Jogamos

Análise: Taisho x Alice: Heads & Tails (PC): além do felizes para sempre

O fandisk da visual novel otome permite passar um pouco mais de tempo com os personagens e ver novas perspectivas sobre a história.

Taisho x Alice: Heads & Tails
é um fandisk da visual novel otome episódica Taisho x Alice. Ou seja, uma expansão da narrativa feita para que os fãs mais dedicados pudessem ter um tempo extra com a história. Como um produto feito para quem já aproveitou as histórias dos episódios 1, 2, 3 e epílogo, a obra traz uma experiência encantadora que mostra tanto o que aconteceu com os personagens após o final feliz quanto perspectivas alternativas para complementar a obra.

Retornando ao mundo além do espelho

Os episódios de Taisho x Alice contam a história de uma garota que acorda em um mundo sombrio e recebe o nome “Arisu” ao conversar com um rapaz chamado “Alice”. Os dois vagam pela escuridão até encontrar um conjunto de espelhos e, a partir daí, Arisu vai para o mundo de Looking-Glass, um lugar em que os contos de fada são distorcidos e as princesas e outras protagonistas dessas histórias são na verdade rapazes. Com isso, temos versões masculinas de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, entre outros.

Em um primeiro momento, isso tudo pode soar como apenas mais uma proposta de obra fanservice igual a títulos que criam versões femininas de navios e tanques, porém a verdade é um tanto mais profunda. Conforme o jogador avança pela narrativa, Taisho x Alice não apenas se mostra mais pesado do que pode parecer a princípio, como também a verdade sobre esse mundo todo vem à tona. Nada aqui é por acaso, e há detalhes estranhos desde o início que podem ser percebidos por jogadores mais atentos.

Enquanto a obra original focava no romance de Arisu com esses príncipes com nome de princesa, Heads & Tails pode ser dividido em três categorias: Heads, Tails e Arisu Academy. O “Heads” corresponde às histórias após o final do epílogo, oferecendo um vislumbre de cada personagem. Já o “Tails” dá destaque a dois personagens secundários, Woolfe e Ryoushi, que não estão nem próximos de terem uma chance com a protagonista. Por fim, temos a Arisu Academy, uma história alternativa em contexto escolar, brincando com clichês de shoujo para repensar as dinâmicas entre os personagens.

A Heads traz o contexto mais típico de um fandisc. Dividida em rotas para cada personagem, ela mostra um pouco de suas aflições após os eventos do epílogo. Além de mostrar como eles ainda têm algumas pontas soltas que não foram resolvidas, a obra consegue trazer aqui uma reflexão sobre os eventos passados. Particularmente, um dos melhores exemplos disso é a rota do Wizard, que mostra uma grande evolução e amadurecimento do personagem após os eventos originais.

A hora dos secundários brilharem

Já do outro lado da moeda, as histórias de Woolfe e Ryoushi são um conteúdo que os fãs desses personagens não tiveram acesso na obra original de nenhuma forma. Infelizmente, ambos são apenas secundários que auxiliam no avanço da narrativa. A protagonista Yurika Arisu não tem interesse neles para além de amizade, o que não deu margem para um destaque significativo deles anteriormente.

Em Heads & Tails, temos finalmente rotas para eles, mas em uma perspectiva não-romântica. O relacionamento com eles não está em questão, mas agora podemos acompanhar o que eles pensam e ver como os eventos da narrativa pesaram para eles ao longo do tempo. Aqui vemos novamente alguns detalhes revelados nos episódios 3 e epílogo, mas de um outro prisma que permite entender mais a fundo o que se passava na mente dos dois personagens.

Pessoalmente, destaco aqui a rota do Woolfe por mostrar mais a fundo como esse personagem que parece ser apenas uma piada tem muito mais por trás das suas ações. Ele é um rapaz patético, pervertido e que está sempre fazendo piadas, mas também um amigo sensível que está sempre dando o seu melhor pelos amigos. Por conta disso, a rota acaba trabalhando um difícil equilíbrio entre uma alta dose de brincadeira e a perspectiva psicológica de dúvida, apreensão e anseios desse carismático palhaço.

