Assassin's Creed Mirage: Valley of Memory será lançado em 18 de novembro

Com data confirmada em apresentação especial, o DLC adicionará uma nova região, até seis horas de história extra e melhorias de jogabilidade.

em 06/10/2025


Durante uma transmissão especial em comemoração ao segundo aniversário de Assassin's Creed Mirage, a Ubisoft anunciou hoje (06) que a atualização gratuita intitulada Valley of Memory, está prevista para chegar no dia 18 de novembro. O novo conteúdo, revelado oficialmente ontem (05) através de um teaser, foi desenvolvido em conjunto pelas filiais de Bordeaux e Paris da Ubisoft, contará com uma campanha de até seis horas de duração e estará disponível para todas as versões do jogo, lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, PC, e mobile (apenas ios). 


De acordo com as informações divulgadas, a história de Valley of Memory se passa antes do final da campanha principal e acompanha Basim, o protagonista de Mirage, em uma nova jornada ao desértico vale de AlUla, no século IX. Ao ouvir rumores de que seu pai, desaparecido há muitos anos, pode estar vivo, Basim parte em sua busca. Chegando lá, ele acaba descobrindo que a região está sendo assolada por uma perigosa quadrilha de saqueadores. Assim, enquanto tenta desvendar o paradeiro de seu pai, o protagonista precisará proteger o vale e enfrentar novos inimigos em meio a paisagens históricas, como a antiga cidade de AlUla, a fortaleza Musa Ibn Musayr e a necrópole de Hegra.


Além da nova trama, a expansão também introduz uma série de melhorias de jogabilidade. O mapa será totalmente inédito e, além das tarefas de assassinato e de história — com direito às clássicas missões de Black Box —, traz novos recursos de imersão culturais, como a possibilidade de tocar o oud, um instrumento árabe tradicional que se assemelha ao alaúde. 

Entre as atualizações gerais, destaca-se a revitalização promovida no sistema de parkour, que agora permite saltos manuais, laterais e traseiros com maior fluidez, além de um novo esquema de controle voltado para tirar proveito dessas melhorias. O sistema da Animus agora também permitirá a que missões e contratos da campanha possam ser rejogadas, além de adicionar duas novas dificuldades, o que significa um aceno do time de desenvolvimento para uma das críticas mais recorrentes da época do lançamento do game. Por fim, a árvore de habilidades de Basim também ganhará algumas técnicas adicionais, adicionando um novo nível de evolução para as ferramentas de assassino.


Nota-se que, segundo algumas informações do começo deste ano, a viagem de Basim para a Arábia Saudita decorre de um acordo de investimento feito entre a Ubisoft e o fundo de investimento público do país. Vale ressaltar que não é a primeira vez que o Estado em questão promove investimentos de peso na indústria de jogos, que ele hoje detém 96% da SNK e, há pouco mais de uma semana, anunciou a aquisição da Electronic Arts por 55 bilhões de dólares

Com Bagdá como palco da aventura, Assassin's Creed Mirage foi lançado originalmente em 5 de outubro de 2023 como uma comemoração de quinze anos da marca. O último lançamento da série, por sua vez, foi Assassin's Creed Shadows, que se passa no Japão e acabou de receber seu primeiro pacote de DLC mais robusto, Garras de Awaji

Fonte: Ubisoft

Siga o Blast nas Redes Sociais
João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.