Highguard não era um hero shooter no começo, afirma o diretor do jogo

O diretor também comenta a reação negativa do público.

em 31/01/2026
Highguard foi lançado em 26 de janeiro e já coleciona uma série de análises de má reputação no Steam. Desenvolvido por uma equipe de veteranos da EA e da Activision, o jogo priorizou suas mecânicas antes de se encaixar em um gênero.

Em uma entrevista para o portal Dexerto, o Diretor Criativo Jason McCord, disse que o jogo não foi concebido como um hero shooter desde o início. "Heróis foram introduzidos pois deixariam o jogo melhor. Eles apareceram muito depois" afirmou McCord.

Sobre o anúncio do The Game Awards (TGA), Jason ainda disse que o time não esperava uma resposta tão negativa do público. "Nós só estávamos muito animados de mostrar o jogo para todo mundo, sabe?", comentou o diretor.

Ainda na mesma entrevista, foi comentado que o time chegou a cogitar um lançamento surpresa com menos anúncios prévios, similar ao que foi feito com Apex Legends. Mas o time optou por aproveitar a visibilidade do TGA. Segundo McCord, "O mais importante para a gente como um jogo live service... é colocar seus olhos no jogo".

Quanto à saturação do gênero hero shooter, o gerente de game design, Carlos Pineda, ressalta que a proposta diferenciada de HighGuard o destaca frente a concorrentes como Overwatch e Valorant, ou até de projetos que não vingaram, como Battleborn e Concord. "Tudo se resume ao fato de que temos um jogo que você não encontraria em nenhum outro lugar", diz Pineda.

Highguard já está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S de maneira gratuita para jogar.

Fonte: Dexerto
Siga o Blast nas Redes Sociais
Luiggi Giovanucci
Dono de um finado polystation e um PS3 Phat. Falo de hardware, jogos multiplayer e algumas coisas aleatórias que chamem minha atenção. Falo também no podcast Fliperama Nerd.