Dicas e Truques

Elden Ring: Shadow of the Erdtree: como encontrar Metyr, a chefona mais escondida da expansão

Há muitos tesouros e chefes opcionais no caminho até a criatura lendária.


Como vimos na análise, a expansão Elden Ring: Shadow of the Erdtree traz um mundo enorme e uma grande quantidade de chefes. Alguns locais são mais escondidos que outros e o mesmo pode ser dito de certos oponentes notáveis.

Há um chefão, porém, cujo caminho é mais obscuro que os demais. Ou melhor, uma chefona: Metyr, Mãe dos Dedos. Ela fica nas profundezas da Catedral de Manus Metyr, que não é tão difícil de localizar, mas os requisitos para acessar essa batalha são mais complicados e envolvem percorrer boa parte do mapa.




Por isso, a exploração em busca dessa criatura lendária envolve uma longa trajetória que passará por locais com boas recompensas e engajará nas missões de dois NPCs, Ymir e Jolán. Mesmo assim, apenas um chefe é obrigatório em todo esse processo: Rellana, Cavaleira das Luas Gêmeas.

Primeiro, vou descrever o passo a passo resumido e, em seguida, apresentar o processo em mais detalhes.
  1. Vá à Catedral de Manus Metyr e receba de Ymir o primeiro mapa das ruínas.
  2. Vá para a Ruína de Dedos de Dhea e toque o sino.
  3. Fale com Ymir novamente e receba o segundo mapa das ruínas.
  4. Siga para o Vilarejo Bonny e adquira o gesto “Oh, mãe”.
  5. Use o gesto diante da estátua de Marika que fica na sala ao lado do local de Graça “Fortaleza das Sombras, Porta dos fundos”.
  6. Prossiga até tocar o sino da Ruína de Dedos de Dheo.
  7. Fale com Ymir, teleporte para a catedral novamente e abra a passagem secreta abaixo do trono vazio. Toque o sino para ser levado a Metyr, Mãe dos Dedos.
  8. Conclua a missão de Ymir e Jolán.

1 - Como chegar à Catedral de Manus Metyr

Após derrotar Rellana, Cavaleira das Luas Gêmeas, você chegará à região de Umbra Altus. No leste, encontrará as Ruínas Moorth, onde uma enorme cavidade no chão levará por uma caverna cuja saída é uma escada que dá em um poço.



O poço fica no Vilarejo Bonny. Seguindo no rumo nordeste, você atravessará duas pontes suspensas e, se mantiver a estrada e tomar a esquerda na bifurcação, encontrará a Catedral de Manus Metyr. Nesse local há dois aliados: Conde Ymir e Espadachim da Noite Jolán.

Fale com Ymir para receber dois itens: Colar de Pingente com Furos (requisito para o objetivo de soar os sinos) e Mapa das Ruínas (serve apenas de indicação do próximo local). A cada passo da missão, aproveite para comprar novas magias com ele. Nesse início, Jolán não quer papo, mas ela conversará mais tarde e será útil.



2 - Como chegar à Ruína de Dedos de Rhia

A primeira das três ruínas que devem ser visitadas fica no sul do mapa, acessível pelo sudeste da Costa Cerúlea. O caminho é longo, mas o único desafio são as lampreias que lançam um feitiço imobilizador de longe. Ao chegar ao círculo que fica no norte da ruína, interaja com o grande sino no centro, idêntico ao seu Colar de Pingente com Furos.

Além de cumprir um passo da missão dada por Ymir, você receberá automaticamente o Talismã da Semente Carmesim +1, que aumenta em 30% restauração de PV dos frascos de estus do Frasco de Lágrimas Carmesins.



3 - Como obter o segundo mapa das ruínas

Retorne à Catedral de Manus Metyr e fale com Ymir para receber o talismã Pó Estelar Amado (aumenta muito a velocidade de lançar feitiços, mas aumenta o dano recebido em cerca de 15%) e o Mapa das Ruínas (2°).

