Chegamos à etapa final do nosso Detonado de Dragon Quest II HD-2D Remake. Na Parte 1, recrutamos o Príncipe de Cannock; na Parte 2, resgatamos a Princesa de Moonbrooke; na Parte 3, conquistamos o navio; na Parte 4, completamos o grupo com a Princesa de Cannock; e, na Parte 5, exploramos as regiões do primeiro Dragon Quest.
Já na Parte 6, obtivemos os Sigils da Estrela e do Sol; na Parte 7, auxiliamos as sereias a retornarem ao seu reino e conquistamos o Sigil da Lua; na Parte 8, reunimos os Sigils da Água e da Alma; na Parte 9, despertamos a divindade Rubiss; na Parte 10, obtivemos a Ultimate Key; e, na Parte 11, enfrentamos o grande vilão Hargon. Agora, seguimos para a etapa final da jornada, explorando o conteúdo pós-game e desvendando o verdadeiro desfecho.
Cave of the Dwarves
Fale com a Record-Keeper no Faerie Palace para desbloquear a Cave of the Dwarves, localizada ao sul de Rimuldar. Ao entrar na dungeon, siga para oeste e colete Seed of Magic em um baú, além de Seed of Strength e Chimaera Wing em vasos. Em um barril ao sudeste, há uma Seed of Agility, enquanto o cofre cinza no norte guarda uma Mini Medal. Após recolher tudo, utilize a primeira escada ao nordeste da entrada para descer ao B2.
No segundo andar, colete Seed of Defence e Magic Water nos vasos a oeste. No nordeste, há dois baús com Tombola Tickets. Ao sudeste, os barris guardam Seed of Wisdom e 24 moedas, enquanto os baús a oeste contêm 7.200 moedas e a Sword of Ruin. Por fim, suba a escada ao sudoeste para acessar uma sala isolada com Magic Water e 244 moedas.
Retorne ao B1 e, desta vez, siga pela escada do nordeste para chegar a uma nova área do segundo piso. Aqui, pegue Unsealant ao norte e utilize a passagem ao sul para alcançar uma área contendo o Metal Wing Boomerang. Em seguida, volte ao B1, siga pela escada do noroeste e depois pela do oeste para coletar Special Medicine e Seed of Life. Por fim, avance pela passagem a leste, colete 198 moedas e siga pela saída ao norte para chegar à área onde vivem os anões.
Neste novo piso, fale com o Anão no centro do corredor para acionar uma breve cena e desbloquear a Cave of Confusion, acessível pelo poço a noroeste. Antes de seguir, colete Seed of Stamina no barril ao sudoeste; Fog of War Scroll no baú a noroeste; Raging Bull Helm no armário a noroeste; Elevating Vest na cômoda a noroeste; 16 moedas e Boxer Shorts nos vasos a oeste; e uma Mini Medal no baú dentro do poço.
Cave of Confusion
A Cave of Confusion é uma dungeon composta por diversas salas inspiradas nos remakes recentes de Dragon Quest I, II e III. Cada piso possui múltiplas saídas, mas apenas uma conduz ao progresso correto, enquanto as demais fazem o grupo retornar ao início do andar. Além disso, não é possível utilizar magias como Zoom ou Evac para escapar rapidamente.
Devido a essa estrutura mais direta, para facilitar a navegação, listaremos abaixo os itens disponíveis em cada andar, utilizando as costumeiras imagens para indicar com clareza as saídas corretas e a localização dos tesouros:
- Piso 1: Seed of Agility, Seed of Strength e 25 moedas.
- Piso 2: 24 moedas;
- Piso 3: 23 moedas;
- Piso 4: Seed of Luck e 22 moedas;
- Piso 5: Puff-Puff Scroll;
- Piso 6: Seed of Defence, Goddess Shield e 20 moedas;
- Piso 7: Bazoom Scroll;
- Piso 8: Seed of Magic, Seed of Wisdom, Mini Medal, Tombola Tickets e 18 moedas;
- Piso 9: Dog Suit;
- Piso 10: Spooky Aura Scroll, Seed of Stamina e 16 moedas;
- Piso 11: 15 moedas;
- Piso 12: Mini Medal, Seed of Agility, Tombola Tickets e 14 moedas;
- Piso 13: Special Medicine e Seed of Defence;
- Piso 14: Seed of Strength, Meteorite Bracelet e 12 moedas;
- Piso 15: Cat Suit;
- Piso 16: 9 moedas;
- Piso 17: Seed of Luck, Seed of Stamina, Mini Medal e 6 moedas;
- Piso 18: Tombola Ticket, Seed of Wisdom e 5 moedas;
- Piso 19: Hunter’s Moon;
- Piso 20: Mad Cap, Mini Medal e 3 moedas;
- Piso 21: Exotoga, Seed of Life e 2 moedas;
- Piso 22: Critical Claim Scroll, Elfin Elixir, Seed of Magic, Duplic Hat e 1 moeda.
