Lançado como parte de uma coletânea que reúne versões atualizadas dos dois primeiros jogos da franquia de RPGs concebida por Yuji Horii, Dragon Quest I HD-2D Remake revitaliza o clássico de NES com visuais deslumbrantes e diversas melhorias de jogabilidade que tornam a experiência mais fluida e envolvente.
Considerando a relevância histórica deste jogo para o desenvolvimento dos RPGs de console — e o nosso carinho pela série Dragon Quest — preparamos um detonado completo, reunindo todas as informações necessárias para que você aproveite ao máximo cada etapa da aventura. Aqui você encontrará a localização de todos os itens escondidos, baús, Mini Medals, pontos brilhantes e Secret Spots, além de dicas para otimizar os combates contra chefes e conquistar todos os troféus.
Castelo de Tantegel
Após as cenas iniciais — que já demonstram que este remake terá um escopo narrativo significativamente maior —, nosso herói estará diante do Rei de Tantegel, que o orienta a visitar Erdrick’s Hollow para descobrir mais sobre sua linhagem lendária e sobre a voz misteriosa ouvida em sonho. Antes disso, no entanto, há diversos itens espalhados tanto dentro do castelo quanto pela cidade que podem ser coletados.
Vale mencionar que, já no início, você notará portas vermelhas, azuis e cinzas trancadas. Para abri-las, precisaremos de chaves especiais. Não se preocupe com elas ainda, pois esses objetos são adquiridos naturalmente conforme o avanço da história.
Por ora, podemos coletar os seguintes itens no castelo:
2F – Battlements (saída ao sul da sala do rei):
- 32 moedas — em um vaso à esquerda da porta;
- Medicinal Herb e Seed of Magic — em barris na área noroeste.
1F:
- Seed of Agility — em um barril na ala sudoeste;
- 17 moedas, 8 moedas e Chimaera Wing — em vasos na área sudeste, próximo ao homem que restaura HP;
- Boxer Shorts — pendurados em um varal ao sul do mesmo homem;
- Holy Water — em um vaso na área sudoeste.
Gardens (saída ao norte do primeiro andar):
- Chimaera Wing — em um barril dentro de um pequeno galpão no nordeste;
- Antidotal Herb e Seed of Luck — em vasos ao sul do galpão, junto à parede do castelo.
B1 (descendo as escadas ao sul do Gardens):
2F (subindo as escadas ao oeste do primeiro andar):
Cidade de Tantegel
Ao sair do castelo, estaremos na cidade de Tantegel. Este guia não abordará diálogos nem revelará spoilers da história, mas recomendamos que você sempre converse com os NPCs para descobrir mais detalhes sobre cada região e sobre a própria trama.
A maioria dos centros urbanos segue uma estrutura semelhante, com pontos de referência em comum: a pousada (ícone de cama), a loja de itens (pena), a loja de equipamentos (espadas) e a igreja (cruz). Esta última será visitada com frequência para salvar o jogo e remover equipamentos amaldiçoados.
Em geral, raramente será necessário comprar equipamentos, pois os itens escondidos pelo mundo são suficientes para garantir um bom progresso. Neste jogo, artigos com números maiores costumam ser os mais eficientes. Caso um acessório mais antigo se mostre superior em alguma situação específica, isso será devidamente indicado no guia.
Antes de começarmos a coletar os itens da cidade, siga até a pequena ponte em frente à loja de itens e fale com a garota. Ela acredita ter sido confundida com a princesa e passará a acompanhar o herói. Em seguida, vá até a pousada e descanse uma noite para desbloquear o troféu A Night to Remember, obtido ao usar a pousada na companhia de outro personagem — algo que acontece apenas neste momento.
Agora podemos seguir para os itens disponíveis na cidade:
- Seed of Strength — em um vaso na região sudeste, próximo a uma pilha de barris;
- 54 moedas — em um vaso na região sudeste, perto de uma casa;
- Rabbit Tail — em uma bolsa dentro da casa no sudeste;
- Medicinal Herb e 49 moedas — em barris à direita da pousada;
- Antidotal Herb — em um vaso abaixo da loja de itens;
- Seed of Life — na cruz próxima à loja de armas;
- 16 moedas — em um barril próximo à grande residência trancada, em frente a uma área em construção.
Conhecendo o mundo aberto
Ao sair de Tantegel, acessamos o mapa-múndi, o que rende o troféu The Quest Begins. Neste jogo, há bastante liberdade para explorar boa parte das áreas desde o início, mas seguiremos uma rota equilibrada, garantindo que estejamos sempre preparados para os desafios e obtenhamos os itens assim que se tornarem acessíveis.
Recomendamos que você enfrente todos os inimigos que aparecerem pelo caminho durante a exploração. Assim, o protagonista se manterá em um nível adequado para cada desafio que surgir.
