O divertido ambiente hostil de League of Legends em dez passos

League of Legends não é a mesma coisa sem aqueles jogadores dando "rage". É, aquela reclamação (ou choro) por isso ou aquilo. Falaremos sobre isso hoje.

Você não precisa ter jogado League of Legends para ter ouvido falar sobre o jogo. Você não precisa ter um conhecimento técnico para rir das histórias bizarras que seus colegas contam. Esse é um jogo no qual o comportamento de seus colegas pode contar muito no resultado da partida. E pior, muitas vezes a culpa da derrota não é daquele que está reclamando, pois ele, na concepção dele, é um jogador perfeito que sempre joga com equipes ruins (que infelicidade!). E é nessa linha que hoje venho compartilhar com vocês aquelas dez desculpas mais frequentes durante uma partida.

Primeira vez com esse champion

Eu sinceramente não sei como combater essa desculpa. Ela costuma ser dita entre os dois primeiros minutos da partida. O jogador entra na sua equipe, todos escolhem seus champions (dependendo do modo de jogo) e quando começa a partida é dito isso. Ele sabe que se falar isso durante a seleção de campeões provavelmente será “kickado” da equipe, pois algum membro não quer jogar no mesmo time de alguém que está testando. Pessoas querem vencer, e a chance de perder tendo um player no time que está "testando" um personagem pode ser bem alta. Mas bem, quando ele falar isso vocês provavelmente já estarão no meio da partida, então não tem mais como sair.

Eu disse que não sei como combater essa desculpa pois ela é muito conveniente. Se ele se sair bem no jogo, começará a se vangloriar, pois essa é a primeira vez dele com aquele personagem. Ele quer dizer que é tão bom, mas tão bom que consegue usar todo potencial daquele personagem sendo que nunca jogou com ele antes. Em contrapartida, caso ele esteja em desvantagem, morra muitas vezes, logo voltará no argumento de que é sua primeira vez. Algo como "é minha primeira vez, sou inexperiente, nada posso fazer". O que convenhamos é uma lorota barata. Se você não sabe jogar com o personagem, isso não é justificativa para morrer. Essa é a situação na qual se deve jogar o mais recuado possível e evitar riscos. Mas na cabeça de alguns, essa é a carta branca para feedar o oponente (mas não é!).


Penso que a única maneira de quebrar esse argumento é verificando o histórico do autor da lorota. Se tiver partida com esse personagem, pronto, não é a primeira vez. Mas ele dirá isso durante a partida, você teria de consultar algum daqueles sites com históricos, e isso já levaria muito tempo, o que torna impraticável.

Aff, travou aqui (ou lag)

Todos estão com a conexão perfeita até morrerem. Especialmente aquele que está 7/0. Quando alguém morre a primeira vez, muitas vezes costuma enviar mensagem para seus colegas de equipe ou todos os jogadores da partida informando que "travou" ou "ficou com lag". Essa é outra desculpa muito conveniente também, é como se tirasse toda culpa do jogador por aquela morte. Algo como "não posso fazer nada, não foi minha culpa". Essa desculpa é o mesmo de "o controle está falhando" da época que jogávamos SNES com amigos. Ainda há aqueles que já começam a partida informando estarem com lag (e não estão) já prevendo que morrerão no começo.


Sim, há quem realmente tem esses problemas, mas aqui vão algumas dicas: se você está "travando" (não lag) por queda de FPS, esse é um problema em seu PC (hardware), não relacionado com sua conexão de internet. Ele pode ter começado a realizar um processo no meio da partida e baixando o desempenho do jogo. Navegador aberto por muito tempo, atualizações inesperadas (Steam). Você pode fechar esses programas que não está usando, se os problemas persistirem, (nota do revisor: “um médico deverá ser consultado”, sorry, não resisti) talvez reiniciar resolva (pode ser que alguma atualização em oculto esteja atrapalhando, o Windows adora fazer isso). Sobre conexão, pode não ser a sua conexão e sim o servidor do jogo (e nesse caso os oponentes também estão com esse problema). Em todo caso, basta jogar recuado e não arriscar.

Drop hack

Ainda sobre a conexão, há pessoas que parecem ter internet por sinal de fumaça (internet a rádio) e jogam mesmo assim. Então, eles caem. Quando voltam, a lane deles está com problema. Em uma defesa antes que seu time o culpe, ele já volta acusando o time inimigo de "drop hack". O mais engraçado desse argumento é que o tal drop hack, apesar de realmente ter existido, já foi anulado pela Riot há alguns meses. Outro ponto engraçado é que quando pessoas usavam drop hack, todos os jogadores da partida (incluso o time do próprio que usou o cheat) caem. Mas como pessoas têm o ego inflado ao achar que o mundo gira em torno delas próprias, alguém desenvolveu um incrível "drop hack" que derruba apenas ele. E isso acontece em todas as partidas que ele joga. Sempre. Seria mais simples aceitar que a própria conexão não é tão boa.

