Continuamos o nosso Detonado de Dragon Quest I HD-2D Remake. Até aqui, percorremos uma longa jornada: na Parte 1, compreendemos as bases da aventura e o destino do herói; na Parte 2, obtivemos a Thief’s Key; na Parte 3, conquistamos a Magic Key; e na Parte 4, vivenciamos o emocionante resgate da Princesa Gwaelin.
Agora, na Parte 5, daremos início aos preparativos finais da campanha, cujo foco será adquirir alguns dos melhores equipamentos do jogo e obter a última chave especial, que nos permitirá abrir todas as portas e baús cinzas.
Em busca da Erdrick's Armour
Se você vem seguindo nosso guia até aqui e explorou todos os locais pelos quais passamos, é muito provável que esteja por volta do nível 30. Se esse for o caso, após as cenas em Cantlin, siga para Damdara, pois chegou o momento de enfrentarmos o chefe que mencionamos lá na Parte 3. Porém, se você tiver chegado até aqui um pouco mais fraco do que o esperado, avance para as próximas etapas do guia e retorne a este confronto quando estiver mais preparado.
O inimigo em questão é o Knight Aberrant, localizado no lado leste da cidade, na área indicada pelo ícone verde e acessível por um pequeno trecho de terreno venenoso. Esse oponente possui um ataque extremamente elevado, portanto a cura deve ser feita preferencialmente com Moreheal, maestria que já obtivemos por meio de um scroll em Cantlin.
Esse chefe também utiliza com frequência uma magia que aplica sono. Para resistir a esse efeito, equipe o acessório Rousing Ring, que, neste ponto da campanha, pode ser adquirido por pouquíssimas moedas em diversas lojas. Além disso, utilize a armadura Spiked Armour, que devolve parte do dano recebido ao atacante. Nós a encontramos anteriormente no Secret Spot próximo a Weeping Isle.
Outro artigo útil é a Faerie Foil, que obtivemos em Faerie Village. Embora seja uma arma, ela pode ser usada como item durante a batalha, aumentando significativamente nossa defesa. Assim, em vez de equipá-la, apenas a coloque na bolsa do herói. Com todos esses preparativos feitos, siga para o leste da cidade para iniciar o confronto.
Existem algumas abordagens possíveis para este chefe, porém, considerando seu alto poder ofensivo e o fato de que todos os seus ataques são exclusivamente físicos, a estratégia mais segura é manter o uso de Cop Out, que reflete esse tipo de golpe. Nos turnos em que a maestria falhar, a Spiked Armour garantirá que o Knight Aberrant ainda receba algum dano, mesmo em menor intensidade.
Outra vantagem do Cop Out é seu custo extremamente baixo de MP (apenas 2), o que nos permite conservar esse recurso mágico para as curas necessárias durante o combate. Vale destacar que é fundamental manter o HP sempre elevado — idealmente acima de 150 pontos —, pois um golpe crítico desse oponente pode alcançar essa margem.
Essa luta será, sem dúvida, a mais demorada até aqui e demandará bastante paciência. Quando o gigante finalmente cair, receberemos uma quantia generosa de experiência, além do Ogre Shield e do troféu Late Knight. E as recompensas não param por aí: com o caminho liberado, poderemos interagir com a árvore no fundo da arena, onde encontraremos nada menos que a Erdrick’s Armour.
Obtendo a Ultimate Key
Depois da árdua luta, recupere as energias, equipe os itens recém-adquiridos e siga para Faerie Village, onde terá início um confronto contra dois Dragon Zombies. Embora sejam esqueletos, esses oponentes possuem ataques típicos de dragões, principalmente sopros elementais. Para reduzir os danos causados por esses golpes, se você já tiver alcançado o nível 32, utilize a magia Insulate.
Caso ainda não possua essa maestria, mantenha o HP sempre acima de 150. Embora isso limite o número de turnos que você poderá dedicar ao ataque, trata-se de uma margem segura para resistir aos poderosos golpes desses dragões. Para a ofensiva, concentre-se em utilizar Kasizz (obtido no nível 30), uma poderosa magia de fogo em área.
Após derrotar os dragões, recupere suas energias e siga para Kol, onde enfrentaremos um novo chefe: Spiketail. Esse oponente também utiliza sopros de fogo, de modo que a estratégia defensiva será semelhante à adotada anteriormente. Embora não seja especialmente vulnerável aos feitiços que possuímos, por ser uma espécie de dragão, Spiketail sofrerá dano considerável ao ser atingido pela habilidade Dragon Slash.
O maior desafio surge quando Spiketail utiliza Accelerate, pois o aumento de velocidade pode permitir que ele ataque mais de uma vez por turno. Além disso, ele invoca periodicamente dois Dragonflys; quando isso ocorrer, concentre-se em magias de área, como Kacrack, para eliminá-los rapidamente e manter o controle da batalha.
