Item Box

Item box: Habilidades sobrenaturais (Dishonored)

Em sua busca de vingança e de justiça, o assassino Corvo Attano precisará mais do que armas e capacidades naturais para driblar os o... (por Unknown em 26/01/2013, via GameBlast)

Em sua busca de vingança e de justiça, o assassino Corvo Attano precisará mais do que armas e capacidades naturais para driblar os obstáculos em seu caminho. Para tanto, ele receberá habilidades extraordinárias que lhe darão poderes além da imaginação. Então, é hora de conhecer esses poderes e compreender sua origem e como eles ajudarão o jovem assassino em sua triste e difícil jornada.

Dons especiais

"The Outsider": um misterioso aliado
Adentrando em uma dimensão confusa onde o tempo e espaço se distorcem, na qual é conhecida como The Void, Corvo é cumprimentando por um misterioso homem. Ele prefere ser chamado apenas por “The Outsider” (em português se traduz como: o estranho, o forasteiro, o profano e etc), justamente por ser uma entidade sobrenatural. Muitas histórias se referem a esse indivíduo como sendo “parte anjo, parte demônio, mas completamente ambíguo”. Apesar desses relatos, o ser decide auxiliar o protagonista em sua jornada sanguinária simplesmente por achá-lo “interessante”. Assim, falando quase que diretamente com a alma do assassino, ele incute a sua marca sobre as costas da mão esquerda de Corvo, garantindo-lhe o domínio sobre habilidades sobrenaturais singulares.

A marca sobrenatural
Ainda dentro do The Void, a entidade ensina ao assassino como dominar e utilizar suas habilidades, cuidando sempre do seu nível de Mana, pois a substância é imprescindível para a utilização dos poderes. Dessa forma, Corvo aprende primeiramente a técnica chamada de Blink: em poucos instantes ele pode saltar grandes distâncias fazendo uso de teletransporte, gastando pouca energia sobrenatural no processo.
Com essa primeira habilidade, Corvo se despede de seu amigo misterioso e deixa essa dimensão complexa para trás. Enquanto isso, ele se prepara mental e fisicamente para partir em busca de seus alvos, com o objetivo de desvendar os mistérios de sua prisão e encarar qualquer desafio com suas aptidões naturais e seus novos dons sobre-humanos.

Os poderes fluem

Corvo possui diversas habilidades sobrenaturais que vão sendo desbloqueadas em sua aventura à medida que ele coleta Runes (peças especiais feitas de ossos de baleia decorados) para ativar novos poderes ou aperfeiçoá-los. O uso correto delas é de suma importância para atravessar os diversos níveis da jornada do assassino e lidar com os inimigos mais fortes e ferozes. Já que Runes são elementos raros e, às vezes, difíceis de serem localizados e obtidos, é recomendável pensar bem em quais habilidades melhorar durante as missões. Esse tipo de estratégia é recomendável se o jogador quer chegar até o alvo designado e não encurtar a aventura de Corvo.

Selecionar os poderes fica fácil através da Power Wheel
A seguir, uma breve explicação sobre as habilidades sobrenaturais desenvolvidas por Corvo durante o jogo e quais são as suas mudanças, quando aperfeiçoadas:

  • Blink: A primeira habilidade concedida a Corvo pelo The Outsider em seu primeiro encontro. Com ela, o assassino ganha a capacidade de cruzar distâncias em apenas um instante sem ser detectado por inimigos. À medida que a habilidade é melhorada, as distâncias alcançadas tornam-se maiores.



  • Dark Vision: Muito útil para um assassino profissional, essa habilidade permite a visualização de animais e pessoas vivas ou inconscientes através de objetos sólidos e a capacidade de ouvir os sons por elas produzido. Em um nível mais alto, o poder também permite que recursos (em verde) e armas e armadilhas (em azul) sejam vistos.

