Jogamos

Análise: SongPop (Android/iOS)

Até certo tempo atrás quando se falava em jogos musicais, o que a maioria das pessoas pensava era naquelas máquinas com setas encontradas ... (por Ok em 13/12/2012, via GameBlast)

Até certo tempo atrás quando se falava em jogos musicais, o que a maioria das pessoas pensava era naquelas máquinas com setas encontradas nos fliperamas - ou, se conhecesse a programação televisiva dos domingos, lembraria do "Qual é a Música?". Com o passar dos anos, diversos novos títulos musicais foram surgindo, destacando-se os jogos que colocavam um instrumento de plástico nas mãos dos jogadores e, quem diria, novos jogos de dança. Atualmente, quem quiser se aventurar em uma proposta parecida com o programa de Sílvio Santos, pode arriscar jogar o game do qual falaremos hoje. Trata-se de SongPop.

Maestro, qual é a música?

"Ma qualé o nome da músicam?"
É fácil se apaixonar e se deixar levar por horas a fio no SongPop. Basta instalar o game (disponível em versões gratuitas e pagas tanto para Android quanto para iOS) e a jogatina desenfreada já começa, colocando-o para disputar com seus amigos do Facebook ou com pessoas que você nunca viu na vida. O objetivo do jogo é acertar o nome da música, ou o nome do artista que está executando a música, no menor tempo possível. Desnecessário dizer que é obrigatório deixar o volume alto para jogar, ou que os fones de ouvido enriquecem demais a experiência com o game.

Em cada partida é tocada uma sequência de cinco músicas, que abrangem uma infinidade de gêneros musicais diferentes (rock clássico, rap, sertanejo), com músicas de diferentes períodos (dos anos 50 aos dias de hoje) ou estilos (como músicas românticas, temas de filmes ou de programas de TV e até mesmo trilhas de videogames), tendo a setlist escolhida logo antes de iniciar a partida. Para não ser injusto, cada um joga de uma vez (nada de colocar a culpa no lag desta vez), enviando seus resultados para o oponente ao final da sequência, que deverá tentar obter uma pontuação melhor do que a recebida. Ao final da partida, o esquema se repete e os resultados são mandados de volta ao primeiro jogador até que um vencedor seja declarado (ou não). O mais legal é que o primeiro desafiante começa escolhendo a setlist, e os dois jogadores vão se alternando nesta tarefa a partir de então.

Combos e power-ups

"5 Hits Combo!"
Como se a jogabilidade já não fosse viciante o suficiente só por isso, SongPop ainda acrescenta diversos elementos clássicos de videogames, como a possibilidade de se fazer combos ou a de utilizar power-ups.

Os combos funcionam daquela maneira clássica de sempre: dependendo da quantidade de músicas que você acerta em sequência sua pontuação aumenta de forma assustadora, o que poderá realmente fazer a diferença entre ganhar e perder. 

Já os power-ups funcionam de maneira diferenciada dependendo do momento. Cada jogador começa o jogo com um determinado número de "notas douradas" - "gold notes", como são chamadas no game - e pode gastá-las em momentos chave tentando obter um melhor resultado final. Caso opte por utilizar uma nota dourada no momento da escolha do repertório ele ganha novas opções - útil, por exemplo, se o game te deu quatro tipos de rap diferentes para escolher, e você só curte pagode. No momento da disputa em si as notas douradas servem para eliminar duas respostas erradas - assim, se estiver em dúvida, elas podem salvar sua pele.

"Eu peço ajuda, Sílvio".

Diferenças entre versões

"VIP, é? Quase isso!"
Como dito anteriormente, tanto o Android quanto o iOS possuem suas próprias versões gratuitas ou pagas do game, o que certamente leva a maioria dos gamers àquela costumeira pergunta: quais são as diferenças entre uma versão e outra, e quais são os benefícios de se pagar cerca de R$4,00 para aproveitar o game?

Bom, a jogatina em si não muda quase nada quando você adquire a versão paga. De fato, as únicas vantagens são que os usuários premium podem entrar em duas vezes mais desafios simultâneos do que os gratuitos, além de não sofrer com as propagandas que aparecem de vez em quando na versão free. Os usuários da versão paga podem, também, ouvir as faixas do game em qualidade HD - afinal, se você pode pagar pelo game, você provavelmente pode pagar por uma velocidade maior de internet.

Além disso, o jogo também oferece a possibilidade de tornar-se um usuário VIP, com ainda mais benefícios - a um preço exorbitantemente maior. Um usuário VIP pode participar não de duas, mas de até quatro vezes mais desafios simultâneos que os usuários free. O usuário VIP também pode mandar mensagens para seu oponente a qualquer momento - os demais precisam esperar até a terceira disputa com a mesma pessoa para poder mandar-lhe uma mensagem por dia. Por fim, cada faixa musical executada na disputa passa a ter o comprimento de 20 segundos, ao invés de apenas 10, dando o dobro do tempo para marcar a alternativa correta.

De qualquer forma, até os usuários que não pagaram nada, mas estiverem jogando contra usuários VIP poderão desfrutar do áudio em HD, do tempo maior das faixas, e da possibilidade de mandar mensagens infinitamente para o oponente com o chamado "VIP Power", disponível nestas condições. É uma excelente maneira de equilibrar as coisas para quem não puder (ou não quiser) acarretar com o valor do passe VIP.

Compromisso com o público

Para finalizar, é importante ressaltar que a FreshPlanet, desenvolvedora e proprietária de SongPop, tem se empenhado em sempre proporcionar a melhor experiência possível para os usuários, fornecendo atualizações constantes, como novos conjuntos de faixas com repertórios totalmente diferenciados, e ferramentas que trazem novas possibilidades ao jogo.

Novas setlists e até o próprio chat do app já foram atualizações lançadas.

E você, caro leitor? Já gastou várias horas tentando descobrir quais eram as músicas e os artistas neste viciante e divertido game? Conte sua experiência e ajude a complementar nosso artigo!

Prós

  • Jogabilidade extremamente viciante que demora a enjoar;
  • Facilidade em conseguir as moedas necessárias para desbloquear novas funções;
  • Vasto repertório musical;
  • Atualizações constantes;
  • Possibilidade de encontrar adversários aleatoriamente, e não somente entre seus amigos.

Contras

  • Necessidade de se estar conectado o tempo todo para jogar;
  • Algumas músicas têm qualidade baixa demais, mesmo no serviço VIP;
  • Não há muitos atrativos visuais, apesar do game em si possuir um aspecto bonito;
  • O game poderia ter algum tipo de modo offline, ainda que não fosse o modo principal.

SongPop - Android/iOS - Nota final: 9
Visual:  8 | Som: 9.5 | Jogabilidade: 9.5 | Diversão: 9.5

Revisão: Bruna Lima 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google