Marvel Tokon: dez heróis que gostaríamos de ver no novo game de luta da Arc System Works

Confira nossa lista de desejos apenas com personagens que não tiveram oportunidade nos crossovers da Capcom.

em 16/08/2025


A Marvel tem um histórico considerável nos jogos de luta, sendo os crossovers com a Capcom uma das principais referências para todo o gênero. Em junho deste ano, entretanto, foi a Arc System Works que revelou ter assumido a responsabilidade para o próximo game da Casa das Ideias. Com vários personagens já confirmados no elenco de Marvel Tokon: Fighting Spirits, montamos uma lista de dez heróis que gostaríamos de ver no título e ainda não apareceram como personagens jogáveis na série clássica da Capcom


Nota-se que, em nossas especulações e brincadeiras, levamos em consideração tanto o histórico da marca com os crossovers (em termos de jogabilidade) quanto o que a ArcSys já aprontou com a jogabilidade bem distinta de Guilty Gear. Ah, um adendo: esse Top 10 conta apenas com heróis. Semana que vem será a vez dos vilões que também merecem seu próprio espaço. 

10. Garota Esquilo (Squirrel Girl)

Devido à sua inclusão em Marvel Rivals, a Garota Esquilo passa por um pico de popularidade, o que reforçaria seu apelo nos videogames. Apesar de sua energia cartunesca, ela é famosa nos quadrinhos por derrotar vilões muito mais poderosos de maneira inusitada, o que poderia se traduzir em gameplay com mecânicas de surpresa e truques criativos.

Assim, em Marvel Tokon, ela poderia funcionar como um personagem trickster de pressão média, com ataques rápidos usando suas habilidades físicas, saltos ágeis e esquilos auxiliares que criam pequenas zonas de ameaça ou interrupção de combos inimigos. Seu estilo poderia ser algo próximo ao de Viewtiful Joe, o qual consiste em ataques diretos combinados com setups, permitindo ao jogador alternar entre ofensiva constante e controle tático, transformando o campo de batalha em um espaço recheado de obstáculos e oportunidades inesperadas.

9. Magia (Magik)

Magia também recebeu um impulso de popularidade ao aparecer como personagem jogável em Marvel Rivals, o que também fez com que ela se tornasse mais popular com os jogadores. Em Marvel Tokon, ela potencialmente se destacaria como uma lutadora ágil e técnica através da combinação de ataques corpo a corpo rápidos com magias e teletransporte, usando portais para reposicionamento e confundir o adversário. 

Suas características seriam parecidas com personagens que misturam mobilidade e combos criativos, criando um terreno fértil tanto para uma ofensiva direta quanto para controle do espaço, recompensando jogadores que exploram bem sua movimentação e a variedade de feitiços para manter a pressão durante a luta.

8. Cidadão V (Citizen V)

Menos conhecido por um público amplo, o Cidadão V é um herói, mesmo que quem o vista nem sempre tenha a melhor das intenções ao fazê-lo, como o Barão Zemo ou John Watkins III. Ainda assim, trata-se de uma identidade importante para a história da Marvel por ser o responsável por liderar os Thunderbolts originais.

Em termos de gameplay, ele poderia seguir um padrão de espadachim técnico e voltado para combos, algo próximo do Dante em Marvel Vs. Capcom 3, com ataques rápidos e encadeáveis com a espada, alternando com movimentos que mantêm a pressão. Suas particularidades propiciariam a criação longas sequências ofensivas que exigiriam execução precisa, mas com alta recompensa aos jogadores que dominarem a leitura da partida e forem capazes de manter o oponente sob constante pressão.

7. Soprano (Songbird)

Soprano, a identidade heroica de Melissa Gold, é uma membro-fundadora dos Thunderbolts e um exemplo de personagem que passou de criminosa a heroína. Em Marvel Tokon, seus poderes voltados que consistem na criação de som sólido poderiam transformá-la em uma zoner sólida (com o perdão do trocadilho), capaz de efetuar tanto disparos de energia por volume, com projéteis lineares, rajadas ou ataques aéreos direcionáveis, quanto na criação de elementos persistentes em tela que funcionam como armadilhas.

Na recorrente comparação com Guilty Gear, seu modelo de jogo poderia funcionar como uma mistura entre Testament, pela capacidade de manter o adversário afastado e criar zonas de pressão constante, e Jack-O’, pela versatilidade em como seus ataques controlam diferentes áreas da tela. Tal estilo a tornaria ideal para jogadores que preferem ditar o ritmo da luta, mantendo o oponente em estado de alerta permanente e punindo qualquer tentativa precipitada de aproximação.

6. Sentinela (Sentry)

Não confunda com o robô caçador de mutantes que já apareceu em Marvel Vs. Capcom 2. Aqui, estamos falando daquele que, no original, atende pelo nome de Sentry, o humano que detém o “Poder de Um Milhão Sóis” e que recebeu um destaque recente nas telonas por ter sido um personagem importante no longa Thunderbolts*.

