Jogamos

Análise: Wonder Boy Anniversary Collection (Multi) — Agora sim uma festa à altura

Após o compilado enxuto lançado anteriormente, finalmente foi feita uma coletânea que trouxe a quantidade de conteúdo que os fãs da franquia merecem.

Sim, leitor, você não está enganado. Esta é uma análise repetida… ou quase. No ano passado, eu escrevi a review de Wonder Boy Collection, que, apesar de bacana, trazia apenas quatro jogos e uma galeria fraquíssima. Além disso, já estava em pré-venda uma versão física desta coletânea, mais completa e de tiragem exclusivíssima para a Europa (e para quem se dispor com as taxas de importação).

Surpreendendo absolutamente ninguém, este compilado mais robusto ganhou um lançamento digital, e cá estamos com Wonder Boy Anniversary Collection, que é aquilo que os jogadores deveriam ter recebido no ano passado. Bom, antes tarde do que nunca, não é mesmo?

Por mais que o efeito comparativo seja inevitável, fiz questão de não focar só nas diferenças entre as coleções, tratando o Anniversary Collection como um título por si só. Assim, você leitor fica a par de tudo o que ele traz sem precisar visitar o seu antecessor.

O bonde das crianças-maravilha!

Além da lista de jogos, agora há muito mais conteúdo extra envolvido, o que torna Anniversary Collection digno da celebração dos 35 anos da franquia Wonder Boy/Monster World. Ao todo foram colocados os seis jogos principais, cada um com mais de uma versão, totalizando 21 títulos:
  • Wonder Boy (1986) System 1, SG-1000, Sega Mark III, Master System e Game Gear (versões japonesa e mundial);
  • Wonder Boy in Monster Land (1987) — System 2 (versões japonesa e mundial), Sega Mark III e Master System;
  • Wonder Boy III: Monster Lair (1988) — System 16 e Genesis;
  • Monster World II/Wonder Boy III: The Dragon’s Trap (1989) — Sega Mark III (japonesa), Game Gear (japonesa e mundial) e Master System (mundial);
  • Monster World III (1991) — Mega Drive, Genesis e Master System;
  • Monster World IV (1994) — Mega Drive e Genesis.
Por mais que a lista tenha algumas repetições, como nos casos das versões de Genesis e Mega Drive, vale salientar que algumas delas apresentam algumas diferenças além da linguagem, como efeitos sonoros e paletas de cores.

A série ganhou alguns remakes e sucessores espirituais ao longo de sua existência, como Monster Boy and the Cursed Kingdom, Asha in Monster World e Wonder Boy Returns Remix. Entretanto, como eles foram produzidos e distribuídos por empresas diferentes, seria um pouco improvável incluí-los e, sendo bem sincero, eles não fazem falta aqui. 

Toda a nostalgia de poder experimentar cada título original em sua glória, e com um port muito bem-feito, vale cada centavo gasto. Também estão incluídos os filtros de tela de praxe, para emular as disposições dos fliperamas e televisões das décadas de 80 e 90, além do botão de rebobinar e refazer as ações.

Os botões também podem ser remapeados, mas um jogo em especial ganhou uma trapaça bem marota. Em Monster World IV podemos entrar no Super Debug Mode, que serve para nos colocar em qualquer ponto possível de qualquer mapa, até nos levar direto para os créditos se quisermos. Infelizmente, nenhum dos outros títulos ganhou trapaças, mas aqueles que contam com senhas e macetes podem utilizar os recursos como antigamente.

Mesmo assim, a série Wonder Boy ainda se mostra com uma jogabilidade afiada e um nível de dificuldade bem balanceado, para quem quer uma aventura leve e viciante à moda antiga. E vale lembrar que cada uma das versões possui seis slots para saves, que podem ser carregados a qualquer momento, o que é muito útil antes de batalhas contra chefes ou de entrar em uma masmorra mais complicada.

Por fim, uma adição interessante é que podemos pausar os jogos a qualquer momento e checar o mapa do cenário, para saber qual direção seguir e quais inimigos estarão pela frente. Como muitos deles envolvem labirintos e caminhos com múltiplas rotas, é bem bacana poder saber para onde seguir sem cair em uma emboscada.

Túnel do tempo quase completo

Do mesmo jeito que reclamei que a primeira coletânea era um túnel do tempo incompleto, agora tenho que dar os devidos louros para a galeria de Anniversary Collection. Ela reúne uma vasta gama de ilustrações, rascunhos e até o manual original de cada versão dos seis jogos presentes. São mais de 450 itens para que os aficionados se deleitem com os mínimos detalhes e curiosidades presentes neles.

Também há artes específicas para a coletânea, como o redesenho dos protagonistas de cada jogo para os encartes e menus, e todo o material que estaria contido na versão física de luxo. É muita coisa para encher os olhos, mas ficou faltando outra peça fundamental de toda essa memorabilia: a trilha sonora.

Se o lançamento físico conta com seis CDs e encartes, o digital não traz uma jukebox para explorarmos as diversas faixas. Podemos só visualizar as ilustrações específicas feitas para os CDs. É uma opção que seria interessante ser incluída, mas que não ofusca todo o material adicionado.

Ainda assim, temos uma pequena mancada geral. Quem quiser desfrutar de tudo isso acima, precisa comprar a coletânea nova por inteiro. Os donos da anterior não têm a opção de adquirir o restante do conteúdo que não possuem como um DLC, e convenhamos que o título por si só já tem o preço um pouco elevado, então ter que comprá-lo duas vezes só para aproveitar a franquia como ela merece realmente é uma falta complicada.

Agora sim temos uma comemoração!

Wonder Boy Anniversary Collection faz jus ao legado da franquia das crianças que têm que derrotar monstros gigantes e salvar reinos e princesas. O trabalho com os ports e com as peculiaridades de cada versão é muito bem-feito e a galeria dá um show de conteúdo. Agora sim temos uma coletânea que vale ser notada como uma das melhores que temos para as gerações atuais.

Prós

  • Todas as versões dos seis títulos clássicos da franquia estão inclusas;
  • Mesmo com suas três décadas e meia de idade, a jogabilidade se mantém interessante;
  • Filtros de tela diversos aumentam a nostalgia dos anos 80 e 90;
  • Botão de rebobinar, espaços para saves e mapas dos cenários são uma ajuda muito bem-vinda;
  • Uma galeria repleta de conteúdo.

Contras

  • Poderiam ter colocado um jukebox com as músicas dos jogos, para replicar o mesmo conteúdo do lançamento físico;
  • Os donos da coletânea anterior não podem adquirir apenas a parte do conteúdo que lhes falta.
Wonder Boy Anniversary Collection — PS4/PS5/Switch — Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela ININ Games 

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google