Conhecendo HearthStone - Parte 1: Introdução ao cardgame

O popular jogo de cartas colecionáveis evoluiu, e a nova forma dele é HearthStone, da Blizzard. Hoje vamos conhecê-lo e entender o básico do jogo.

Há algum tempo li uma notícia sobre a Blizzard estar desenvolvendo um jogo, o tal HearthStone: Heroes of Warcraft. A princípio é válido informar que eu não sou fã dessa ambientação no terra-média que está presente nos jogos que seguem a linha de Warcraft e também Diablo. Apesar de ter jogado Warcraft III: The Frozen Throne por muitas noites quando tinha por volta de 15 anos, parei por ali. Joguei bem pouco de World of Warcraft (na época cheguei no nível máximo que era 60). Minha simpatia com a Blizzard é essa, então naturalmente não tive tanto interesse no novo jogo da empresa. O tempo passou e alguns amigos que jogam League of Legends e Ragnarok Online comigo falaram que estavam jogando e ousadamente afirmaram que eu adoraria. Eles não podiam estar mais certos.

Isto não é Magic

Magic: The Gathering é provavelmente a primeira referência que vem na mente de muitas pessoas quando falam sobre "card game". Se você não sabe o que é card game (jogo de cartas) ou Magic, permita-me explicar. Diferente de Poker, Blackjack e outros jogos que jogamos com aquele baralho tão popular, o termo card game é usado para outro nicho. São jogos desenvolvidos a cerca de cartas exclusivas. Eles costumam ter uma coleção básica e com o tempo são lançadas novas coleções com novas cartas. E Magic: The Gathering é um card game muito antigo, de muito sucesso, e que serviu de inspiração para muitos outros card games.

Para jogar Magic ou algum dos outros card games, você precisa primeiro ter um deck (baralho). A quantidade de cartas nesse deck varia entre card games. Alguns limitam em 40, outros em 60, há aqueles que estabelecem o limite de 75, e ousados que deixam "sem limite de cartas". Da mesma forma também há um limite mínimo de cartas. Por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e outras capitais do país, não é difícil encontrar decks de Pokémon, Magic ou Yu-Gi-Oh em livrarias e lojas especializadas. Você tem um deck? Parabéns, você já pode jogar contra alguma pessoa. Esses decks "comprados prontos" geralmente são muito simples e básicos. Conforme você adquire experiência e compra "booster packs", seu deck pode melhorar. Esses booster packs costumam vir entre 5 à 15 cartas, isso depende do card game. Há card game cujo os booster pack sempre vem com 3 cartas, mas independente desse valor, ele sempre será fixo, sempre virá a mesma quantidade de cartas.


Então você já tem o deck, e sabe que ele pode ser atualizado adicionando cartas obtidas em booster packs. Mas as cartas que vêm no booster pack nem sempre serão úteis pra você, por exemplo podem vir algumas cartas defensivas, enquanto você quer montar um deck ofensivo. Então você pode trocar cartas! Há diversas lojas especializadas nas capitais de nosso país, onde diversos jogadores se encontram os fins de semana para duelar e trocar cartas. Acredito que já foi possível ter uma noção de como funciona card game.

E então, HearthStone

Não lembro exatamente quando comecei a jogar Magic: The Gathering, mas considerando que no ensino médio eu já jogava a participava de torneios, acredito que foi por volta de 2002 quando comecei. Eu tinha alguns decks, quando uma nova coleção era lançada, eu pesquisava a lista de novas cartas para ver se eu poderia adicionar alguma em algum deck que eu já possuía para elevar seu potencial ou se surgiu uma nova habilidade ou carta com a qual valeria a pena elaborar um novo deck. De tempos em tempos tinham alguns torneios e eu participava com meus amigos. E assim foi por muito tempo. Com o fim do ensino médio, tornou-se mais incomum encontrar meus amigos para jogar. Internet naquela época não era como hoje, computadores não processavam jogos como os de hoje, era outra época. Apesar de existirem simuladores para jogar Magic online, eles eram muito falhos e não replicavam a experiência de você estar usando aquela carta incrivelmente rara que apenas você tem dentre seus amigos e que eles ficam receosos quando ela é utilizada. Magic recebeu alguns jogos online recentemente, recordo-me de um amigo que me deu um desses jogos no Steam, joguei com ele umas duas vezes e depois nunca mais. Logo, nem mesmo com a tecnologia atual a experiência de Magic conseguiu ser passada pro online.

