Relembre os melhores remakes na oitava geração de consoles

A geração do PlayStation 4 e Xbox One ficou conhecida pela enorme quantidade de releituras de jogos.


A oitava geração de consoles, que está quase chegando ao fim com o lançamento próximo do PlayStation 5 e Xbox Series X, ficou marcada com a releitura de vários jogos de gerações passadas, sendo desde uma atualização gráfica ou recriações do zero e com novos conteúdos.


Hoje vamos listar os remakes, jogos que foram desenvolvidos do zero, que mais fizeram sucesso no PS4 e no XBO. Vale ressaltar que remasterizações, como The Last of Us ou a franquia Uncharted, não entram nessa lista.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (Multi)

O marsupial mais querido dos videogames, que virou um mascote não oficial do saudoso PlayStation, mais conhecido hoje em dia como PS1, faz seu consagrado retorno na oitava geração com um remake de sua trilogia original, lançada entre 1996 e 1998. Os títulos, integrantes na coletânea N. Sane Trilogy, foram refeitos completamente do zero pela Vicarious Visions e traz duas fases inéditas que não foram lançadas nas versões originais, desenvolvidas pela Naughty Dog.

Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi)

E não foi na trilogia original que pararam os relançamentos do marsupial. Dessa vez desenvolvido pela Beenox, Crash Team Racing Nitro-Fueled reúne dois grandes títulos de corrida do personagem em um único jogo, no qual traz todo o conteúdo anterior refeito, além de novas pistas e um elenco gigante de corredores. Agora resta aguardar pelo remake de Crash Bash para que a tríplice trindade da franquia Crash Bandicoot seja totalmente refeita.

Spyro: Reignited Trilogy (Multi)

Outro personagem icônico no primeiro PlayStation fez seu retorno no PS4, também com sua trilogia original refeita. Reignited Trilogy é a coletânea dos três primeiros títulos de Spyro the Dragon, um dragãozinho roxo que deve enfrentar diversos inimigos para proteger seu lar. Na época desenvolvido pela Insomniac Games, a trilogia foi refeita pela Toys for Bob, distribuída pela Activision e feita a partir do zero. É uma aventura divertida e desafiadora para novos e antigos apreciadores do personagem.

Ratchet and Clank (PS4)

Outra franquia que ganhou um remake na atual geração foi Ratchet and Clank, logo no início da era PS4. O título, lançado originalmente no PS2, foi totalmente repaginado em seus gráficos, recriando até mesmo alguns cenários, e em sua jogabilidade que recebeu novos recursos como upgrades, por exemplo. O jogo serve também como um reboot, contando a história de origem dos dois personagens, mas dessa vez pela perspectiva do Capitão Qwark. O título também acompanha o lançamento do filme de 2016, mas que não fez tanto sucesso quanto o novo game.

Shadow of the Colossus (PS4)

O aclamado Shadow of the Colossus foi um dos grandes sucessos no PS2, o que lhe garantiu uma versão remasterizada na geração seguinte. Ainda não satisfeitos, a Sony, com ajuda da Bluepoint Games, recriou o jogo totalmente para o PS4, no qual antigos e novos fãs podem desfrutar da incrível aventura de um jovem que deve enfrentar gigante criaturas para restaurar a vida de sua amada. No caso de Shadow of the Colossus, apenas os gráficos foram remodelados do zero, não possuindo qualquer alteração de jogabilidade.

Final Fantasy VII (PS4)

Um dos mais aclamados remakes na geração e RPGs da história, Final Fantasy VII retorna trazendo a sua fantástica história com gráficos e áudios totalmente recriados, sendo, literalmente, um novo jogo digno da oitava geração. No título, Cloud e a equipe Avalanche tentam impedir que a empresa Shinra esgote a energia “mako” do planeta. Este é apenas o início do remake de FFVII, já que o jogo está sendo lançado em forma de episódios, porém com longas horas de duração, para que os fãs do RPG apreciem cada detalhe. A segunda parte ainda não possui data de lançamento.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (Multi)

Notando o sucesso dos remakes de Crash Bandicoot e Spyro, a Activision decidiu revisitar (de novo) outra grande franquia consagrada no PS1: Tony Hawk’s Pro Skater. Sob desenvolvimento da Vicarious Visions, os dois primeiros jogos foram relançados em uma coletânea em setembro de 2020, com gráficos totalmente refeitos, mapas repaginados, novos skatistas, músicas e adição do multiplayer online.

Mafia: Definitive Edition (Multi)

Queridinho de muitos jogadores lá no começo dos anos 2000, o primeiro jogo da franquia Mafia faz seu grande retorno em 2020 com Definitive Edition. O remake não refez apenas os gráficos do zero para a atual geração, como também adicionou alguns detalhes na trama, novos atores e dubladores, colecionáveis, trilha sonora regravada e novos recursos de gameplay. Fãs do jogo original podem revisitar a história de Tommy Angelo, agora como uma experiência completamente nova.

Resident Evil 2 (Multi)

O clássico Resident Evil 2 fez seu retorno no PS4, em janeiro de 2019, como um dos melhores remakes da geração. Revisitamos a história de Leon e Claire em um jogo que faz jus a sua versão original, de 1998, porém com visual renovado, o que garante bons sustos, e algumas mudanças de enredo que não devem comprometer o apego que os jogadores mais velhos têm pelo jogo.

Resident Evil 3 (Multi)

Pouco mais de um ano após o lançamento do remake de Resident Evil 2, foi a vez do terceiro jogo da franquia ter sua releitura para a oitava geração, com gráficos totalmente recriados para acompanharmos a saga de Jill, que deve fugir de uma Racoon City devastada por um acidente biológico. Apesar da incrível qualidade do jogo, o maior ponto negativo criticado por fãs foi sua curta duração (cinco horas), justificada pela remoção de elementos da história do jogo original.


E você, leitor, tem algum remake preferido que não entrou na lista? Conte abaixo nos comentários!

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google