Chegamos à etapa final do nosso Detonado de Dragon Quest I HD-2D Remake. Ao longo do guia, estabelecemos as bases da aventura na Parte 1, obtivemos a Thief’s Key na Parte 2, conquistamos a Magic Key na Parte 3, resgatamos a Princesa Gwaelin na Parte 4 e reunimos a Ultimate Key e alguns dos melhores equipamentos do jogo na Parte 5. Agora, na Parte 6, chegou a hora de abrir caminho para o castelo do Dragonlord e encarar o desfecho dessa jornada.
Últimos Secret Spots
Após os eventos envolvendo Rubiss, alguns novos Secret Spots ficam acessíveis pelo mapa. Confira suas localizações e os itens disponíveis em cada um deles:
- A oeste de Tantegel: Dieamend em um barril;
- A sudeste de Roadside Inn: Mirror Shield em um baú e Duplic Hat próximo à grande montanha à esquerda;
- A noroeste de Faerie Village: Mini Medal e Slippery Sap em barris, além de 7244 moedas em um baú;
- A sudeste de Damdara (na área acessível pela ponte reparada pelos anões): Mini Medal em uma bolsa na árvore, Pot Lid em um barril e Yggdrasil Dress nas pequenas pedras ao lado da menor árvore;
- A nordeste de Rimuldar: Sword of Ruin em um baú e Seed of Strength em um barril.
Agora que visitamos todos os Secret Spots, teleporte-se para Quagmire Cave e siga para oeste. Na pequena rampa, utilize o Rainbow Drop interagindo com o ícone vermelho para criar a ponte mágica que leva ao Dragonlord’s Castle. Siga pelo novo caminho, coletando Frazzled Feather e Hextract no ponto brilhante, e entre no castelo.
Dragonlord's Castle
Siga primeiro pelo corredor da direita e, na sala do nordeste, pegue a Steel Broadsword no centro da plataforma quadrada no chão (o baú acima deste ponto está vazio). Depois, desça pela escada da sala do sudeste para acessar uma área isolada do B1. Aqui, siga para o norte até o final do corredor para encontrar um Cower Ring em frente a uma rocha (o baú no caminho à direita também está vazio). Feito isso, retorne ao piso inicial.
Agora, siga pelo trajeto a oeste, contorne mais um baú vazio ao norte e entre na área bifurcada. Desça pela escada no sudoeste para outra parte do B1, onde há um baú vazio à direita e, no corredor destruído ao norte, uma Seed of Wisdom. Feito isso, retorne ao andar inicial.
Desta vez, vá para a grande área central e vasculhe os escombros a oeste para encontrar Frazzled Feathers. Em seguida, vá até a sala ao norte e examine atrás do trono para revelar uma passagem secreta sob ele. Desça por essa abertura para acessar uma nova seção do B1.
Como não há itens coletáveis no novo corredor, siga para o sul e atravesse a passagem para chegar ao B2. Nesse andar, há apenas uma saída acessível. Antes de segui-la, colete o Ruinous Shield em um baú no beco sem saída ao norte da entrada e o Hapless Helm em outro baú na área sem saída a leste. Há também um baú próximo à saída que, na verdade, é um Mimic. Depois de recolher os artigos, desça pela escada.
No B3, siga primeiro para o oeste para coletar Medicinal Herb e 502 moedas em dois baús. Em seguida, corra pelo caminho a leste e desça pela escada no nordeste para acessar uma pequena sala contendo Hate Mail em um baú. Depois disso, retorne ao B3 e utilize a escada no noroeste para chegar ao B4 (o baú próximo à entrada é um Mimic).
No novo andar, há mais um Mimic no corredor sem saída ao lado da entrada. Abaixo desse ponto, ficam duas escadas na região central; siga pela escada superior e percorra os pequenos corredores que surgirem (nenhum contém itens) até chegar à pequena área central do B1, onde encontraremos a lendária Erdrick’s Sword.