Se não estiver disposto a assumir o comando de todas as lutas, nas batalhas contra oponentes comuns — tanto no mapa exterior quanto em masmorras — é possível deixar a opção Tactics ativada com o comando Fight Wisely, que adota uma abordagem equilibrada entre ataque e suporte. Caso os inimigos estejam sendo derrotados com facilidade, altere para Don’t Use MP para priorizar ataques básicos e economizar recursos.
É importante mencionar ainda que, na área aberta, existem diversos pontos brilhantes, que correspondem a pequenos conjuntos de dois ou três itens obtidos ao interagir com o local. Este guia também cobrirá todos esses locais ao longo da jornada.
Nosso próximo destino é Erdrick's Hollow, mas antes faremos algumas paradas para coletar mais artigos. Logo a oeste de Tantegel, há um ponto brilhante que contém Medicinal Herb e Seed of Vigor. Seguindo para o norte, encontramos Plain Clothes, Oaken Club e 18 moedas. Continuando nessa direção, podemos coletar Chimaera Wing, 7 moedas e Wayfarer’s Clothes.
Indo para o noroeste, alcançamos Erdrick's Hollow — entre no local apenas para registrá-lo no mapa, pois ainda não o exploraremos neste momento. A oeste de Erdrick's Hollow, diante da montanha, há duas Antidotal Herbs e uma Seed of Agility. Contornando a montanha pela esquerda, encontramos duas Medicinal Herbs e uma Seed of Strength.
Aproveitando a nossa posição atual, vale a pena seguir até Galenholm, a cidade localizada a noroeste, para coletar mais alguns itens antes de prosseguirmos para Erdrick's Hollow.
Galenholm
Em Galenholm, encontraremos a nossa primeira Mini Medal. Existem 40 delas espalhadas pelo mundo, e elas podem ser trocadas por itens em um local específico que visitaremos mais adiante.
Também encontramos um pergaminho (Scroll) nesse vilarejo. Esse tipo de item ensina uma habilidade ou magia ao herói quando consumido e, ao ser utilizado pela primeira vez, concede o troféu My First Scroll.
Os seguintes itens estão disponíveis em Galenholm:
- 66 moedas e Seed of Wisdom — em vasos na praia;
- Leather Armour e Boxer Shorts — em armários na pousada;
- Safe Passage Scroll e 122 moedas — em uma estante e em um armário de uma casa no sudoeste;
- Pot Lid — em um barril em frente à loja de itens;
- Mini Medal — na plataforma de barcos, a oeste.
Após coletar todos os artigos, saia da cidade e siga para Erdrick's Hollow. Se o local já tiver sido desbloqueado, é possível usar o item Chimaera Wing para viajar rapidamente até lá. Vale destacar que, ao atingir o nível 13, o herói aprende a magia Zoom, que não consome MP e permite o teleporte instantâneo para qualquer local previamente visitado.
Outro ponto importante é que, como vimos, as Seeds são encontradas com certa frequência. Esses itens aumentam algum atributo específico do herói e fazem bastante diferença nas etapas mais avançadas da jornada. Como neste jogo controlamos apenas um personagem e não há necessidade de gerenciamento de grupos, podemos usar essas Seeds assim que forem coletadas, sem qualquer tipo de preocupação.
Erdrick’s Hollow
Em Erdrick’s Hollow, o objetivo é alcançar o monólito localizado no segundo andar. A masmorra possui um layout simples, com apenas uma escada (indicada por uma linha verde) que leva ao próximo nível. Os inimigos encontrados aqui são Bubble Slime, Dracky, Ghost, Lunatick, Slime e Spirit, mas nenhum deles deve oferecer grande dificuldade.
Mais uma vez, temos diversos itens para coletar:
1F:
- 56 moedas — em um barril ao norte;
- Leather Shield — em um baú no nordeste;
- Divine Dagger — em um baú no sudoeste;
- Sandstorm Scroll — em um baú na área central;
- Dragon Scale — em um baú no leste.
2F:
- 314 moedas — em um baú no centro;
- Chimaera Wing — em um baú no oeste;
- Magic Water, Medicinal Herbs e 103 moedas — em vasos no sudoeste;
- Mini Medal — em um baú no sudoeste.
Com todos os itens coletados, siga até o grande monólito localizado ao norte do segundo andar. Após a cena com o carismático grupo de aventureiros, examine a estrutura novamente para desbloquear um diálogo extra e aprender um pouco mais sobre o legado do nosso ancestral e sobre a missão que nos aguarda. Caso precise se recuperar, retorne a uma cidade para descansar e aproveite para salvar o progresso.
Com isso, concluímos a primeira etapa do nosso detonado de Dragon Quest I HD-2D Remake. Na próxima parte, exploraremos as terras a leste de Erdrick’s Hollow e partiremos em busca da Thief's Key, que nos permitirá abrir todas as portas vermelhas. Nos vemos lá!
Revisão: Johnnie Brian























