Top 10

Dia das Crianças: dez jogos para se divertir com os pequenos

Uma lista especial para todos os gêneros e plataformas, do single ao multiplayer.

O mês de outubro é um dos mais atrativos para o povo brasileiro, especialmente para as crianças. A despeito dos atuais imbróglios econômicos, sempre há alguma forma de agradar filhos, sobrinhos, afilhados e irmãos menores — mesmo aqueles que têm como principal meio de diversão o entretenimento eletrônico.



Neste especial, listamos dez jogos — do single ao multiplayer —, das mais variadas plataformas, para que os pequenos possam se divertir em família ou mesmo sozinhos. Que fique claro: a posição de determinado jogo não definirá alguma prioridade ou importância, mas tão somente um meio de organização. Dado o devido esclarecimento, acompanhem conosco!

1) Tearaway (Vita)

  • Aventura
  • Censura: Livre
  • Um jogador
Tearaway já figurou em nosso artigo sobre as pérolas esquecidas do portátil e, à essa altura, já é considerado um título cult. O “mundo de papel” desenvolvido pela Media Molecule conta a história de um garoto (ou garota, à escolha do jogador) de papel que precisa passar por uma série de desventuras até entregar um telegrama à uma pessoa muito especial.

O carisma do protagonista, os lindos gráficos, as situações divertidas, a excelente trilha sonora e o melhor uso e de forma mais criativa das funções do portátil, dentre todos os títulos já lançados para ele, fazem de Tearaway uma ótima pedida para jogatinas single player, com direito à uma sequência para PS4: Tearaway Unfolded.

2) Minecraft (Multi)

  • Aventura/Sandbox
  • Censura: Dez anos
  • Um a diversos jogadores (a depender do servidor utilizado)
Minecraft é um título que dispensa maiores apresentações, sendo constantemente mencionado no GameBlast — inclusive em nosso especial de dez anos de lançamento do jogo e na análise da última atualização lançada neste ano, a Village & Pillage.
Centrado na total liberdade do jogador em se lançar em um mundo aberto repleto de perigos ou simplesmente construir seu próprio mundo, de forma solitária ou acompanhado de amigos, este título da Mojang é o jogo ideal para aqueles que querem construir a própria história e mundo.

3) Série LittleBigPlanet (Multi)

  • Puzzle
  • Censura: Livre
  • Um a quatro jogadores
LittleBigPlanet (ou LBP para os íntimos) foi desenvolvido também pela Media Molecule e consiste em levar os jogadores a utilizarem a criatividade em diversos puzzles para auxiliar Sackboy em sua jornada.
Um dos aspectos mais interessantes de LittleBigPlanet é a possibilidade de criação dos próprios níveis, utilizando os itens encontrados durante a aventura, e compartilhá-los com jogadores de todo o mundo.

4) Castle Crashers (Multi)

  • Beat 'em up
  • Censura: 13 anos
  • Um a quatro jogadores
Castle Crashers é um beat 'em up para até quatro jogadores, em que os protagonistas são levados por uma série de estágios com temática medieval, enfrentando hordas de inimigos com ataques físicos, ou mágicos, além do auxílio de animais — que variam de um bode a um sapo — até chegarem ao boss.
Os gráficos cartunescos, empregados pela desenvolvedora The Behemoth, a jogabilidade frenética e a possibilidade de adquirir upgrades para auxiliar na aventura tornarão as partidas muito divertidas, especialmente as multiplayer, já que os amigos, mesmo aliados, disputarão entre si os tesouros encontrados e o amor das princesas de cada um dos estágios.

5) Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi)

  • Corrida
  • Censura: Livre
  • Um a oito jogadores
Crash é um título de aventura, que fez fama como franquia exclusiva do PlayStation nos idos dos anos 1990, recebendo uma coletânea remasterizada para o PlayStation 4. Este jogo de corrida é o sucessor do original Crash Team Racing, no entanto, o novo título figura também no PS4, Switch e Xbox One.
Sob os cuidados da desenvolvedora Beenox, o jogo traz nada menos que 35 personagens jogáveis. Ótimos gráfico e jogabilidade, possibilidade de customização dos veículos à maneira que atenda aos jogadores, além de uma grande variedade de pistas, torna todo o conjunto uma ótima pedida, especialmente para partidas multiplayer.