Agora, retorne ao B4 e pegue a segunda escada central para chegar a um pequeno corredor contendo um baú com a última Mini Medal. Volte ao B4 e siga pelo trajeto ao nordeste para alcançar o B5.
No novo andar, vá para o oeste e colete a Double-Edged Sword em um baú no corredor sem saída. Continue pelo único caminho disponível, passe por um Mimic no extremo oeste e prossiga até a escada no sudeste para chegar ao B6, que é o último andar da masmorra.
A partir da entrada, siga para o norte até o fim do corredor e entre na primeira passagem a leste para acessar uma sala contendo nove baús: Seed of Magic, Medicinal Herb, 420 moedas, Prayer Ring, Dieamend, 500 moedas, Chimaera Wing, Waistband e um Mimic. Não há mais nenhum tesouro neste piso, então siga pelo caminho que leva à grande área central, avançando pelos corredores laterais que começam na porção oeste do andar.
Antes de entrar na sala central, utilize o portal para retornar ao primeiro andar. A partir de agora, ele servirá como um atalho direto para o chefe sempre que precisarmos voltar. Com esse desvio garantido, vamos resolver as últimas pendências antes de, finalmente, enfrentarmos — e derrotarmos — o Dragonlord.
Últimas conquistas pendentes
Se ainda não o fez, equipe todos os equipamentos de Erdrick para receber o troféu Erdrick's Legacy (eles também são a melhor escolha para o nosso último duelo). Em seguida, viaje até a Citadel of the Monarch of Medals e entregue todas as Mini Medals restantes. Por ter conseguido coletar e entregar as 40 unidades, você receberá o troféu Medal Maniac.
Os prêmios obtidos ao atingir cada marco de medalhas são os seguintes: Prayer Ring (5); Scholar's Specs (8); Wild Side Scroll (10); Glombolero (12); Dragon Shield (15); Swallowtail (17); Banishing Bell (20); Scourge Whip (25); Saviour's Staff (30); Meditation Scroll (35); Metal Wing Boomerang (37); War Drum (39); Gringham Whip (40).
Agora, siga para a Faerie Village e fale com a fada responsável por criar Sigils. Ela permitirá fabricar alguns itens usando materiais coletados ao longo da jornada. Embora nenhuma dessas criações seja essencial, produzir ao menos uma de cada assegura o troféu Master Crafter.
As receitas disponíveis são: Holy Water (Pure Water); Tangleweb (Spider Web); Coagulant (Twitching Powder); Oomph Powder (Hextract); Chimaera Wing (Frazzled Feathers); Musk (Jeeper Creeper); Unsealant (Slippery Sap); Strong Medicine (Two-leaf Clover).
Durante o guia, passamos por todas as áreas e coletamos absolutamente todos os itens disponíveis. Portanto, se você está nos acompanhando desde o início e seguiu a nossa recomendação de enfrentar os oponentes pelo caminho, certamente já obteve o troféu Item Enthusiast (coletar 150 itens) e o troféu Ally to Alefgard (derrotar 800 monstros). Caso você não tenha morrido nenhuma vez até aqui, deixe-se ser derrotado por qualquer inimigo para adquirir o troféu Wipeout.
Por fim, como também já recolhemos todos os Scrolls, verifique se não há nenhum guardado no inventário e os use para garantir o troféu A Man of Many Talents, que exige que o herói aprenda todas as Spells e Abilities. Vale destacar que a última habilidade adquirida por nível é a Gigaslash, que aprendemos no nível 40.
Se você está mantendo a princesa, ainda faltará o Scroll que concede a habilidade Snoop, localizado em um baú no primeiro andar do castelo. Não se preocupe, pois ele pode ser obtido após derrotarmos o chefe final.
Com todas as pendências resolvidas, restaure suas energias, abasteça o inventário com itens de recuperação de MP (especialmente Sage’s Elixir e Elfin Elixir) e certifique-se de que o herói esteja equipado com todo os utensílios de Erdrick. Feito isso, siga para o Dragonlord’s Castle e utilize o portal no primeiro andar para acessar diretamente a área do chefe.