Enfrentando o bisneto do Dragonlord
Ao chegar à última sala da Cave of Confusion, o grupo recebe a Sphere of Light. Com esse item em mãos, siga para Dragonlord’s Castle e utilize o portal no primeiro andar para chegar à sala do trono. Aqui, fale com o Dragonlord’s Great-Grandson para ativar uma cena e iniciar um confronto.
A luta com Dragonlord’s Great-Grandson é bastante parecida com a do chefe final do primeiro Dragon Quest, possuindo, inclusive, duas etapas. Na primeira etapa, mantenha Magic Barrier e Kabuff ativos e foque a ofensiva em Dragon Slash com o protagonista e Caradoc.
Após derrotar a primeira forma, a batalha prossegue imediatamente contra o Dragonlord’s Great-Grandson True Form. Nesta etapa, além de manter Magic Barrier e Kabuff ativos, é fundamental aplicar Insulatle, pois o chefe passa a utilizar ataques de sopro.
Na ofensiva, continue utilizando Dragon Slash com o protagonista e Caradoc, além de Twin Dragon Lash com Matilda. No geral, não há grandes segredos nesse confronto e, caso você tenha seguido o guia até aqui — especialmente a recomendação de não evitar batalhas durante a exploração —, o chefe dificilmente oferecerá resistência. Com a vitória, obtemos a Erdrick’s Supreme Sword, o Erdrick’s Supreme Shield e o troféu The Ultimate Test.
Fazendo desejos a Xenlon
Depois de recuperar as energias, retorne ao Faerie Palace e fale com a fada posicionada na entrada do palácio. Isso fará surgir um portal na parte traseira do primeiro andar do castelo, que leva ao Cloudsgate Citadel.
A Cloudsgate Citadel é composta por apenas um único andar, contendo uma escada que conduz à Citadel Tower. Já a Citadel Tower possui alguns andares bastante simples, cada um com apenas uma passagem que leva ao piso superior. Em razão dessa estrutura extremamente linear, vamos novamente apenas listar os tesouros disponíveis e utilizar imagens para indicar suas localizações:
- Cloudsgate Citadel: Yggdrasil Dress Coat, Seed of Life, Tombola Tickets, Metal Slash Scroll e Mini Medal.
- 1º andar de Citadel Tower: Seed of Magic e Special Medicine;
- 2º andar de Citadel Tower: Mirror Shield;
- 3º andar de Citadel Tower: Sage's Elixir e Godbird Robe;
- 4º andar de Citadel Tower: Mini Medal e Destructiball;
- 5º andar de Citadel Tower: Xenlon Hair Ring.
Após coletar todos os itens, siga até o topo da Citadel Tower para iniciar o confronto contra Xenlon. Para quem jogou o recente remake de Dragon Quest III, esse chefe será bastante familiar, já que ele também representa o principal conteúdo de pós-game por lá. Aqui, no entanto, o combate é consideravelmente mais simples, pois Xenlon pode ser afetado por diversos status negativos.
Derrotar Xenlon não é difícil por si só; o verdadeiro desafio está nas condições para obter todos os prêmios. Precisamos vencê-lo em menos de 35 turnos para liberar um troféu e realizar um desejo, em até 25 turnos para um segundo desejo e em 15 turnos ou menos para desbloquear todos os desejos seguintes. Sendo assim, o foco deve ser maximizar o dano causado a cada rodada.
Xenlon utiliza ataques físicos extremamente poderosos, além de golpes de sopro, o que torna essencial manter Kabuff e Insulatle sempre ativos para reduzir o dano recebido. O maior problema do combate é o uso frequente de Ripple of Disruption, habilidade que remove todos os buffs do grupo, exigindo atenção constante e reaplicação imediata das magias defensivas.
Por se tratar de um dragão, Dragon Slash deverá ser a base da ofensiva. Apesar de consumir um turno, vale a pena utilizar Wild Side, que permitirá que o protagonista ataque duas vezes por rodada durante alguns turnos. Além disso, Snooze, Dazzle e Sap funcionam normalmente contra Xenlon, possibilitando colocá-lo para dormir, reduzir sua precisão e diminuir sua defesa.
Como mencionado, ao derrotar o grande dragão verde em menos de 35 turnos, recebemos o troféu Make a Wish e podemos escolher um desejo entre: Rubiss’s Sword, Critical Claim Scroll, Channel Anger Scroll, Power Puff-Puff Scroll ou uma quinta opção que desbloqueia uma nova loja de Tombola na Cloudsgate Citadel.
Vale destacar que, para desbloquear um troféu relacionado ao aprendizado de habilidades, será necessário obter dois Power Puff-Puff Scroll, já que as versões aprendidas pelo protagonista e por Peronel são diferentes.
