Detonado de Dragon Quest I HD-2D Remake — Parte 4: Resgatando a princesa Gwaelin

Nesta etapa, adquiriremos alguns dos Sigils e, finalmente, resgataremos a alteza de Tantegel.

em 22/11/2025
Continuamos o nosso Detonado de Dragon Quest I HD-2D Remake. Após adquirirmos mais detalhes sobre a jornada na Parte 1, obtermos a Thief’s Key na Parte 2 e conquistarmos a Magic Key na Parte 3, chegou o momento de encarar um dos grandes marcos da aventura: o resgate da princesa Gwaelin.

Soul e Water Sigil

Na Faery Village, entre na casa ao nordeste para assistir a uma cena. Ali, ajudaremos as deidades a criar artefatos que canalizam os poderes da natureza, conhecidos como Sigils. Vale destacar que a fabricação desses itens exige componentes especiais, coletados ao longo da jornada.

Assim que recuperar o controle, fale duas vezes com a fada de amarelo para forjar e receber o Soul Sigil e o Water Sigil, que utilizam materiais já obtidos anteriormente — Glowing Seeds (do Field of Flowers) e Wellspring Crystal (da Cave of the Dwarves).

Além de terem papel importante na narrativa, cada Sigil oferece um efeito útil em combate. Enquanto o Soul Sigil permite acessar variações de determinadas habilidades, o Water Sigil amplia a eficácia dos itens usados durante as batalhas.


Sanctum

Antes de avançarmos na campanha, siga para o continente ao sul de Cave of the Dwarves. Na margem leste, há um Secret Spot onde podemos obter Agility Gilet em uma árvore. Mais ao sul, na área envenenada, procure um ponto brilhante para coletar Frazzled Feathers, Hapless Helm e Divine Wrath. Já à esquerda da montanha, encontramos Seed of Life e Strong Medicine.


Depois de reunir todos esses itens, entre na estrutura situada entre as montanhas, conhecida como Sanctum. Ainda não há muito o que fazer aqui, mas não deixe de pegar a Mini Medal na vidraça ao norte. Concluída essa visita rápida, teleporte-se para Quagmire Cave.


Quagmire Cave

Lembra da porta azul no sul da caverna? Passe por ela para chegar ao B2. Apesar de ser cheio de corredores, esse andar possui apenas uma escada (localizada ao noroeste), que nos leva a uma nova área do B1. Durante o percurso, colete:
  • Special Medicine — em um baú no corredor sem saída a leste da entrada;
  • Moonbeam Dew (mais um item necessário para criar um Sigil) — em uma planta no centro da dungeon;
  • Mad Cap — em um baú ao norte do Moonbeam Dew;
  • Cannibox (monstro) — em um baú a leste do Mad Cap;
  • Magic Water — em um barril ao norte do Mad Cap;
  • Mini Medal — em um baú no final do corredor sem saída ao norte.

Após subir a escada ao noroeste e acessar a área isolada do B1, colete Seed of Luck e 211 moedas no barril e no vaso ao leste. Se necessário, recupere suas energias. Além disso, equipe o Ice Shield e a Tectonic Plate (ambos obtidos anteriormente na Cave of the Dwarves). Quando estiver pronto, siga pelo único caminho disponível para iniciar o confronto contra o chefe Green Dragon.

Se você está seguindo o nosso guia e explorando todos os locais indicados, é muito provável que esteja em um nível adequado para enfrentar esse inimigo (por volta do 20). Como o adversário utiliza ataques de fogo, o Ice Shield e a Tectonic Plate, ambos com resistência ao elemento, ajudarão bastante.

Por se tratar de um dragão, o ideal é usar repetidamente a habilidade Dragon Slash (adquirida no nível 12). Quando estiver com o HP completamente cheio, também é uma boa opção ativar Wild Side (obtida ao entregar 10 Mini Medals), que nos permite atacar duas vezes seguidas.

No início do confronto, mantenha o HP sempre acima de 60. Já quando o Green Dragon estiver entrando nos estágios finais de vida (indicado pelo nome em amarelo, laranja ou vermelho), mantenha o HP acima de 150, pois ele também poderá atacar duas vezes seguidas.

Com o uso dos equipamentos mencionados, curando-se com Midheal (obtido no nível 17) para se manter dentro dos valores recomendados e usando Dragon Slash repetidamente, a luta deve ser relativamente tranquila. Ao derrotar o dragão, você receberá o troféu Dragon Defeated.