Em Marvel Tokon, o Sentinela corresponderia a um lutador rushdown, mas com uma mecânica similar à da Phoenix em Marvel Vs. Capcom. Ou seja, quando derrotado, ele assumiria seu estado como Vácuo (Void, no original) trazendo um retorno estratégico à luta, só que em um arquétipo de jogo diferente, provavelmente Zoner, uma vez que poderia utilizar sua habilidade de provocar tempestades para controlar o ambiente de batalha.

5. Blade

Blade seria uma adição interessante ao Marvel Tokon, pois traria um arquétipo de lutador híbrido entre rushdown e zoner de meio alcance – ou seja, atacaria com agressividade ao mesmo tempo em que utiliza alguns projéteis de média distância.

Assim, o icônico caçador de vampiros contaria com um repertório de armas brancas (especialmente sua katana, algo que parece casar muito bem com a estética que o jogo apresenta) o que lhe garantiria golpes rápidos e precisos a curta e média distância. Além disso, suas pistolas e estacas poderiam servir para pressionar o adversário a fim de manter controle de espaço, similar a personagens que alternam entre combate corpo a corpo e projéteis leves.

4. Cavaleiro da Lua (Moon Knight)

O Cavaleiro da Lua poderia integrar o elenco com uma encarnação bastante técnica, uma vez que cada uma de suas personalidades seria capaz de variações distintas dos seus movimentos em relação à força e alcance dos ataques, podendo intercalar entre ataques rápidos, golpes aéreos e projéteis de curta distância (como dardos e cordas).

Essa mecânica de alternância de postura permitiria ao jogador adaptar seu estilo ao oponente em tempo real, adicionando profundidade tática e transformando o personagem em um lutador versátil e imprevisível, refletindo fielmente sua complexidade presente nos quadrinhos.

3. Justiceiro (Punisher)

Uma potencial adição sombria e tática ao Marvel Tokon, o Justiceiro aparece na lista por ser tecnicamente considerado um herói, embora suas práticas muitas vezes entrem em uma zona cinzenta por conta de métodos extremamente violentos e letais. Em termos de gameplay, ele poderia se comportar de forma muito semelhante a Chris Redfield em MvC, com ataques poderosos a curta e média distância, uso de armas de fogo para controle de espaço e especiais explosivos para punir aproximações.

Ele seria mais pesado e direto, focado em pressão constante com dano sólido, sem tanta mobilidade ou acrobacias, algo que corresponde à sua imagem de vigilante que enfrenta o inimigo com tudo que tem à disposição. Esse equilíbrio entre ofensiva corpo a corpo e à distância faria dele um personagem intuitivo, adequado para os jogadores que preferem estratégias mais diretas, porém sem abrir mão da exigência técnica.

2. Demolidor (Daredevil)

O Homem Sem Medo teria para si um cenário funcionando como um personagem de contra-ataque, aproveitando sua característica agilidade para explorar os erros do adversário. Assim, o Demolidor poderia agir de forma similar ao que o Homem-Aranha já faz, com acrobacias e movimentação rápida pelo cenário, contudo, com um enfoque bem mais defensivo e estratégico: em vez de pressionar continuamente, ele esperaria o ataque do oponente para desencadear combos agressivos e rápidos em uma dinâmica mínimo-máximo de poucas oportunidades, mas de máxima recompensa. Afinal, o herói não enxerga com os olhos, no entanto, tem o sentido de reação ao ambiente.

Nesse sentido, seria semelhante a Chipp em Guilty Gear Strive, um oportunista que usa de sua velocidade para punir aberturas do adversário, trazendo um alto grau de recompensa diante de aberturas mínimas. Seu conjunto de bastões alongaria seu alcance em situações de counter, enquanto suas acrobacias propiciariam reposicionamento instantâneo e escapes inteligentes. Esse estilo faria dele um personagem técnico, ideal para quem gosta de esperar o momento certo e recompensar precisão e leitura de jogo.

1. Senhor Fantástico (Mr. Fantastic)

Curioso notar que, apesar de ser um dos pilares clássicos da Marvel, o Quarteto Fantástico nunca teve um representante em Marvel vs. Capcom (exceto pelo Doutor Destino, se considerarmos derivados). Assim, Reed Richards, o Senhor Fantástico, é uma adição única no contexto de Marvel Tokon, especialmente pelo projeto de retomada do time no imaginário popular encabeçado agora pelo filme recém-lançado nos cinemas.

Para acomodá-lo em um elenco que já conta com a Ms. Marvel, cujos poderes de elasticidade significariam uma redundância temática ou de jogabilidade, ele poderia contar com o diferencial de ser uma das principais mentes de seu mundo, dispondo de uma variedade de engenhocas e dispositivos tecnológicos em combate voltados para criar armadilhas, buffs ou nerfs temporários que ditassem a dinâmica da luta. A elasticidade complementaria seus combos e deslocamento em adição à camada estratégica inerente aos seus apetrechos.

Revisão: Thomaz Farias
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João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
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