A despeito dessas particularidades, graças à excelente defesa fornecida pela nossa nova armadura, não haverá grandes problemas nessa luta. Depois de derrotarmos esse oponente, receberemos a Ultimate Key. Como de costume, é hora de fazer uma varredura pelos itens que agora se tornam acessíveis com essa chave:
Tantegel (se você está mantendo a princesa, deixe esses itens para depois da jornada):
- 12.000 moedas, Elfin Elixir, Headsman's Axe e Snoop Scroll — em baús na sala a oeste, no primeiro andar do castelo;
- Spider Web e Mini Medal — no vaso e no barril dentro da prisão do segundo andar da igreja;
- Hextract — no baú, no segundo andar da casa, à direita da igreja.
Cave of the Dwarves
Wayfarer’s Inn
- Sage's Elixir e Seed of Stamina — no baú e na bolsa, na sala com porta cinza;
- Mask of Implacability — no baú, na área dentro do poço.
Cantlin
Rimuldar
Citadel of the Monarch of Medals
- Mini Medal e Demon Whip — em baús nas salas próximas à escada central;
- Aproveite também para coletar no mesmo local a Phantom Mask e o Pirate King's Pendant nos baús azuis.
Erdrick's Shield e Star Sigil
Lembra do local com vários itens na área externa de Weeping Isle, onde havia um baú cinza que pedimos para deixar anotado na última parte do guia? Agora, com a Ultimate Key em mãos, podemos finalmente abri-lo e coletar o Erdrick's Shield. Embora esse escudo tenha alguns pontos de defesa a menos que o Ogre Shield, ele oferece proteção contra magias, tornando-se uma escolha muito mais segura e confiável para o fim da campanha.
Ainda em Weeping Isle, siga até a área onde enfrentamos os seis Dragonflys e recolha todos os itens disponíveis: nos baús, estão Ruby Wristband, Garish Garb e King’s Pendant (o baú da área à esquerda é um Mimic); nos barris, você encontrará Copper Sword e Ice Shield; e, nos vasos, estarão Oomph Powder, Rabbit Tail e Rousing Ring.
Após recolher todos os artigos, siga para Faery Village e entregue o Stardust para receber o Star Sigil, que restaura uma pequena quantidade de MP sempre que utilizamos o comando de defesa. Com isso, completamos a coleção de Sigils e conquistamos o troféu Made Your Marks.
Em seguida, vá até Cantlin e converse com Zalen na área da ponte para dar continuidade à subquest. Depois, siga para Galenholm e assista a uma nova cena. Concluída essa etapa, nosso próximo destino será em Grave of Galen — caso não se recorde, trata-se da área acessível pelo porto de Galenholm.
Grave of Galen
Como já exploramos parcialmente este local, o único item restante no primeiro andar é um Medicinal Herb, encontrado em um barril na área sudeste, logo após atravessar a porta cinza. Após recolhê-lo, siga para o segundo andar pela escada situada no sudoeste.
No segundo andar, recolha a Seed of Life e a Seed of Stamina nos vasos do corredor ao sul, além de 34 moedas e Spider Web nos barris do corredor a oeste. No final do corredor a leste, dentro da área central, há um baú que, na verdade, é um Mimic. Ainda nesse andar, há cinco escadas que levam a diferentes partes do terceiro piso; começaremos pela localizada no sudeste.
Na nova região, você encontrará uma Dark Robe e uma Seed of Agility em vasos na área central, além de uma Kacrackle Scroll em um baú no extremo noroeste. Após recolher esses itens, desça pela escada no nordeste para retornar ao segundo andar. Desta vez, siga pela escada localizada na área central, que leva a uma sala com outro Mimic, o qual derruba um Sage's Elixir. Concluída a coleta, retorne novamente ao segundo andar.
Agora, siga pela escada localizada no sudoeste. Na nova área, avance rumo ao norte até encontrar uma grande estátua, onde poderá coletar uma Mini Medal. Em seguida, continue seguindo para o norte e suba pela escada, que nos conduzirá ao quarto andar.
No novo piso, siga para o sudeste e abra o baú para coletar uma Magic Water. Em seguida, avance pela passagem a oeste e suba pela escada central para alcançar a área final. Nessa região, siga até o centro para ativar a cena na qual recebemos o item-chave Lyre of Ire.
Agora que completamos Grave of Galen, siga para Faerie Village para assistir a mais algumas cenas. Em seguida, vá até Galenholm e fale com o bardo Zalen, na praia, para dar sequência à subquest. Por fim, siga para Shrine of Rain.