Report jungler ou support

O adc morreu? Report support! Ele precisa falar isso o mais rápido possível, antes que seus companheiros de equipe comecem a questionar a habilidade dele. Comparado ao AD Carry, o potencial que o support costuma ter para conseguir uma kill é bem baixo. Sim, há suportes bem agressivos, como Zyra, mas ainda assim, no começo do jogo o foco são itens para auxiliar o AD Carry, não para elevar o próprio dano. Mesmo nessa situação, há muitos AD Carry que partem pra cima sem pensar ou até vão pra cima da torre, recebem dano, e morrem. Caso o support também morra (talvez tentando salvar o adc da burrada que ele fez), ele tentará culpar o jungler, especialmente se ele ainda não apareceu na lane (mesmo que sejam 3 ou 4 minutos de jogo e ele tenha 3 lanes pra cuidar).


Outro caso bem recorrente e similar é o "mia" (miss in action, significa que o oponente desapareceu). Quando alguém morre e um oponente de outra lane (rota) está ali, ele pede para reportar quem não avisou o mia. Porém, há muitos casos onde o tal mia foi avisado. Por exemplo, o seu top laner morre, e quando ele morre, o mid laner oponente está lá, mas você verifica o log e vê que o seu mid laner havia enviado sinal. Esse tipo de situação desagradável é bem comum. E como podem imaginar, nesse exemplo o top laner morreu por culpa dele mesmo, pois o mid laner avisou que seu oponente havia sumido. Ainda assim, muitas vezes o top laner, mesmo vendo o mia, pode jogar a culpa no mid laner por não ter acompanhado. Primeira falha desse argumento é que se ele desapareceu, ainda mais da rota do meio, quais as chances dele ir para rota superior? Ele pode ir para rota inferior (bot lane). Ou pode simplesmente ter ido à base. Ele também pode ter ido pegar blue buff com seu jungler. Segunda falha desse argumento é que se um companheiro de equipe avisou que seu oponente desapareceu, a mesma deve ficar alerta. Esse é o momento no qual devem wardar o rio, recuar, ou tomar qualquer ação prevenindo que o oponente tenha sucesso. Por fim, quem não tem costume de prestar atenção no mapa, morrerá com mais frequência com ou sem esse aviso.

Fulano sem Flash

Essa é uma das justificativas mais engraçadas. Ao morrer o seu aliado diz "fulano sem flash". Mas e daí? Isso não muda o fato de que ele morreu. Não muda o fato de que ele deu gold para o oponente ao morrer. Não muda o fato de que ele demorará algum tempo para voltar para própria lane. Salvos raros casos que o jungler está perto da lane (e possivelmente viu que o adversário está sem Flash), essa informação não é tão relevante. É usada como justificativa para dizer "eu morri, mas eu dei trabalho pra ele!". Não importa quanto trabalho você dá para o oponente se morrer pra ele, o que importa é o resultado final.

Eu acho curioso como alguns jogadores tratam o "Flash" como um feitiço supremo. Ele pode ser usado para avançar e/ou acompanhar o gank do jungler, para se reposicionar quando você sabe que será alvo de um combo que provavelmente te matará e também pode ser usado para fugir. Muitas pessoas usam esse feitiço apenas para fugir, outros guardam tanto que morrem sem usá-lo. E ainda há aqueles que não matam um oponente por ele ter flashado, e logo se vangloria no chat global "hehe, sem flash" - como eu disse, o que importa é o resultado final. Se ele não calculou que o oponente poderia flashar, azar dele. Então, deixar alguém sem Flash, não rende gold, não resulta imediatamente na vitória, dificilmente terá um impacto tão relevante na situação geral do jogo.

Ele é meu counter

Conversando com SargeHawk meses atrás, ele havia comentado comigo como não existe counter em low tier. Em tiers mais elevadas, sim, os jogadores conhecem todos os recursos daquele champion e extrairão todo potencial dele. Nessa situação eles podem anular por completo um oponente de acordo com os recursos que têm disponível. Entretanto, em partidas de Normal Game, ou em tiers Bronze, Silver ou Gold dificilmente terá jogadores que dominam por completo aquele champion. Juntando isso ao fato de que sempre caímos com oponente que tem o mesmo nível de habilidade que nós, é risório alguém argumentar que está perdendo pois o oponente é counter dele. É algo como "ele é meu counter, não posso fazer mais nada". E bem, vocês sabem que pode sim, sempre pode. Jogar recuado para recuperar vantagem no final do jogo é uma das opções.