Pendências finais
Ao longo deste guia, passamos por todas as áreas e coletamos todos os itens disponíveis. Portanto, se você está nos acompanhando desde o início e seguiu nossa recomendação de enfrentar os oponentes pelo caminho, certamente já terá obtido os troféus They’ve Gotta Have It (coletar 320 itens) e Monster Masher (derrotar 1.500 monstros).
Caso ainda não tenha realizado a troca completa das medalhas, viaje até a Isle of the Monarch of Medals e entregue todas as Mini Medals restantes. Ao coletar e entregar as 80 unidades, recebemos o troféu Master of Medals.
Os prêmios obtidos ao atingir cada marco de medalhas são os seguintes: Recovery Ring (5); Frizzle Scroll (15); Morning Star (20); Sage’s Elixir (25); Rabbit Ears (30); Agility Gilet (35); Focus Pocus Scroll (40); Swallowtail (45); Miracle Sword (50); Siren Sword (55); Flametang Boomerang (60); Sacred Armour (65); Astraea’s Abacus (70); Gringham Whip (75); e Godbird Sceptre (80).
Como também já recolhemos todos os Scrolls, verifique se não há nenhum guardado no inventário e utilize-os para garantir o troféu Masters of Arts, que exige que todas as Spells e Abilities sejam aprendidas, independentemente de como estejam distribuídas entre os quatro heróis.
Por fim, restam dois troféus curiosos: Like Cats and Dogs e Felicitations, Friend!. O primeiro é obtido ao equipar cada um dos heróis com uma Dog Suit ou uma Cat Suit (já recolhemos unidades suficientes ao longo do guia). Já o segundo exige receber a maior premiação possível em uma Tombola.
O troféu Felicitations, Friend! depende bastante de sorte, então o ideal é fazer um save manual antes de tentar e repetir o processo até conseguir. Caso esteja sem Tickets, há uma loja que vende esse item em Mersea.
O verdadeiro final
Com todas as pendências resolvidas, equipe o que houver de melhor disponível — incluindo as versões aprimoradas da Erdrick’s Supreme Sword e do Erdrick’s Supreme Shield —, reabasteça o inventário com itens de recuperação e siga até o Hall of Hargon. Utilize o portal no primeiro andar para retornar à sala do trono e enfrentar, mais uma vez, o grande vilão.
Os confrontos contra Hargon e Malroth funcionam exatamente como na parte anterior do guia, porém agora são muito mais simples graças ao nível elevado do grupo e aos equipamentos adquiridos. Resumidamente, contra Hargon, mantenha Kabuff e Magic Barrier ativos, tente aplicar Fizzle para impedir o uso de magias e ataque com as habilidades mais fortes disponíveis.
Em seguida, contra Malroth, mantenha Kabuff, Magic Barrier e Insulatle sempre ativos, utilize Sap para reduzir sua defesa e foque em Demon Demeaner com o protagonista e Twin Dragon Lash com Matilda, enquanto Caradoc e Peronel alternam entre ataques, curas e buffs.
Após derrotar Hargon e Malroth, uma cena bastante impactante é exibida e, logo em seguida, somos lançados no confronto final contra Malwrath. Apesar de ser o chefe derradeiro, a luta é consideravelmente mais simples do que derrotar Xenlon em 15 turnos.
A primeira e mais importante ação do combate é usar a Erdrick’s Supreme Sword. Ao utilizá-la, as chamas negras que envolvem Malwrath são dissipadas, impedindo que ele cause ataques capazes de eliminar o grupo em um único golpe. Sempre que essas chamas retornarem, utilize a espada novamente.
Durante toda a luta, Kabuff, Magic Barrier e Insulatle devem permanecer ativos. O chefe é bastante vulnerável a Kazap, portanto Caradoc deve priorizar essa magia sempre que possível. O protagonista deve focar em Demon Demeaner e sua versão aprimorada, enquanto Matilda continua usando Twin Dragon Lash.
Após sofrer certa quantidade de dano, Malwrath entra em uma segunda fase, passando a agir mais vezes dentro de um mesmo turno. A estratégia permanece a mesma, mas será necessário redobrar a atenção com curas e reaplicação de buffs.
Com a vitória, recebemos o troféu Long Live the King. Além disso, caso você também tenha acompanhado nosso guia de Dragon Quest I HD-2D Remake e conquistado todos os troféus por lá, este será o momento de desbloquear o troféu de platina Living Legend.
Após mais algumas cenas e a exibição dos créditos em Midenhall, somos levados a um novo local. Não entraremos em detalhes para evitar spoilers, mas trata-se de um desfecho especialmente emocionante para quem jogou os remakes da Trilogia Erdrick na ordem recomendada (III, I e II).
Com o verdadeiro final alcançado, todos os tesouros coletados e todos os desafios superados, encerramos aqui nossa jornada por Dragon Quest II HD-2D Remake.
Revisão: Beatriz Castro















