Duas possibilidades

A partir deste ponto, o jogo nos apresenta uma escolha curiosa. Após as cenas, nosso dever natural seria levar a princesa de volta ao castelo de Tantegel. No entanto, também é possível não fazer isso e mantê-la conosco até o final da aventura. Embora não participe ativamente dos combates, ela, ocasionalmente, pode conceder efeitos benéficos durante as batalhas.

Manter a jovem ao seu lado impede o acesso ao castelo de Tantegel e, consequentemente, a obtenção de alguns itens — nada realmente indispensável. Ainda assim, por existirem diálogos e cenas diferentes, dependendo da escolha, recomendamos fazer um save extra neste momento, caso queira vivenciar todas as possibilidades.

Se optar por levar a princesa ao castelo, siga até o castelo de Tantegel para assistir a uma sequência de cenas. Ao concluir o resgate e entregá-la em segurança, você receberá o troféu Happy Homecoming (essa conquista também pode ser obtida no final do jogo, caso você escolha permanecer com a jovem). Em seguida, vá até o Battlements (saída ao sul da sala do rei) e fale com a princesa para ver mais diálogos e receber o Princess's Necklace.

Independente da escolha, teleporte-se para Faery Village e entregue o Moonbeam Dew para obter o Moon Sigil, que concede às magias a chance de causar acertos críticos. Com isso feito, nosso próximo destino será Weirdwood, localizado a leste da Citadel of the Monarch of Medals.

Weirdwood

Ao entrar em Weirdwood, o mapa não estará disponível para consulta; avance pelos corredores até que a princesa resolva o problema. Com a visibilidade restaurada, comece coletando os seguintes itens:
  • Mini Medal — em um baú no corredor sem saída a leste;
  • Slippery Sap — em um baú no corredor sem saída a oeste;
  • Siren Sword — em um baú no noroeste, acessível pela passagem a oeste;
  • 1409 moedas — em um baú no noroeste.

Seguindo pela passagem ao nordeste, chegaremos à segunda seção da dungeon, onde enfrentaremos um trio de Mirages. Esses inimigos possuem pouquíssimo HP e invocam aliados sempre que um deles é derrotado. Esse processo não é infinito; basta continuar eliminando-os. Para agilizar esse combate, a combinação de Wild Side com alguma magia de dano em área é bastante eficiente.

Após a vitória, seremos levados de volta à Faery Village, onde devemos conversar com as deidades até que a líder esteja pronta para nos ver. Depois das cenas, retorne ao ponto onde enfrentamos os Mirages em Weirdwood. A área conta com os seguintes itens:
  • Cannibox (derruba Prayer Ring ao ser derrotado) — baú no caminho sem saída a oeste;
  • Focus Pocus Scroll — baú no caminho sem saída no centro;
  • Thief's Turban — baú no caminho sem saída no noroeste;
  • Undying Flame (item para criação de Sigil) — na flor no caminho sem saída ao nordeste.

Após coletar tudo, siga pela saída ao norte para acessar uma nova porção do mundo. Para facilitar a exploração futura, vá para o norte e cruze a ponte a leste para alcançar o Wayfarer’s Inn, registrando-o no mapa. Em seguida, retorne à Faery Village e entregue o Undying Flame para receber o Sun Sigil, que concede a chance de habilidades causarem acertos críticos.


Cantlin

Retorne agora ao Wayfarer’s Inn e colete Slime Earrings na cômoda ao lado da cama e uma Mini Medal nas rochas dentro do poço. Saia do local e siga pelo caminho à esquerda da ponte para alcançar um ponto brilhante contendo Strong Medicine e Seed of Defence. Continue pelo caminho estreito, atravesse a ponte à direita e siga para o sul até chegar à cidade de Cantlin.

Logo ao entrar, enfrentaremos um Golem. Como seus ataques são predominantemente físicos, a estratégia de utilizar a habilidade Cop Out funcionará perfeitamente mais uma vez. Apenas certifique-se de manter o HP sempre acima de 100, garantindo margem caso a maestria não acione. Ao derrotar o golem, você receberá o troféu Stone Cold Killer. Em seguida, algumas cenas serão exibidas e estaremos livres para explorar a cidade e coletar:
  • Holy Water — em um vaso em frente à loja de armas (prédio compartilhado com a igreja);
  • Wayfarer’s Clothes — em um barril atrás da loja de armas (prédio abaixo da loja de itens);
  • Two-Leaf Clover — no chão, no corredor escuro a oeste;
  • 31 moedas — no barril ao lado do banco;
  • Medicinal Herb — em um vaso próximo à ponte central;
  • Mini Medal — na terceira lápide;
  • Seed of Luck e Unsealant — em vasos na casa atrás da loja de armas;
  • Oomph Powder e Leather Suit — em guarda-roupas na casa atrás da loja de armas;
  • Hardwood Headwear e Chain Mail — em guarda-roupas na casa do sudoeste;
  • Seed of Wisdom — em um vaso na casa ao sudoeste da pousada;
  • Attack Attacker Scroll e Iron Armor — em armários no segundo andar da casa ao sudoeste da pousada;
  • Moreheal Scroll — em uma estante no segundo andar da mesma casa ao sudoeste da pousada;
  • Magic Water e Boxer Shorts — no baú e no guarda-roupa da pousada;
  • Seed of Agility — em um barril no segundo andar da casa no nordeste.

