Ludum Dare: um dos maiores game jams do mundo terá sua próxima edição em 28 de abril

Crie jogos rapidamente, sozinho ou em equipe.


Game jams
são eventos em que os participantes devem criar jogos em um curto período de tempo, gerando uma enorme biblioteca que pode ser jogada e avaliada pelo público. O objetivo maior é prover desafios pessoais para criar engajamento nas comunidades de criadores de jogos e aspirantes a desenvolvedores.

Em um game jam, seu protótipo de jogo tentará chamar a atenção em meio a uma grande vitrine, sendo um ótimo ambiente para experimentar novas ideias, desenvolvedores testarem os trabalhos uns dos outros, fornecerem feedback, trocarem experiências e formarem novas equipes. Vários jogos conhecidos no meio independente tiveram início em um game jam e mostraram-se como ideias viáveis para jogos completos e comercializáveis, como Celeste, Goat Simulator, Baba is You e Surgeon Simulator.

Ludum Dare é um dos maiores game jams online do mundo. O nome vem do latim "ofertar um jogo", uma visão concretizada nos mais de 5.000 títulos criados a cada edição. É comum que esses eventos tenham um tema específico, revelado apenas na abertura, mas, nesse caso, o tema não é obrigatório, servindo mais como uma proposta de ponto de partida e uma categoria extra para avaliação.

Para participar, basta se cadastrar na página do Ludum Dare e aguardar o início, na sexta-feira, 28 de abril, às 22h (horário de Brasília). Tradicionalmente, o evento acontece em dois formatos, mas a próxima edição terá uma terceira proposta:
  • The Jam: trabalhe sozinho ou em equipe no prazo de 72 horas, podendo usar elementos previamente construídos, como para o som, os gráficos e o código base.
  • Compo: é o "hard mode", em que você deve trabalhar sozinho e construir todos os elementos do seu jogo a partir do zero, como um compositor; tudo em 48 horas.
  • Extra: novo formato, é como The Jam, mas com prazo máximo de três semanas.
Todos os participantes podem avaliar os demais jogos nas seguintes categorias:
  • Inovação: O inesperado. Coisas em uma combinação única, ou algo tão diferente que é notável.
  • Diversão: O quanto você gostou de jogar. Você olhou para o relógio e descobriu que havia passado cinco horas?
  • Tema: Quão bem um jogo se adequa ao tema. Ele faz algo criativo ou inesperado com o tema?
  • Gráficos: Quão bom é o visual do jogo ou quão eficaz é o estilo visual. Belas obras de arte, excelentes gráficos gerados ou geométricos, encantadora programmer art, etc.
  • Áudio: Quão bom é o som do jogo ou quão eficaz é o design de som. Trilha sonora cativante, efeitos sonoros adequados ao visual, dublagens, etc.
  • Humor: Quão cômico é o jogo. Diálogos engraçados, sons divertidos ou o jogo é tão ruim que é bom?
  • Clima: Narrativa, emoção e vibe que você sente enquanto joga.
  • Geral: Sua opinião geral sobre o jogo, em todos os aspectos importantes para você.
Fonte: Ludum Dare

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.


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