Aproveite a oportunidade de falar com a Espadachim da Noite Jolán, que ficará satisfeita por você ter ajudado o conde e prometerá retribuir o auxílio. Isso acontecerá em um momento muito útil: a luta contra Messmer, o Empalador.




Fique atento a dois detalhes: o sinal de invocação de Jolán fica dentro da arena do chefe, à esquerda da entrada; além disso, ela não poderá ser invocada se você já tiver lutado contra Metyr. Logo, aproveite para enfrentar o tirano das chamas e serpentes antes de seguir para a terceira Ruína de Dedos.

Por enquanto, ainda vamos para a segunda.

4 - Como adquirir o gesto “Oh, mãe”

Para acessar a Ruína de Dedos de Dheo, primeiro você precisará aprender um gesto, bastante fácil de obter. Ele fica em uma estátua ao pé de uma árvore retorcida localizada ao norte do Vilarejo Bonny, por onde você passou para chegar à Catedral.



5 - Como chegar ao Portão dos Fundos da Fortaleza Sombria

Em posse do gesto, você precisará usar a entrada alternativa da Fortaleza das Sombras, que fica logo ao norte da Catedral de Manus Metyr. É mais fácil encontrar a entrada do que trilhar o caminho dentro dela, então vamos ver como fazer isso.



O Distrito da Igreja está inundado, então siga pelos telhados até encontrar os arcos de um prédio maior. Salte no mais próximo deles (imagem acima) e caia cuidadosamente pelo buraco no topo. Embora não seja obrigatório para nosso objetivo atual, explore esse nível até encontrar a alavanca que baixa o nível da água, o que dará acesso ao solo e a itens, como uma Íris da Ocultação de que falaremos no final.

Seu objetivo agora é encontrar um grande elevador redondo que leva para uma parte do Armazém de Espécime que não é acessível pela entrada principal da Fortaleza. No Armazém, siga o caminho até encontrar um buraco na parede que leva a plataformas de madeira na parte externa da torre. Continue seguindo para entrar no edifício novamente e use o elevador para alcançar as vigas superiores.



Percorra esse caminho estreito com cuidado até descer por uma escada do outro lado, onde haverá nova saída para a parte de fora da torre e dois elevadores que descem até o Portão dos Fundos. Há duas portas aqui e nosso caminho seguirá pela da direita, onde há uma estátua de Marika bastante suspeita. Use o gesto “Oh, mãe” diante dela e uma passagem se abrirá, concedendo entrada para Umbravista.

Enquanto está aqui, aproveite para ver a outra porta para enfrentar um chefe opcional, Comandante Gaius. Derrotá-lo dá a Lembrança do Cavaleiro de Javali, que pode ser convertida em uma de duas armas e, mais importante, abrirá passagem para o extremo norte do mapa, onde há o Cálice da Umbrárvore e cinco valiosos Fragmentos da Umbrárvore facilmente colhidos.

O mapa abaixo mostra o caminho da entrada da Fortaleza até a estátua de Marika (o círculo do final), exceto pelo emaranhado do Armazém de Espécime.



6 - Como chegar à Ruína de Dedos de Dheo

Em Umbravista há três chefes repetecos do jogo base: são dois Sentinelas da Árvore e um Fera da Estrela Cadente (dá o feitiço Míssil Gravitacional). Lutando ou não, siga seu caminho até a Ruína de Dedos de Dheo, toque o sino e receba o Talismã da Semente Cerúlea +1, que aumenta em 30% a recuperação de PF do Frasco de Lágrimas Cerúleas.

Também em Umbravista está o Vilarejo Xamânico, local onde a própria Marika já residiu. Ali, aos pés de um broto da Térvore, pode ser encontrado o encantamento Térvore Menor, que cura continuamente os aliados na área. Mais acima, em um oco de árvore com uma escultura, está o talismã Trança Dourada, que aumenta ao máximo a negação de dano sagrado.



7 - Como encontrar a Ruína de Dedos de Miyr e Metyr, Mãe dos Dedos

Fale com Ymir mais uma vez e receba o Mapa das Ruínas (3°), que mostra que ela fica ali mesmo, na Catedral. Viaje para o local de graça ou recarregue o jogo para atualizar a área. O trono de Ymir estará vazio. Interaja com ele para abrir uma passagem secreta que desce até as Ruínas de Dedos de Miyr.