6) Stardew Valley (Multi)

  • RPG/Simulação
  • Censura: Dez anos
  • Um a quatro jogadores
Stardew Valley, desenvolvido pela ConcernedApe, é um dos indies de maior destaque dos últimos anos, com a proposta de tornar o jogador o herdeiro de uma fazenda e fazê-la prosperar, aos moldes do clássico Harvest Moon (SNES).
Além das atividades comuns à agricultura, o jogador poderá ainda criar animais, pescar, interagir com vizinhos e desenvolver máquinas para aprimorar e facilitar seu trabalho, incrementando os rendimentos do negócio. As partidas multiplayer comportam até quatro jogadores e permitirão que os jogadores se auxiliem mutuamente.

7) Série Lego (Multi)

  • Ação/Aventura
  • Censura: Livre e sete anos (a depender do título)
  • Um a quatro jogadores (a depender do título)
Os jogos da série Lego são alguns dos mais divertidos, especialmente os que possuem licenças famosas de personagens da DC, Marvel, Indiana Jones, Piratas do Caribe ou mesmo dos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis ou da saga Harry Potter, onde narrativas e situações alternativas envolvendo seus personagens tornam produtos já conhecidos em novidades.
Desenvolvidos pela Traveller's Tales, os jogos consistem em recriar os respectivos universos sob a ótica das famosas peças de montar, seja com a coleta destas como “moedas” para a aquisição de power ups, seja pela graciosidade destes mundos baseados em tais peças. Novamente, partidas multiplayers ampliam a excelente experiência.

8) Riverbond (Multi)

  • Shoot & slash
  • Censura: Dez anos
  • Um a quatro jogadores
Riverbond já constou em uma de nossas análises e teve como destaque ser o jogo ideal para crianças, especialmente pelo aspecto simplificado de sua jogabilidade, sendo uma excelente iniciativa para jogadores mirins não habituados a esse gênero.
Desenvolvido pela Cococucumber, o título comporta até quatro jogadores multiplayer, que deverão explorar uma série de mapas até enfrentarem um boss. Auxiliar moradores locais, enfrentar hordas de inimigos, encontrar tesouros, armas e skins é extremamente divertido, em especial pelos belos gráficos e personagens carismáticos.

9) Série Just Dance (Multi)

  • Rítmico
  • Censura: Livre para Just Dance 2019 e dez anos para os demais
  • Um a quatro jogadores
Just Dance é uma famosa série de performance musical, desenvolvido pela Ubisoft, que arregimentou milhares de fãs mundo afora desde seu primeiro lançamento em 2009, com versões para diversos consoles.
As coletâneas musicais que integram o histórico do jogo vão do Pop ao New Wave em mais de 40 canções em cada edição, atendendo os mais variados estilos. Também foram lançadas edições especiais com personagens Disney e a coletânea Experience, onde cada título se dedica a trabalhos de um único artista, como Michael Jackson e Black Eyed Peas.

10) Super Bomberman R (Multi)

  • Estratégia
  • Censura: Dez anos
  • Um a quatro jogadores
Super Bomberman R é o mais recente título dos bombardeiros astronautas a pousar sobre os consoles da nova geração, desenvolvido pela Konami em parceria com a HexaDrive. O título segue o padrão clássico da franquia, onde os jogadores podem se enveredar pelo modo História ou simplesmente explodir uns aos outros nas diversas arenas em partidas multiplayer.
Embora a visão isométrica soe estranha para jogadores veteranos, os pequenos se divertirão com o carisma dos personagens e os diversos upgrades espalhados em blocos implodidos que incrementarão o poder dos Bomberman.

Revisão: Henrique Moreno

Mineiro, apaixonado por livros, música, filmes, discussões, Magic: The Gathering e, claro, jogos eletrônicos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google