Videogames proporcionam ao público a possibilidade de adentrar diferentes universos, com histórias envolventes e personagens marcantes. Mas alguns vão além e permitem não só que você assuma o papel do protagonista, como também possa fazer escolhas importantes, que reverberam relações com outros personagens, missões e o rumo do enredo de maneira geral.
Inspirado pelo recente sucesso de Dispatch, que se tornou uma das gratas surpresas do ano de 2025, resolvi montar uma lista com outros dez títulos em que se é possível moldar (mesmo que em partes) o caminho que a história vai seguir. Vamos nessa?
10. Alpha Protocol
Para começar os trabalhos, temos Alpha Protocol, RPG de espionagem em terceira pessoa lançado em 2010 pela Obsidian Entertainment, que coloca os jogadores no papel de Michael Thorton, um agente com informações cruciais para evitar uma catástrofe internacional. O jogo é marcado por distintas opções, que vão desde um histórico do passado do protagonista para ajudar a montar sua classe inicial até impactar na estrutura de missões e o destino da trama.
Quanto aos finais, são 32 possíveis, sendo cada um moldado por alianças e inimizades feitas durante a campanha, que, como não poderia faltar em um jogo de espionagem e conspirações, é cheia de reviravoltas.
Alpha Protocol está disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
9. Road 96
Chegado pela desenvolvedora Digixart, Road 96 mistura drama e política, colocando os jogadores no papel de jovens em fuga do regime autoritário de um país fictício. Cada decisão tomada pode alterar encontros com outros personagens principais, o desenrolar e o desfecho da trama.
Além de apresentar um visual próprio e uma trilha sonora envolvente, o título faz os jogadores refletirem sobre assuntos importantes, incluindo política, poder e liberdade. Contudo, também há momentos de humor, para diminuir a tensão em meio ao caos.
Em 2023, foi lançado Road 96: Mile 0, uma prequela que aborda o passado de Zoe (uma das personagens principais do primeiro jogo) e sua amizade com Kaito, um jovem oriundo de uma realidade social diferente daquela que Zoe está acostumada a viver. Além dos temas já abordados no antecessor, Mile 0 se aprofunda ainda mais na questão da desigualdade social e em como ela pode afetar as relações entre as pessoas.
Tanto Road 96 quanto Road 96: Mile 0 estão disponíveis para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
8. This War of Mine
Inspirado em conflitos como o Cerco de Sarajevo (1992–1996), This War of Mine teve sua vinda em 2014 pelo estúdio polonês 11 bit Studios, colocando os jogadores na pele de sobreviventes escondidos em uma casa danificada, na cidade fictícia sitiada de Pogoren, em Graznavia. Com a liberdade cerceada, os sobreviventes (que em sua imensa maioria não têm histórico militar ou treinamento específico) devem sobreviver à guerra, usando o dia para fabricar ferramentas, melhorar o abrigo, cozinhar e curar os feridos, enquanto buscam por materiais e armas em excursões durante a noite.
Durante suas excursões, os sobreviventes podem encontrar outros NPCs da guerra, que podem ser amigáveis a ponto de negociar itens ou hostis a ponto de tentar matá-lo. As ações realizadas pelo jogador podem afetar a moral dos personagens, mudando o final que cada um deles terá. Cada sobrevivente conta com uma ou duas características capazes de ajudar ou atrapalhar o jogador, que deve manter os níveis de saúde, fome e humor dos personagens até a declaração de um cessar-fogo, que ocorre após uma duração aleatória.
This War of Mine está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Android e iOS. Também indico a Complete Edition, disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S e Nintendo Switch, que além do conteúdo base, conta com todos os DLCs lançados para o jogo: The Little Ones e a trilogia This War of Mine: Stories — Father’s Promise, The Last Broadcast e Fading Embers.
7. Disco Elysium
Produzido pela ZA/UM e lançado em 2019, Disco Elysium transporta os jogadores para uma narrativa envolvente, assumindo o papel de um detetive cujas memórias estão fragmentadas devido a uma amnésia induzida por álcool e drogas. Enquanto tenta recuperar suas lembranças, o protagonista deve explorar uma cidade estilizada, rica em detalhes e personagens memoráveis, para resolver assassinatos.
Os rumos do jogador moldam o mundo ao seu redor e a forma como as pessoas o enxergam, enquanto ele desenvolve habilidades, resolve mistérios e constrói sua própria percepção em relação a si mesmo. Também é interessante ver o detetive lidando com seus erros e traumas do passado, e como isso pode impactar no presente.
Em 2021, foi a vez de Disco Elysium - The Final Cut, que adiciona uma série de melhorias significativas em relação à versão original, incluindo dublagem completa para todos os personagens e novas missões de visão política, uma para cada alinhamento ideológico presente no jogo.
Disco Elysium está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e Android.
6. Deus Ex: Mankind Divided
Sequência direta de Human Revolution (2011), Deus Ex: Mankind Divided, de 2016, se passa dois anos após os acontecimentos de seu antecessor. Aqui, o protagonista Adam Jensen se junta ao G.O.29, um grupo de contraterrorismo financiado pela Interpol, para impedir uma ameaça orquestrada pelos Illuminati.
O jogo oferece muita liberdade de escolha aos jogadores, porém, ao mesmo tempo, deixa evidente que cada uma delas tem consequências. Durante conversas, sejam com aliados ou inimigos, múltiplas opções de diálogo permitem abordar cada situação de maneiras diferentes. A missão final pode variar de acordo com as decisões tomadas ao longo da campanha, e também há missões secundárias opcionais que ajudam a compreender ainda melhor o universo do título.