Derrotando o Dragonlord
Durante a conversa prévia com o Dragonlord, ele oferecerá a opção de nos unirmos a ele. Se você aceitar a proposta, receberá o troféu Dealing with the Devil e será enviado de volta a Tantegel. Depois disso, basta retornar ao castelo do vilão e, desta vez, recusar sua oferta para iniciar o confronto.
O Dragonlord é um inimigo poderoso e possui duas fases ininterruptas, o que significa que qualquer dano sofrido ou recurso gasto na primeira parte será levado para a segunda. Felizmente, ao longo da jornada, reunimos os melhores equipamentos, magias e habilidades possíveis.
A primeira forma do Dragonlord possui pouco mais de 3000 HP. Se você portar os equipamentos indicados, ter usado as Seeds obtidas ao longo do jogo e alcançado um nível em torno do 40, os ataques do chefe causarão algo entre 80 e 120 de dano.
Ele também utiliza habilidades que podem causar sono e impedir o uso de magias — vale destacar que o Erdrick Helm oferece boa resistência contra efeitos debilitantes. Além disso, esse oponente possui uma técnica que aumenta o dano de suas próprias magias e outra que remove todos os efeitos benéficos do herói, motivo pelo qual técnicas como Magic Barrier acabam não sendo tão eficientes.
Com esses detalhes em mente, mantenha o HP sempre acima de 250, já que o chefe costuma atacar duas vezes com frequência. Nesse confronto, nossa abordagem mais efetiva será Kazap, obtida no nível 35. Assim, basta manter atenção à vida do herói e continuar usando a magia mencionada para derrubar a primeira forma do vilão sem grandes preocupações.
Vencida essa primeira etapa, iniciaremos imediatamente o confronto com Dragonlord's True Form, que conta com quase 5000 de HP. Nessa versão, além de manter alguns padrões anteriores, o malfeitor também aumenta a própria defesa e velocidade, utiliza ataques de sopro (a armadura de Erdrick oferece resistência a esse tipo de golpe) e possui um determinado ataque físico que causa cerca de 200 de dano.
Em sua verdadeira forma, o Dragonlord não é mais frágil ao Kazap. Em vez disso, por ser justamente um dragão, a melhor abordagem será o bom e velho Dragon Slash. Quando a vida do herói estiver completamente cheia, você pode utilizar Wild Side para garantir alguns turnos com ataques duplos.
No momento em que o grande dragão estiver com o ataque fortalecido — algo indicado por um brilho vermelho, visível próximo aos seus pés —, utilize Defending Champion para reduzir drasticamente o dano recebido. Nessa mesma situação, Cop Out também funcionará muito bem, já que o chefe tem grande tendência a usar ataques físicos.
O confronto será demorado, mas, graças a todos os recursos que acumulamos, está longe de ser impossível. Apenas seja paciente para gastar turnos recuperando a vida sempre que ela cair pela metade, além de manter os olhos atentos para adotar uma postura defensiva sempre que o chefe estiver com o ataque fortalecido. Vale destacar que, caso a princesa esteja presente, seus buffs defensivos serão de grande ajuda.
Com o Dragonlord derrotado, algumas cenas terão início e receberemos o troféu Light Bringer. Quando recuperar o controle do herói, siga para Tantegel e, caso ainda não tenha coletado os itens no castelo devido à presença da princesa, vá até a sala a oeste no primeiro andar para recolhê-los (nesse caso, utilize o scroll restante para adquirir o troféu relacionado à obtenção de todos os feitiços e habilidades). Feito isso, basta se dirigir ao trono para dar início às cenas finais.
O mundo de Alefgard está a salvo
E assim chegamos ao fim desta longa e incrível jornada por Alefgard. Se você nos acompanhou durante cada etapa até aqui, não apenas salvou o reino como também extraiu tudo o que o primeiro Dragon Quest tem a oferecer. Até a próxima jornada!
Revisão: Alessandra Ribeiro