Jungler

Caso seu aliado tenha morrido durante um gank do oponente, é possível que ele logo reclame para o outro jungler perguntando se vai acampar. Pode ser o primeiro gank do jogo, mas para pessoas que têm o ego de que o mundo gira ao seu redor, pronto, aquele jungler está focando nele e estará ali sempre. E mesmo que ele faça isso, mesmo que ele fique sempre indo naquela lane, esse é o papel dele. Ele deve prestar suporte para as lanes e em especial aquelas que estão com mais dificuldade. Se você pegou o First Blood, é muita inocência não esperar que o jungler aparecerá nos próximos instantes. Gank faz parte do jogo, não é trapaça alguma (apesar de alguns até se ofenderem quando recebem um gank, como se fosse algo fora do comum).

Há também a possibilidade de alguém morrer durante o primeiro gank e pedir para reportar seu próprio jungler. Jogando toda culpa nele por ele não ter aparecido em sua lane "ainda" (bem entre aspas, pois isso pode ser nos primeiros cinco minutos de jogo). Jogadores não querem que junglers inimigos frequentem suas lanes, mas querem que seu próprio jungler faça isso - muito conveniente.


Pior é quando alguém morre e chama "x1" (duelo um contra um). League of Legends é um jogo em equipes, não é single player. Aqueles que buscam "x1" devem jogar Street Fighter. Logo, é risório quando alguém morre por estar isolado em um canto do mapa com o time inimigo desaparecido e diz "só assim pra me matar!" - ele é quem cometeu a burrice de ser alvo fácil, o time inimigo apenas aproveitou.

Ninguém foca o adc

Isso acontece após team fights. Muitas vezes é verdade, mas nem sempre. Especialmente quando quem diz isso está morto, mas matou, por exemplo, o tanque. Ou o suporte. Pessoas costumam focar em quem tem menos HP durante um combate assim, mas pode ser muito mais fácil matar uma Zyra ou Katarina do que um Braum, mesmo que o HP dele esteja baixo. Em tempo, "focar o adc" é uma prioridade em situação comum, mas pode ser que o adc inimigo esteja 0/9 e o mid laner esteja 12/1. Nessa situação, por exemplo, é burrice focar o adc que não apresenta ameaça enquanto o mid laner elimina todo seu time.

Eu sempre jogo com time ruim

Perto de acabar a partida é bem possível que alguém solte essa desculpa. Como disse antes, o nosso time e o time oponente são selecionados de acordo com o nosso nível de habilidade. Logo, se seu time é ruim, você está confirmando que você também é. Como todas as outras desculpas é muito conveniente jogar culpa em outros e não assumir, mesmo que você seja quem mais morreu de seu time ou seja diretamente o responsável por aquele oponente em especifico estar tão forte. Tudo é sempre muito simples pro feeder: a culpa é do suporte, a culpa é do jungler, a culpa é dos colegas que não avisaram mia, mas nunca a culpa é dele por, movido pela "fome de kill", ter se jogado na torre e sido alvo fácil pra equipe inimiga.

Comentários infelizes durante a partida não ajudarão seus colegas a se empenharem. Pode gerar uma briga com aqueles que também não aceitam a derrota, ou desmotivar aquele jogador mais tímido e que teria potencial para salvar o jogo.

Venci minha lane

E perdeu o jogo. Após a derrota, é bem comum alguém falar "venci minha lane" ou se vangloriar com "top/mid/bot izi". Esse é o argumento mais falho de todos, pois não há uma estatística no histórico para "quantas lanes você venceu". Há quantas torres derrubou, mas têm pessoas que falam isso sem nem terem derrubado uma torre. "Vencer lane", na concepção de alguns, é conseguir 3 ou 4 kills em cima do oponente durante o começo do jogo. E comparado a média de kills que jogadores têm no fim de partidas, isso é quase nada. Então, esse jogador não apenas não fez nada de relevante para o caminho da vitória, como atrapalhou o time, se em algum momento o oponente dele conseguiu ir em outra lane para ajudar um aliado a conseguir kills em cima de algum membro de seu time. Não há um número de vitórias por "vencer lane", então essa "vitória" não existe no jogo.
Pessoas, sempre pessoas. Há muitas pessoas que se acham muito boas, muito acima de outras, e essas pessoas são o que se tornam jogadores tóxicos de League of Legends. Esse nível de jogador que costuma usar as dez desculpas listadas aqui, jogadores que não aceitam a derrota, não aceitam que erraram, não aceitam que seu desempenho é abaixo da média. Então, relutando essa realidade, eles passam a acusar seu time ou time oponente em vez de aceitar que precisam melhorar. E quando um jogador entende que está jogando mal e precisa melhorar é quando ele evolui e se torna um bom jogador - não apenas em habilidade para carregar um jogo, mas também como alguém agradável com quem você gostaria de jogar mais vezes.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google