Deus Ex: Mankind Divided está disponível originalmente para PC, PlayStation 4 e Xbox One, mas também pode ser jogado no PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
5. Telltale’s The Walking Dead
Baseado na HQ da Image Comics, Telltale’s The Walking Dead faz com que os jogadores assumam o papel de diversos personagens enquanto enfrentam um apocalipse zumbi. Com gráficos cartunescos, o jogo vindo em 2012 apresenta um estilo point and click, em que basta clicar para indicar o que o personagem deve fazer.
As escolhas feitas pelos jogadores influenciam o enredo, determinando a sobrevivência de personagens menores, o desenvolvimento de relacionamentos e a experiência narrativa pessoal. Todavia, os eventos principais não são alterados pelas decisões, que interferem nos detalhes e no caminho até chegar a cada momento-chave.
Lançado em formato episódico, The Walking Dead está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Android e iOS. Os episódios podem ser adquiridos individualmente ou de forma compilada, através de The Walking Dead: The Telltale Definitive Series, que inclui as quatro temporadas completas, além do conteúdo adicional 400 Days e The Walking Dead: Michonne, adicionando mais 23 episódios e cerca de 50 horas de jogo.
4. Mass Effect Legendary Edition
A aclamada trilogia original de Mass Effect foi lançada entre 2007 e 2012, e Mass Effect Legendary Edition chegou em 2021, trazendo uma versão atualizada da jornada do Comandante Shepard, com gráficos, gameplay e outros elementos aprimorados para plataformas modernas. As escolhas feitas ao longo de um jogo têm impacto direto nos títulos seguintes, resultando em diferentes personagens vivos, mudanças na narrativa e variações nos desfechos da história.
O sistema de moralidade, composto por Paragon (virtuoso e diplomático) e Renegade (pragmático e agressivo), orienta muitas dessas decisões, alterando diálogos e desbloqueando opções exclusivas de conversação, além de influenciar o recrutamento de determinados aliados.
Mass Effect Legendary Edition está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, porém também é compatível com PlayStation 5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.
3. Until Dawn
Until Dawn teve sua estreia em 2015 pela Supermassive Games e, inspirado por filmes de terror da década de 1980/1990, coloca os jogadores na pele de adolescentes atormentados por um assassino em série. Durante uma noite, um grupo de oito amigos se reúne em um chalé na montanha, um ano após o desaparecimento de duas irmãs (também parte do grupo) no mesmo local.
Mas a reunião se transforma em pesadelo quando eles descobrem que não estão sozinhos e devem lutar para sobreviver até o amanhecer. A partir daqui, cada escolha pode mudar os rumos dessa história. São diversos finais possíveis, moldados pela agilidade do jogador em resolver quick time events e também pelos relacionamentos construídos entre os protagonistas ao longo da campanha. É possível tanto manter todos os personagens vivos quanto acabar matando todos – tudo depende das suas decisões.
Until Dawn está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.
2. Life is Strange
Desenvolvido pela Don’t Nod Entertainment e publicado pela Square Enix em 2015, Life is Strange acompanha a vida de Max Caulfield, uma jovem estudante de fotografia com o poder de voltar ao passado. Ao usar seus poderes para ajudar sua amiga de infância, Max descobre que seus atos podem gerar graves consequências na vida daqueles ao seu redor.
A manipulação do tempo é um dos grandes diferenciais, permitindo que os jogadores explorem diferentes opções e vejam seus impactos imediatos. Contudo, as consequências a longo prazo são inevitáveis, moldando o destino dos personagens e da cidade fictícia de Arcadia Bay.
Com o sucesso da primeira entrada, Life is Strange se estabeleceu como franquia, recebendo outros cinco títulos — quatro da série principal e um spin-off. E esse universo está sendo expandido ainda mais, com uma série de TV que está em produção na Amazon.
Life is Strange está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Android e iOS.
1. Detroit: Become Human
Desenvolvido pela Quantic Dream, Detroit: Become Human foi lançado em 2018, permitindo que o jogador controle os androides Kara, Connor e Markus em uma Detroit futurista, onde humanos e inteligências artificiais convivem em tensão constante. Com alto nível gráfico e riqueza de detalhes, entrega uma experiência cinematográfica imersiva e cria uma forte ligação emocional com os personagens.
Cada caminho tomado pelo jogador pode fazer uma diferença drástica na história, alterando o destino dos três protagonistas. O jogo apresenta uma narrativa ramificada, com dezenas de finais possíveis, dependendo das escolhas realizadas durante a gameplay.
Detroit: Become Human está disponível para PC e PlayStation 4, e também é compatível com PlayStation 5.
Qual é a sua escolha?
Como você pode ver, são vastas as opções de jogos em que a história é mutável através de caminhos que são abertos ao longo da narrativa, seja direta ou indiretamente. Vários outros poderiam estar por aqui, desde AAA como The Witcher 3, Cyberpunk 2077 e Baldur’s Gate III, a mais produções da Quantic Dream (Heavy Rain e Beyond: Two Souls) e da Supermassive Games (a franquia The Dark Pictures e The Quarry), além de diversos nomes que poderiam estender essa lista até amanhã. No fim das contas, o mais importante é se divertir com o mundo de possibilidades proporcionadas pelos games. Mas nunca se esqueça: toda decisão traz consigo uma consequência!
Revisão: Thomaz Farias












