personalidades seria capaz de
variações distintas dos seus movimentos em relação à força e alcance dos
ataques, podendo intercalar entre ataques rápidos, golpes aéreos e projéteis
de curta distância (como dardos e cordas).
Essa mecânica de alternância de postura permitiria ao jogador adaptar seu
estilo ao oponente em tempo real, adicionando profundidade tática e
transformando o personagem em um lutador versátil e imprevisível, refletindo
fielmente sua complexidade presente nos quadrinhos.
3. Justiceiro (Punisher)
Uma potencial adição sombria e tática ao Marvel Tokon, o
Justiceiro aparece na lista por ser tecnicamente considerado um
herói, embora suas práticas muitas vezes entrem em uma zona cinzenta por
conta de métodos extremamente violentos e letais. Em termos de gameplay, ele
poderia se comportar de forma muito semelhante a Chris Redfield em MvC, com
ataques poderosos a curta e média distância, uso de armas de fogo para
controle de espaço e especiais explosivos para punir aproximações.
Ele seria mais pesado e direto, focado em pressão constante com dano sólido,
sem tanta mobilidade ou acrobacias, algo que corresponde à sua imagem de
vigilante que enfrenta o inimigo com tudo que tem à disposição. Esse
equilíbrio entre ofensiva corpo a corpo e à distância faria dele um
personagem intuitivo, adequado para os jogadores que preferem estratégias
mais diretas, porém sem abrir mão da exigência técnica.
2. Demolidor (Daredevil)
O Homem Sem Medo teria para si um cenário funcionando como um personagem de
contra-ataque, aproveitando sua característica agilidade para explorar os
erros do adversário. Assim, o Demolidor poderia agir de forma similar
ao que o Homem-Aranha já faz, com acrobacias e movimentação rápida pelo
cenário, contudo, com um enfoque bem mais defensivo e estratégico: em vez de
pressionar continuamente, ele esperaria o ataque do oponente para
desencadear combos agressivos e rápidos em uma dinâmica mínimo-máximo de
poucas oportunidades, mas de máxima recompensa. Afinal, o herói não enxerga
com os olhos, no entanto, tem o sentido de reação ao ambiente.
Nesse sentido, seria semelhante a Chipp em
Guilty Gear Strive, um oportunista que usa de sua velocidade para punir aberturas do
adversário, trazendo um alto grau de recompensa diante de aberturas mínimas.
Seu conjunto de bastões alongaria seu alcance em situações de counter,
enquanto suas acrobacias propiciariam reposicionamento instantâneo e escapes
inteligentes. Esse estilo faria dele um personagem técnico, ideal para quem
gosta de esperar o momento certo e recompensar precisão e leitura de jogo.
1. Senhor Fantástico (Mr. Fantastic)
Curioso notar que, apesar de ser um dos pilares clássicos da Marvel, o
Quarteto Fantástico nunca teve um representante em Marvel vs. Capcom (exceto
pelo Doutor Destino, se considerarmos derivados). Assim,
Reed Richards, o Senhor Fantástico, é uma adição única no contexto de
Marvel Tokon, especialmente pelo projeto de retomada do time no imaginário
popular encabeçado agora pelo filme recém-lançado nos cinemas.
Para acomodá-lo em um elenco que já conta com a Ms. Marvel, cujos poderes de
elasticidade significariam uma redundância temática ou de jogabilidade, ele
poderia contar com o diferencial de ser uma das principais mentes de seu
mundo, dispondo de uma variedade de engenhocas e dispositivos tecnológicos
em combate voltados para criar armadilhas, buffs ou nerfs temporários que
ditassem a dinâmica da luta. A elasticidade complementaria seus combos e
deslocamento em adição à camada estratégica inerente aos seus apetrechos.
Revisão: Thomaz Farias













