Top 10

Top 10: os melhores momentos da indústria de jogos de 2014

Antes de entrar em 2015, relembre alguns dos melhores acontecimentos do ano

Já relembramos alguns dos momentos mais polêmicos para os games em 2014. Que tal começarmos 2015 com lembranças mais felizes? Apesar dos pesares, tivemos vários acontecimentos importantes este ano que certamente ficarão na memória dos gamers por bastante tempo.


10 — China abre mercado para consoles

Os primeiros boatos de que a República Popular da China liberaria a venda de consoles em seu território, após 14 anos, começaram a surgir em meados de 2013. No início de 2014, eles finalmente se concretizaram. A Microsoft não perdeu tempo, lançando o Xbox One em território chinês no dia 29 de setembro (ainda que com bloqueio regional). A Sony levará mais algum tempo, mas promete entrar no novo mercado ainda em 2015.
Agora os chineses poderão comprar os consoles que eles mesmos produzem.

O impacto desta notícia não pode ser relativizado. Estamos falando de 1,36 bilhão de pessoas que não viam um novo console desde o PlayStation 2. Mas não é como se houvesse escassez de público antes da abertura do mercado chinês, não é? Afinal, 2014 provou que...

09 — Consoles ainda estão com tudo em cima

A cada nova geração de videogames há o temor de que ela pode ser “a última”. É como se os consoles estivessem enfrentando uma eterna crise existencial, propagada por profetas do apocalipse que preveem um novo e iminente “Crash dos Videogames” e por campeões dos PCs que reclamam da obsolescência dos videogames tradicionais.

Não, pô, não esse crash!
Os números de 2014 provam que os consoles vão muito bem, obrigado. O PlayStation 4 é sucesso absoluto de vendas, chegando a ultrapassar as estimativas da própria Sony. O Xbox One também apresenta números respeitáveis, superando o desempenho do Xbox 360 — inclusive chegando a superar o PS4 no mercado americano em alguns momentos. Já o Wii U…

08 — Wii U encontra seu caminho

Ok, também não foi assim.

O Wii U pode não ter alcançado o desempenho que todos esperam dele, mas sua situação já não é tão crítica. Suas vendas vêm crescendo paulatinamente, com números sólidos principalmente no mercado japonês. Já no quesito qualidade, a Nintendo nos lembra mais uma vez porque todos os seus consoles são amados, independente do sucesso comercial: o videogame tem uma das bibliotecas mais sólidas do ano, com lançamentos de peso como Bayonetta 2, Mario Kart 8, Super Smash Bros. for Wii U e Captain Toad: Treasure Tracker. Não é por menos que o Wii U é o console de nova geração mais jogado. E no ano que vem, muito mais coisa espera os donos do aparelho, como bem mostrado na E3 2014.

07 — Nintendo na E3

E falando em E3, não há como não comentar a apresentação maravilhosa da Nintendo este ano. Usando um formato diferente, sabendo tirar sarro de si mesma e de sua situação, a empresa conseguiu chamar a atenção do público e criar bastante hype para os seus anúncios.

Mas nem todos as grandes divulgações foram feitas na E3 2014. Na verdade, uma das revelações que mais mexeu com a internet veio alguns meses depois...

06 — Majora's Mask 3D

Depois de meses (anos?) de provocação e dicas espalhadas em jogos e eventos (aquela máscara de Majora no Super Smash Bros. Invitational foi golpe baixo, hein?), o desejo de todo ser humano são e decente se tornou realidade: Majora’s Mask 3D foi finalmente revelado!

Com lançamento programado para 2015, não foi revelado muito do remake além dos gráficos melhorados. Não que precisasse, não é? Eiji Aonuma, diretor da franquia, garante que o game estava em desenvolvimento desde 2011, mas só pôde revelá-lo agora porque estava se divertindo demais com a agonia dos fãs ao redor do mundo.

05 — Survival Horrors

Outro grande responsável por agonizar os jogadores em 2014 foram os survival horrors… E isso é bom. Há tempos não se via uma “safra” tão boa de jogos do gênero. Seja entre os jogos AAA (Alien: Isolation, The Evil Within), seja entre os independentes (Five Nights at Freddy's, Outlast), não houve para onde escapar do terror deste ano (no bom sentido).
E ano que vem tem mais!

04 — eSports

É impossível menosprezar a importância dos eSports — 2014 deixou isso bem claro. Com eventos cada vez maiores, premiações multi milionárias e audiência garantida em qualquer lugar do mundo, eles já começam a chamar a atenção até de emissoras especializadas como a ESPN.

No Brasil, também, o fenômeno cresce com força, com direito a final brasileira de League of Legends no Maracanãzinho (com promessas de usar o Maracanã como palco no ano que vem!) e nossa equipe nacional fazendo bonito no mundial.

03 — Hearthstone

Dentre os vários eSports desse ano, um novato chama a atenção: Hearthstone (Multi). O jogo de cartas colecionáveis digital da Blizzard tornou o gênero acessível para as massas e atingiu proporções gigantescas em pouquíssimo tempo. Os primeiros torneios já tinham premiações na casa dos $250,000 e participação de pessoas de todo o mundo.

Perto do fim do ano, o jogo ainda recebeu uma expansão e port para tablets com Android — com promessa para chegar aos smartphones ainda no início do ano que vem. Com certeza um dos Matadores de Produtividade™ mais efetivos do ano.

02 — Twitch Plays Pokémon

… mas não o Matador de Produtividade™ mais efetivo do ano. Este título, certamente, vai para a experiência social/loucura coletiva conhecida como Twitch Plays Pokémon. Num dos eventos mais inusitados (e hilários) do ano, um hacker decidiu usar a plataforma Twitch para ver como a internet se sairia ao tentar zerar Pokémon Red (GB).

Após 391 horas e a participação de quase 100 mil jogadores, o jogo foi finalmente concluído — criando-se memes, discussões sobre caos e anarquia, fanarts incríveis e até uma nova religião no meio do caminho. A ideia caiu no gosto do povo e logo foram criadas várias versões alternativas usando a mesma ideia para se jogar outros jogos da série Pokémon, Tetris e até um experimento com um peixe. Que Helix o guie!

01 — Indies

Videogames não são nada sem jogos. Num ano em que muitas empresas grandes e títulos AAA deixaram a desejar, os desenvolvedores pequenos e independentes não deixaram a peteca cair — provando de uma vez por todas a importância deles na indústria, se é que havia alguma dúvida.

Monument Valley (iOS), Shovel Knight (Multi), Transistor (Multi), Super Time Force (Multi), Divinity: Original Sin (PC) são apenas alguns dos vários games indie que nos encantaram com sua criatividade e qualidade. Não é exagero afirmar que eles foram os grandes campeões do ano.

E você, blaster? Que jogos ou eventos de 2014 mais te marcaram? Compartilhe abaixo nos comentários!

Capa: Felipe Araújo
Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google