Vendo tudo e mais um pouco
  • Devouring Swarm: Perfeita para lidar com inimigos desavisados distraindo os adversários. Com esse poder, o assassino invoca uma ninhada de ratos que ataca e devora os oponentes. Melhorando-a, os ratos são capazes de atacar e comer mais rápido suas vítimas.

Vão pequeninos! Ataquem-os!
  • Possession: Uma das habilidades mais interessantes do game: com ela, Corvo é capaz de possuir ratos, peixes e cães por um tempo determinado. Assumindo o corpo desses animais, ele pode acessar áreas antes inacessíveis. E, ao aperfeiçoar o poder, o assassino pode possuir também pessoas, só que não é capaz de atacar ou utilizar outros poderes durante a possessão.

  • Bend Time: Muito útil para lidar com vários inimigos ao mesmo. Essa habilidade permite a manipulação do tempo, tornando-o mais lento por um certo momento. Em um nível mais alto, a habilidade permite congelar o tempo e até remover projéteis em pleno ar!
Alguém está sentido tudo... meio... devagar?
  • WindBlast: Uma ótima habilidade defensiva. Através dela, Corvo pode bloquear e lançar longe grupos de inimigos fracos, quebrar portas e desviar projéteis. Ao melhorá-la, caso um inimigo seja jogador contra um objeto sólido ou uma parede, ele morre instantaneamente.
Mandando os oponentes "pelos ares"!
As habilidades abaixo são, principalmente, melhorias nas capacidades físicas de Corvo e estão sempre ativadas desde o momento em que são desbloqueadas na aventura:
  • Vitality: Aumenta o nível de saúde de Corvo e em níveis mais altos, ela se regenera mais rápido.
  • Blood Thristy: Os ataques de Corvo ficam mais brutais e quando ela é aperfeiçoada, o assassino é capaz de matar vários inimigos com um ataque físico.
  • Agility: Os pulos tornam-se mais longos e Corvo sofre menos danos nas quedas. Para níveis maiores, o assassino é capaz de nadar, escalar e correr mais rápido.
  • Shadow Kill: Com essa habilidade, inimigos desavisados viram cinzas ao morrerem. E quando ela é aperfeiçoada, qualquer inimigo se desfaz em cinzas após a morte.
Enfrentar vários inimigos? É só um escolher um poder!

Um brinde para a viagem


Além das poderosas habilidades dadas pelo “The Outsider”, Corvo recebe um presente especial. Um item que será de vital importância para que ele possa melhorar e aperfeiçoar seus poderes: The Heart. Esse coração bio-mecânico bizarro foi criado pelo seu misterioso amigo hiperdimensional, o ítem possui uma bússola para localizar Runes ou Bone Charms (peças místicas feitas também de ossos de baleia que podem aumentar o poder de certas habilidades, quando equipadas corretamente).
Itens raros: Runes e Bone Charms
Quanto mais perto Corvo se aproxima de uma Rune ou Bone Charm, o coração começa a brilhar e bater mais forte, lhe indicando a distância até o objeto procurado, ao mesmo tempo em que uma suave voz feminina sussurra segredos sobre a área em que o assassino está se aventurando direto em sua mente. O Coração parece possuir um sentido extrassensorial, pois consegue perceber e captar coisas além da compreensão ou do conhecimento mortal.

Lembre-se sempre de "ouvir o coração"
Corvo Attano é um assassino experiente e letal que certamente deixaria qualquer companheiro de profissão de Assassin’s Creed orgulhoso. Mas suas habilidades sobrenaturais são o seu diferencial que lhe permite ultrapassar os limites físicos humanos. Com elas, o assassino é capaz de movimentos incríveis e pode se livrar de seus inimigos com apenas um estalar de dedos. O mundo mostrado por Dishonored pode ser um lugar frio, sombrio e sem esperança, mas com esses poderes, Corvo não tem nada a temer. Pelos contrário, os outros é que devem temê-lo.

Revisão: Leonardo Nazareth

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google