Já a história do Ryoushi permite ver um pouco mais a fundo o passado e o aspecto psicológico do personagem. Sua aparência exótica e sua condição familiar em particular são aspectos que pesaram bastante para a formação do personagem, e ver isso mais a fundo ajuda a dar mais nuance para a sua caracterização.

Uma academia de excessos

Por fim, a Arisu Academy é uma ideia interessante de universo alternativo. A obra transpõe os personagens para um contexto escolar e brinca com clichês de shoujo, deixando isso até claro de uma perspectiva metanarrativa. Cabe ao jogador interagir com os personagens da forma que preferir, tendo a possibilidade de se aproximar de um deles. Aqui temos todos os “príncipes de contos de fada” da história original como opção, novamente relegando Woolfe e Ryoushi a papéis secundários como esperado.

A história aqui é mais curta e cheia de excessos. Por exemplo, Gretel já demonstra o seu afeto por Yurika com muito mais frequência do que ele iria na história original, exagerando bastante no uso de “Nee-san” (um dos termos para irmã mais velha em japonês) para se referir à garota. Também vemos Chapeuzinho Vermelho tentando agir como herói de uma forma bem ridícula, mas engraçada e fofa.

De forma geral, esse conteúdo adicional é o de menor relevância do pacote, mas traz um respiro para a experiência, tendo em vista que evita os elementos mais sombrios da obra. Ver os personagens coexistindo de forma harmoniosa em um contexto tão simples de excessos cômicos é um complemento que os fãs que gostariam muito de rever os personagens e vê-los felizes provavelmente irão se divertir jogando.

Uma obra tratada com carinho

A narrativa geral de Taisho x Alice foi muito bem projetada por Fujifumi, também conhecida por ter escrito o clássico Shinigami to Shoujo, lançado exclusivamente no Japão pela Takuyo. A obra consegue amarrar muito bem as suas pontas e todos os elementos estão bem conectados para formar uma trama complexa, mas bem escrita. Justamente por conta disso, jogar apenas uma parte ou começar em um trecho que não foi projetado para ser o início da narrativa torna a experiência mais fraca.

Como Heads & Tails é um complemento à história original, isso acaba reduzindo consideravelmente o seu apelo. Afinal, o que motiva a experiência é querer ter um pouco mais de tempo com os seus personagens carismáticos e conhecê-los mais a fundo. Mesmo as piadas com seu excelente timing também não têm o mesmo nível de graça de quando você já conhece os personagens o suficiente para entender de que forma aquilo se conecta com sua história individual.

Em particular, como já fiz nas outras análises sobre Taisho x Alice, gostaria de destacar a qualidade do texto em inglês. A tradutora Molly Lee fez um trabalho primoroso na escolha de frases e no tratamento das nuances das cenas. Todos os eventos possuem o peso adequado, trabalhando tanto os aspectos emocionais das cenas quanto os mais cômicos e caricatos. Como resultado, a experiência final consegue mexer com o leitor consideravelmente, algo que seria muito mais difícil com um texto quebrado e de difícil entendimento.

Para os fãs, com amor

Taisho x Alice: Heads & Tails é uma excelente adição para a narrativa e complementa bem a visual novel original. Com um texto em inglês de alta qualidade, é fácil rir e se sentir verdadeiramente envolvido na leitura. A obra é facilmente recomendável para quem já jogou os episódios principais da série e, para quem ainda não teve essa experiência, fica a sugestão de mergulhar nesse conto de fadas desde o início.

Prós

  • Excelente tradução para o inglês que consegue trabalhar bem as emoções das cenas;
  • A perspectiva dos personagens secundários durante os eventos e dos principais após o final verdadeiro ajudam a dar mais vida e nuance aos eventos da obra original;
  • Personagens carismáticos e bem trabalhados;
  • Piadas com timing excelente que ajudam a aliviar um pouco da tensão dos eventos mais sérios que continuam fazendo parte da história;
  • Modo Arisu Academy brinca com clichês de shoujo para oferecer uma experiência alternativa engraçada e mais exagerada.

Contras

  • Devido aos spoilers da história original e sua natureza como um “complemento”, não é razoável jogá-la sem passar por todos os outros episódios.
Taisho x Alice: Heads & Tails – PC – Nota: 9

Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Primula


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google