Com base em tudo que foi dito, eu não tinha esperanças em HearthStone. Eu não gosto da ambientação da Blizzard, os jogos de Magic haviam falhado em minha concepção e esse não seria um jogo pra mim, mas eu resolvi dar uma chance. Conhecer pelo menos. Então, depois de alguns minutos no tutorial (que eu já conhecia por ter jogado na Brasil Game Show) eu estava jogando contra pessoas. Vencendo. Progredindo. E para minha surpresa: me divertindo muito. Você não precisa jogar World of Warcraft ou conhecer a franquia principal de Warcraft para jogar HearthStone, esse foi um erro meu ao ver o subtítulo "Heroes of Warcraft". Claro, quem joga esses jogos pegará algumas piadinhas (como "Leeeerooooy Jenkins", esse foi da época que joguei WoW), mas se você é como eu, esteja seguro de que não fará falta. Caso você já tenha alguma experiência com card game, melhor ainda! Jogar Magic por tantos anos me ajudou muito no começo de HearthStone. Mas se você não conhece Magic, sem problemas, o jogo é bem intuitivo e simples.

Blizzard, vocês conseguiram

Começa a partida. Você recebe uma quantidade de cartas vindas de seu deck, tal como seu oponente. A moeda é lançada para decidir quem vai primeiro. Quem for em segundo recebe a carta da "moeda" e aqui temos a primeira coisa que me chamou atenção: em outros card games, quem começar pode ter uma vantagem enorme, mas essa carta equilibra perfeitamente a situação. Ela não custa mana, mas gera mana. Assim ela faz você recuperar aquele turno perdido (fazendo parecer que ambos jogadores começaram no mesmo turno). Após esse começo, o primeiro turno começa. No início de cada turno, o jogador recebe um cristal de mana que é o meio pelo qual ele pode usar suas cartas. As cartas têm custo de mana, então se no primeiro turno você tem um cristal de mana, não terá mana suficiente para usar uma carta que tem o custo de mana "2". Bem simples, não? Ao mesmo tempo, se você tem seis cristais de mana, você pode usar uma carta de quatro e outra de dois. Se você com seis cristais usar uma carta de quatro e outra de um, esse cristal restante não acumulará pro turno seguinte (mas no turno seguinte você começará com sete, pois a cada turno ganha um cristal). E todo esse texto explicando a mecânica de um turno é fácil de entender quando você está jogando.

As cartas terem voz (e há uma excelente dublagem em português), efeitos ao entrarem na arena, movimentos ao atacar, a música de fundo, todos esses pequenos elementos se juntam para tornar a partida muito mais dinâmica e emocionante. E lembram o que falei sobre "você ter uma carta incrivelmente rara"? Blizzard transpassou isso para o jogo dando uma borda especial para as cartas lendárias e uma animação bem mais chamativa que as outras cartas quando elas entram em combate (como tremer a mesa e/ou abrir uma fenda onde ela for colocada, você pode "sentir o peso" daquela carta). Esse mesmo detalhe acontece com dano: causando um dano leve, a animação é leve. Mas causando um dano que remova metade dos pontos de vida de seu oponente, por exemplo, fará com que todas as cartas pulem com o impacto. E o melhor de tudo são as partidas durante cerca de quinze minutos. É algo rápido, bobo, você pode jogar enquanto está esperando alguém ou durante almoço no trabalho. Recentemente HearthStone: Heroes of Warcraft recebeu uma versão para iPad, e você agora não tem desculpas para jogar Candy Crush Saga.
HearthStone realmente foi uma experiência deveras produtiva para mim. Eu tive oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquele universo que eu não gostava tanto, além de todo carisma que a ambientação do jogo passa. Dublagem e tradução muito bem feitas, deixando o jogo ainda mais acessível. Além de jogar partidas online com amigos, é possível jogar com pessoas desconhecidas em busca de atingir um "rank" maior e receber recompensas por isso. Mas sobre esses modos falaremos na próxima oportunidade.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google