Shrine of Rain
Após a cena inicial, siga rumo ao norte e atravesse a porta cinza para alcançar o próximo andar. Como esta é uma masmorra extremamente linear, com apenas um caminho possível em cada piso, listaremos apenas a localização dos itens:
1F
2F
3F
4F
- Seed of Life — no chão, no centro da sala ao leste;
- 436 moedas e Seed of Strength — nos vasos ao oeste.
5F
- Seed of Luck — em um vaso no nordeste;
- Full Moon Ring e Special Medicine — em baús no leste;
- Seed of Defence e Pure Water — em vasos ao oeste.
Após recolher todos os artigos, siga para a área central. Depois de algumas cenas, terá início o confronto contra o chefe Goregoyle. Mais uma vez, considerando que já adquirimos alguns dos melhores equipamentos do jogo, este oponente será bem menos desafiador do que normalmente seria.
Tendo em vista que seus ataques são majoritariamente físicos, a estratégia Cop Out funcionará muito bem mais uma vez. Nesse confronto, os ataques do monstro dificilmente causarão mais de 100 de dano, então mantenha o HP acima desse valor. Com a criatura derrubada, ocorrerão algumas cenas emocionantes envolvendo a divindade Rubiss.
Depois dos eventos, siga pelo corredor ao lado da área central para pegar uma Mini Medal em um baú. Em seguida, retorne à área inicial da Shrine of Rain (você pode usar Evac para agilizar) e fale com o sábio para adquirir o Staff of Rain. Nosso próximo objetivo é a Shrine of the Spirit, localizada na área venenosa a leste de Wayfarer’s Inn.
Shrine of the Spirit
Antes de entrar no local, colete Hextract, Seed of Strength e Diamend no ponto brilhante um pouco à direita. Logo acima desse ponto há um Secret Spot contendo Twitching Powder em um barril e 8803 moedas atrás de uma grande rocha. Ao norte do Secret Spot, há mais um ponto brilhante, de onde você pode obter Prayer Ring e Anti-Freeze Earrings. Depois de pegar tudo, entre na Shrine of the Spirit.
Após a cena inicial, vasculhe os escombros à esquerda para coletar uma Mini Medal. Em seguida, suba para o próximo andar, onde terá início o confronto contra Armageddon. Esse é mais um chefe que não deve oferecer grande dificuldade graças aos excelentes equipamentos que já possuímos.
A principal preocupação aqui é que o inimigo utiliza uma habilidade que reflete dano físico e outra que impede o uso de magias. Ele também pode causar paralisia, algo que pode ser evitado com o acessório Full Moon Ring, que coletamos anteriormente em Faerie Village.
Além de o Cop Out funcionar mais uma vez, Armageddon é fraco a fogo, então Flame Slash causará bastante estrago. Por se tratar de um morto-vivo, Undead Undoer — habilidade que adquirimos na Cave of the Dwarves — também infligirá um dano considerável. Depois de derrubarmos o monstro, receberemos o Sacred Amulet, que imediatamente se transformará no acessório Mark of Erdrick.
Agora que temos todos os itens necessários (Sunstone, Staff of Rain e Mark of Erdrick), siga para Sanctum e fale com o NPC para adquirir Rainbow Drop, o item que nos permitirá acessar o castelo final do jogo.
Concluindo a subquest de Zalen e obtendo o Erdrick’s Helm
Se você seguiu nosso guia até aqui, já encontrou e conversou com Zalen em todos os locais onde ele aparece: Forgotten Ruins, Nameless Ruins, Damdara, Cantlin e Galenholm. Agora, siga para Field of Flowers e, após a cena, para a Shrine of Rain, onde a fada-chefe nos levará para Western Isle.
Quem jogou Dragon Quest III HD-2D Remake certamente reconhecerá esse local e entenderá o peso emocional da conclusão dessa subquest. Assim que recuperar o controle, colete o Erdrick’s Helm à sua frente, além de Two-leaf Clovers perto do muro ao lado e uma Mini Medal no final do corredor ao norte.
Depois de pegar tudo, fale com a fada para retornar à Shrine of Rain. Em seguida, siga para Rimuldar e converse com Zalen na pequena ilha próxima à loja de itens. Isso encerrará a missão do bardo e nos renderá o troféu A New Song of Erdrick.
Prepare-se para o duelo final
Com isso, encerramos mais uma etapa da nossa jornada. Na sexta e última parte do guia, reuniremos os últimos tesouros que ainda faltam e, enfim, abriremos caminho para o castelo do Dragonlord, onde o aguardado confronto final nos espera.
Revisão: Alessandra Ribeiro



