Depois de recolher todos os artigos, entre na casa do sudoeste e fale com o NPC com o ícone verde. Em seguida, vá ao sudeste da cidade e converse com o NPC de roupa verde. Agora, siga para a Cave of the Dwarves, fale com o anão de azul e, depois, retorne para Cantlin para assistir a mais algumas cenas.  

Ao tentar sair da cidade, haverá uma nova sequência de diálogos envolvendo os anões que consertaram a ponte a leste de Damdara. É para lá que iremos agora.


Weeping Isle

Atravessando a ponte, siga para o norte e, depois, para o oeste até a margem, para recolher Antidotal Herbs, Jeeper Creepers e Dieamend. Dirija-se, então, para o nordeste, até chegar a uma área desértica com um caminho sinuoso cercado por montanhas. Na primeira passagem sem saída à leste, podemos coletar Magic Water e Chimaera Wing.


Dê a volta na montanha pelo leste até chegar à região com floresta, onde encontraremos Slippery Sap, Two-Leaf Clover e Jeeper Creeper. Continue até a região central, entre as montanhas, para encontrar um Secret Spot, contendo Strength Ring, Mini Medal e Spiked Armour em baús. Finalmente, siga para o norte desse mapa e entre em Weeping Isle.



Weeping Isle é mais uma masmorra com layout complicado, distribuída em áreas separadas entre os andares. Para recolher todos os artigos, oriente-se pelas imagens acima e siga a ordem abaixo.

No primeiro piso, dirija-se para o caminho sem saída ao norte, para coletar Hextract, e ao sul do local, para pegar Musk. Depois, vá para o trecho sem saída a oeste e inspecione o chão para recolher Zombie Mail. Agora, ande para o noroeste, para pegar uma Mini Medal, e inspecione o chão do caminho sem saída a leste, para apanhar Choker. Finalmente, avance pela passagem a oeste.

No novo andar, siga para o nordeste, para coletar um baú com 4452 moedas. Em seguida, entre na passagem ao norte, para chegar a outra área do primeiro andar. Nessa região, siga para o beco sem saída, para pegar Coagulant. Agora, passe pela passagem a leste, para chegar a um pátio exterior, onde basta seguir o caminho até a próxima passagem e, novamente no primeiro andar, passar pela escada para chegar a uma nova área do segundo piso.

Vá para o caminho sem saída à direita, para recolher uma Mini Medal, e, depois, siga para a passagem no caminho da esquerda, que nos levará novamente ao exterior. Nessa área, vá para o oeste e entre na primeira passagem ao norte. Aqui, apenas continue pelo caminho até o próximo corredor, para alcançar outra parte da área externa.

Siga para o norte da área e colete Kacrack Scroll no baú, além de Thorn Whip, Magic Water, Staff of Sentencing e Jeeper Creepers nos vasos e barris próximos. Pegue também o Stardust (mais um item de Sigil) no ponto brilhante. Note o baú cinza trancado e lembre-se dele, pois guarda um item importantíssimo que recolheremos assim que tivermos a última das três chaves especiais.

Agora, retorne ao piso anterior, volte pela passagem ao sul e, novamente no exterior, siga pelo caminho ao sul até o próximo acesso. Na nova área, basta seguir para o norte, para chegar ao final da masmorra. Nessa região, recolha Seed of Magic no caminho sem saída a oeste e siga para o norte, onde enfrentaremos seis Dragonflys. Nada que o nosso recém-adquirido Kacrack não resolva em dois ou três turnos.

Depois das tristes cenas, retornaremos a Cantlin. Ao recuperar o controle, dirija-se às lápides para assistir a mais algumas sequências de diálogos. Nosso próximo destino será Faery Village, mas deixaremos essa etapa para o próximo capítulo do guia, quando também adquiriremos o último Sigil e iniciaremos as preparações finais da nossa aventura.

Revisão: Mariana Marçal
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Lucas Oliveira
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