Meus jogos favoritos de 2025 — Alan Murilo

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

em 17/12/2025
E mais um ano vai chegando ao fim! Como foi 2025 para você, caro(a) leitor(a)? Para mim, particularmente, foi um período muito mais positivo que 2024; houve desafios, claro, mas também várias conquistas e alegrias — e os muitos bons games lançados neste ano tiveram um papel fundamental nisso.


Logo, para celebrar o encerramento deste ciclo, vim novamente escrever sobre os meus jogos favoritos deste ano, assim como fiz no passado. Sem mais delongas, espero que aproveite esta lista, feita com muito carinho de gamer para gamer. Boa leitura!

Anno 117: Pax Romana

Não é segredo para ninguém que sou um grande fã de jogos de estratégia e gerenciamento. Por isso, mesmo lançando no finalzinho de 2025, Anno 117: Pax Romana logo se tornou um dos meus títulos favoritos do ano no PC. 

Unindo complexidade, liberdade e diversão nas medidas certas, o simulador da Ubisoft faz jus ao legado da longeva franquia Anno e se prova ótimo tanto para quem gosta de criar cidades do zero quanto para quem deseja gerenciar imponentes (e cada vez maiores) reinos virtuais. Aliás, com que frequência é saudável ficar pensando no império romano mesmo?

Two Point Museum

Passando de um simulador para outro, Two Point Museum merece ser lembrado com grande destaque, pois é um dos títulos mais divertidos que joguei em 2025. O simulador de museus da SEGA é, na minha sincera opinião, o auge da franquia Two Point até agora, além de um jogo imperdível para quem aprecia o gênero.

Embora a princípio gerenciar museus não pareça ser tão atrativo quanto hospitais e campus universitários, posso afirmar que escolher ser um curador no condado da saga é garantia de boas risadas e diversão por horas a fio. No fim, aqui está um título que não sairá tão cedo do SSD do meu PC, graças também às suas recentes expansões, como a excelente Zooseum.

Stellar Blade

2025 foi o ano em que várias obras-primas lançadas exclusivamente nos consoles finalmente chegaram ao PC, como Marvel’s Spider-Man 2 e The Last of Us Part II Remastered. De todas elas, porém, a minha favorita foi Stellar Blade, publicada nos computadores pela PlayStation Publishing, braço multiplataforma da empresa japonesa.

Como um fã de obras como Bayonetta e NieR: Automata, fiquei muito feliz de ver um dos melhores títulos de 2024 agraciando o PC naquela que pode ser definida como a sua versão definitiva, graças às melhorias gráficas e de performance em relação ao PlayStation 5. Falando nisso, é necessário elogiar o trabalho de otimização conduzido pela SHIFT UP — Stellar Blade é lindo e sabe usar o hardware à sua disposição com maestria. Como não se apaixonar?

Metal Gear Solid Delta: Snake Eater

Falando em beleza, Metal Gear Solid Delta: Snake Eater me surpreendeu muito positivamente, tanto pela fidelidade à obra original, quanto pelos novos visuais, cuidadosamente recriados para a atual geração graças à Unreal Engine 5.

Muito além dos gráficos, porém, o que ficou mais evidente para mim com este remake é como Hideo Kojima é um diretor à frente de seu tempo (e como um jogo de PlayStation 2 pode ser mais envolvente do que a maioria dos títulos lançados atualmente). No fim, é uma pena que Metal Gear não esteja mais sob seu comando, mas o carinho empregado na produção de Delta me deixou otimista para o futuro da franquia. Sem dúvidas, um dos melhores lançamentos de 2025 pra mim.

Gears of War: Reloaded

Reloaded trouxe para a atual geração o primeiro jogo da franquia Gears of War, com destaque para a versão de PlayStation — algo impensável de acontecer alguns anos atrás. Como um fã da saga, devo dizer que me diverti bastante com esta remasterização, apesar de ela também deixar bastante claro que alguns aspectos do título não envelheceram tão bem desde a sua estreia original, há quase duas décadas.

Ainda assim, eu diria que vale a pena conferir Gears of War: Reloaded, nem que seja como um aperitivo para Gears of War: E-Day, que, ao que tudo indica, finalmente chegará em 2026. Afinal, uma vez soldado, sempre soldado.

Clair Obscur: Expedition 33

Por fim, não há como falar dos melhores jogos de 2025 sem citar o fenômeno Clair Obscur: Expedition 33. Isso porque o belíssimo título de estreia da Sandfall Interactive consegue a raríssima proeza de ser envolvente do primeiro ao seu último minuto, graças à sua narrativa intrigante, jogabilidade de turnos divertida e, principalmente, seu universo tão cativante quanto opressor.

Para além deste ano, portanto, acredito que este RPG será para sempre lembrado como um dos títulos que marcaram esta geração. Como várias de suas qualidades já foram elogiadas a fundo por tantos jogadores, gostaria aqui de destacar as vozes de Charlie Cox e Jennifer English — dentre outros talentos — por trás da dublagem; lá em 2024, eu não imaginava que ouviria o Demolidor e a Shadowheart juntos em um dos meus jogos favoritos de 2025; que bom que foi o caso assim mesmo.

E que venha 2026!

Sendo bastante sincero agora, 2025 teve tantos jogos bons que seria impossível listar todos eles em uma única matéria sem que ela ficasse extremamente longa. Por isso, alguns dos meus outros títulos favoritos deste ano — como os excelentes Monster Train 2 e Mario Kart World — ficarão para uma segunda retrospectiva que pretendo escrever no Nintendo Blast, principalmente por eu ter jogado essas obras no console da Nintendo (e não no PC).

Assim sendo, desejo a você que leu até aqui um felicíssimo 2026, com saúde, prosperidade e muitas realizações. Entre acontecimentos como mais uma Copa do Mundo e a estreia de um novo filme dos Vingadores no cinema, a certeza que temos é que não faltarão bons games para nos divertirmos. Até a próxima!

Revisão: Vitor Tibério
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alan Murilo
é publicitário e copywriter que aprecia um bom jogo tanto quanto um bom café. Gamer desde que segurou um controle de Super Nintendo pela primeira vez, tem um apreço especial pelos títulos independentes e pelas diversas franquias da Big N.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).