Ali, você será invadido por Espadachim da Noite Anna, irmã de Jolán. Derrote-a e interaja com o sino para ser transportado ao Campo de Nascimento de Dedos, onde Metyr aguarda. Ela é como um grande escorpião feito de mãos e dedos e com um rosto de impressão digital. Tem gosto para tudo.

Comparada a outros chefes da expansão, Metyr, Mãe dos Dedos não representa um grande desafio, sendo mais complicado chegar até ela do que derrotá-la. Os ataques são facilmente reconhecíveis e ela não deverá dar muito trabalho.



8 - Como concluir a missão de Ymir e Jolán

O conde não ficará nada contente por você ter matado Metyr e enviará a Espadachim da Noite Jolán como invasora. Após derrotá-la, de imediato será a vez de enfrentar o próprio Conde Ymir, Mãe dos Dedos, com direito a barra de vida de chefão.

Ele usará feitiços de dedos, invocará inimigos de mãos e se teleportará pelo cenário, mas também não será grande obstáculo. Vencê-lo garante o conjunto de armaduras dele e um cajado que potencializa feitiços de dedo.

Agora é a vez de Jolán. Recarregue a área da Catedral e encontre-a no lugar de sempre, à beira da morte. Você poderá dar a ela um de dois itens. Se escolher entregar a Íris da Ocultação, receberá como recompensa a Espada da Noite, envolta em chamas negras mortais. Se optar pela Íris da Graça, conseguirá a cinza espiritual Espadachim da Noite Jolán.

Íris da Ocultação:

  • No sul de Umbra Altus há o Forte da Reprimenda. Ao entrar nele, siga à esquerda e pule no buraco no chão, que descerá até uma espécie de porão. O inimigo de duas armas tem o item.
  • No solo do Distrito da Igreja da Fortaleza das Sombras, há dois Espíritos de Árvore Inflamada. O que não fica no pátio da árvore ressecada é o que tem o item.

Íris da Graça:

  • Na Fortaleza das Sombras, a partir do local de graça Armazém, Primeiro Andar, siga pela esquerda e desça o elevador. O item estará no salão com vários jarros vivos e camas.
  • No Distrito da Igreja da Fortaleza das Sombras, a partir do local de graça Capela Submersa, entre na igreja onde há vários inimigos explosivos e pegue o longo corredor no fundo, à direita. Desça pelo elevador e prossiga no caminho para o Santuário de Adoração à Árvore, onde encontrará o item e, mais adiante, mais um chefe opcional, o Avatar da Umbrárvore.
Ao obter a cinza, ainda há algo mais a fazer para torná-la mais forte: reuni-la com a irmã Anna, que está no topo da Torre de Rabbath, ao norte da catedral. Não siga para lá, pois o acesso será por outra via.

Perceba no mapa como o terreno alto onde fica o Vilarejo Xamânixo desce do platô em direção à Torre de Rabbath. Da extremidade do vilarejo, desça de plataforma em plataforma até poder saltar com Torrente para o pico da torre, logo acima de uma janela por onde poderá entrar.



Dentro dela, interaja com a marionete para ver a opção de adicionar Anna à cinza da irmã, transformando o item em Jolán e Anna, uma invocação dupla. Essa ação pode ser desfeita pelo mesmo método.

Por hoje é só

Ah, uma última dica: tanto na Ruína de Dedos de Rhea quanto na de Dheo, há um caixão que permite duplicar Lembranças de Chefes uma vez cada, igual ao que acontece no jogo base nos Mausoléus Errantes. Veja os locais no mapa abaixo.




Para saber mais dicas sobre Shadow of the Erdtree, confira o contexto inicial da história, dicas para sobreviver no Reino das Sombras e um guia de builds.

Sabia que Elden Ring tem um mangá publicado no Brasil? Confira as resenhas dos três primeiros volumes.



Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.